Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Liturgia de Terça-feira: 11.08.2020

Liturgia de Terça-feira 11.08.2020


19a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Santa Clara


Cor: Branca


Semana Nacional da Família

Primeira Moção: Espirito Santo, me ajuda a caminhar com fé, esperança e caridade.

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115).

Amada e glorificada seja a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.


SANTA CLARA CONSAGRADA AO SENHOR (Branco, Prefácio Comum ou das Virgens – Ofício da Memória)

Antífona de entrada


Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).


Oração do Dia


Ó Deus, que, na vossa misericórdia, atraístes santa Clara ao amor da pobreza, concedei, por sua intercessão, que, seguindo o Cristo com um coração de pobre, vos contemplemos um dia em vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Ezequiel 2,8-3,4


Leitura da Profecia de Ezequiel.


2 8 “E tu, filho do homem, escuta o que eu te digo: não sejas rebelde, como essa raça de rebelados. Abre a boca e come o que te vou dar”.


9 Olhei e vi avançando para mim uma mão, que segurava um manuscrito enrolado,


10 que foi desdobrado diante de mim: estava coberto com escrita de um e de outro lado: eram cânticos de luto, de queixumes e de gemidos.


3 1 “Filho do homem”, falou-me, “come o rolo que aqui está, e, em seguida, vai falar à casa de Israel”.


2 Abri a boca, e ele mo fez engolir.


3 “Filho do homem”, falou-me, “nutre o teu corpo, enche o teu estômago com o rolo que te dou”. Então o comi, e era doce na boca, como o mel.


4 Em seguida, acrescentou: “Filho do homem, vai até a casa de Israel para lhe transmitir as minhas palavras”.


Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119


Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

Seguindo vossa lei, me rejubilo,


Muito mais do que em todas as riquezas.

Minha alegria é a vossa aliança,


Meus conselheiros são os vossos mandamento.

A lei de vossa boca, para mim,


Vale mais do que milhões em ouro e prata.

Como é doce ao paladar vossa palavra,


Muito mais doce do que o mel em minha boca!

Vossa palavra é minha herança para sempre,


Porque ela é que me alegra o coração!

Abro a boca e aspiro largamente,


Pois estou ávido de vossos mandamentos.

Evangelho - Mateus 18,1-5.10.12-14


Aleluia, aleluia, aleluia.


Tomai meu jogo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.


18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?”


2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:


3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.


4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.


5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe..


10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.


12 Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?


13 E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.


14 Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos”.


Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas


Sejam aceitos por vós, ó Deus, os frutos do nosso trabalho que trazemos ao vosso altar em honra de santa Clara, e concedei que, livres da avidez dos bens terrenos, tenhamos em vós a única riqueza. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão


Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio (Sl 33,9).

Depois da Comunhão


Ó Deus, pela força deste sacramento, conduzi-nos constantemente no vosso amor, a exemplo de santa Clara, e completai, até a vinda do Cristo, a obra que começastes em nós. Por Cristo, nosso Senhor.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Celebramos com alegria a memoria facultativa nesta santa liturgia a Santa Clara. Clara abraçou a seu chamado missionario e foi ela que junto a São Francisco de Assis, fundaram a ordem das Clarissas, ela fugiu de sua casa, abadonando ao estado de nobreza que sua família cresceu. Mas preferiu entregar a sua Vida inteiramente para ser uma Consagrada ao Senhor. Santa Clara moreeu no ano 1240 justamente em um dia como o nosso.


Na Santa Liturgia:


Quero iniciar com este versiculo que tomo como a frase do dia: "8 Quanto a ti, Filho do Homem, escuta o que te digo. Não sejas rebelde como bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu vou te dar."(Ez 2, 8).


O profeta olhou de sua visão e viu como que uma mão, ela trazia o rolo da vida rolo que nos oferece o mínimo. Na visão tomando o livro em suas mãos o devorou, aprendendo o que iria profetizar quanto o povo que vivia em Israel.


A ordem estabelecida era que eu co.esse o rolo. Assim o fizemos sucessivamente.


Assim canta o salmista:

Salmo - 118/119


Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

Quanto ao Santo Evangelho. Devemos nos alimentar.


Primeiramente comprender "Quem é maior no reino de Deus?"

Jesus hoje toma em seus braços uma criança, e diz que o reino dos céu semelhante a esta criança, inocente e sem malícias.


Não desprezei nenhum dos pequeninos, pois somente entra no reino dos céus.

Também usa a parábola da ovelha que se perde. O pastor deixa as noventa e vai atraz e só volta trazendo a perdida de volta ao seu reino.

LSNSJC.

SANTO DO DIA:


Hoje, 11 de Agosto é dia de:


Santa Clara


Clara nasceu em Assis no ano 1193, no seio de uma família da nobreza italiana, muito rica. Mas sua vida mudou radicalmente: Clara foi a primeira mulher da Igreja a se entusiasmar com o ideal franciscano.

Desde jovem adquiriu o hábito de rezar diariamente e se mortificar. Também exercitava com frequência a piedade cristã, distribuindo esmolas e atendendo com disponibilidade as pessoas necessitadas que a procuravam. Fazia isto espontaneamente, como demonstração de seu sincero e fervoroso amor a Deus.

Aos dezenove anos de idade, fugiu de casa se apresentou na igreja de Santa Maria dos Anjos, onde era aguardada por Francisco e seus frades. Nesta noite, fez uma oração de renúncia ao mundo “por amor ao Sagrado e Santíssimo Menino Jesus”. Entregou aos frades sua veste luxuosa e vestiu uma túnica de lã, semelhante a deles, ajustada ao corpo por um cinto de corda.

Clara viveu num mosteiro beneditino para conhecer o ritmo de uma vida comunitária. Depois, conduzida por Francisco, foi para o mosteiro de São Damião, formando com outras mulheres a ordem segunda Franciscana, depois chamadas de “Clarissas”.

Em 1216 Clara aceitou para a sua Ordem as regras beneditinas e o título de abadessa, mas manteve o carisma franciscano. A partir de 1224, Clara adoeceu e aos poucos foi definhando. De sua cela, através de visões, acompanhou o funeral de francisco. Por essas visões que pareciam filmes projetados numa tela, Santa Clara é considerada padroeira da televisão e de todos seus profissionais.

Clara morreu no ano de 1253 e foi proclamada santa dois anos após sua morte. 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR



ORAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno


Santa Teresa Benedita da Crus (Edith Stein). (...).


São Lourenço, diácono (...).


Santa Clara (...).


Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).



São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!





Nenhum comentário: