Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Liturgia de Sexta-feira: 07.08.2020

Liturgia de Sexta-feira: 07.08.20


18a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Sagrado Coração de Jesus e São Caetano de Thiene (...).


Cor: Branca

Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115).

Amada e glorificada seja a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.


XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia da II Semana)

Antífona de entrada


Meus Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).


Oração do Dia


Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Naum 2,1.3;3,1-3.6-7


Leitura da Profecia de Naum.


2 1 Eis que vem sobre as montanhas um mensageiro de boa nova, alguém que anuncia a felicidade. Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre teus votos! Porque o ímpio não passará mais por tua terra; está completamente aniquilado.


2 Um destruidor avança contra ti: guarda a fortaleza vigia o caminho, fortifica os teus rins, reúne todo o teu vigor,


3 porque o Senhor restaura o esplendor de Jacó, assim como o esplendor de Israel, depois que os saqueadores despojaram e destruíram seus sarmentos.


3 1 Ai da cidade sanguinária, cheia de fraude e de violência, e que não põe termo à sua rapinagem!


2 Ruído de chicote! Estrondo de rodas! cavalos a relinchar, carros a dançar,


3 cavaleiros à brida, espadas que reluzem, lanças que cintilam, multidão de feridos, mortos em massa, cadáveres sem número, nos quais se tropeça.


6 Vou cobrir-te de imundícies para te aviltar, e te exporei como espetáculo.


7 Todos os que te virem fugirão para longe de ti, dizendo: Nínive está arruinada! Quem se apiedará de ti? Aonde te irei buscar consoladores?


Palavra do Senhor.

Salmo - Dt 32


Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Já vem o dia em que serão arruinados


E o seu destino se apressa em chegar.


Porque o Senhor fará justiça ao seu povo


E salvará todos aqueles que o servem.

Saibam todos que eu sou, somente eu,


E não existe outro Deus além de mim:


Quem mata e faz viver sou eu somente,


Sou eu que firo e eu que torno a curar.

Se eu afiar a minha espada reluzente


E com as minhas próprias mãos fizer justiça,


Dos adversários todos hei de me vingar


E vou retribuir aos que odeiam.

Evangelho - Mateus 16,24-28


Aleluia, aleluia, aleluia.


Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.


16 24 Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.


25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á.


26 Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?


27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.


28 Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino".


Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas


Dignai-vos, ó Deus, santificar estas oferendas e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão


Vós nos destes, Senhor, o pão do céu, que contém todo sabor e satisfaz todo paladar (Sb 16,20).

Depois da Comunhão


Acompanhai, ó Deus, com proteção constante os que renovastes com o pão do céu e, como não cessais de alimentá-los, tornai-os dignos da salvação eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Celebremos hoje a primeira sexta-feira no mês que costumamos dedicar ao Sagrado Coração de Jesus, de onde emanou água e sangue, reveçando para todos nós a imensa misericórdia do Senhor.


Na santa liturgia de hoje a motivação inicial é a de podermos cultivar os sentimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que amou e que ama os pobres sem medidas. Cuidou dos pecadores e dos excluídos. Assim o seu amor nos ensina a sermos também como Ele, misericordioso.


Por isso àquele que o quer seguir, deve renunciar a si mesmo.


A minha frase do dia:"25 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la: e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. (Mt 16, 25).


LSNSJC (...).

SANTO DO DIA:


Hoje, 7 de Agosto é dia de:


São Caetano de Thiene


Caetano nasceu na Itália, em outubro de 1480. Desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes, especialmente para os incuráveis. Estudou em Pádua, onde se formou em direito aos vinte e quatro anos de idade.

Em 1506 exerceu a função de secretário particular do Papa Júlio II. Neste serviço fez contato e conviveu com cardeais famosos, aprendendo muito com todos eles. Mas a principal virtude que Caetano cultivava era a humildade para observar muito bem antes de reprovar o mal alheio.

Participou do movimento laical Oratório do Divino Amor, que procurava estudar e praticar a Sagrada Escrituras. Depois de muita reflexão, decidiu pela ordenação sacerdotal. Tinha trinta e seis anos de idade quando celebrou sua primeira missa na Basílica de Santa Maria de Maior.

Em 1523 fundou a Ordem dos Teatinos Regulares, que tinha como objetivo a renovação do clero. A nova congregação começou somente com quatro pessoas, depois passou para doze e esse número aumentou em pouco tempo. São de vida ativa, vivendo em obediência, sob uma regra de vida comum.

Morreu aos sessenta e seis anos de idade em Nápoles, no ano de 1547.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


ORAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno

Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).


São João Maria Vianey (...).


Santa Lidia (...).


Dedicação da Básilica de Santa Maria Maior

e Santo Osvaldo de Nortúmbria(...).

Transfiguração do Senhor e Sta. Maria Francisca Rubatto(...).


Sagrado Coração de Jesus e São Caetano de Thiene (...).


São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!


Nenhum comentário: