Hoje, 30 de Agosto é dia de:

Santos Félix e Adauto

Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos, no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo nos narram que eles foram perseguidos, martirizados e mortos pelo imperador Diocleciano, no ano 303.

A mais conhecida diz que, Felix era um padre e tinha sido condenado à morte por aquele imperador. Mas quando caminhava para a execução, foi interpelado por um desconhecido. Afrontando os soldados do exército imperial, o estranho se declarou espontaneamente cristão e pediu para ser sacrificado junto com ele. Os soldados não questionaram. Logo após decapitarem Felix, com a mesma espada decapitaram o homem que tinha tido a ousadia de desafiar o decreto do imperador Diocleciano.

Nenhum dos presentes sabia dizer a identidade daquele homem. Por isto, ele foi chamado somente de Adauto, que significa "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio". Ainda segundo estas narrativas eles foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, próxima da basílica de São Paulo fora dos muros. O Papa Sirício transformou o lugar onde eles foram enterrados numa basílica.

O cemitério de Comodila e o túmulo de Felix e Adauto foram reencontrados no ano de 1720, mas vieram a ruir logo em seguida, sendo novamente esquecidos e suas ruínas abandonadas. Só em 1903 a pequena basílica foi definitivamente restaurada descobrindo-se um dos mais antigos afrescos cristãos, no qual aparece São Pedro recebendo as chaves na presença dos Santos Paulo, Estevão, Félix e Adauto.  

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSR

 MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS
Celebramoz liturgiacamente hoje o dia Nacional do Catequista. Essa pessoa que tanto se doa, e na sua infinita voluntariedade, forma doutrinalmente os os filhos e filhas de Deus em busca de melhores aprimoramentos no caminho e desenvolvimento da Doutrina e da fé.
Assim o catequista é aquele que seduzido por Deus ao se encontro pessoalmente com reconhece o poder de Deus em sua vida e esse poder é o serviço e a doação.
Catemos com o salmista: 
Salmo - 62/63
A minha alma tem sede de vós
como a terra sedenta, ó meu Deus!

A sede de saciar através di anúncio a presença do reino de Deus, que não se esgota, permanece em cada encontro de catequese semanal.
Tudo se realiza pela misericórdia infinita do Senhor.
Hoje no Evangelho, Jesus vai à Jerusalém e sabe que lá deverá sofrer o seu mártiro, diante aos caifas e sumos sacerdotes. Mas Pedro tenta impedí-Lo dize do que tal coisa não aconteca. O Senhor o repreende pedindo que ele se afaste para longe com tal penssmento porque não pensas as coisas de Deus mas sim as coisas de satanás.
Para seguir a Cristo e seu propósito, devemos antes de tudo observar a sua instrução:
"24Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.(Mt16, 24)." (Inclusive faço desta instrução a minha frase do dia.
Pois quem.quer salvar a sua vida deve perdela em nome do seu reino.
A cada Catequista meus sinceros parabéns pela vida e pela doação.
LSNSJC (...)