Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Liturgia de Segunda-feira 10.08.2020 - 19a. Semana Tempo Comum - Cor: Vermelha - Ss São Lourenço, diácono.

Liturgia de Segunda: 10.08.2020


19a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Lourenço, diácono


Cor: Vermelha


Semana Nacional da Família

Primeira Moção: Espirito Santo, me ajuda a caminhar com fé, esperança e caridade.

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115).

Amada e glorificada seja a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.


10 de Agosto de 2020


SÃO LOURENÇO DIÁCONO E MÁRTIR (Vermelho, Glória, Prefácio dos Mártires – Ofício da Festa)

Antífona de entrada


São Lourenço entregou-se a si mesmo ao serviço da Igreja. foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus.


Oração do Dia


Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - 2 Coríntios 9,6-10


Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.


Irmãos, 9 6 convém lembrar: "aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará.


7 Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nemç) constrangimento. Deus ama o que dá com alegria".


8 Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras.


9 Como está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça subsiste para sempre.


10 Aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, vos dará rica sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.


Palavra do Senhor.

Salmo - 111/112


Feliz o homem caridoso e prestativo.

Feliz o homem que respeita o Senhor


e que ama com carinho a sua lei!


Sua descendência será forte sobre a terra,


abençoada a geração dos homens retos!

Feliz o homem caridoso e prestativo,


que resolve seus negócios com justiça.


Porque jamais vacilará o homem reto,


sua lembrança permanece eternamente!

Ele não teme receber notícias más:


confiando em Deus, seu coração está seguro.


Seu coração está tranqüilo e nada teme,


e confusos há de ver seus inimigos.

Ele reparte com os pobres os seus bens,


permanece para sempre o bem que fez,


e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho - João 12,24-26


Aleluia, aleluia, aleluia.


Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 12 24 "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.


25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.


26 Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará".


Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas


Acolhei, ó Pai, com bondade, as oferendas que vos apresentamos com alegria na festa do diácono Lourenço e fazei que elas possam servir para a salvação do vosso povo. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão


Aquele que me serve, diz o Senhor, deve seguir-me. E onde eu estiver estará o meu servido (Jo 12,26).

Depois da Comunhão


Ó Deus, saciados por vossos dons, concedei-nos, ao vos prestar o devido culto na festa de são Lourenço, a graça de crescer na salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


26" Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou será também meu servo ". (Jo, 12, 26). É com esta frase escolhida, que inicio o meu dia e minha reflexão.


Olhando para o dom da vida e testemunho de vida de S. Lourenço, diácono, que viveiba sua vida e missão voltado para assistência aos pobres. Mesmo depois de preso ao lado do Pp Sisto II, São Lourenço, apontou aos pobres como sendo o único tesouro da igreja. 

Na santa liturgia, ja na primeira leitura, em Corinto o apostolo Paulo direciona suas palavras de exortação a falar que 6"Quem semeia pouco colherá tabém pouco colherá e quem semeia com largueza colherá também com largueza" (2a Cor 2, 6). Deus ama àquele que distribui seus bens com.o coração, a destribuição exige generosidade.


Por isso canta o salmista: Feliz o homem caridoso e prestativo! (Sl 111.


No Santo Evangelho, hoje o Senhor vem falar do grão de trigo que ao ser lançado ele precisa morrer para produzir frutos.


A morte aqui não é a física mas sim as vontades, os desejos. Precisamos estar livres para vivermos nossa total entrega a Deus pai

LSNSJC (...).

SANTO DO DIA:


Hoje, 10/8 é dia de:


São Lourenço

Hoje, 10 de Agosto é dia de:


São Lourenço


Lourenço era o primeiro dos sete diáconos a serviço da Igreja de Roma. Devia ter uma boa formação acadêmica, pois, seu cargo era de muita responsabilidade e importância.
do Papa Xisto II, era o responsável pela Igreja. Ele era o assistente do Papa nas celebrações e na distribuição da Eucaristia.

Além disto, ele era o único administrador dos bens da Igreja, cuidando das construções dos cemitérios, igrejas e da manutenção das obras assistenciais destinadas ao amparo dos pobres, órfãos, viúvas e doentes.

No ano 257 o imperador romano Valeriano ordenou uma perseguição ] os cristãos: proibiu as reuniões dos cristãos, fechou as catacumbas, exilou os bispos e exigiu respeito aos ritos pagãos. Finalmente ordenou que os bispos e padres fossem todos mortos.

Por causa da perseguição religiosa, o Papa Xisto II foi morto, junto com seis diáconos. Conta a tradição que Lourenço conseguiu conversar com o Papa um pouco antes dele morrer. O Papa teria lhe pedido para que distribuísse aos pobres todos os seus pertences e os da Igreja também, pois temia que caíssem nas mãos do governador.

Lourenço distribuiu riquezas aos pobres e cuidou de esconder os livros e objetos sagrados. Em seguida, reuniu um grupo de cegos, órfãos, mendigos, doentes e os colocou na frente do governador, dizendo: "Pronto, eis aqui os tesouros da Igreja". Irado, o chefe pagão mandou que o amarrassem sobre uma grelha, para ser assado vivo e lentamente. O suplício cruel não desviou Lourenço de sua fé. Lourenço morreu no dia 10 de agosto de 258, rezando pela cidade de Roma.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


ORAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno


Santa Teresa Benedita da Crus (Edith Stein). (...).


São Lourenço, diácono (...).


Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).



São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM


Nenhum comentário: