Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Liturgia de Terça-feira: 04.08.2020

Liturgia de Terça-feira: 04.08.20

18a. Semana do Tempo Comum

Ss dia: São Joâo Maria Vianey

Cor: Branca

Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115).

Amada e glorificada seja a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.

SÃO JOÃO MARIA VIANNEY PRESBÍTERO E CONFESSOR (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)

Antífona de entrada

Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e sabedoria (Jr 3,15).

Oração do Dia

Deus de poder e misericórdia, que tornastes são João Maria Vianney um pároco admirável por sua solicitude pastoral, dai-nos, por sua intercessão e exemplo, conquistar no amor de Cristo os irmãos e irmãs para vós e alcançar com eles a glória eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Jeremias 30,1-2.12-15.18-22

Leitura do livro do profeta Jeremias.

30 1 Dirigiu o Senhor nestes termos a palavra a Jeremias.

2 “Eis o que disse o Senhor, Deus de Israel: consignarás em um livro todas as palavras que te tenho dito.

12 Porque eis o que diz o Senhor: tua ferida é incurável e perigosa a tua chaga.

13 Ninguém quer tomar o encargo de curá-la, não há para ti remédio nem emplasto.

14 Esqueceram-te os que te amavam, e contigo nem mais se preocupam. Pois que te feri, como se fere um inimigo, com cruel castigo, por causa da gravidade de tua falta e do número de teus pecados.

15 Por que choras sobre tua ferida? Por que incurável é tua dor? É por causa da gravidade de tua falta e do número de teus pecados que te fiz isso.

18 Mas, eis o que diz o Senhor: restaurarei as tendas de Jacó, e me apiedarei de suas moradas. Será a cidade reconstruída em sua colina, e reedificado o palácio no primitivo lugar.

19 Cânticos de louvor se erguerão e gritos de alegria. Multiplicar-lhes-ei o número, que não será mais reduzido; eu os exaltarei, e não serão mais humilhados.

20 Os filhos serão como eram outrora, e forte será diante de mim sua assembléia; eu castigarei seus opressores.

21 Um dentre eles será o chefe, e do meio deles sairá seu soberano. Mandarei buscá-lo, e perante mim terá acesso, porque nenhum homem se arriscaria a aproximar-se de mim - oráculo do Senhor.

22 Sereis o meu povo, e eu, o vosso Deus”.

Palavra do Senhor.

Salmo - 101/102

O Senhor olhou a terra do alto céu.

As nações respeitarão o vosso nome,

e os reis de toda a terra, a vossa glória;

quando o Senhor reconstruir Jerusalém

e aparecer com gloriosa majestade,

ele ouvirá a oração dos oprimidos

e não desprezará a sua prece.

Para as futuras gerações se escreva isto,

e um povo novo a ser criado louve a Deus.

Ele inclinou-se de seu templo nas alturas,

e o Senhor olhou a terra do alto céu,

para os gemidos dos cativos escutar

e da morte libertar os condenados.

Assim também a geração dos vossos servos

terá casa e viverá em segurança,

e ante vós se firmará sua descendência.

Para que cantem o seu nome em Sião

e louve ao Senhor Jerusalém,

quando os povos e as nações se reunirem

e todos os impérios o servirem.

Evangelho - Mateus 15,1-2.10-14

Aleluia, aleluia, aleluia.

Mestre, tu és o Filho de Deus, és rei de Israel! (Jo 1,49b)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 15 1 alguns fariseus e escribas de Jerusalém vieram um dia ter com Jesus e lhe disseram:

2 "Por que transgridem teus discípulos a tradição dos antigos? Nem mesmo lavam as mãos antes de comer".

10 Depois, reuniu os assistentes e disse-lhes:

11 "Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem".

12 Então se aproximaram dele seus discípulos e disseram-lhe: "Sabes que os fariseus se escandalizaram com as palavras que ouviram?"

13 Jesus respondeu: "Toda planta que meu Pai celeste não plantou será arrancada pela raiz.

14 Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, tombarão ambos na mesma vala".

Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas

Aceitai, ó Deus, as oferendas do vosso povo em honra de são João Maria Vianney; e possamos receber a salvação pelo sacrifício que oferecemos em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão

O Filho do homem veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para a salvação de todos (Mt 20,28).

Depois da Comunhão

Recebemos, ó Deus, o vosso sacramento em memória de são João Maria Vianney; concedei que esta eucaristia se transforme para nós em alegria eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Minhas reflexões pessoal

Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Celebramos neste dia em especial a graça de poder fazermos memória a São João Maria Vianey, que em sua vida missionária conforme a história que se segue na vida do santo, enfrentou diversas dificuldades até alcançar o seu ministério sacerdotal. Ele é também patrono de todos os párocos, a quem destaco aqui meu Pároco Pe. Francisco dos Santos Monteiro, e peço para ele e a todos demais párocos uma feliz e santa missão na administração em suas paróquias.

A Santa liturgia tirada dos livros de Jeremias, Salmos 101, e do evangelista Mateus, Jesus vem nos fazer diverssas e precisas admoestações, uma vez que observa que homem ainda trangride em seu curso de vida através do caminho do pecado.

Na primeira leitura em Jeremias a severa exortação é para que escutemos as palavras do Próprio Deus, que vê no homem impuro uma chaga, uma ferida incurável que não há diagnóstico ciêntifico que possa encontrar a sua cura, pois a ferida deste homem esta diretamente ni espírito. Daí seus gritos, seus gemidos e lamentações. Mas somente o Senhor pode mudar este curso mediante ao arrrpendimento sincero deste homem. Deus promete ao coração arrependido mudar a sorte e ter compaixão. O nosso penhor esta em Jesus Cristo, para os que dele se aproximam com desejo de mudança e coração contrito, Ele será o Senhor e seremos o seu povo.

Assim podemos cantar com salmista:-"O Senhor olhou a terra do alto céu."

No Santo Evangelho, Jesus censura alguns fariseus, vejamos eles questionam a Jesus o porque que seus discípulos não observam a tradição dos antigos e comem sem lavar as mãos.

Jesus conhecendo os corações maquinadores de cada um deles responde em sabedoria e em espírito: -"Escutai e compreendei. 11 Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro mas o que sai da boca isso é o que torna o homem impuro."(Mt 15, 10-11), logo tomo a estq frase como minha frase mola condura para o meu dia e minha vida pessoal. Mesmo escandalizados os fariseus em ouvirem as palavras de Jesus não comoreendem a sua mensagem então com mais dureza ainda em suas palavras o Senhor completa: -"13b Toda a planta que não foi plantada pelo meu pai celeste será arracanda."(Mt 15, 13b). Isso significa que precisamos tomar cuidado em saber que tipo de planta sou, por quem estou me deixando regar, cultivar. Se pelos preceitos de Deus ou me guio eu mesmo pelo meus hábitos e meus costumes que me levam a ceifa onde os feixes serão queimados e ali haverá choro e ranger de dentes? Por isso irmãos a conclusão deste Santo Evangelho de hoje é claro: -"14 Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora se um cego guia o outro cego, os dois caem no buraco."(Mt 15, 14).

LSNSJC (...).

SANTO DO DIA:

Hoje, 4 de Agosto é dia de:

São João Maria Vianney

João Maria Batista Vianney nasceu em 08 de maio de 1786, no norte de Lion, na França. Gostava de freqüentar a Igreja e desde a infância dizia que desejava ser um sacerdote. Ele só foi para a escola na adolescência. Foi quando se alfabetizou e aprendeu a ler francês. Para seguir a vida religiosa, teve enfrentar muita oposição de seu pai. Mas com a ajuda do pároco, aos vinte anos de idade, ele foi para o seminário, mas sofreu muito pela falta de preparação intelectual.

João era considerado um rude camponês, que não tinha inteligência suficiente para acompanhar os companheiros nos estudos. Entretanto, era um verdadeiro exemplo de obediência, caridade, piedade e perseverança na fé em Cristo.

Foi ordenado sacerdote em 1815, mas com um impedimento: não poderia ser confessor. Não era considerado capaz de guiar consciências. Porém, para Deus ele era um homem extraordinário e João tornou-se um dos mais famosos e competentes confessores que a Igreja já teve.

Foi designado vigário na cidade de Ars-sur-Formans, cidade de apenas duzentos e trinta habitantes, famosa pela violência de seus moradores. João Vianney encontrou a igreja vazia e os bares lotadas. Treze anos depois, com seu exemplo e postura caridosa ele conseguiu mudar aquela triste realidade. O povo trocou os bares pela igreja. Todos queriam ouvir os conselhos daquele homem que eles consideravam um santo.

João Maria vivia em profunda penitência e caridade com os pobres. Muitos acorriam para paróquia de Ars, com um só objetivo: ver o Cura e, acima de tudo, confessar-se com ele. Morreu serenamente, consumido pela fadiga em 1859, aos setenta e três anos de idade. São João Maria Batista Vianney foi proclamado pela Igreja padroeiro dos sacerdotes. 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


ORAÇÃO DE SÃO BENTO:

A cruz sagrada seja a minha luz

Não sejas o dagrão meu guia

Retiras-te Satanás

É mau o que tu me ofereces

Bebe tu mesmo o teu veneno

Louvado seja NSJC (...).

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).

Nossa Senhora Rosa Mística (...).

São João Maria Vianey (...).

Santa Lidia (...).

São Bento (...).

São João Paulo II (...).

AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!



Um comentário:

MILEIDE PÁDUA DA SILVA disse...

A PALAVRA DE DEUS,É SEMPRE APAIXONANTE.
NOS VAI APERFEIÇOAMENTO A ALMA,O ESPÍRITO.
UMA FELIZ E ABENÇOADA SEMANA A TODOS.