Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Liturgia da Palavra de Quinta-feira: 13.08.2020

Liturgia de Quinta-feira: 13.08.2020


19a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Santa Dulce dos Pobres (...) - São Ponciano e Santo Hipólito (...).


Cor: Branca


Semana Nacional da Família

Primeira Moção: Espirito Santo, me ajuda a caminhar com fé, esperança e caridade.

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115).

Amada e glorificada seja a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.


SANTA CLARA CONSAGRADA AO SENHOR (Branco, Prefácio Comum ou das Virgens – Ofício da Memória)


XIX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de entrada


Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

Oração do Dia


Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Ezequiel 12,1-12


Leitura da profecia de Ezequiel.


12 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:


2 “Filho do homem, habitas em meio de uma casta de recalcitrantes, de gente que tem olhos para ver e não vê nada, ouvidos para escutar, a nada ouve; é uma raça de recalcitrantes.


3 Pois bem, filho do homem, prepara-te uma bagagem de emigrante, e parte, em pleno dia, sob os seus olhos. Parte sob os olhos deles, do lugar onde habitas para outro local. Talvez reconheçam que são eles um bando de recalcitrantes.


4 Prepararás os teus petrechos em pleno dia, sob os seus olhares, como um fardo de emigrante. E depois, à noite, sob os seus olhares, seguirás como um homem que parte para o exílio.


5 Ante as vistas deles, farás um buraco no muro, pelo qual farás passar o teu fardo.


6 À vista deles, o carregarás aos ombros e sairás, quando escurecer, a fronte velada, de modo que não vejas a pátria! Faço assim de ti um símbolo para a casa de Israel”.


7 Fiz como me ordenara. Em pleno dia deixei os meus afazeres e preparei uma espécie de bagagem de emigrante; em seguida, à noite, furei a muralha, com minha própria mão; após isso, quando se fez noite, pus minha bagagem nos ombros, e saí à vista deles.


8 Logo ao amanhecer, a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:


9 “Filho do homem, a casa de Israel, esse bando de recalcitrantes, não te perguntou o que fazias lá?


10 Dize-lhes: eis o que diz o Senhor Javé: isto é um oráculo relativo ao príncipe que se acha em Jerusalém e a toda a casa de Israel, que ali se encontra.


11 Dirás: sou para vós um símbolo; assim como tenho feito, assim lhes há de suceder: irão para o exílio, deportados.


12 O príncipe, que está no meio deles, porá a bagagem às costas e sairá ao anoitecer; fará um buraco no muro para poder sair dele: cobrirá a face para não ver a pátria”.


Palavra do Senhor.

Salmo - 77/78


Das obras do Senhor não se esqueçam.

Mesmo assim, eles tentaram o Altíssimo,


recusando-se a guardar os seus preceitos.


Como seus pais, se transviaram e o traíram


como um arco enganador que volta atrás.

Irritaram-no com seus lugares altos,


provocaram-lhe o ciúme com seus ídolos.


Deus ouviu e enfureceu-se contra eles,


e repeliu com violência a Israel.

Entregou a sua arca ao cativeiro


e às mãos do inimigo a sua glória;


fez perecer seu povo eleito pela espada


e contra a sua herança enfureceu-se.

Evangelho - Mateus 18,21-19,1


Aleluia, aleluia, aleluia.


Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos! (Sl 118,135)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.


18 21 Então Pedro se aproximou dele e disse: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?”


22 Respondeu Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.


23 Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.


24 Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.


25 Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida.


26 Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’


27 Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida.


28 Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: ‘Paga o que me deves!’


29 O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: ‘Dá-me um prazo e eu te pagarei!’


30 Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida.


31 Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado.


32 Então o senhor o chamou e lhe disse: ‘Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste.


33 Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?’


34 E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida.


35 Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração”.


19 1 Após esses discursos, Jesus deixou a Galiléia e veio para a Judéia, além do Jordão.


Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas


Ó Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os por vosso poder em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão


O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor (Jo 6,52).

Depois da Comunhão


Ó Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Com esta frase: -"26b Dai-me um prazo! E eu te pagarei tudo". (Mt 18, 26b), dou início a minha reflexão ao lado de Santa Dulce dos Pobres, que teve como nome de Batismo Maria Rita de Souza Lopes Pontes, irmã Dulce, nasceu no Brasil no ano de 1914 e faleceu no ano de 1992. Quis adotar o nome de Dulce para homenagear a sua mamãe, que faleceu quando ela tinha apenas 7 anos. Religiosa da Congregação das irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, fundou uma obra social que leva o nome OSID- Obra Social Irmã Dulce - e o Hospital Santo Antonio em Salvador, na Bahia, para cuidar dos aflitos e miseráveis. Que seu exemplo de partilha da vida toque o nosso coração especialmente para cuidar dos mais pobres.


Assim a Santa Liturgia segue o seu curso na primeira leitura o profeta Ezequiel se depara com a dureza dos corações do povo. Chama-os de "Povo Rebelde", tem ouvidos e não ouvem, tem boca e não falam nada. Por isso para nós sejamos como o profeta, preparemos uma bagagem, e partiremos para a vista deles, talvez percebam que são um povo rebelde. A vista deles cavará um buraco no muro e por ele pasará, pois diz o Senhor: "Farei de ti um sinal para eles!"


A profecia deste sinal é que falarás para eles, assim como fiz a ti poderei fazer com eles cativos de Israel.


Cantamos o Salmo:

Salmo - 77/78


Das obras do Senhor não se esqueçam.


O Santo Evangelho, Jesus ensina aos apóstolos sobre a lei do perdão dos pecados. Quantas vezes devo perdoar ao meu irmão se este pecar contra mim, e Pedro ainda acrescenta: Sete vezes?


Jesus responde ao dizer não apenas até 7 vezes, mas 70X7. Isso significa que infinitamente devemos perdoar aos nossos inimigos. O Senhor mostra ao exemplo do seu empregado que lhe devia uma quantia expressiva e que o Patrão o chamou para prestar-lhe contas. Este empregado por não ter como pagar, pediu ao Patrão um prazo para que o pudesse pagar tudo que devia, assim não perder a sua família para o fogo e a geêna. Ao sair perdoado este empregado encontra a um sevo que o deve e este o cobra. Mas o servo o agarra forçando a pagar tudo, este pede um prazo mas não acolhido, forçando a pagar a sua dívida. Porém.os demais emprehados assistindo a cena injusta correm e dizem ao Patrã quenagora ja qualifica aquele empregado como "Servo mal, se eu lhe perdoe a divida não devia você ter usado de compaixão para com seu servo?" Agora pois o amarai para os torturadores pois assim agirá Deus, no dia dia Juízo Final, pois lá haverá choro e ranger de dentes.


Celebrmos ainda hoje a memória facultativa da Aparição de Nossa Senhora de Fátima.

LSNSJC (...).

SANTO DO DIA:


SANTA DULCE DOS POBRES (...).


Hoje, 13/8 é dia de:


São Ponciano e Santo Hipólito

Hoje, 13 de Agosto é dia de:


São Ponciano e Santo Hipólito


O imperador Severo aceitou a diversidade religiosa no império. Entretanto, na própria Igreja surgiram divisões. Ponciano e Hipólito viveram em Roma no século III. Estes dois homens foram envolvidos por um cisma na Igreja. Ambos se consideravam papas.

São Hipólito foi um dos escritores mais destacados da Igreja de Roma dos primeiros séculos. Presbítero da Igreja de Roma, entrou em conflito com o papa Calixto, dizendo que o novo papa não considerava a legislação sobre o casamento e a penitência e estava abandonando a tradição apostólica. Descontente com o comando da Igreja, proclamou-se papa ao lado de Ponciano, sucessor imediato de Calixto.

Em 230, com a morte de Severo, sobe ao trono o imperador Maximino que retoma a perseguição religiosa. Imediatamente deportou os dois papas para minas de trabalhos forçados, na Sardenha. Lá eles morreram martirizados.

Ponciano foi o primeiro Papa a ser deportado. Era um fato novo para a Igreja, que ele administrou com sabedoria e sagacidade e muita humildade. Para que seu rebanho não ficasse sem pastor, renunciou ao Trono de Pedro, tornando-se também o primeiro Papa da Igreja a usar este recurso extremo.

Este gesto comoveu Hipólito, que percebeu o sincero zelo apostólico de Ponciano. Por isto, também renunciou o seu posto, interrompendo o prolongado cisma e se reconciliou com a Igreja de Roma, antes de morrer, em 235, no mesmo ano que Ponciano.

Os corpos destes dois mártires foram trasladados para Roma, onde estão sepultados.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


ORAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno


Santa Teresa Benedita da Crus (Edith Stein). (...).


São Lourenço, diácono (...).


Santa Joana Francisca de Chantal (...).


Santa Clara (...).


Santa Dulce dos Pobres (...).


São Ponciano e Santo Hipólito (...).


Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).


São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!



Nenhum comentário: