Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sábado, 29 de agosto de 2020

Liturgia de Sabado: 29.08.2020

Primeira Moção:
"Amo ao Senhor porque Ele ouviu o voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele me dá. Erguerei o Cálice da Salvalão invocando o Nome do Senhor." (Sl 114/115).

Espírito Santo, ajuda-me a caminhar com fé, esperança e caridade.

Amada e Glorificada Seja!
A Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo!

A Cruz Sagrada seja minha luz,
não seja o dragão meu guia.
Retira-te satanás,
nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereceofereces.ñ mesmo o teu veneno.
29 de Agosto de 2020


MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA (Vermelho, Prefácio Próprio – Ofício da Memória)

Antífona de entrada
Diante dos reis falo da vossa aliança, sem temer a vergonha. Encontro alegria em vossos preceitos, porque muito os amo (Sl 118,46s).
Oração do Dia
Ó Deus, quisestes que são João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do vosso filho; como ele tombou na luta pela justiça e pela verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Jeremias 1,17-19
Leitura do livro do profeta Jeremias.
Naqueles dias, a palavra do Senhor foi-me dirigida: 1 17 "Tu, porém, cinge-te com o teu cinto e levanta-te para dizer-lhes tudo quanto te ordenar. Não temas a presença deles; senão eu te aterrorizarei à vista deles;
18 quanto a mim, desde hoje, faço de ti uma fortaleza, coluna de ferro e muro de bronze, (erguido) diante de toda nação, diante dos reis de Judá e seus chefes, diante de seus sacerdotes e de todo o povo da nação.
19 Eles te combaterão mas não conseguirão vencer-te, porque estou contigo, para livrar-te - oráculo do Senhor".
Palavra do Senhor.

Salmo - 70/71
Minha boca anunciará vossa justiça.

Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:
que eu não seja envergonhado para sempre!
Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!
Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,
em vós confio desde a minha juventude!
Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,
desde o seio maternal, o meu amparo.

Minha boca anunciará todos os dias
vossa justiça e vossas graças incontáveis.
Vós me ensinastes desde a minha juventude,
e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho - Marcos 6,17-29
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há der deles! (Mt 5,10)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 6 17 o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado.
18 João tinha dito a Herodes: "Não te é permitido ter a mulher de teu irmão".
19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém.
20 Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia.
21 Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galiléia.
22 A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: "Pede-me o que quiseres, e eu to darei". 23 E jurou-lhe: "Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino".
24 Ela saiu e perguntou à sua mãe: "Que hei de pedir?" E a mãe respondeu: "A cabeça de João Batista".
25 Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: "Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista".
26 O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar.
27 Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere,
28 trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe.
29 Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, pela oferenda que vos apresentamos, dai-nos aquela retidão dos vossos caminhos que são João Batista, voz que clama no deserto, ensinou e confirmou com seu sangue. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
João Batista dizia a seus discípulos: É preciso que ele cresça e que eu diminua (Jo 3,27.30).

Depois da Comunhão
Ó Deus, ao celebrarmos o nascimento de João Batista para a glória, concedei que veneremos no sacramento recebido a realidade que ele simboliza e nos alegremos cada vez mais por seus frutos em nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

SANTO DO DIA:

Hoje, 29 de Agosto é dia de:

Santa Joana Maria da Cruz

Joana nasceu na França, em 25 de outubro de 1792. Seu pai era um pescador e morreu no mar quando ela tinha quatro anos. Logo conheceu a pobreza e começou a trabalhar como empregada num castelo. Com seu trabalho sustentava a família, mas encontrava também tempo para cuidar dos idosos abandonados e pobres, reservando para eles uma parte de seus rendimentos.

 

Aos vinte e cinco anos deixou sua cidade para ser enfermeira no hospital Santo Estevão. Nesse meio tempo ingressou na Ordem terceira, fundada por São João Eudes. Sua vocação de auxílio aos idosos a conduziu até a casa da senhora Lecogue, onde morou por doze anos, convertendo-se em uma amiga, mais do que uma enfermeira.

 

Com a morte de senhora, Joana herdou suas poucas economias e mobília. Com estes poucos recursos alugou um apartamento onde passou a acolher idosos doentes e aandonados. Outras companheiras de Joana se uniram à ela na missão e surgiu o primeiro grupo formando uma Associação para os pobres. Em 1841, deixam o apartamento e alugam para uma pequena casa que lhes permite acolher doze idosos doentes e abandonados. Sozinha Joana inicia sua campanha junto à população para recolher auxílios, tarefa que cumprirá até a morte. Mas logo sensibiliza uma rica comerciante e com essa ajuda consegue comprar um antigo convento.

 

Este convento se tornou a casa mãe da nascente Congregação das Irmãzinhas dos Pobres, na qual Joana imprimiu seu próprio carisma: "a doação como apostolado de caridade para com quem sofre por causa da idade, da pobreza, da solidão e outras dificuldades". Joana morreu na França, em 29 de agosto de 1879, mas pode ver sua obra de caridade espalhar-se rapidamente por toda a Europa. 


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS
Com.a graça de Deus inicio a minha reflexão com esta belíssima frase de hoje: 
"Salmo - 70/71
Minha boca anunciará vossa justiça."
Sim porque louvar ao nome do Senhor, é o propósito da própria vontade de Deus, ao celebrar o mártiro de São João Batista, podemos perceber como o louvor sai da boca dos profetas, quando estes se aplicam a verdade e ao anúncio do reino de Deus sem que haja controvérsias nesta verdade.
Em Isaías a primeira leitura, podemos ver esse mandato de Deus, na vida do profeta, que este em seu Nome, não trema e não deixe de anunciar e denunciar a verdade por mais dura que possa ser, o Senhor ainda diz:
17 "Tu, porém, cinge-te com o teu cinto e levanta-te para dizer-lhes tudo quanto te ordenar. Não temas a presença deles; senão eu te aterrorizarei à vista deles;(Jr 1, 17).
Assim a boca de João Batista anunciou que não era permetido a Herodes ficar com a esposa de seu irmão, pois mesmo respeitando e até de certa forma Herodes ouvido isso de João, ele por ocasião de uma festa em seu Palácio ao ver a filha de Herodiades dançando, se engraçou da moça e prometeu cumprir qualquer que fosse dos pedidos que ela fizesse a custo inclusive da metade de seu reino. A jovem ao saber deste interesse de Herodes pergunta a sua a mãe o que ela deve pedir ao rei.
A mãe com seu coração dilacerado pela inveja e ódio pede que sua filha peça a Herodes a cabeça de João Batista dentro de um prato.
Mesmo sentindo-se em remorso Herodes manda que os guardas desçam ao túmulo e de lá cumpram o que a jovem moça pediu a Herodes.
Assim foi trazido a cabeça de João em um prato e se cumpriu a profecia. Que dentre os homens nascido de uma mulher, nenhum fora tão grande como João.
Celebramos também nesta liturgia de hoje o dia de Santa Joana Maria da Cruz que nascida na França, se resvestiu da vontade de Deus, e em.diação de sua vida ao apostólado se deixou imitar aos passos de Jesus.
LSNSJC (...).
AMADA E GLORIFICADA SEJA, A SSGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Santa Teresinha di Menino Jesus e da Sagrada Face (...).
Nossa Senhora da Assunção (...).
Nossa Senhora de Medjugorje(...).
Santa Dilce dos Pobres (...)
São Francisco de Assis (...).
São Bento (...).
São João Paulo II (...).
São Roque (...).
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!

Nenhum comentário: