Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sábado, 1 de agosto de 2020

Liturgia de Sábado:01.08.2020

Liturgia de Sábado: 01.08.2020


17a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Santo Afonso Maria de Ligório-BDr-


Cor: Branca

Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115).

Amada e glorificada seja a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.

XVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Branca– Ofício do Dia)


Primeira Leitura

(Jr 26,11-16.24)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, 11os sacerdotes e profetas dirigiram-se aos chefes e a todo o povo, dizendo: “Este homem foi julgado réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos”.

12Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo: “O Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes. 13Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós. 14Eu estou aqui, em vossas mãos, fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo, 15mas ficai sabendo que, se me derdes a morte, tereis derramado sangue inocente contra vós mesmos e contra esta cidade e seus habitantes, pois em verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos”.

16Os chefes e o povo em geral disseram aos sacerdotes e profetas: “Este homem não merece ser condenado à morte; ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus”. 24Jeremias passou a ter proteção de Aicam, filho de Safã, para não cair nas mãos do povo e evitar ser morto. — Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo Responsorial

(Sl 68)

— No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!

— No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!

— Retirai-me deste lodo, pois me afundo! Libertai-me, ó Senhor, dos que me odeiam, e salvai-me destas águas tão profundas! Que as águas turbulentas não me arrastem, não me devorem violentos turbilhões, nem a cova feche a boca sobre mim!

— Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus! Cantando eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria!

— Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos.

Evangelho

(Mt 14,1-12)

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.

4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.

8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus. — Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Oração

Ó Deus, que suscitais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do bispo Santo Afonso Maria, no zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele a recompensa celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Minhas reflexões pessoal

Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Iniciamos o mês das vocações. Celebramos neste primeiro dia o dom da vida e o testemunho exemplar de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispone Doutor da igreja, soube bem abdigar dos tribunais humanosne de suas injustiças para assumir o tribunal de Deus e toda a sua misericórdia. Para a santa liturgia deste dia percebemos que hoje o profeta Jeremias é levado aos tribunais e de doema injusta ele tem seu julgamento pelo magistrados de sua época, pois o que o acusavam ele em nome de Deus, havia profetizado contra àquela cidade e o seu povo buscando-os a transformarem de seus maus custumes. Mas Deus é justo fez suscitar um entre eles Aicam, para falar em defesa do profeta, que fez entenderem que Jeremias não era passivondaquela morte, pois falara para o bem em comum e falara em nome de Deus.

No tempo favorável, escutai-me ó Senhor!

Este salmo de resposta revela àqueles que se confiam e que esperam no Senhor.

No Santo Evangelho de hoje, mais uma das cenas macabras e cruéis que fora cometido por Herodes. Por inveja a São João Batista e a sua profecia que havia dito a Herodes que ele não podia ficar Herodíades a esposa de seu irmão, em ocasião de uma festa a filha mais moça de Herodíades se põe no salão de festas a dançar para o rei. Este diz encantado que o que ela pedisse ainda que lhe custasse a metade de seu reino lhe conceberia. E assim a menina a pedido de sua mãe pede em um prato a cabeça de João Batista, que em cárcere é decapitado de forma cruel, e assim levado sua cabeça a presença de Herodes.

Quanta injustiça, mas assim os discípulos correram ao encontro de Jesus. 12 b "DEPOIS FORAM CONTAR TUDO A JESUS!" (Mt 14, 12b).

LSNSJC (...).

SANTO DO DIA:

Comentário

Santo Afonso foi um profeta em seu tempo. Decepcionado com os tribunais, pois era advogado, fez a grande experiência de Deus junto dos pobres e abandonados na cidade de Nápoles e seus arredores. Dos tribunais humanos passou para o “tribunal” de Deus, distribuindo sua misericórdia aos mais abandonados. Fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, os Redentoristas, com a sublime missão de anunciar a copiosa redenção, principalmente aos empobrecidos. Foi bispo e é o patrono dos confessores e moralistas. Santo Afonso nasceu em 1696 e morreu em 1787, portanto, com 91 anos de idade.

ORAÇÃO DE SÃO BENTO:

A cruz sagrada seja a minha luz

Não sejas o dagrão meu guia

Retiras-te Satanás

É mau o que tu me ofereces

Bebe tu mesmo o teu veneno

Louvado seja NSJC (...).

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).

Nossa Senhora Rosa Mística (...).

Santa Ana e São Joaquim (pais de N.Senhora (...).

São Celestino I (Pp).

Santo Inocêncio I (Pp).

Santa Marta Discípula de Jesus (...).

São Pedro Crisólogo Bispone Dt.(...).

Santo Inácio de Loyola (...).

Santo Afinso Maria de Ligório-BDr-(...).

São Bento (...).

São João Paulo II (...).

AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!


Nenhum comentário: