Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Liturgia Palavra: 27.07.20

Liturgia de Segunda-feira: 27.07.20


17a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Celestino I Pp


Cor: Verde

Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115)

.

XVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de entrada


Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36)


Oração do Dia


Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Jeremias 13,1-11


Leitura do livro do profeta Jeremias.


13 1 Disse-me o Senhor: “Vai e compra um cinto de linho e coloca-o sobre os rins, sem contudo mergulhá-lo na água”.


2 Comprei-o, conforme ordenara o Senhor, e com ele me cingi.


3 Pela segunda vez, assim me falou o Senhor:


4 “Toma o cinto que compraste e que trazes contigo e encaminha-te para as margens do Eufrates. Lá ocultarás esse cinto na cavidade de um rochedo”.


5 Fui assim escondê-lo, junto do Eufrates, como me havia dito o Senhor.


6 Tempos depois, voltou o Senhor a dizer-me: “Põe-te a caminho em demanda das margens do Eufrates, a fim de buscar o cinto que, conforme minhas ordens, lá escondeste”.


7 Dirigi-me, então, ao rio e, tendo cavado, retirei o cinto do local onde o escondera. O cinto, porém, apodrecera, e para nada mais servia.


8 Então, nestes termos, foi-me dirigida a palavra do Senhor:


9 “Eis o que diz o Senhor: assim também destruirei a soberba de Judá, e o orgulho imenso de Jerusalém.


10 Esse povo perverso que recusa executar-me as ordens, que segue os pendores do coração empedernido, que corre aos deuses estranhos para render-lhes homenagens e prostrar-se ante eles, tornar-se-á semelhante a esse cinto sem mais serventia alguma.


11 À semelhança de um cinto que se prende aos rins de um homem, assim uni a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá - oráculo do Senhor -, a fim de que constituíssem meu povo, minha honra, glória e ufania. Elas, porém, não obedeceram”.


Palavra do Senhor.

Salmo - Dt 32


Esqueceram o Deus que os gerou.

Da rocha que te deu à luz, te esqueceste,


Do Deus que te gerou, não te lembraste.


Vendo isso, o Senhor os desprezou,


Aborrecido com seus filhos e suas filhas.

E disse: Esconderei deles meu rosto


E verei, então, o fim que eles terão,


Pois tornaram-se um povo pervertido,


São filhos que não têm fidelidade.

Com deuses falsos provocaram minha ira,


Com ídolos vazios me irritaram;


Vou provocá-los por aqueles que nem povo são,


Através de gente louca hei de irritá-los.

Evangelho - Mateus 13,31-35


Aleluia, aleluia, aleluia.


Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas! (Tg 1,18)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

13 31 Em seguida, propôs-lhes outra parábola: “O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo.


32 É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos”.


33 Disse-lhes, por fim, esta outra parábola. “O Reino dos céus é comparado ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa”.


34 Tudo isto disse Jesus à multidão em forma de parábola. De outro modo não lhe falava,


35 para que se cumprisse a profecia: “Abrirei a boca para ensinar em parábolas; revelarei coisas ocultas desde a criação”.


Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas


Acolhei, ó Pai, os dons que recebemos da vossa bondade e trazemos a este altar. Fazei que estes sagrados mistérios, pela força da vossa graça, nos santifiquem na vida presente e nos conduzam à eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão


Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum de seus favores! (Sl 102,2)

Depois da Comunhão


Recebemos, ó Deus, este sacramento, memorial permanente da paixão do vosso filho; fazei que o dom da vossa inefável caridade possa servir à nossa salvação. Por Cristo

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Guiados pelo Espírito Santo de Deus, tomamos a santa liturgia de hoje e observamos que a vida e a missão de São Celestino I, foi sem dúvidas a de viver a atitude pela reconstrução da igreja e de Roma, pois a época era a da invasão dos bárbaros e os templos e básicas passavam por algumaa rerstruturações, também foi período em que um bispo Nestório fora considerado herege por pregar que Maria era somente mãe do homem Jesus. Foi nesta mesma época deste pontificado que Agostinho de Hipona defendeu com agrado a tese de que o bispo jamais poderia negar a absorvção quando que por morte alguém pedisse.


A palavra de Deus hoje esta dirigida em forma de parábolas e já na primeira leitura do profeta Jeremias Deus levanta o profeta e faz uma comparação importante de um cinto de couro forte e curtido que senune a sintura do homem, que é colocado na água do rio Eufrates e passado alguns dias ao ser dedenterrado o sinto esta completamente apodrecido, assim é também o povo de Israel que se afasta da presença de Deus, também na sua distância perece e fenece e de nada mais serve.


Canta o salmista: - "Esqueceram o Deus que os gerou".


Com o Santo Evangelho narrado por São Mateus, percebemos a ação de Deus, que tira do pequeno grão de mostarda o exemplo de um grande arbusto que é capaz de abrigar em seus ramos vários passáros com seus ninhos. Assim também seremos cada um se deixarmos Deus e se nos abrirmos para aceitar que Deus possa manifestar a sua transformação em nosso interior tão pequenenino.


Saimos de nós mesmos e de nosso egoncentrismo!


Sejamos como a mostarda que findou-se em sí  multiplicar seu espaço acolhedor.


O fermento que levedou a massa e deu volume e constância ao que fora conduzido. Para mim e para você meu irmão, basta a nós sermos o fermento e a semente lançada a cada dia, para que o reino de Deus em seu amor e justiça, aconteça de forma favorável a nossos irmãos e irmãs.


LSNSJC (...).

SANTO DO DIA: São Celestino I


O Papa Celestino I eleito em 10 de setembro de 422 nasceu no sul da Itália. É considerado um governante de atitude, mas seu mandato durou apenas uma década.


Era um período de reconstrução para Roma, que fora quase destruída pela invasão dos bárbaros. O Papa Celestinho I participou ativamente restaurando numerosas Basílicas, entre elas a de Santa Maria em Trastévere, a primeira dedicada à Nossa Senhora.


Respondia pessoalmente as cartas que recebia e seus conselhos formaram um primeiro esboço do que seria o futuro direito canônico. Também foi vigoroso o intercâmbio de correspondência que manteve com seu amigo e contemporâneo, Santo Agostinho.


Foi ele o primeiro a determinar que os Bispos não deveriam nunca negar a absolvição a alguém que estivesse morrendo. Combateu as heresias, ajudou a esclarecer dúvidas doutrinais e combateu os abusos que se instalavam nas sedes episcopais.


Sob sua direção foi realizado o Concílio de Éfeso. Nele confirmou-se o dogma de Maria como "Mãe de Deus". Com isso, o bispo Nestório, que pregava Maria somente como mãe do homem Jesus, foi considerado herege.

Celestino I morreu em 432, depois de uma frutífera vida em favor do Cristo.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


ORAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno

Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).


Santa Ana e São Joaquim (pais de N.Senhora (...).


Sã Celestino I (Pp).


São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!


Nenhum comentário: