Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Liturgia de 16.07.2020

Liturgia de Quinta-feira 16.07.2020


15a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Nossa Senhora do Carmo


Cor: Branca

Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".



Antífona de entrada


Salve, ó santa mãe de Deus, vós destes à luz o rei, que governa o céu e a terra pelos séculos eternos.


Oração do Dia


Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Zacarias 2,14-17


Leitura da profecia de Zacarias.


2 14 “Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor.


15 Naquele dia se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos.


16 O Senhor possuirá Judá como seu domínio, e Jerusalém será de novo (sua cidade) escolhida.


17 Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa morada”. Palavra do Senhor.

Salmo - Lc 1


O Poderoso fez por mim maravilhas


e santo é o seu nome.

A minha alma engrandece ao Senhor


e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.

Pois ele viu a pequenez de sua serva,


desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.


O Poderoso fez por mim maravilhas


e santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração,


chega a todos os que o respeitam.


Demonstrou o poder de seu braço,


dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos


e os humildes exaltou.


De bens saciou os famintos


e despediu, sem nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor,


fiel ao seu amor,


como havia prometido aos nossos pais,


em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Evangelho - Mateus 12,46-50


Aleluia, aleluia, aleluia.


Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.


12 46 Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.


47 Disse-lhe alguém: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te”.


48 Jesus respondeu-lhe: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”


49 E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos.


50 Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas


Socorra-nos, ó Pai, a humanidade do vosso Filho, que, ao nascer da virgem mãe, não diminuiu, mas consagrou a sua integridade. E fazei que ele, apagando os nossos pecados, vos torne agradáveis nossas oferendas. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão


Feliz o seio da virgem Maria que trouxe o filho do eterno Pai (Lc 11,27).

Depois da Comunhão


Recebemos, ó Deus, o sacramento celeste, alegrando-nos nesta festa da virgem Maria. Concedei-nos a graça de imitá-la, servindo ao mistério da nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


A graça de Deus se estabelece em nossas vidas como algo incontestável mesmo, vejamos hoje que nasce na expressão da virgem do Carmelo Nossa Senhora do Carmo, uma das mais belas e lindas vocações, que é sem dúvidas as Carmelitas, que decidiram optar pela vivência no carmelo, para poderem adorar, amar, e orar a Deus de mais perto, o Monte Carmelo é o medmo da Galiléia, e lá foi também um lugar de profunda experiência de fé, assim como o profeta Elias, mas foi no séculoXII, que muitos eremitas ergueram mosteiros e dentre estes a graça do Mosteiro da Virgem do Carmo.


Assim mergulhando na liturgia vamos já na primeira leitura da profecia de Zacarias compreendendo que Deus hoje nos contempla com um júbilo de graça, de alegria, pois o Senhor vem habitar em nosso meio. O local que fisicamente marca esse "meio" em nossas vidas meus irmãos é os nossos corações, as nossas famílias, a nossa comunidade, a igreja a sociedade em geral, que precisa estar na presença de Deus. O Senhor fez a escolha, cabe-nos agora ser esta nova esperança de acolhida.


Por isso Maria disse:


O Poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.


Assim Maria chega na presença de NSJC, que esta a pregar para multidão, e avisam-O que a sua mãe le irmãos estão do lado de fora o aguardando. Jesus porém diz: "-50 Minha mãe e meus irmãos, são todos os que fazem a vontade de meu Pai, que estaia nos céus".(Mt 12,50).


LSNSJC (...).

SANTO DO DIA: NOSSA SENHORA DO CARMO

Ao olharmos para a história da Igreja, encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi prefigurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45).Estes profetas foram "participantes" da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: "Devemos colocar, em primeiro lugar, a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo - e ainda - escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte".Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

OAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno

Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).


Sãoo Camilo de Lélis(...).


São Boa Ventura (...).


Nossa Senhora do Carmo (...).


São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!


Nenhum comentário: