Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Liturgia do dia 24.07.2020

Liturgia de Sexta-feira: 


16a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Santa Cristina


Cor: Verde

Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115)

XVI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)


Antífona de entrada


É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).


Oração do Dia


Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Jeremias 3,14-17


Leitura do livro do profeta Jeremias.


3 14 “Voltai, filhos rebeldes - oráculo do Senhor -, pois que sou vosso Senhor. Eu vos tomarei, um de cada cidade e dois de cada família e vos reconduzirei a Sião.


15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria.


16 Quando vos multiplicardes e numerosos vos tornardes na terra, naqueles dias - oráculo do Senhor - não mais se falará da Arca da Aliança do Senhor; nem mais se pensará nela, perdendo-se a lembrança e a saudade; nem a ela se há de referir.


17 Naquele tempo, Jerusalém será chamada trono do Senhor e todas as nações lá se reunirão em nome do Senhor, sem mais persistir na obstinação do seu coração perverso”.


Palavra do Senhor.

Salmo - Jr 31


O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

Ouvi, nações, a palavra do Senhor


e anunciai-a nas ilhas mais distantes:


“Quem dispersou Israel, vai congregá-lo,


e o guardará qual pastor a seu rebanho!”

Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó,


e o libertou do poder do prepotente.


Voltarão para o monte de Sião,


entre brados e cantos de alegria


afluirão para as bênçãos do Senhor.

Então a virgem dançará alegremente,


também o jovem e o velho exultarão;


mudarei em alegria o seu luto,


serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho - Mateus 13,18-23


Aleluia, aleluia, aleluia.


Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes (Lc 8,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.


13 18 Disse Jesus: “Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador:


19 quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à beira do caminho.


20 O solo pedregoso em que ela caiu é aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida,


21 mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda.


22 O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa.


23 A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um”.


Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas


Ó Deus, que no sacrifício da cruz, único e perfeito, levastes à plenitude os sacrifícios da antiga aliança, santificai, como o de Abel, o nosso sacrifício, para que os dons que cada um trouxe em vossa honra possam servir para a salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão


O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá alimento aos que o temem (Sl 110,4s).

Depois da Comunhão


Ó Deus, permanecei junto ao povo que iniciastes nos sacramentos do vosso reino, para que, despojando-nos do velho homem, passemos a uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Iniciamos a nossa reflexão com breve relato sobre nosso Santo dia hoje Santa Cristina, que filha de nobres em Tuscana Itália, antes aa chicotadas de seu pai, e depois a fogueira do sucessor de seu, renunciou a vida própria preferindo ser flechada e queimada que antes negar a sua fé cristã que descobriu quando se preparava para o Batismo ainda com uma das escravas.


Por isso irmãos a profecia descrita pelo profeta Jeremias é muito clara. É preciso que nos convertemos e nos preparemos para ussumir o novo que Deus quer para nós. O Senhor nos promete e nos dará pastores conforme o nosso coração.


A Jerusalém que se levanta hoje é àquela cujo será chamada de Trono do Senhor.


Assim todos deixarão seus maus caminhos e retornarão ao Senhor.


Desta forma canta com o alegria o salmista:


"O Senhor nos guardrá de qual pastor a seu rebanho!"


Entramos no Santo Evangelhone Jesus usando a Parábola do Semeador explica como é a semente, o reino e cada coração humano a estar em seu reino:


-1. Escutar e não compreender = é o meemo que deixa o Máligno roubar de seu coração a boa semente semeada a beira do caminho.


-2. Terreno Pedregoso = é o mesmo que ouvir e receber com alegria a esta Palavra, mas sem raíz em si mesmo, vem o sofrimento e assim desiste logo ante a primeira tribulação.


-3. Semente entre espinhos = é aquela que recebe a semente entre as suas preocupações, a ilusão e as riquezas materiais a sufocam.


-4. Semente cai em boa terra = essa sim é àquela que recebe a semente em seu coração e ouvindo a põe em prática, essa produz frutos, cem, secenta e trinta por um.


LSNSJC (...).

SANTO DO DIA:

Santa Cristina


Cristina nasceu na Toscana (Itália), perto do lago de Bolsena, no ano 288. Com apenas 12 anos morreu mártir, no ano 300 d.C. Era filha de Urbano, oficial do exército em Tir, na Etrúria, parte da Toscana. Urbano era rude de sentimentos e inimigo dos cristãos. Em sua própria casa, muitas vezes os cristãos eram submetidos a interrogatórios humilhantes. Diante de tais cenas, Cristina se perguntava qual o motivo da serenidade e alegria dos cristãos, que ela já começava a admirar e venerar.

A resposta lhe veio por uma escrava cristã, que a preparou para o Batismo. Urbano desconfiava que a filha se interessasse pela comunidade cristã. Deu-lhe ordem de prestar culto a ídolos, queimando incenso. A menina negou-se a isso. Interrogada pelo pai, Cristina respondeu: "Tolo é vosso medo, tola a vossa advertência; diante de um deus cego aos sofrimentos do povo, surdo ao clamor dos fracos, eu não peço favores e não acendo uma vela. Ao Deus vivo, ao Senhor do céu e da terra que nos enviou seu Filho Jesus, a este, sim, apresento sacrifícios de verdade e amor".

A severidade do pai aumentou, mas Cristina respondia a isso participando da celebração da Eucaristia e de outras reuniões dos cristãos, visitando os encarcerados, dando esmola aos pobres. Sua coragem e caridade fizeram-na vender as imagens dos ídolos para adquirir bens em favor dos pobres. O pai ficou furioso. Por isso, Cristina foi chicoteada. Aos que lhe pediam que cedesse à vontade do pai, respondia: "Deixar a vida não me custa; abandonar minha fé, isto nunca".

Urbano prosseguiu na tortura: a filha, amarrada, foi lançada ao fogo. Conta a história que um anjo defendeu-a e as chamas não lhe queimaram. Ainda irado contra a filha, ordenou prendê-la. Então, mandou amarrar uma pedra de moinho em seu pescoço e lançá-la ao lago. Conta-se que após lançada às águas, a pedra de moinho veio à tona, não permitindo, assim, que Cristina se afogasse. A exaltação de Urbano foi tão grande que morreu de colapso.

Dio, sucessor de Urbano, também nada conseguiu de Cristina e, por isso, ordenou que fosse queimada viva. Segundo a história, o fogo não queimou a menina. Posta entre cobras, nenhuma a feriu. E tendo sua língua cortada, mesmo assim cantou os louvores do Senhor Jesus Cristo. Então, o juiz, enraivecido com os triunfos da jovem, ordenou sua morte a flechadas. Com isso foi-lhe tirada a vida terrena e ela entrou na glória eterna.

Fonte: Martyrologium Romanum, publicado no Brasil em 20/12/1898



ORAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno

Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).


SantonArsênio (...).


Santa Margarida (...)São Lourenço de Brindisi (...)


Santa Maria Madalena (...).


Santa Brigída (...).


Santa Cristina (...).


São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!


Nenhum comentário: