Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Liturgia da Palavra de Quarta-feira: 22.07.2020

Liturgia de Quarta-feira: 22.07.2020


16a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Santa Maria Madalena


Cor: Branca

Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115)

SANTA MARIA MADALENA DISCÍPULA DE JESUS (Branco, Glória, Prefácio Comum ou dos Santos – Ofício da Festa)

Antífona de entrada


O Senhor disse à Maria Madalena: Vai a meus irmãos e anuncia-lhes: subo a meu Pai e vosso Pai a meu Deus e vosso Deus (Jo 20,17).


Oração do Dia


Ó Deus, o vosso filho confiou a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal; dai-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que Cristo vive e contemplá-lo na glória de seu reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Cântico 3,1-4


Leitura do livro do Cântico dos Cânticos.


3 1"Durante as noites, no meu leito, busquei aquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.


2Vou levantar-me e percorrer a cidade, as ruas e as praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.


3Os guardas encontraram-me quando faziam sua ronda na cidade. 'Vistes acaso aquele que meu coração ama?'


4Mal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama. Segurei-o, e não o largarei antes que o tenha introduzido na casa de minha mãe, no quarto daquela que me concebeu".


Palavra do Senhor.

Salmo - 62/63


A minha alma tem sede de vós, Senhor!

Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!


Desde a aurora ansioso vos busco!


A minha alma tem sede de vós,


minha carne também vos deseja


como terra sedenta e sem água!

Venho, assim, contemplar-vos no templo


para ver vossa glória e poder.


vosso amor vale mais do que a vida,


e por isso meus lábios vos louvam.

Quero, pois, vos louvar pela vida


e elevar para vós minhas mãos!


A minha alma será saciada


como em grande banquete de festa;


cantará a alegria em meus lábios


ao cantar para vós meu louvor!

Para mim fostes sempre um socorro;


de vossas asas à sombra eu exulto!


Minha alma se agarra em vós;


com poder vossa mão me sustenta.

Evangelho - João 20,1-2.11-18


Aleluia, aleluia, aleluia.


Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.


20 1No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.


2Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!"


11Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.


12Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.


13Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram".


14Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.


15Perguntou-lhe Jesus: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: "Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar".


16Disse-lhe Jesus: "Maria!" Voltando-se ela, exclamou em hebraico: "Rabôni!" (que quer dizer Mestre).


17Disse-lhe Jesus: "Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: 'Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'".


18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.


Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas


Recebei, ó Pai, as oferendas que vos apresentamos na festa de santa Maria Madalena, cuja demonstração de amor vosso Filho acolheu com misericordiosa bondade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão


O amor de Cristo nos impele, para que os que vivem já não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (2Cor 5,14s).

Depois da Comunhão


Ó Deus, a comunhão nos vossos mistérios infunda em nós aquele amor perseverantes que levou Maria Madalena a jamais separar-se do Mestre. Que vive e reina para sempre.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Estimados irmãos (ãs), LSNSJC.


A cada dia que despertamos renova-ae em nossos corações um desejo ainda maior de propagar e difundir o Nome de NSJC, pois logo tão cedo vivemos esta experiência maravilhosa, do encontro com o Senhor. Essa mesma experiência que viveu Santa Maria Madalena, encontrou-ae com o Ressucitado, Jesus Cristo, naquele tão belo domingo da Ressurreição.


É ela também quem anúncia aos demais apóstolos que o Senhor esta vivo e que ela mesma o Viu, agora todos devem ir ao encontro desta Páscoa com Jesus Ressucitado.


Na primeira leitura em Cân-Cân, nossa discípula se faz como que a "noiva", que durante a noite sai a procura do seu amado, percorrendo a cidade, as praças é encontrada pelos guardas, pois procura incansávelmente o amor de sua vida. Este amor a ser procurado por mim e por você deve ser o amor de Cristo Jesus, que nos sacia a alma e nos condiciona para o assumir a missão do reino de Deus.


Assim proclama o salmista:


"A minha alma tem sede de vós, ó Senhor!"


Assim precisa ser a nossa atitude de filhos e filhas que seguem o discípulado e o apostolado de Jesus.


No Santo Evangelho João narra:


Era pela manhã, bem cedo, quando Maria Madalena vai visitar o túmulo de Jesus Cristo, e ao chegar lá se depara com a realidade nova, a pedra esta removida e ao observar ela corre as pressas para avisar a Pedro e os demais discípulos.


"2b Tiraram o meu Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram."(Jo, 20, 2b).


Maria, narra o Evangelho ainda chorava afora do túmulo quando viu dois anjos em pé uma à cabeceira e outro aos pés no local onde haviam colocado o corpo de Cristo, e perguntada pelos anjos: -"13b Mulher porque choras?" (Jo 20, 13b).


Convicta ela diz: "13 c Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram." (Jo 20, 13 c).


Ao voltar-se para trás ele vê agora Jesus de pé que exclama: -"15 b Mulher por que choras?". (Jo 20, 15b). Ela não sabia ainda que era Jesus Cristo que como prometera ressucitaria dos mortos. A quem procuras? E ouvindo Jesus exclamar: -"16 Maria!". Ela agora explodindo pela alegria responde na língua hebraica, "Rabunni" que dizer Mestre, Jesus a pede que ainda não o toque, pois precisava se cumprir as Sagradas Escrituras, ela vá avisar aos demais discípulos que Jesus esta vivo, e Maria a proclamar uma das mais belas frases: -"18b Eu ví o Senhor!" (Jo 20, 18b).


E contou a notícia para os demais discípulos e nesta manhã de quarta-feira, somos também eu e vocês agraciados pela memória liturgica que nossa igreja mãe faz por meio do anúncio de Santa Maria Madalena.


LSNSJC (...).

SANTO DO DIA:

Santa Maria Madalena


Embora fosse apenas uma pecadora famosa de sua cidade, Maria Madalena teve uma participação importantíssima na missão de Jesus. Ela foi perdoada publicamente e foi ainda a escolhida para ser a primeira testemunha da Ressurreição.

Seu nome aparece onze vezes nos evangelhos, apesar de não termos certeza de que se trata sempre da mesma pessoa, pois os evangelhos falam de três Marias Madalena em situações diferentes.

Madalena ouvira falar de Jesus, pois a fama de seus milagres corria entre o povo. Assim, no dia em que Jesus participava de um banquete na casa de Simão, o fariseu, Maria Madalena resolveu fazer uma confissão pública de arrependimento, porque o seu pecado era público, como diz a Sagrada Escritura.

Em outra passagem, lemos que Jesus a perdoou diante da multidão dos fariseus que queriam apedrejá-la. A partir desse dia, tornou-se uma das mais fiéis seguidoras do Messias.

Ela estava ao lado de Maria na da crucificação do Senhor e, na madrugada da Páscoa, era tanta a saudade que sentia de Jesus que foi chorar à porta do sepulcro. De repente, ouviu a Voz chamar seu nome. Assim, as profecias se cumpriram diante de seus olhos. Jesus tinha ressuscitado!

Depois disto, segundo uma antiga tradição grega, Maria Madalena teria ido viver em Éfeso, onde morreu. Nesta cidade tinham ido morar também João, o discípulo amado, e Maria, Mãe de Jesus.

A liturgia bizantina a celebra como a "Apóstola dos Apóstolos".

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR



OAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno

Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).


SantonArsênio (...).


Santa Margarida (...)São Lourenço de Brindisi (...)


Santa Maria Madalena (...).


São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!


Nenhum comentário: