Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Liturgia de Sábado dia 17.07.20

Liturgia de Sexta-feira 17.07.2020


15a. Semana do Tempo Comum


Ss dia: Bv. Inácio de Azevedo e Comps. Mts.


Cor: Vermelha

Primeira Moção: "Espírito Santo de Deus, me ajuda a caminhar na esperança, na fé e na caridade".

"Amo ao Senhor porque ele ouviu a voz de minha súplica, mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele tem me dado, erguerei o Cálice invocando a sua Salvação". (Sl 114/115)

17 de Julho de 2020


BEATO INÁCIO DE AZEVEDO PRESBÍTERO E MÁRTIR (Vermelho, Prefácio Comum ou dos Mártires – Ofício da Memória)

Antífona de entrada


Ao nome de Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos; e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor! (Fl 2,10s)


Oração do Dia


Ó Deus, que escolhestes Inácio de Azevedo e seus trinta e nove companheiros para regarem com seu sangue as primeiras sementes do evangelho lançadas na Terra de Santa Cruz, concedei-nos professar constantemente, para vossa maior glória, a fé que recebemos de nossos antepassados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Isaías 38,1-6.21-22.7-8


Leitura do livro do profeta Isaías.


38 1 Naquele tempo, Ezequias esteve doente, quase à morte. O profeta Isaías, filho de Amós, veio ter com ele e lhe disse: “Eis o que disse o Senhor: põe em ordem a tua casa porque vais morrer, não te restabelecerás”.


2 Então Ezequias voltou-se para a parede e se pôs a orar ao Senhor;


3 “Senhor”, disse ele, “lembrai-vos de que tenho andado diante de vós com lealdade, de todo o coração, segundo a vossa vontade”. E chorava abundantemente.


4 Depois a palavra do Senhor foi dirigida a Isaías nestes termos:


5 “Vai dizer a Ezequias: eis o que diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: ‘Ouvi tua oração e vi tuas lágrimas, prolongarei tua vida por quinze anos,


6 livrar-te-ei, a ti e a esta cidade, das mãos do rei da Assíria. Protegerei esta cidade’”.


21 Isaías disse então: “Que tragam um cataplasma de figos para aplicar sobre a úlcera, e Ezequias sarará”.


22 Ezequias disse: “Que sinal me garantirá que eu tornarei ao templo do Senhor?”


7 “E eis o sinal, da parte do Senhor, para convencer-te de que cumprirá a promessa:


8 farei a sombra recuar os dez graus que o sol já lhe fez descer no relógio solar de Acaz”. E o sol voltou dez graus para trás.


Palavra do Senhor.

Salmo - Is 38


Vós livrastes minha vida do sepulcro,


a fim de eu não deixar de existir.

Eu dizia: “É necessário que eu me vá


no apogeu de minha vida e de meus dias;


para a mansão dos mortos descerei,


sem viver o que me resta dos meus anos”

Eu dizia: “Não verei o Senhor Deus


sobre a terra dos viventes nunca mais;


nunca mais verei um homem neste mundo!”

Minha morada foi à força arrebatada,


desarmada como a tenda de um pastor.


Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida,


mas agora foi cortada a sua trama.

Ó Senhor, meu coração em vós espera;


por vós há de viver o meu espírito,


Curai-me e conservai a minha vida.

Evangelho - Mateus 12,1-8


Aleluia, aleluia, aleluia.


Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Oração Sobre as Oferendas


Aceitai, ó Deus, as nossas oferendas e fazei que sejamos fortalecidos pelo mesmo sacrifício que sustentou no martírio o bem-aventurado Inácio e seus companheiros. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão


Se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho; mas, se morrer, produzirá muitos frutos (Jo 12,44).

Depois da Comunhão


Tendo participado, ó Deus, do mistério pascal à mesa da eucaristia, fazei-nos fiéis ao vosso serviço, a exemplo dos quarenta mártires que deram por vós a sua vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Celebramos neste dia o Bv Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires, todos ao total de 40, incluindo padres espanhóis entre outros missionários. Jesuíta era sempre preocupado com a difusão do Santo Evangelho, chegou em nossas terras ainda quando o Brasil era uma colonia. Quando retornou ao seu país de origem Portugal, para trazer ainda outros missionários a nossas terras, foi o seu barco atacado por anticatólicos, chamados de calvinistas que alèm.de os fazerem reféns or martilizaram.Ss Pp Pio IX os beatificou em 1854.


Sempre fazemos uma breve reflexão da Palavra de Deus, e hoje não diferente observamos como Deus esta atento a necessidade daquele que o serve.


Ezequias esta enfermo, uma doença que certamente o levará a morte, Deus suscita o profeta Isaías, para que este possa ir ao encontro dele em visita, e ao chegar lá realmente ele anuncia a sua morte. Então Ezequias mesmo diante da notícia, volta seu rosto e se coloca em.prostação e em oração, ele propõe um grande choro. Novamente Deus chama o profeta Isaías e o envia ao encontro de Ezequias, que anuncia agora o tempo da graça e da misericórdia de Deus. Manda que Ezequias faça como que um cataplasma na folha do figo, pois tem uma propriedade de cura a favor dele, e assim é estabelecido o milagre.


Ainda um sinal Deus determina, que ele suba a sua casa pois para isso se cumprir no tempo hábil, ele recua em 10 graus a sombra do relógio de Acaz.


Assim canta-se no salmo: -"Vós livrates minha vidado sepulcro, a fim de eu não deixar de existir".


No Santo Evangelho de hoje, Jesus esta caminhando em meio a uma grande plantação e é dia de sábado, (reservado para lei judaica), os discipulos sentem fome e apanham algumas espigas para comerem, porém os fariseus os censura por ser sábado, e eles em sua origem guardavam este dia.


Jesus os responde com uma indagação dizendo que eles não entenderamquando Davi, entrou no templo juntamente com os seus companheiros e comeram dos pães que só era permetido comer os sacerdote? Pois bem os mesmo sacerdotes terminam por violar o sábado. Minha gente aqui esta quem é maior que o sábado, este é Jesus, Senhor de tudo e em todos, é preciso aprender mais ainda que Jesus quer a misericórdia, não o safrício. Pois Deus é também Senhor do sábado.


LSNSJ (...).

SANTO DO DIA:


Santo Aleixo

Hoje, 17 de Julho é dia de:


Santo Aleixo


Aleixo, filho único do senador Eufemiano, era italiano, nasceu em Roma no ano de 350. Seu nome significa “defensor”. Herdeiro de uma considerável fortuna, cresceu dentro da religião cristã. Desde a infância era famoso por sua natural caridade, possuindo todas as graças e virtudes. Os pais, como era costume na época, cuidaram do seu enlace com uma jovem de excelente família cristã e ele acabou se casando.

Porém, na noite de núpcias, sem consumar a união, e após conversar com a esposa, abandonou tudo para se aproximar de Deus. Como peregrino, vagou de cidade em cidade até chegar a Edessa. Vivia como um piedoso mendigo ao lado da Basílica do Apóstolo Tomé. Diversos prodígios aconteciam com a sua presença, passou a ser chamado de "o homem de Deus" e venerado por sua santidade. Entretanto, não desejando ser vangloriado, retornou à vida peregrina.

A vida de peregrino desfigurou-o completamente, Ao voltar para casa, seu pai não o reconheceu e mandou repousar na cocheira. Viveu assim durante dezessete anos, na cocheira do seu próprio palácio, sendo maltratado pelos seus próprios criados e sem ser identificado pelos pais.

Morreu em 17 de julho e foi colocado num cemitério comum para criados. Porém, antes de morrer, entregou um pergaminho ao criado que o socorreu, na qual revelava sua identidade. Os pais quando souberam, levaram o caso ao conhecimento do Bispo, que autorizou sua exumação. Aleixo foi levado então para um túmulo construído na propriedade do senador. A fama de sua história de "homem de Deus" se espalhou entre os cristãos romanos e orientais, difundindo rapidamente o seu culto.

17


JUL


Inácio de Azevedo e companheiros mártires


Quarenta mártires, portugueses e espanhóis, entre eles, 2 padres, 24 estudantes e 14 irmãos auxiliares. Todos pertenciam à Companhia de Jesus.Inácio de Azevedo nasceu no Porto em 1526. Aos 23 anos já tinha entrado na Companhia de Jesus ocupando vários serviços. Era ardoroso pelas missões além fronteiras.Foi quando o Superior Geral o enviou para o Brasil e, ao retornar, testemunhou a necessidade de mais missionários. Saíram, por isso, 3 naus missionárias. Em uma delas estavam Inácio de Azevedo e os 39 companheiros. A nau foi interceptada por 5 navios de inimigos da fé católica que queriam a morte de todos.Por amor pela Igreja, ele aceitou o martírio, exortou e consolou seus filhos espirituais. Foi morto e lançado ao mar, e todos os outros foram martirizados, alcançando a coroa da glória na eternidade.Inácio e seus companheiros foram assassinados por serem católicos e missionários. Estamos no tempo das novas missões, a começar na nossa casa. Ali, é o primeiro lugar onde devemos testemunhar o amor a Cristo e, se preciso, sofrer por Ele.Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires, rogai por nós


OAÇÃO DE SÃO BENTO:


A cruz sagrada seja a minha luz


Não sejas o dagrão meu guia


Retiras-te Satanás


É mau o que tu me ofereces


Bebe tu mesmo o teu veneno

Louvado seja NSJC (...).
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).
São Francisco de Assis (...).

Nossa Senhora de Medjugorje (...).


Nossa Senhora Rosa Mística (...).


São Camilo de Lélis(...).


São Boa Ventura (...).


Nossa Senhora do Carmo (...).


Bv. Inácio de Azevedo e Comps. Mts.


São Bento (...).

São João Paulo II (...).


AMADA E GLORIFICADA E SEJA A SAGRADA FACE DE NSJC.


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!


Nenhum comentário: