Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sábado, 11 de julho de 2020

Liturgia Diária de Sábado 11.07.2020 -Dia de São Bento - 14a. Semana do Tempo Comum - Cor: Branca-

Liturgia de Sábado 11.07.2020


São Bento


14a. Semana do Tempo Comum


Cor: Branca

Primeira Leitura: (Is 6,1-8)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar.

3Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”.

6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”. — Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo Responsorial: (Sl 92)

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

Evangelho: (Mt 10,24-33)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!

26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Oração

Ó Deus, que fizestes o abade São Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Minhas reflexões pessoal


Caros e estimados irmãos em Cristo Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Neste Sábado da 14a. Semana do Tempo Comum, celebramos este grande Baluarte São Bento, que tem em sua dimenssão missionária a criação do verdadeiro monaquismo, e pasando em sua experiência de vida monástica por um isolamento radical vivendo essa expressão dentro do mosteiro. Seus esforço custaram diversas formas de sacrifício como a penitência mas isso ainda mais o animava pois criou a Regra Monástica com o seu grande lema: -"Ora et labora"! E justamente a partir dai os beneditos se espalharam por toda a Europa e depois ao mundo.


Na santa liturgia de hoje percebemos como existem clarividências de envio para missão como no caso da escolha de São Bento e sua forma de vida.


Cohecemos a nossa limitação, a nosa fraqueza, nossa realidade de forma e de escolhas em nossas vidas, pois isso vai como que desdenhando o nosso ser missionário. Sabemos que existem risco mas mesmo assim assumimos a missão por causa do Evangelho de NSJC.


Na primeira leitura o profeta Isaías mostra- nos a grandeza de Deus quando no vers 3 clama: "Santo, Santo, Santo é o Senhor o Deus de Israel, toda a terra esta cheia de sua glória".


O profeta reconhece sua pequenez e diz estar perdido pois é apenas um homem de lábios impuros, mas ele chegou a dizer meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos.


Mas Deus quando chama ele faz a obra por sua totalidade e assim envia um anjo a tocar na boca do profeta com brasas vivas. E imediante ele responde ao chamado dizendo: -"Eis-me aqui envia-me"!


Com essa perspectiva canta o salmista:


-" Reina o Senhor, resvestiu-se de esplendor"!


No Santo Evangelho, Jesus dá ensinamentos, afirmando tais pontos positivos:


- O discípulo não esta acima de seu Mestre, basta a ele ser como o Mestre é.


- Não tenhais medo, pois nada de coberto que não sejas revelado.

O que vos digo na escuridão digo na claridades do dia.


- Não temais o que matam o corpo, mas náo podem matar a alma.


- Quanto a vós até os cabelos de vossas cabeças estão contados.


- Portanto todo àquele que testemunhar a meu favor diz o Senhor, eu também me declararei a seu favor.

Neste sentido também São Bento, soube descrever suas regras monásticas para saberem viver nesta obra tão abençoada que é a vida em comunidade.

Oração da Medalha de São Bento


“A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”

Louvado seja NSJC (...).


Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Rogai por nós).


São Francisco de Assis (...).


Nossa Senhora de Medjugorje (...)


São Bento (...).


São João Paulo II (...)


QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE! AMÉM!

Nenhum comentário: