Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 4 de junho de 2013

TERÇA-FEIRA 05 DE JUNHO DE 2013
9ª SEMANA DO TEMPO COMUM
I SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERMELHA
SS SÃO BONIFÁCIO (B MT)


Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DO DIA:



05JUN2013

São Bonifácio – Quarta-feira 05/06/13

Primeira Leitura (Tb 3,1-11a.16-17a)   Leitura do Livro de Tobias. Naqueles dias, 1tomado de grande tristeza, pus-me a suspirar e a chorar. E depois, comecei a rezar, entre gemidos: 2 “Senhor, tu és justo, e justas são todas as tuas obras. Todos os teus caminhos são misericórdia e verdade e és tu quem julga o mundo. Agora, 3 Senhor, lembra-te de mim, olha para mim, e não me castigues por causa de meus pecados, de minhas transgressões ou de meus pais, que pecaram diante de ti. 4 Porque não obedecemos aos teus preceitos, entregaste-nos à pilhagem, ao cativeiro e à morte, e fizeste de nós assunto de provérbios, alvo de zombaria e de injúria cm todas as nações, entre as quais nos dispersaste. 5 Agora, porém, vejo que são verdadeiros os teus numerosos julgamentos, quando me tratas segundo os meus pecados e os pecados de meus pais, pois não cumprimos teus mandamentos nem caminhamos na verdade diante de ti. 6 Trata-me, pois, como te aprouver. Ordena que seja retomado de mim o meu espírito, para que eu desapareça da face da terra e me transforme em terra. Para mim é melhor morrer do que viver, pois tenho ouvido injúrias caluniosas e sinto em mim profunda tristeza. Senhor, ordena que eu seja libertado desta angústia. Deixa-me ir para a morada eterna e não afastes, Senhor, de mim a tua face. Para mim é preferível morrer a ver tão grande angústia em minha vida, ouvindo ainda tais injúrias”. 7 Naquele mesmo dia, Sara, filha de Raguel, que morava em Ecbátana, na Média, teve também de ouvir injúrias de uma das escravas de seu pai. 8 Ela fora dada em casamento a sete homens, mas o perverso demônio Asmodeu havia-os matado, antes de estarem com ela, como esposa. A escrava disse-lhe: “És tu que sufocas teus maridos! Já foste dada a sete homens e de nenhum até agora tiveste proveito. 9 Por que nos espancas por terem morrido os teus maridos? Vai-te embora com eles e jamais vejamos filho ou filha nascidos de ti!” 10 Naquele dia, Sara ficou com a alma cheia de tristeza e pôs-se a chorar. E subiu ao aposento de seu pai, no andar superior, intenção de se enforcar. Mas, pensando melhor, disse consigo mesma: “Não quero que venham injuriar a meu pai e dizer-lhe: “Tinhas uma filha muito querida e ela enforcou-se por causa de suas desgraças”. Assim eu faria baixar à sepultura a velhice amargurada de meu pai. É melhor para mim, em vez de me enforcar, pedir ao Senhor que me faça morrer, mais ouvir injúrias em minha vida”. 11a No mesmo instante, estendendo as mãos em direção à janela, fez esta oração: “Tu és bendito, Deus de misericórdia, e é eternamente o teu nome!” 16 Na hora, a prece dos dois foi ouvida perante a glória de Deus. 17aE Rafael foi enviado para curar a ambos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

05JUN2013

São Bonifácio – Quarta-feira 05/06/13

Responsório (Sl 24)   — A vós, Senhor, eu elevo a minha alma. — A vós, Senhor, eu elevo a minha alma. — Senhor meu Deus a vós elevo a minha alma, em vós confio: que eu não seja envergonhado triunfem sobre mim os inimigos! Não se envergonha quem em vós põe a esperança, mas sim, quem nega por um nada a sua fé. — Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos. Fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação. Em vós espero, ó Senhor, todos os dias! — Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor! — O Senhor é piedade e retidão, reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

05JUN2013

São Bonifácio – Quarta-feira 05/06/13

Evangelho (Mc 12,18-27)   — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 18vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: 19“Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”. 20Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. 21O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!” 24Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? 25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? 27Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Um bom cristão é um bom cidadão

Um bom cristão cumpre suas obrigações, sua missão perante a Lei, perante o Estado, perante a sociedade em que vive. Um bom cristão é um bom cidadão.
“Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mc 12,17).
Hoje, tentaram colocar Jesus em uma situação muito difícil. Os fariseus e os partidários de Herodes tentaram colocá-Lo contra o Estado para que Ele dissesse que não era necessário pagar impostos ou, então, dizendo que a religião iria se submeter a um Estado injusto, como era a dominação que os romanos exerciam sobre o território de Israel.
O Senhor não cedeu a nenhuma das provocações; muito pelo contrário, Ele deu a resposta evangélica para essa situação: primeiro, dar a Deus o que é de Deus – o culto, o louvor, a adoração, a glória. O Altíssimo é o primeiro e nunca a Lei dos homens vai contrariar a Lei do Senhor.
É mais importante obedecer a Deus, em primeiro lugar, pois Ele é o primeiro em nossa vida, Ele é o bem maior, é a graça maior que nós possuímos.
Nós não vamos trocar nada nem obedecer a ninguém, nesse mundo, sem antes obedecer a Deus, aos Seus mandamentos e à Sua verdade. Mas isso não quer dizer que o cristão é rebelde ao Estado, às Leis ou um cristão é um anarquista. Muito pelo contrário, um cristão, a exemplo de Jesus, é aquele que se submete às regras. Claro que, muitas vezes, não vamos concordar com certas obrigações! Um exemplo: nós podemos não concordar com os impostos, podemos achar que estes são muito caros, mas se é preciso pagá-los, nós o faremos.
Penso que os pedágios são muito caros, nas estradas, mesmo com todos os benefícios que possamos ter, mas é preciso pagá-los, pois precisamos, na verdade, cumprir com nossas obrigações civis. Um bom cristão é um bom cidadão.
Um bom cristão cumpre suas obrigações, sua missão perante a Lei, perante o Estado, perante a sociedade em que vive. Não adianta só cumprir as Leis da Igreja, nós precisamos cumprir nossas responsabilidades civis perante a sociedade.
Hoje, é Jesus quem está dando o exemplo e a ordem a nós: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

São Bonifácio

São BonifácioCom alegria, celebramos vida de total entrega a Deus, deste santo que se tornou o “Apóstolo da Alemanha”. São Bonifácio nasceu em 675 e recebeu o nome de batismo de Winfrido e com o passar da vida, no seguimento ao Divino Mestre, tornou-se monge beneditino.
O coração de Bonifácio era sereno como o dos seus irmãos monges, porém, inquieto por causa do seu ardor missionário, sendo assim ao se apresentar ao Papa recebeu sua investidura de missionário, fato que mudou sua vida e seu nome de Winfrido para Bonifácio, em memória de um grande mártir. Ordenado Bispo, São Bonifácio soube proporcionar elo do Cristianismo nascente na Alemanha com Roma, assim como bem evangelizou os quatro cantos de sua região, através de muitos mosteiros e dioceses que nasceram por sua causa.
Docilidade e firmeza, timidez e coragem, oração e ação estavam presentes em sua pessoa e em seu fecundo apostolado, que não se resumiu na Alemanha, pois ao estabelecer sede episcopal, deixou tudo nas mãos de outro Bispo e foi evangelizar o Norte da Europa. Aconteceu que ao ir para Dokkin a convite para celebrar o Crisma, São Bonifácio e outros cristãos foram atacados e mortos por pagãos, isso em 754.
São Bonifácio, rogai por nós!


MEUS CONCEITOS:
A VIDA DE UM SANTO É TOTALMENTE MARCADA PELO SEU ESPÍRITO DE DOAÇÃO E DE SERVIÇO COM AMOR AO SEU PRÓXIMO,ASSIM ESTA A VIDA DE NOSSO MONGE BENEDITINO, QUE CELEBRAMOS HOJE NESTA SANTA LITURGIA, SÃO BONIFÁCIO, QUE VIVEU SEU ARDOR MISSIONÁRIO NOS ARREDORES DA ALEMANHA E DA FRANÇA, SENDO QUE NA ALEMANHA FOI ÀQUELE QUE SOUBE INAUGURAR A LITURGIA PRIMACIAIS AS EXIGÊNCIAS LOCAIS DAQUELA TERRA E NA FRANÇA PODE COLABORAR PELO DESENVOLVIMENTO LOCAL E RELIGIOSO DAQUELE PAÍS.
NASCIDO EM 672, TEVE SEU MARTÍRIO OCORRIDO POR VOLTA DO ANO DE 754,
ASSIM O SANTO DE HOJE PODE E MUITO NOS ENSINAR A TRILHAR O CAMINHO DA NOSSA SANTIDADE.
JÁ NA LITURGIA EM NOSSA PRIMEIRA LEITURA PERCEBEMOS QUE A NOSSA CONFIANÇA MESMO COM OS SOFRIMENTOS DEVEM SER POSTOS NO SENHOR. A PRIMEIRA LEITURA DIANTE DOS SOFRIMENTOS E DA CEGUEIRA TOBIAS SE PROSTA DIANTE A ORAÇÃO AO SENHOR, POIS RECONHECE QUE SOMENTE NELE ESTA A CONDIÇÃO DA CURA E DA LIBERTAÇÃO.
A CLEMÊNCIA E DE AUTO PIEDADE SIM, PORQUE SABE QUE QUANDO DESOBEDECEMOS, CAÍMOS NA PILHAGEM DE NOSSA PRÓPRIA FRAQUEZA PROVOCADA PELO MAL OU PELO PECADO QUE HABITA EM NÓS. NO VERSÍCULO 6 CHEGA A SE DECLARAR: "TRATA-ME COMO LHE APROUVER"!
É PRECISO QUE DEIXEMOS DEUS NOS TRATAR CONFORME O SEU DESÍGNIO, POIS QUE SE AFASTA DE SEUS ENSINAMENTO SOMOS NÓS MESMOS. O DESEJO ATÉ DA MORTE, MARCA NÃO UMA SITUAÇÃO DESESPERO, MAS UMA SITUAÇÃO DE CONFIANÇA, POIS SABE QUE SOMENTE EM DEUS ESTA O ALÍVIO PARTA O SEU SOFRIMENTO.
OUTRA SITUAÇÃO ESTA TAMBÉM A ANGUSTIA DE RAGUEL, MAS DIANTE A TODA SITUAÇÃO CONTRÁRIA AINDA APARECE A MÃO DE DEUS, QUE ESCUTANDO A ORAÇÃO, AINDA ENVIA O ANJO RAFAEL PARA CURAR A AMBOS.
DAI O CANTO DO SALMO:
"A VÓS SENHOR ELEVO A MINHA A MINHA ALMA"! (SL 24).
NO SANTO EVANGELHO JESUS NARRA O EPISÓDIO DA MULHER QUE HAVERÁ CASADO COM SETE IRMÃOS.
E QUESTÃO ENTRE ELES ERA A DE QUE NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, ESTA MULHER QUE CASARÁ COM SETE IRMÃOS E UM A UM DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO FORA MORRENDO, DE QUEM PERTENCERIA A POSSE EM MATRIMÔNIO DELA?
JESUS RESPONDE DIZENDO QUE ENTRE OS MORTOS NA RESSURREIÇÃO NÃO HAVERÁ QUEM SE DE A UM OU OUTREM EM CASAMENTO, TODOS SERÃO COMO ANJOS DE DEUS.
ATÉ PORQUE DEUS É O DEUS DOS VIVOS E NÃO DOS MORTOS.
AMÉM!


Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA\ FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
BEATO PP JOÃO PAULO II.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO BONIFÁCIO.
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA\ FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM
ATT.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-



Nenhum comentário: