Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 6 de junho de 2013

SEXTA-FEIRA, 07 DE JUNHO DE 2013
9ª SEMANA DO TEMPO COMUM
I SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

São Pedro de Córdova

Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*


A LITURGIA DA PALAVRA


Sagrado Coração de Jesus – Sexta-feira 07/06/13

Primeira Leitura (Ez 34,11-16)

Leitura da Profecia de Ezequiel.
11 Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12 Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 13 Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos paises para as conduzir à sua terra. Vou apascentar as ovelhas sobre os montes de Israel, nos vales dos riachos e em todas as regiões habitáveis do país. 14 Vou apascentá-las em boas pastagens e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo, e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. 15 Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. 16 Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-la conforme o direito”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
07JUN2013

Sagrado Coração de Jesus – Sexta-feira 07/06/13

Responsório (Sl 22,1-6)

— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

07JUN2013

Sagrado Coração de Jesus – Sexta-feira 07/06/13

Segunda Leitura (Rm 5,5b-11)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 5b O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado. 6 Com efeito, quanto éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 10 Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 11 Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

07JUN2013

Sagrado Coração de Jesus – Sexta-feira 07/06/13

Evangelho (Lc 15,3-7)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus contou-lhes esta parábola: ”Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5 Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


HOMILIA DIÁRIA

06JUN2013

É preciso ouvir a Deus em primeiro lugar


Precisamos fazer o mais difícil: ouvir a Deus em primeiro lugar. Você ama o Senhor, mas você O escuta? Você conhece a vontade d’Ele?
“Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!” (Mc 12,29-31).
Parece tão simples, mas aí está a essência da vida cristã, do relacionamento do homem com Deus, e está a nossa missão aqui na Terra. A primeira delas nos impulsiona a viver tudo: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
Para podermos amar o Senhor, servi-Lo e sermos inteiros d’Ele sobre todas as coisas, nós precisamos fazer o mais difícil: ouvi-Lo em primeiro lugar. Você ama o Senhor, mas você O escuta? Você conhece a vontade d’Ele? Você transforma as coisas que “acha” em vontade de Deus?
A vontade do Senhor está em saber escutá-Lo, colocar-se em Sua presença, deixar que Ele seja luz, seja guia, referência e direção para a sua vida. Coloque-se na presença do Senhor, escute a Sua Palavra, escute aqueles que falam em nome d’Ele e faça o discernimento da direção que o Pai quer dar à sua vida, porque, quando você O escuta, obedece a quem ama, daí o amor que você tem a Deus será mais completo, mais real, mais sincero.
Quando você coloca o Senhor em primeiro lugar em sua vida, o restante vem em consequência. Faça d’Ele seu amor primeiro. Quando você assim o faz, amar o próximo será uma condição essencial. Você o respeitará, não o prejudicará nem o quererá mal algum, porque o amor puro de Deus, em seu coração, impulsiona-o a amar o próximo.
Quando o amor do Pai não é profundo em nós, temos muita dificuldade para amar o nosso irmão, para respeitar o nosso próximo, para conviver até com as pessoas mais difíceis e complicadas ao nosso lado. Só o amor de Deus pode nos ensinar a amar o próximo. Quando eu inverto a ordem e me coloco em primeiro lugar, as coisas estão invertidas. Coloque Deus em primeiro lugar e o resto virá em consequência.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

São Pedro de Córdova


São Pedro de CórdovaO santo de hoje viveu num tempo de grande perseguição. Foi no século IX, no ano de 851: um rei de outra religião estava impondo para os cristãos a renúncia de Cristo e a adesão a tal outra religião. Claro que muitos optaram pela fidelidade a Jesus, mesmo em meio às ameaças e perseguições.
Pedro, fiel leigo, que foi para Córdova junto com outro amigo por causa dos estudos, deparou-se com aquela perseguição. Eles se apresentaram a um juiz, que questionou a fé daqueles cristãos. E Pedro respondeu testemunhando Jesus Cristo, falando sobre a verdadeira religião, da Salvação, do único Salvador. Aquele juiz não aceitou os argumentos e condenou Pedro e seus companheiros ao martírio.
Eles foram com alegria, testemunhando a esperança da ressurreição. Foram degolados e depois tiveram seus corpos dependurados e queimados, e ainda tiveram suas cinzas lançadas num rio, para que ninguém os venerasse.
Diante do testemunho desses mártires, peçamos a Deus a graça da fidelidade.
São Pedro de Córdova e companheiros, rogai por nós!

MEUS CONCEITOS PESSOAIS:
"Óh! Sangue e água, que jorrastes do Coração de Jesus, como Fonte de Misericórdia para nós, Eu confio em Vós"!
Com esta Jaculatório, do Santo Terço da Misericórdia, quero dar inicio ao meu diálogo com todos via Blog e muito logicamente através da Palavra de Deus.
O Sagrado Coração de Jesus é a mais sublime das Fontes, Fonte de um amor inesgotável, de amor capaz de esvaziar-se de Si mesmo em favor  de um povo.
É o Sagrado Coração de Jesus Cristo, que celebramos neste dia tão importante, é Nele no Sagrado Coração de Jesus Cristo que vencemos e que saciamos a todas as nossas buscas.
Um Coração para amar, para se doar, para perdoar, foi o que desejou Deus, ao deixar que seu Filho Unigênito, se humanizasse mesmo sendo Divino, entre os homens, para poder resgatar os homens de toda pretensão de pecado.
Somente um amor tão Divino como como o de Jesus Cristo por nós, fora capaz de tantas proezas, um Senhor, que doou a sua Juventude, pois tem a Fé de que nela poderá conquistar quantas e tantas almas para Deus.
Um júbilo de Coração que tanto amou e ama o a criação, obra perfeita de Deus.
O Sagrado Coração de Jesus Cristo, marca sem dúvidas a presença Viva de Nosso Senhor entre nós, presença de Misericórdia, no centro de nossa humanidade.
Em Cristo e em seu Coração Misericordioso, não tem mais distâncias entre a Terra e o Céu.
Jesus vieo nos dar uma vida plena e transformada pela ação do seu Santo Espírito. Ele primeiramente nos acolhe na liberdade de queremos o seguir, para que da mesma forma que Deus tanto ama o homem o homem também possa amá-Lo.
Na santa Liturgia de hoje vários são os destaques, que acabamos por perceber um em comum:
-"Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas"! (Ez 34, 11).
Somente um Pastor como Jesus Cristo, que tem amor em seu Sagrado Coração pode nos garantir este cuidado, zelo, este amor.
Vou Eu Mesmo, apascentar, ou seja cuidar, abrigar, alimentar, saciar a sede, dar abrigo, cuidar dos ferimentos quando necessário de cada uma de minhas ovelhas.
Serei o repouso, um refrigério como narra o Salmista:
"O Senho é o Pastor que me conduz juntos as Fontes de águas puras"! (Sl 22).
Este cuidado é o pleno amor de Deus, que se derrama em nossos corações por meio do Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Mesmo quando estávamos no pecado, Cristo nos amou tanto que se entregou a morte e morte de Cruz, para remir nossos pecados.
Em meio a nossa ignorância, inimizade imposta nossa para com Deus, por meio do pecado, Jesus em Sagrado Coração, nos reconcilia com o verdadeiro amor de Deus.
Assim é o nosso Pastor, que canta e se rejubila, com uma ovelha que fora encontrada do redil quando esta se desgarra ou se perde, mas que acaba retornando a casa de seu Pai,
Assim será a nossa alegria no céu!
Que São pedro de Córdova, que sofreu várias perseguições, nos anos 851, já no século XIX,  pois ali aderiu a vontade, o amor e a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo, possa nos iluminar a termos a mesma atitude Fé.
Amèm!
Salmo 115
.
3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
Beata Madre Teresa de Calcutá.
Beato PP João Paulo II.
São Francisco de Assis.
São Pedro de Córdova.
Amada e Glorificada Seja a Sagrada a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Que a Face de Deus nos ilumine!
Amém!
Att.
Francisco Erlânio Pinheiro Machado-CFFA-





















Nenhum comentário: