Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 4 de junho de 2013

TERÇA-FEIRA, 04 DE JUNHO DE 2013
9ª SEMANA DO TEMPO COMUM
 I SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS CRISPIN

LITURGIA DA PALAVRA:

SL 114, 1(116,1) - AMO AO SENHOR PORQUE ELE OUVIU A VOZ DE MINHA SÚPLICA.
04JUN2013

9ª Semana Comum – Terça-feira 04/06/13

Primeira Leitura (Tb 2,9-14)   Leitura do Livro de Tobias. Eu, Tobias, na noite de Pentecostes, depois de ter sepultado um morto, 9tomei banho, entrei no pátio de minha casa e deitei-me, junto à parede do pátio, deixando o rosto descoberto por causa do calor. 10Não sabia que, na parede, por cima de mim, havia pardais aninhados. Seu excremento quente caiu nos meus olhos e provocou manchas brancas. Fui procurar os médicos para me tratarem. Quanto mais remédios me aplicavam, mais meus olhos se obscureciam com as manchas, até que fiquei completamente cego. Durante quatro anos estive privado da vista. Todos os meus irmãos se afligiram por minha causa. Aicar cuidou do meu sustento, durante dois anos, até que partiu para Elimaida. 11Naquela ocasião, Ana, minha mulher, dedicou-se a trabalhos femininos, tecendo lã. 12 Entregava o produto aos patrões e estes lhe pagavam o salário. No sétimo dia do mês de Distros, ela separou a peça de tecido que estava pronta, e mandou-a aos patrões. Estes pagaram-lhe todo o salário e ainda lhe deram um cabrito para a mesa. 13Quando entrou em minha casa, o cabrito começo a balir. Chamei minha mulher e perguntei-lhe: “De onde vem este cabrito? Não terá sido roubado? Devolve-o a seus donos, pois não temos o direito de comer coisa alguma roubada”. 14Ela respondeu-me: “É um presente que me foi dado além do salário”. Mas não acreditei nela e insisti que o devolvesse aos patrões, ficando bastante contrariado por causa disso. Ela então replicou: “Onde estão as tuas esmolas? Onde estão as tuas obras de justiça? Vê-se bem em ti o que elas são!”
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

04JUN2013

9ª Semana Comum – Terça-feira 04/06/13

Responsório (SI 111)   — O coração do justo é firme e confiante no Senhor. — O coração do justo é firme e confiante no Senhor. — Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos! — Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos. — Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.  

04JUN2013

9ª Semana Comum – Terça-feira 04/06/13

Evangelho (Mc 12,13-17)   — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. — Glória a vós, Senhor.   Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” 15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
04JUN2013

Um bom cristão é um bom cidadão

Um bom cristão cumpre suas obrigações, sua missão perante a Lei, perante o Estado, perante a sociedade em que vive. Um bom cristão é um bom cidadão.
“Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mc 12,17).
Hoje, tentaram colocar Jesus em uma situação muito difícil. Os fariseus e os partidários de Herodes tentaram colocá-Lo contra o Estado para que Ele dissesse que não era necessário pagar impostos ou, então, dizendo que a religião iria se submeter a um Estado injusto, como era a dominação que os romanos exerciam sobre o território de Israel.
O Senhor não cedeu a nenhuma das provocações; muito pelo contrário, Ele deu a resposta evangélica para essa situação: primeiro, dar a Deus o que é de Deus – o culto, o louvor, a adoração, a glória. O Altíssimo é o primeiro e nunca a Lei dos homens vai contrariar a Lei do Senhor.
É mais importante obedecer a Deus, em primeiro lugar, pois Ele é o primeiro em nossa vida, Ele é o bem maior, é a graça maior que nós possuímos.
Nós não vamos trocar nada nem obedecer a ninguém, nesse mundo, sem antes obedecer a Deus, aos Seus mandamentos e à Sua verdade. Mas isso não quer dizer que o cristão é rebelde ao Estado, às Leis ou um cristão é um anarquista. Muito pelo contrário, um cristão, a exemplo de Jesus, é aquele que se submete às regras. Claro que, muitas vezes, não vamos concordar com certas obrigações! Um exemplo: nós podemos não concordar com os impostos, podemos achar que estes são muito caros, mas se é preciso pagá-los, nós o faremos.
Penso que os pedágios são muito caros, nas estradas, mesmo com todos os benefícios que possamos ter, mas é preciso pagá-los, pois precisamos, na verdade, cumprir com nossas obrigações civis. Um bom cristão é um bom cidadão.
Um bom cristão cumpre suas obrigações, sua missão perante a Lei, perante o Estado, perante a sociedade em que vive. Não adianta só cumprir as Leis da Igreja, nós precisamos cumprir nossas responsabilidades civis perante a sociedade.
Hoje, é Jesus quem está dando o exemplo e a ordem a nós: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
04JUN2013

São Crispim

São CrispimNeste dia lembramos o primeiro santo canonizado pelo Papa João Paulo II: São Crispim, que nasceu em Viterbo, na Itália, em 1668.
Chamado à vida religiosa, recebeu uma formação jesuíta. Porém, acabou entrando para a família franciscana, despertado pela piedade dos noviços. Ocupou cargos de grande simplicidade dentro da comunidade como a horta, a cozinha, e tantos outros serviços onde ele testemunhava em tudo o amor de Deus.
Falava e vivia a seguinte frase: “Quem ama a Deus com pureza de coração, vive feliz e morre contente”
Crispim deixou essa marca da pureza e da alegria. Ele viveu tudo com pureza de coração, foi feliz e morreu contente em 1748.
Que nosso caminho seja marcado pelo amor e pela verdadeira alegria.
São Crispim, rogai por nós!
Mensagem do dia
 
Segunda-Feira, 03 de junho 2013
Tempo de acolher a Palavra de Deus
Passaremos por muita dor e sofrimento. Nossa fé se abalará, mas não chegará a se perder. Será terrível, porém, durará apenas um momento. Você não pode arrefecer! Testemunhe Jesus com a sua vida e não O negue! Não volte atrás, porque o Senhor intervirá. Quando o anticristo pensar que venceu, o Senhor surgirá e, como diz a Palavra, “matará com o sopro de sua boca” (cf. II Ts 2,8).

O Senhor reunirá Seus escolhidos, aqueles que perseverarem até o fim. Espalhados por toda a terra, ao lado daqueles que negarão o Senhor, estarão os firmes, nós, que não voltaremos atrás. “Ele enviará seus anjos com uma grande trombeta; ao seu toque, os eleitos serão reunidos dos quatro cantos da terra, de uma extremidade dos céus à outra” (Mt 24,31).

Deus revela que primeiro é preciso vir a apostasia – a negação de Deus e da fé por aqueles que são da Igreja. Infelizmente, muitas pessoas se deixarão levar por ela, por isso temos de nos preparar agora. O tempo de acolher a Palavra de Deus, converter-se, firmar-se, encher-se do Espírito Santo e viver a verdade é agora.

(Trecho do livro "Céus Novos e uma Terra Nova" de monsenhor Jonas Abib)

Monsenhor Jonas Abib





MEUS CONCEITOS PESSOAIS:

A SANTA LITURGIA DESTA TERÇA-FEIRA, A NONA DO TEMPO COMUM, TRAZ UMA VERDADE PRÓPRIA DE NOSSOS TEMPOS.
A BUSCA PELA PRÁTICA DA JUSTIÇA, PARA TERMOS UMA VIDA COM DIGNIDADE.
AO SER INTERROGADO, QUESTIONADO NO TEMPLO, SOBRE A QUE TIPO DE IMPOSTO OU SE DEVIRIA PAGAR COM LÍCIDEZ  O IMPOSTO QUE LHE ESTAVA SENDO IMPOSTO, JESUS RESPONDE COM UMA INDAGAÇÃO, QUE ALÉM DO MAIS AFIRMA A POSSIBILIDADE DE JUSTIÇA.

O IMPOSTO É SEM DÚVIDAS UM DEVER DO EXERCÍCIO DE NOSSA CIDADANIA, MAS ANTES ELE DEVE SER VISTORIADO POR QUEM PAGA, PARA VER SE REALMENTE O FIM DO MESMO É PARA USO COMUM DA SOCIEDADE. COM ISSO MOSTRA-SE QUE JESUS CRISTO PAGA SIM O IMPOSTO, MAS QUE ANTES ELE SE PREOCUPA COM POVO.
ANTES DE PAGAR O IMPOSTO JESUS PEDE QUE LHE APRESENTEM UMA MOEDA!
ESSA MOEDA TEM A INSCRIÇÃO E A FACE DE CESAR, TÃO LOGO JESUS OS DIZEM:
- "16 DAI A CESAR O QUE É DE CESAR E A DEUS O QUE É DE DEUS".
A PRIMEIRA LEITURA MOSTRA QUE MESMO CEGO POR QUATRO ANOS,  TOBIAS NÃO DEIXOU DE PARTICIPAR DO QUE ERA DE DEUS, TEVE SEUS AMIGOS, QUE O AUXILIARAM, TEVE O TRABALHO DE SUA PRÓPRIA ESPOSA, OU SEJA BENDISSE O CORAÇÃO DO JUSTO, FIRME NA CONFIANÇA EM DEUS.
A VERDADE ESTA AQUI, EM CRISTO JESUS!
AMEMOS POIS A VERDADE E NOS DEIXEMOS GUIAR POR ELA.
AMÉM!

SL SL 115, 3-4 (SL 116, 3-4)- MAS QUE PODEREI RETRIBUIR AO SENHOR POR TUDO O QUE TEM ME DADO, ERGUEREI O CÁLICE DA SALVAÇÃO INVOCANDO O SEU NOME"
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
BEATO PAPA JOÃO PAULO II.
SÂO CRISPIN.
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
ATT. FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Nenhum comentário: