Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sexta-feira, 28 de Junho de 2013
12ª Semana do Tempo Comum
IV Semana do Saltério
Cor: Vermelha
Ss Irineu -BMt-

Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

Santa Liturgia:


Primeira Leitura (Gn 17,1.9-10.15-22)

Leitura do Livro do Gênesis.
Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: “Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. Deus disse ainda a Abraão: ”Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado”. 15 Deus disse também a Abraão: “Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão”.
17 Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: “Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?” 18 E, dirigindo-se a Deus, disse: “Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença”. 19 Deus, porém, disse: “Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20 Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21 Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo”. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 127)

— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


Evangelho (Mt 8,1-4)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.
Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

28JUN2013

Deus nos quer limpos e curados

Tenho a certeza de que o Senhor quer, Ele deseja que estejamos curados. Deus nos quer limpos, livres do pecado.
Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar’” (Mt 8,2).
Hoje, cada um de nós pode aproximar-se do Senhor, olhando para nossas lepras, para os nossos pecados, olhando para as manchas que há em nós, em nosso coração, em nosso corpo, em nossa alma, em todo nosso ser.
As marcas que o pecado deixou em nossa vida contaminam todo o nosso ser, e nós, muitas vezes, nos encontramos assim: sujos, mancos, distantes da graça de Deus por todo o estrago que o pecado causou em nós.
Às vezes, não vemos a consequência da sujeira, porque esta está pequena; mas, quando ela cresce, logo percebemos.
Penso que alguém sensato, com bom senso, não consegue conviver em meio à sujeira. Primeiro, por causa do mau cheiro e todos os incômodos que vêm com ele; ninguém consegue viver com a alma suja, com o mal-estar que o pecado causa em nós.
Hoje, com toda a humildade do nosso coração, precisamos pedir a Deus: “Senhor, limpa-me. Senhor, cura-me, porque, se quiseres, podes me curar”.
Tenho a certeza de que o Senhor quer, Ele deseja que estejamos curados. Deus nos quer limpos, livres do pecado. A atitude primeira não é nem do Senhor, pois Ele já está, de braços abertos, esperando por nós.
Que nós, então, corramos ao encontro de Deus e peçamos: “Senhor, lavai-me e purificai-me”.
Deus abençoe você!  
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

Santo Irineu

Santo IrineuCelebramos a memória do grande bispo e mártir, Santo Irineu que, pelos seus escritos, tornou-se o mais importante dos escritores cristãos do século II. Nascido na Ásia Menor, foi discípulo de São Policarpo, que por sua vez conviveu diretamente com o Apóstolo São João, o Evangelista.
Ao ser ordenado por São Policarpo, Irineu foi para a França e assumiu várias funções de serviço à Igreja de Cristo (que crescia em número de comunidades e necessidade de pastoreio). Importante contribuição deu à Igreja do Oriente quando foi em missão de paz para um diálogo com o Papa Eleutério sobre a falta de unidade na data da celebração da Páscoa, pois o Oriente corria ao risco de excomunhão, sendo fiel ao significado do seu próprio nome – portador da paz – logrou êxito nessa missão, já que isto nada interferia na unidade da fé.
Ao voltar da missão deparou-se com a morte do bispo Potino, o qual o havia enviado para Roma e, sendo assim, foi ele o escolhido para sucessor do episcopado de Lião. Erudito, simples, orante e zeloso bispo, foi Santo Irineu quem escreveu contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e muito dos dados que temos hoje, sobre a história da Igreja do século II. Este grande bispo morreu mártir na perseguição do imperador Severo.
Santo Irineu, rogai por nós!

MEUS CONCEITOS PESSOAIS:
Celebramos no dia de hoje a vida de um grande Santo em nossa Igreja, Santo Irineu.
Na geração dos Apóstolos ele foi o último a ter essa linhagem. Discípulo de São Poli-
carpo, que era da linhagem de formação de São João, Santo Irineu, foi um grande escritor
no século II, teólogo, equilibrado, sempre soube penetrar bem no ministério da encarnação    divina de Jesus Cristo, levando a todos s perceberem o Senhor como Redentor, 
Foi sempre um autêntico Pastor a serviço do Reino de Deus e da Igreja.
Assim mergulhamos n o Mistério da nossa Santa Liturgia de hoje.
A primeira leitura, tirada do livro do Gêneses, Deus pede que estejamos sempre em sua          presença e caminhemos na perfeição, (Gn 17, 1). Para estarmos nesta presença e sermos perfeitos necessariamente precisamos guardar a suas leis, a sua aliança.
Abraão e Sara, assim viveram e tiveram a promessa confirmada em suas vidas com o nasci-
mento de Isaac, por isso todos que viveram em seu tempo, seguiam perfeitamente a lei e a circuncisão.. Mesmo no tempo impossível  aos homens, Deus fez possível a sua vida.
Assim canta o Salmista:

— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

Essa Santa benção percebemos nitidamente dentro do agir de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no Santo Evangelho, pois após o Senhor ter descido da montanha onde costumara realizar a sua oração, quem se aproxima Dele?
Justamente um leproso!
A doença da lepra que isolava o homem devido ao preconceito, e o condenava a viver na solidão,
desta vez na presença de Jesus, enfraquece.
Portanto meus irmão se nos colocamos na presença de Jesus, nossas enfermidades se enfraque-
cem!
O leproso disse:
Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar’” (Mt 8,2).
Jesus respondeu:
“Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.
Quantas vezes buscamos verdadeiramente o Senhor em nossas causas?
Obedecemos ao mandamento de Jesus, ao sermos ofertado por sua misericórdia procurando o Sacerdote, para que possamos então testemunhar Àquilo que por milagre Deus opera em nós?
Sempre acabamos por esquecer!
Sejamos mais concientes e agradecidos a Deus em nossas vidas.
Amém.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
Beata Madre Teresa de Calcutá.
Beato Pp João Paullo II.
São Pio9 X.
São Francisco.
Amada e Glorificada Seja a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Salmo 115
3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.]
Que a Face de Deus nos ilumine!
Amém!
Atenciosamente.
Francisco Erlânio Pinheiro Machado-CFFA-

Nenhum comentário: