Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 30 de novembro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE: 30.11.10

TERÇA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2010-11-30
1ª SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO
1ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERMELHA
SS SANTO ANDRÉ –APÓSTOLO-
Primeira leitura (Romanos 10,9-18)
Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010
Santo André, apóstolo

A- A+

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 9se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso?
Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 18)
Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010
Santo André, apóstolo

A- A+

— Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Mateus 4,18-22)
Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010
Santo André, apóstolo

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo André Apóstolo
30 de Novembro

A- A+

Hoje a Igreja está em festa, pois celebramos a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Apóstolos.

Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o "protocleto", ou seja, o primeiro chamado: "Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!"

Santo André se expressa no Evangelho como "ponte do Salvador", porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro.

Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!"

Santo André Apóstolo, rogai por nós!
Santo André: o primeiro vocacionado do Senhor
Postado por: padrepacheco
novembro 30th, 2010
A+A-
1tweetretweet
Amados irmãos e irmãs, hoje, com toda a Igreja, celebramos a festa de Santo André, apóstolo do Senhor. Jesus não escolheu os mais letrados para O seguirem - como os fariseus, os escribas e os doutores da Lei - mas sim, os simples, os humildes. André foi o primeiro a ser chamado, era irmão de Pedro e pescador da Galileia.
A vocação, seja qual for ela, objetivamente é o maior valor que podemos possuir, pois ela é o caminho da plenitude, da felicidade e da nossa realização. Por meio dela se manifesta o plano do amor de Deus na vida de cada um de nós. No entanto, subjetivamente, a vocação terá um valor e uma qualidade para cada um, fundamentados naquilo que viemos a deixar, para que pudéssemos viver esta vocação. Explico.
Objetivamente: a vocação é o grande dom de Deus para nós; é o chamado do Senhor feito a nós, para que, percorrendo um caminho específico, venhamos a nos realizar plenamente em todos os sentidos da nossa vida.
Subjetivamente, o que deixamos para seguir este caminho diante do convite de chamado do Senhor? Deixamos muitas ou poucas coisas? Isso que deixamos possui um valor incomensurável? Quanto mais valioso é aquilo que deixamos, tanto mais valioso vai se tornar a vocação para nós.
Nunca me esqueço daquilo que fui convidado a deixar para seguir o caminho do sacerdócio: estava prestes a me casar quando tive de sublimar um relacionamento com uma noiva maravilhosa; um futuro brilhante no exército. Fui para o seminário, deixei o meu pai, que estava canceroso, em casa; tive que deixar a minha família e tantas outras coisas, minhas “riquezas”, para ir em busca do tesouro de maior valor, aquele “terreno” do Evangelho.


Hoje, percebo que seria muito feliz e realizado se não tivesse dado meu “sim” para Deus e tivesse constituído uma família no Senhor. Todavia, não seria plenamente feliz e realizado; plenamente feliz e realizado estou hoje: como pessoa, como sacerdote, como missionário na Canção Nova, pelo fato de estar na vontade de Deus.
Muitas vezes, tive vontade de desistir, mas por que não consegui fazê-lo? Porque tudo aquilo que me impulsionava a desistir era infinitamente menor aos valores que deixei, fazendo com que minha vocação se tornasse o maior tesouro, maior até mesmo que tudo o que havia deixado.
Aquilo que deixamos com amor e de forma generosa, quando fazemos para alegrar o Coração de Deus, é justamente isso que dará valor para a vocação a qual o Senhor nos chama. Para dizer que vale a pena deixar nossas preciosidades para adquirirmos a riqueza por excelência: Deus e Sua vontade em nossa vida.
Quantos resolveram optar pelas suas preciosidades e as deixaram de trocar pelo tesouro maior que é Deus e Sua vontade e, por isso, trazem por toda vida uma decepção profunda por não poderem estar no lugar certo, sendo aquilo para o qual o Senhor os chamou. Sim, são felizes. Por isso, não são plenos; sempre trazem consigo a certeza de que se tivessem respondido de forma diferente seriam plenamente felizes.
Vocação acertada é certeza absoluta de vida plenamente feliz e realizada! Como sabermos se estamos na vocação certa e qual a nossa vocação? Sendo de Deus, íntimos d’Ele! Como consequência desta intimidade acontecerá a manifestação de um Deus que é Pai e que manifesta Seu plano de amor para cada um de nós.
Por que acabo de escrever tudo isso a vocês em relação ao Evangelho de hoje? Porque, meus irmãos e irmãs, quando acertamos a nossa vocação, nos tornamos instrumentos de Deus para a salvação das almas e a nossa salvação; do contrário, a exemplo dos escribas, fariseus e doutores da Lei, quando não estamos dentro do chamado de Deus, nos tornamos instrumentos de perseguição e morte na vida dos outros; não entramos e não deixamos ninguém entrar no Reino de Deus. O Senhor nos livre de estarmos fora do chamado de d’Ele, a exemplo dos fariseus, escribas e doutores da Lei.
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova.

MINHAS REFLEXÕES:
IRMÃOS E IRMÃS.
DENTRO DO ADVENTO, TEMOS MOMENTOS DIFERENCIADOS E ESPECIAIS, COMO É O DIA DE HOJE. DIA EM QUE CELEBRAMOS A MEMÓRIA DAQUELE QUIE FOI O PRIMEIRO APÓSTOLO, PRIMEIRO VOCACIONADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, PARA ANUNCIAÇÃO DO REINO DE DEUS.
NESTE TEMPO EM QUE VIVEMOS DE PREPARAÇÃO PARA ÉPOCA DO NATAL, QUE INICIARÁ JUSTAMENTE COM O NASCIMENTO DE JESUS, TEMOS ESTA GRAÇA DE PODERMOS EM NOSSA IGREJA CONTARMOS COM TÃO BENEVOLENTE GRAÇA, QUE ESTE TESTEMUNHO, DO HOMEM QUE ESTEVE AO LADO DE JESUS CRISTO, NAQUELE DIA DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES, MAIS QUE EM OUTROS INSTANTES SOUBE ESTAR PRESENTE NA CAMINHA DA EVANGILIZAÇÃO DE UM POVO TÃO PRIMITIVO COMO SOMOS AINDA NÓS HOJE, APESAR DE TANTOS ACESOS TECNOLÓGICOS.
ANDRÉ FOI UM APÓSTOLO QUE NÃO ANUINCIOU, MAS QUE PROFESSOU DE TODO O SEU CORAÇÃO, DE TODA A SUA MENTE E SUA ALMA A SUA FÉ EM JESUS CRISTO, POR ISSO DEIXO APENAS A PRIMEIRA LEITURA DE ROMANOS, PARA QUE POSSASMOS ASSIM INTERIORIZAR ESTE MOMENTO TÃO RICO DA LITURGIA.
APENAS ENUMERO AQUI, QUE PARA SEGUIR JESUS CRISTO REQUER:
• SACRIFÍCIO;
• RENÚNCIA;
• DECISÃO;
• SEGUIMENTO;
• DESPOJAMENTO;
• CORAGEM;
DENTRE OUTRAS QUALIDALIDADES, QUE UM DÍSCIPULO DEVE COMPREENDER.
SANTO ERA UM HOMEM SIMPLES E PESCADOR ESTA ESCRITO NO SANTO EVANGELHO,MAS ELE CONCILIOU ESTAS QUALIDADES E AINDA MUITAS OUTRAS VIRTUDES EM SUA CAMINHADA DE APÓSTOLO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
POR ISSO SÃO PAULO FALA A COMUNIDADE DE ROMANOS HOJE:
15c “QUÃO BELOS SÃO OS PÉS DOS QUE ANUNCIAM O BEM”.
POIS SÃO ESTES QUE ROMPEM AS BARREIRAS DA INVERDADE E DAS DESCREÇAS DOS CORAÇÕES HUMANOS EM TODO O MUNDO.
BENDITO SEJA JESUS CRISTO, POR NOS DÁ COM AMOR O TERSTEMUNHO DE TÃO GRANDES SERVOS, PARA QUE O SIGAMOS.
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
ATENCIOSAMNETE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: