Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 2 de novembro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE: 02.11.10

TERÇA-FEIRA, 02 DE NOVEMBRO DE 2010
31ª SEMANA DO TEMPO COMUM
III SEMANA DO SALTÉRIO
2 de novembro de 2010 — Terça-feira
Comemoração dos Fiéis Defuntos
CHAMADOS À PLENITUDE DA VIDA!
(Cor Roxa)

A memória da ressurreição presente no cristianismo convoca-nos à esperança na vitória da vida sobre a morte. Por isso, a Igreja, na comemoração dos fiéis falecidos, quer nos incentivar a enfrentar com coragem nossa realidade mortal. O amor de Deus que nos criou, não nos deixa entregues à morte e à corrupção, mas por Jesus comunica-nos a vida plena.

LITURGIA DA PALAVRA
Deus nos fala

Crer, acolher e aceitar a Jesus como o Messias, significa deixar de lado o medo e assumir a coragem dos filhos(as) de Deus, que andam na vida sustentados pela certeza da ressurreição.

Primeira Leitura
(Jó 19,1.23-27a)
Leitura do Livro de Jó:
1Jó tomou a palavra e disse: 23“Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre!
25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27aEu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório (Sl 26)
— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação;/ de quem eu terei medo?/ O Senhor é a proteção da minha vida;/ perante quem eu tremerei?
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,/ e é só isto que eu desejo:/ habitar no santuário do Senhor/ por toda a minha vida;/ saborear a suavidade do Senhor/ e contemplá-lo no seu templo.
— Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,/ atendei por compaixão!/ É vossa face que eu procuro./ Não afasteis em vossa ira o vosso servo,/ sois vós o meu auxílio!
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver/ na terra dos viventes./ Espera no Senhor e tem coragem,/ espera no Senhor!

Segunda Leitura (Rm 6,3-9)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 3Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados?
4Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. 5Pois, se fomos, de certo modo, identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição.
6Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que seja destruído o corpo de pecado, de maneira a não mais servirmos ao pecado. 7Com efeito, aquele que morreu está livre do pecado. 8Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele.
9Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. —Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Aclamação
Aleluia, aleluia! Aleluia, aleluia! Aleluia, aleluia, aleluia! Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
É esta a vontade de quem me enviou:/ Que eu não perca nenhum dos que ele me deu,/ mas que eu os ressuscite no último dia.

Evangelho (Jo 11,17-27)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
17Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.
23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?”
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Profissão de Fé (Omite-se)

Preces dos Fiéis
— A vós, Senhor, cuja palavra e ação orientam nossos passos no caminho da vida, dirigimos nossas súplicas, para que andemos no mundo iluminados e assistidos por vosso Espírito Santo.
1.Senhor, pela fé em Cristo vossa Igreja seja anunciadora do perdão e da reconciliação, nós vos pedimos.
— Senhor, dai-nos a vida nova em Cristo.
2.Ó Pai, pela ressurreição de Jesus, concedei o perdão aos nossos irmãos(ãs) falecidos, fazendo-os participar no banquete da vida, nós vos pedimos.
3.Senhor, que nossos irmãos(ãs) enfermos encontrem assistência em seus sofrimentos e jamais percam a esperança, nós vos pedimos.
4.Senhor, que a esperança em vosso Reino ajude a todos os cristãos a assumir seu compromisso com a transformação da sociedade, nós vos pedimos.
(Intenções próprias da Comunidade.)
Pres.: Pai, na ressurreição de Cristo nos revelais o esplendor da vida. Fazei que alimentados por vossa Palavra, realizemos em tudo a vossa vontade e um dia participemos de vossa eternidade. Por Cristo, Senhor nosso.
— Amém.

SEGUNDA MISSA

Primeira Leitura (2Mc 12,43-46)
Leitura do Segundo Livro dos Macabeus:
Naqueles dias, 43Judas mandou fazer uma coleta, recolhendo cerca de dez mil dracmas, que enviou a Jerusalém para que se oferecesse um sacrifício pelo pecado. Ação justa e nobre, inspirada na sua crença na ressurreição. 44Pois, se ele não esperasse que os soldados mortos haviam de ressuscitar, teria sido em vão e supérfluo rezar por eles. 45Considerava, porém, que aos que morrem piedosamente está reservada uma bela recompensa. 46Santo e piedoso pensamento este de orar pelos mortos. Por isso, ele ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres dos seus pecados.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Segunda Leitura
(Rm 6,3-4.8-9)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 3Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? 4Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. 8Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. 9Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho(Jo 12,23-26)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

TERCEIRA MISSA
Oração
OREMOS: Ó Deus, fizestes o vosso Filho único vencer a morte e subir ao céu. Concedei a vossos filhos e filhas superar a mortalidade desta vida e contemplar eternamente a vós, Criador e Redentor de todos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Primeira Leitura (Is 25,6a.7-9)
Leitura do Livro do profeta Isaías:
Naquele dia, 6ao Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. — Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Segunda Leitura (1Ts 4,13-18)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
13Irmãos: não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é a nossa fé —, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós, que formos deixados com vida para a vinda do Senhor, não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós, que formos deixados com vida, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Evangelho (Jo 14,1-6)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

MINHAS REFLEXÕES:
DENTRO DO CHAMADO MAIOR, QUE O PAI REALIZA NO DIA DE HOJE, A PLENITUDE DA VIDA E PLENITUDE DA ETERNIDADE, DA PÁSCOA CELESTIAL, DIRIJO-ME AOS MEUS IRMÃOS DE MODO TODO ESPECIAL, PARA REFERIR-ME AS MAIS SINCERAS CONDOLÊNCIAS, POR SEUS ENTES QUERIDOS, QUE COMO MEU AVÔ E PADRINHO DE BATISMO: LUIZ BEZERRA MACHADO, E AVÔ MATERNO, MANOEL VIEIRA MACHADO, JUNTAMENTE COM TANTOS OUTROS ENTES QUERIDOS NOS ANTECEDEM A CASA CELESTIAL, À PÁSCOA DEFINITIVA COM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, PARA QUE COMO NARRA NA SEGUNDA LEITURA DA TERCEIRA MISSA, DE HOJE, OS NOSSO ENTES ENTRARAM PARA O SONO DA MORTE, MAS SERÃO ELES QUE FORAM EM CRISTO SEPULTADOS NO BATISMO QUE IRÃO RESSUCITAR PRIMEIRO, ATÉ MESMO QUE A NÓS QUE ESTAMOS AQUI PRESERVADOS EM VIDA AGUARDANDO TAMBÉM O GRANDIOSÍSSIMO DIA DO SENHOR.
PORTANTO MINHAS SINCERAS E AMIGAS CONDOLÊNCIAS, A TODOS, QUE DE MANEIRA OU DE RAZÃO VARIADA, TEMOS HOPJE NOSSO ANJOS CELESTIAIS, A INTERCEDER EM VIDA PLENA POR CADA UM DE NÓS.
A VIDA PÁRA QUEM ACRFEDITA NÃO É UMA PASSAGEIRA ILUSÃO, MAS A MORTE SE TORNA BENDITA PORQUE ELE É NOSSA LIBERTAÇÃO. ( SAB, 3...).
É PRECISO OLHARMOS A PROSTA DE JESUS NO EVANGELHO CENTRAL DA MISSA DE Nº 3 AINDA, “NÃO SE PERTUBE O VOSSO CORAÇÃO NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS”. (JO 14, 6).
DIVERSAS SÃO AS PALAVRAS QUE HOJE PERCEBEMOS EM NOSSA REALIDADE ESPIRITUAL, COMO NO EVANGELHO DE SÃO JOÃO NA PRIMEIRA MISSA, QUANDO JESUS VAI A CASA DE MARTA E DE MARIA APRESENTAR AS CONDOLÊNCIAS PELA MORTE DE LÁZARO, MAS O SENHOR SE COLOCA LÁ EXATAMENTE COMO A RESSURREIÇÃO E A VIDA, BASTA AGORA QUE TENHAMOS FÉ. (JO 11, 21).
EM CADA PREÂMBULKO LITURGICO, TEMOS A PERCEPÇÃO DAS ORAÇÕES DE CADA CELEBRAÇÃO, VIVAMOS-A NESTE DIA COM ÊNFASE DE NOSSA FÉ.
QUE A SANTA EUCARISTIA, QUE É JESUS VIVO E RESSUCITADO, POSSA NOS OFERECER O DOM DA CONSOLAÇÃO.
QUE MARIA SANTÍSSIMA, QUE SEMPRE APONTA JESUS DESDE CANÁ DA GALILÉIA, COMO AQUELE QUE É O SALVADOR E COOPERADOR PARA NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA DE SALVAÇÃO E CONVERSÇÃO DO PECADO, POSSA TAMBÉM HOJE E SEMPRE, PELOS NOSSOS ENTES E NÓS, SER A MEDIANEIRA DA NOSSA SALLVAÇÃO.

LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-NBEATA MADRE TERES DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: