Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sábado, 13 de novembro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE 13.11.10

13 de novembro de 2010 — Sábado
32ª Semana Comum
IV SEMANA DO SALTÉRIO
SS ESTANISLAU KOSTKA –RELIGIOSO-
Formulário do 32º Domingo Comum
MEMÓRIA FACULTAVA À NOSSA SENHORA
(Cor Verde)

Da realidade da vida Jesus foi ensinando aos apóstolos, como o fato da viúva que procurava justiça recorrendo a um juiz, que não era temente a Deus. E ainda, por ser mulher pobre e viúva, era muito desprezada. Não se deu, porém, por vencida, e sua vitória veio por sua perseverança. Esse fato ensina-nos que devemos ser perseverantes em nossa fé, e permanecer firmes na adversidade. Sejamos, pois, perseverantes e misericordiosos uns com os outros.

Deus nos fala
Acolher bem é prática que mostra o tamanho de nosso amor e de nossa lealdade para com os outros. Deus rejeita a discriminação, a opressão e a injustiça. Os pobres sairão vencedores pela perseverança, como aquela pobre viúva.

Primeira Leitura (3Jo 5-8)
Leitura da Terceira Carta de São João.
5Caríssimo Gaio, é muito leal o teu proceder, agindo assim com teus irmãos, ainda que estrangeiros.6Eles deram testemunho da tua caridade diante da Igreja. Farás bem em provê-los para a viagem de um modo digno de Deus. 7Pois, por amor do Nome, eles empreenderam a viagem, sem aceitar nada da parte dos pagãos. 8A nós, portanto, cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Responsório (Sl 111)
— Feliz aquele que respeita o Senhor!
—Feliz aquele que respeita o Senhor!
— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!
— Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.
— Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!

Aclamação (2Ts 2,14)
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

Evangelho (Lc 18,1-8)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’
4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?
8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
— Palavra da Salvação.
—Glória a vós, Senhor.


O SANTO DO DIA:
13 de novembro - Santo Estanislau Kostka
( Roma, 1567) Pertencia a uma das mais nobres e ricas famílias da Polônia e estudava em Viena, em companhia de um irmão mais velho. Convidado a ingressar na Companhia de Jesus pela própria Santíssima Virgem, encontrou grandes dificuldades para atender ao chamado. Seu pai, embora católico, opôs-se inabalavelmente à vocação religiosa de Estanislau. Em Viena, o provincial da Companhia se dispôs a admiti-lo... desde que ele fosse autorizado pelo pai, pois era menor de idade. Conhecendo a obstinação paterna, Estanislau compreendeu que nunca obteria sua autorização. Aconselhou-se então com o Pe. Francisco Antônio, jesuíta português que era confessor da imperatriz, e fez um voto heróico: o de peregrinar pela Terra inteira, se necessário fosse, até encontrar uma casa da Companhia de Jesus que o quisesse aceitar sem a licença do pai. Fugiu ocultamente de Viena e caminhou a pé 700 km, despistando o irmão que o perseguia, à procura de São Pedro Canísio, superior dos jesuítas da Alemanha. Este o acolheu com bondade e o encaminhou a Roma, com uma carta de recomendação a São Francisco de Borja. Mais 800 km Estanislau caminhou a pé, até a Cidade Eterna. Lá, teve a alegria de ser aceito como noviço da Companhia, mas permaneceu nessa condição somente 9 meses, pois morreu, como desejava, na festa da Assunção de Nossa Senhora do ano de 1567. Não chegou a completar 17 anos de idade.

MINHAS REFLEXÕES:
CÂNTICO: LOUVOR E GLÓRIA A TI SENHOR CRISTO PALAVRA DE DEUS (...)
SIM, IRMÃOS (ÃS), CRISTO É A PALAVRA DE DEUS, VIVA E EFICAZ!
POR MEIO DE SEUS DÍSCIPULOS E DE SEUS APÓSTOLOS A SUA PALAVRA DA VERDADE E REPLETA DE MISERICÓRDIA, CHEGA ATÉ A NÓS EM NOSSO DIAS.
PRIMEIRA LEITURA, SÃO JOÃO NARRA SOBRE A LEALDADE DE GAIO.
ESSA LEALDADE É O REVESTIMENTO DO APÓSTOLO E DO DÍSCIPULO DE JESUS CRISTO.CADA UM DE NÓS EM COMUM, DEVEMOS SER CONVICTO DE QUE NESCESSITAMOS AGIR COM CLAREZA, SIMPLESCIDADE E COM MUITA LEALDADE NO ANÚNCIO DO REINO DE DEUS.SOMENTE ASSIM ODEREMOS REFLETIR NA VIDA DO NOSSO PRÓXIMO, COM O NOSSO TESTEMUNHO, AGINDO NA LEALDADE PODEMOS REFLETIR ASSIM A CARIDADE DIANTE DA IGREJA POVO DE DEUS.ISSO TUDO SOB O NOME DE JESUS CRIISTO, NOSSO SALVADOR.A NÓS CABE A ACOLHIDA E DE FORMA ESPECIAL, ACOLHER OS PECADORES, PAGÃOS, OS POVOS QUE ESTÃO A MARGEM OU QUE POR ALGUMA PARTICULARIDADE SINGULAR, AFASTARAM-SE DA CASA DO PAI.
ASSIM SEREMOS COOPERADORES DA VERDFADE.
NESTE SÁBADO ESTAMOS NOS UNINDO A MÃE E COMUNICADORA DA SALVAÇÃO, NOSSA SENHORA MARIA SANTÍSSIMA, PARA CONTARMOS COM ELA, EM FAVOR DE NÓS E DE NOSSO SERVIÇO, A MÃEZINHA DE NAZARÉ, VEM SEMPRE EM NOSSO AUXÍLIO.ASSIM PERCEBEMOS QUE É POR MEIO DO EQUILIBRIO DA LEALDADE QUE PODEREMOS COMO MARIA SANTÍSSIMA, REPETIR A CONFIRMAÇÃO DA PRIMEIRA LEITURA, COM O CÂNTICO DO SALMO DE HOJE:
“FELIZ ÀQUELE QUE RESPEITA O SENHOR”!
ESTE VIVE O CARINHO AS LEIS DE DEUS, PELA COMPASSIVADADE E MANSIDÃO A SUA LUZ QUE É CRISTO JESUS, BRILHARÁ NAS TREVAS DOS QUE ESTÃO NA INJUSTIÇA, NA RETIDÃO O HOMEM JAMAIS VACILARÁ. QUANDO MERGULHAMOS AGORA NO SANTO EVANGELHO DE SÃO LUCAS, VAMOS DEPARANDO-NOS LOGO, COM A SITUAÇÃO DE INJUSTIÇA, CAUSADA PELO JUIZ QUE NÃO TEMIA NEM A DEUS E NEM AOS HOMENS, ACOMETIDO ÀQUELA SIMPLES VIÚVA. UMA MULHER VIÚVA, QUE COMO MARIA SANTÍSSIMA, C HEIA DA ESPERANÇA DE DEUS, POR QUE NOSSA SENHORA TAMBÉM CONHEÇEU A VIUVEZ, MAS COMO ESTA SIMPLES VIÚVA, JAMAIS SE DESESPEROU, AO CONTRÁRIO SEMPRE DEU-NOS O ENSINAMENTO DE SUA ESPERANÇA EM DEUS.ESTA VIÚVA, PERSEVERANTE, ABALOU A INFIDELIDADE E O DESTEMOR DESTE JUÍZ INÍQUO.
3c “FAZE-ME JUSTIÇA CONTRA O MEU ADVERSÁRIO”! (LC 18, 3c).
ESSA FRASE, MEXEU COM A POSIÇÃO DAQUELE HOMEM, QUE MESMO SENDO UM JUÍZ, CHEGOU A UMA REFLEXÃO, E RECONHECEU MESMO QUE DEPOIS DE TANTA INSISTÊNCIA, MESMO QUE COM OS SEUS MEDOS, RESOLVEU AGIR COM JUSTIÇA POR ÀQUELE MULHER SIMPLES E VIÚVA. ELE MESMO SE DECLAROU NÃO TEMENTE A DEUS OU A HOMEM ALGUM, ( LC 18, 4-6)MAS A SUA AÇÃO MESMO SEM CONHECIMENTO DA VERDADEIRA JUSTIÇA, FEZ COM QUE DEUS MESMO RESPONDESSE POR JESUS CRISTO, NAQUELE MOMENTO:
6 “ESCUTAI O QUE DIZ ESTE JUIZ INJUSTO. 7a E DEUS NÃO FARÁ JUSTIÇA AOS SEUS ESCOLJIIDOS”. (LC 18, 6-7ª).
DEUS AGE RTAPIDAMENTE COM SUA JUSTIÇA, AOS SEUS ESCOLHIDOS. SOMOS NÓS QUE AS VEZES NÃO TEMOS SABEDORIA, OU PACIÊNCIA PARA COMPREENDERMOS O TEMPO DE DEUS, E PARA ENTERMOS A SUA VONTADE PARA CADA UM DE NÓS.
POR ISSO NOSSO FALICIDADE, ESTA EM EXERCITARMOS A NOSSA FÉ.
A FÉ É E SEMPRE SERÁ A CONDIÇÃO PARA NOSSA SALVAÇÃO E SANTIDADE.
A SANTIDADE HOJE SIGNIFICA TERMOS UM CORAÇÃO ENORME, QUE DEIXA CONDUZIR PELO ESPÍRTO SANTO, COMO MARIA SANTÍSSIMA SEMPRE O FEZ.
QUE DEUS SEJA LOUVADO!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SEK-SANTO ESTANISLAU KOSTGA.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DEUS NOS ILUMINE!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: