Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE 29.10.10

QUINTA FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2010
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS NARCISO –BISPO-

LITURGIA DIÁRIA::
Primeira leitura (Filipenses 1,1-11)
Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum

A- A+

Início da Carta de São Paulo aos Filipenses.

1Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os seus bispos e diáconos; 2graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3Dou graças ao meu Deus, todas as vezes que me lembro de vós. 4Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, 5por causa da vossa comunhão convosco na divulgação do evangelho, desde o primeiro dia até agora.6Tenho certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus. 7É justo que eu pense assim a respeito de vós todos, pois a todos trago no coração, porque, tanto na minha prisão como na defesa e confirmação do Evangelho, participais na graça que me foi dada. 8Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. 9E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, 10para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo,11cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 110)
Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum

A- A+

— Grandiosas são as obras do Senhor!
— Grandiosas são as obras do Senhor!

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.
— Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

Evangelho (Lucas 14,1-6)
Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Narciso
29 de Outubro

A- A+

O santo de hoje, São Narciso, foi Bispo de Jerusalém e, quando se deu tal fato, devia ter quase cem anos de idade. Narciso não era judeu e teria nascido no ano 96. Homem austero, penitente, humilde, simples e puro, sabe-se que presidiu com Teófilo de Cesareia a um concílio onde foi aprovada a determinação de se celebrar sempre a Páscoa num Domingo.

Eusébio narra que em certo dia de festa, em que faltou o óleo necessário para as unções litúrgicas, Narciso mandou vir água de um poço vizinho, e com sua bênção a transformou em óleo. Conta também as circunstâncias que levaram Narciso a demitir-se das suas funções.

Para se justificarem de um crime, três homens acusaram o Bispo Narciso de certo ato infame. "Que me queimem vivo - disse o primeiro - se eu minto". "E a mim, que me devore a lepra", disse o segundo. "E que eu fique cego", acrescentou o terceiro. O desgosto de ser assim caluniado despertou em Narciso o seu antigo desejo pelo recolhimento e, por isso, sem dizer para onde ia, perdoou os caluniadores e saiu de Jerusalém em direção ao deserto. Considerando-o definitivamente desaparecido, deram-lhe por sucessor a Dio, ao qual por sua vez sucederam Germânio e Górdio. Todavia, os três caluniadores não tardaram a sofrer os castigos que em má hora tinham invocado, pois o primeiro pereceu num incêndio com todos os seus, o segundo morreu de lepra e o terceiro cegou à força de tanto chorar o seu pecado.

Alguns anos depois, Narciso reapareceu na cidade episcopal. Nunca tinha sido posta em dúvida a santidade do seu procedimento.; por isso, foi com imensa alegria que Jerusalém recebeu seu antigo pastor. Segundo diz Eusébio, continuou Narciso a governar a diocese até a idade de 119 anos, auxiliado por um coadjutor chamado Alexandre. Faleceu cerca do ano de 212.

São Narciso, rogai por nós!

Jesus tem um amor preferencial
Jesus encontra-se na casa de fariseus e aí está, para tomar refeição com eles. Interroga-os acerca da atitude de se curar alguém em dia de sábado ou não. Mediante o solêncio deles, Jesus toma o enfermo e cura-o na presença de todos. Jesus Tem um amor preferencial pelo doentes, marginalizados, excluídos… da salvação.
Por que essa preferência de Jesus pelos marginalizados da salvação? “Não têm necessidade de médicos os sãos, mas os doentes. Ide, aprendei o que significam essas palavras: Eu quero misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,12b-13). Eis aqui a explicação da conduta de Jesus e o substrato de todo o Seu ministério de encarnação na raça humana, a razão de toda a Sua vida e do Seu Evangelho, a finalidade da Sua morte e ressurreição.
Jesus provoca intencionalmente o escândalo dos puritanos tomando partido dos pecadores para mostrar a misericórdia de Deus, que os acolhe e perdoa como o pai do filho pródigo o faz. Mais ainda: avisou aos chefes religiosos do povo judeu de que publicanos e prostitutas lhes antecederiam no caminho do Reino de Deus. De fato, foram os pecadores e ignorantes, os pequenos e os pobres, os doentes e os marginalizados que captaram a mensagem libertadora de Cristo melhor que os justos e os sábios, os grandes e os entendidos.
Ninguém, pois, deve escandalizar-se; porque a misericórdia de Deus não é cumplicidade e laxismo permissivo, mas procura do homem para o promover e o redimir. Mateus era um marginalizado da salvação e um discriminado social, como o são hoje tantos homens e mulheres. Não obstante, ou precisamente por isso, Cristo dignifica-o e restabelece-o na sua condição de pessoa e de filho de Deus com o voto de confiança que supôs o convite do “segue-me”. Sugestão que, por certo, contava com todos os pressupostos em contrário. Mas para o Senhor a pureza religiosa autêntica não é a legal, mas a conversão ao amor, à piedade e à misericórdia.

MINHAS REFLEXÕES:

NA SANTA LITURGIA DESTA MANHÃ, VOU INICIANDO MEU OU MELHOR NOSSO DIÁLOGO COM DEUS, TRAZENDO O MONTANTE DO QUE REFERE-SE A CENTRALIDADE DA PALAVRA DE DEUS, EM TESE DA PRIMEIRA LEITURA COM A CARTA DE SÃO PAULO À COMUNIDADE DE FILIPOS.
PAULO SE CVOLOCA EM ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS E DE LOUVOR A DEUS, DEUS DA VIDA, POR LEMBRAR-SE DE VÓS EM SUAS ORAÇÕES PESSOAIS.

COMO É BOM, PODERMOS REZAR PELO NOSSO PRÓXIMO!
COMO É AGRADÁVEL VIVER EM PERFEITA HARMONIA DE COMUNHÃO A DEUS, E DE PERFEITA HARMONIA COM NOSSO PRÓXIMO.
ATRAVÉS DA PALAVRA DO EVANGELHO, ENCURTAMOS OS CAMINHOS, AS DISTÂNCIAS, CRENÇAS, NÓS MERGULHAMOS NA AÇÃO MISERICORDIOSA DE JESUS CRISTO, QUE VEIO JUSTAMENTE PARA FAZER O BEM AOS MENOS FAVORECIDOS, DOENTES, POBRES E MARGINALIZADOS.
EIS ENTÃO O AMOR PREFERÊNCIALÇ DE JESUS CRISTO, POR TODOS NÓS.
PAULO REFERE-SE QUE NA ORAÇÃO CHEGA A SENTIR SAUDADES, DAQUELES A QUEM LHES CONFIAM SUAS VIDAS, PARA QUE NA ESPIRITUALIDADE ELE POSSA SER INTERCEDOR E FORMADOR.
CENTRANDO É CLARO, SEMPRE O BEM MAIOR QUE A VONTADE DE DEUS CRIADOR DE TODAS AS COISAS, POR MEIO DO ANÚNCIO DE JESUS CRISTO, EM SEU EVANGELHO.
ASSIM JÁ CANTA O SALMISTA:
“GRANDIOSAS SÃO AS OBRAS DO SENHOR”!
O EVANGELHO, VAMOS PERCEBENDO QUE JESUS FAZ SUA ESCOLHA, ELE BUSCA CLARAMENTE, OS MARGINALIZADOS, OS HIDRÓPICOS, COXOS, DOENTES, MENOS FAVORECIDOS, EXATEMENTE PORQUE JESUS CRISTO, QUER, MOSTRAR QUE O QUE REGE A VIDA É A LEI DO AMOR E DA MISERICÓRDIA, DO PERDÃO, DA CONVERSÃO, DA VIDA NOVA!
NÃO PRECISA ESCANDALIZAR-SE PORQUE O SENHOR VAI A CASA DE UM FARISEU E EM DIA DE SÁBADO OPERA ALI O MILAGRE, EM UM HOMEM HIDRÓPICO, QUE SUA MÃO SECA, E ESTE PASSA A SEGUÍ-LO.
A LEI FARISAICA ERA QUE NESCISSITAVA DE UMA REFORMA ACENTUADA E URGENTE.
MAS JESUS CRISTO, NÃO PARA DIANTE AS OBJEÇÕES DOS FARISEUS, DOS PUBLICANOS, DOS HIVEUS, DOS ITEUS, AO CONTRÁRIO, ELE SEGUE CURANDO, ELE SEGUE MISERICORDIANDO PELA LEI DO AMOR E DA MISERICÓRDIA.
A PALAVRA DIZ:
ELES NÃO FORAM CAPAZES DE COMPREEENDER ESTE FATO.
AGORA EU E VOCÊ QUE CONHECEMOS A V ERDADE E QUE DEIXAMOS A VCERDADE NOS LIBERTAR, NESCISSITAMOS TESTEMUNHAR E TESTEMUNHAR COM NOSSA PROÓPRIA VIDA.
QUE DEUS EM SUA ONIPOTÊNCIA, ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA, POSSA CADA VEZ MAIS, NOS MOSTRAR E NOS INDICAR SEMPRE O CAMINHO DA CARIDADE E DA MANSIDÃO.
ASSIM SEJA.
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SNB-SÃO NARCISO-BISPO-
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM.
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: