Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

domingo, 24 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE 24.10.10

DOMINGO, 24 DE OUTUBRO DE 2010
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS ANTONIO MARIA CLARET -BISPO-
DIA MUNDIAL DAS MISSÕES
TEMA: O SENHOR RECONCILIOU O MUINDO EM CRISTO

LITURGIA DIÁRIA:
Primeira leitura (Eclesiástico 35,15b-17.20-22a)
Domingo, 24 de Outubro de 2010
30º Domingo do Tempo Comum

A- A+

Leitura do livro do Eclesiástico.

15bO Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. 16Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; 17jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas.
20Quem serve a Deus como ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens. 21A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, 22afaça justiça aos justos e execute o julgamento.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (2º Timóteo 4,6-8.16-18)
Domingo, 24 de Outubro de 2010
30º Domingo do Tempo Comum

A- A+

Leitura da segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo: 6Quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.
8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.
16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta.
17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.
18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 33)
Domingo, 24 de Outubro de 2010
30º Domingo do Tempo Comum

A- A+

— O pobre clama a Deus e ele escuta:/ o Senhor liberta a vida dos seus servos.
— O pobre clama a Deus e ele escuta:/ o Senhor liberta a vida dos seus servos.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!
— Mas ele volta a sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança./ Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta.
— Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera.

Confira: sugestão de melodia e cifra do salmo deste dia

Evangelho (Lucas 18,9-14)
Domingo, 24 de Outubro de 2010
30º Domingo do Tempo Comum

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros:
10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.
11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’
14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo Antônio Maria Claret
24 de Outubro

A- A+

O santo lembrado hoje foi de muita importância para a Igreja que guarda o testemunho de sua santidade, que mereceu a frase do Papa Pio XI que disse: "Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, como apóstolo infatigável". Nasceu em 1807 em Sallent (Província de Barcelona - Espanha), ao ser batizado recebeu o nome de Antônio João, ao qual ele veio depois acrescentar o de Maria como sinal de sua especial devoção à Santíssima Virgem: "Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo".

Antônio Maria ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos, quando entrou para o seminário de vida, pois almejava um sacerdócio santo e como padre desejou consagrar-se nas difíceis missões da Espanha. Ao ver a pobreza dos missionários e as portas se abrindo, Antônio Maria, com amigos, tratou de fundar a "Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria", conhecidos como Claretianos.

O Carisma era evangelizar todos os setores, por meio da caridade de Cristo que constrangia, por isso dizia: "Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!" Mal tinha fundado a Congregação, o Espírito o nomeou para Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos, conta-se que ao chegar às terras cubanas foi logo visitar e consagrar o apostolado à Nossa Senhora do Cobre.

Com os amigos o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret, evangelizou milhares de almas, isto através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras. Fundador das Religiosas de Maria Imaculada, voltou a Espanha, também tornou-se confessor e conselheiro particular da rainha Isabel II; participou do Concílio Vaticano I, e ao desviar-se de calúnias retirou-se na França onde continuou o apostolado até passar pela morte e chegar na glória em 24 de outubro de 1870.

Foi beatificado em 1934 pelo Papa Pio XI e canonizado por Pio XII em 1950. Pelo seu amor ao Imaculado Coração de Maria e pelo seu apostolado do Rosário, tem uma estátua de mármore no interior da Basílica de Fátima.

Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES:
NO DIA EM QUE SOMOS CONVIDADOS E NÃO APENAS A ISSO, MAS QUE SOMOS CONVOCADOS A EXPOR-MOS NOSSOS DONS A SERVIÇO DA COMUNIDADE, VIVENCIAMOS TAMBÉM O DONM DA GRAÇA DA INFÂNCIA MILIONÁRIA,
É ASSSIM QUE SOMOS CHAMADOS A TRASNPOR-MOS A NOSSA AÇÃO MISSIONÁRIA, NESTE DIA NACIONAL DAS MISSÕES.
POIS SABEMOS QUE DEUS QUER RECONCILIAR O MUNDO EM QUE VIVEMOS POR MEIO DE NOSSO ANÚNCIO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEU FILHO UNIGÊNITO E POR MEIO DA AÇÃO SALVIFÍCA DO ESPÍRITO SANTO SANTIFICADOR.
EM ECLESIÁSTICO, NA PROIMEIRA LEITURA, PERCEBEMOS COMO O PAI MANIFESTA POR MEIO TAMBÉM DE JESUS CRISTO, MAS SEMPRE LEVANDO A INTERCESSÃO DE MARIA SANTÍSSIMA, SEU AMOR PARA CONOSCO, POIS ELE É UM JUIZ QUE NÃO DISTINGUI PESSOAS.
ASSIMTEMOS A CERTEZA DE QUE NOSSA ORAÇÃO, ULTRAPASSA AS NUVENS, E CHEGA A DEUS, E ANTES DE TUDO É ACOLHIDA.
POR ISSO MESMO O SAMISTA PROCLAMA NO SALMO 33:
-“O POBRE CLAMA A DEUS E ELE ESCUTA: O SENHOR LIBERTA A VIDA DE SEUS SERVOS.”
NA SEGUNDA LEITURA LEITURA O APÓSTOLO PAULO VEM NOS APRESENTAR A DINÂNMICA DE QUE PERSEVERA POR MEIO DA FÉ.
“COMBATÍ O BOM CONBATE, COMPLETEI A CORRIDA, GUARDEI A FÉ.”
POIS É O SENHOR DEUS, QUE SEMPRE ESTAR AO NOSSO LADO, QUEM NOS IMPULSINA POR MEIO DE SEU SANTO ESPÍRITO, E QUEM SEMPRE NOS DAR EM CRISTO JESUS AS FORÇA NESCESSÁRIA, PARA LUTARMOS ANTES AS ADVERSIDADES.
O SANTO EVANGELHO, CATEQUESI-NAS A FORMA PRÓPRIA E AMANEIRA DE FALARMOS A DEUS, A ORAÇÃO QUE É REALMENTE UM ATO DE DIÁLAGO, ÍNTIMO COM DEUS, CLAMATIVA, NÃO PRECISA EM NENHUM INSTANTE QUE A NOSSA ORAÇÃO APRESENTE UMA TÉCNICA COMO QUE COBRATIVA OU QUE QUEIRA IMPOR O QUE SOMOS OU QUE FAZEMOS OU SE MERECEMOS COMO FAZ O FARISEU. NOVAMENT O PUBLICANO, APRENSENTA-SE FAVORÁVEL EM SUA ORAÇÃO, E COLOCA-SE COMO ÀQUELE, QUE NÃO SABE ORARA, NÃO SABE PEDIR, MAS EM SUA CONFERSA ABERTA, FRANCA, SILENCIOSA A DEUS, ELE O AGRADA E VOLTA PARA SUA CASA JUSTIFICADO.
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM HOMEM OU UMA MULHER JUSTIFICADO A DEUS!
ISSO BASTA.
AMÉM.

Postado por: padrepacheco
outubro 24th, 2010
A+A-
1tweetretweet
Neste final de semana, o grande tema da liturgia é acerca da oração. Jesus conta uma parábola, para nos explicar o comportamento que devemos ter para com Deus, pois Ele acolhe com amor e misericórdia, somente aqueles que se aproximam com o coração sincero e livre, reconhecendo suas misérias, sem busca de sustificação pelo que se faz de bom. Nas atitudes, devemos ser como o fariseu - íntegros e corretos, mas na oração, devemos ser como o publicano, ou seja, alma aberta, transparente diante de Jesus.
Mas precisamos confessar uma coisa: não é fácil rezar! Aliás, rezar é uma das coisas mais difíceis para o cristão, simplesmente pelo fato de trazermos, dentro de nós, fruto do pecado original, uma indisposição para rezar. Todavia, é fundamental que venhamos, num primeiro momento, entender o que, verdadeiramente, significa oração. O que é oração?
Para responder a esta pergunta, somo convidados a recorrer a definição de Santa Tereza D’Avila acerca da oração: oração é um diálogo entre duas pessoas que se amam. Ana, a mãe de Ismael (1Sm 1,1ss) também traz uma definição espetacular do que é oração, quando interpelada pelo sacerdote Eli, quando a questiona sobre sua atitude – aparentemente – estranha no templo: meu senhor, eu simplesmente derramo a minha alma na presença do Senhor. A atitude dos maiores homens e mulheres da Sagrada Escritura também nos mostram sobre o que é oração, pois sempre tiveram a coragem de rasgar as vestes na presença de Deus, ou seja, tinham a coragem de rasgar o coração, arrancar as mascaras e desnudarem-se diante de Deus, numa profunda transparência e verdade diante do Pai. Isso é oração!
Ora, se oração é intimidade diante de Deus, é rasgar o coração diante D’Ele, é derramar a alma sobre Ele, aqui está o grande motivo pelo qual não conseguimos rezar. Por quê? Porque somos acostumados a ir para a oração e querer colocar máscaras diante de Deus, pois achamos que Ele vai nos atender se formos bonzinhos, pois o mundo só nos aceita os bonzinhos, aqueles que não possuem dificuldades; então para ser aceito pelas pessoas, eu preciso disfarçar minhas misérias e pecados; o mesmo comportamento temos diante de Deus. Aqui está o ponto pelo qual não somos atendidos por Deus: queremos usar máscaras diante de Deus.
Os Padres do Deserto vão dizer que, a alma da oração não é a piedade – estar inteiro na oração; isso é conseqüência da oração. A alma da oração não é a fidelidade – todos os instantes, momentos e dias, estou em oração; isso é conseqüência. Para os Padres de Deserto, a alma da oração é a verdade, ou seja, tudo aquilo que está dentro de mim, que não tenho a coragem de partilhar com ninguém. Aliás, o Senhor quer conversar neste diálogo de amor – a oração – acerca de tudo aquilo que não veio D’Ele, ou seja, nossa miséria, nosso pecado.
Tudo aquilo que temos de bom, de virtudes e talentos em nós, na oração o Senhor quer que, no máximo, venhamos a agradecer e colocar tudo isso a serviço dos irmãos. O que Ele quer conversar conosco é sobre aquilo que não veio D’Ele: nossas misérias, nossos pecados, nossas feridas, pois Ele quer transformar, tudo isso, em carisma, em dom, em vida para a vida dos outros. Para isso, é preciso rasgar o coração e suplicar com confiança, pois a confiança é a mãe da oração; a confiança é este vaso que colhe a misericórdia de Deus que se derrama do Coração Misericordioso de Jesus, do Seu lado aberto da cruz redentora.
Padre Pacheco,
Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário: