Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 26 de outubro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE: 26.10.10

TERÇA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2010
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS EVARISTO -PAPA-

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira leitura (Efésios 5,21-33)
Terça-Feira, 26 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum


A- A+


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 21vós, que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 127)
Terça-Feira, 26 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum


A- A+


— Felizes todos os que respeitam o Senhor!
— Felizes todos os que respeitam o Senhor!

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


Evangelho (Lucas 13,18-21)
Terça-Feira, 26 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Luís Orione
26 de Outubro


A- A+

O Papa João Paulo II, em 1980, colocou diante dos nossos olhos um grande exemplo de santidade expressa na caridade: Luís Orione.

Nasceu em Pontecurone, um pequeno município na Diocese de Tortona, no Norte da Itália, no dia 23 de junho de 1872. Bem cedo percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio. Ao entrar no Oratório, em Turim, recebeu no coração as palavras de São Francisco de Sales lançadas pelo amado São João Bosco: "Um terno amor ao próximo é um dos maiores e excelentes dons que a Divina Providência pode conceder aos homens".

Concluiu o ginásio, deixou o Oratório Salesiano, voltou para casa e depois entrou no seminário onde cursou filosofia, teologia, até chegar ao sacerdócio que teve como lema: "Renovar tudo em Cristo".

Luís Orione, sensível aos sofrimentos da humanidade, deixou-se guiar pela Divina Providência a fim de aliviar as misérias humanas.

Sendo assim, dedicou-se totalmente aos doentes, necessitados e marginalizados da sociedade. Também fundou a Congregação da "Pequena Obra da Divina Providência". Em 1899, Dom Orione deu início a mais um Ramo da nova Congregação: os "Eremitas da Divina Providência".

Em 1903, Dom Orione recebeu a aprovação canônica aos "Filhos da Divina Providência", Congregação Religiosa de Padres, Irmãos e Eremitas da Família da Pequena Obra da Divina Providência. A Congregação e toda a Família Religiosa propunha-se a "trabalhar para levar os pequenos os pobres e o povo à Igreja e ao Papa, mediante obras de caridade".

Dom Orione teve atuação heróica no socorro às vítimas dos terremotos de Reggio e Messina (1908) e da Marsica (1915). Por decisão do Papa São Pio X, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Messina por 3 anos. Vinte anos depois da fundação dos "Filhos da Divina Providência", em 1915, surgiu como novo ramo a Congregação das "Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade", Religiosas movidas pelo mesmo carisma fundacional.

O zelo missionário de Dom Orione cedo se manifestou com o envio de missionários ao Brasil em 1913 e, em seguida, à Argentina, ao Uruguai e diversos países espalhados pelo mundo. Dom Orione esteve pessoalmente como missionário, duas vezes, na América Latina: em 1921 e nos anos de 1934 a 1937, no Brasil, na Argentina e no Uruguai, tendo chegado até ao Chile. Foi pregador popular, confessor e organizador de peregrinações, de missões populares e de presépios vivos. Grande devoto de Nossa Senhora, propagou de todos os modos a devoção mariana e ergueu santuários, entre os quais o de Nossa Senhora da Guarda em Tortona e o de Nossa Senhora de Caravaggio; na construção desses santuários será sempre lembrada a iniciativa de Dom Orione de colocar seus clérigos no trabalho braçal ao lado dos mais operários civis.

Em 1940, Dom Orione atacado por graves doenças de coração e das vias respiratórias foi enviado para Sanremo. E ali, três dias depois de ter chegado, morreu no dia 12 de Março, sussurrando suas últimas palavras: "Jesus! Jesus! Estou indo."

Vinte e cinco anos depois, em 1965, seu corpo foi encontrado incorrupto e depositado numa urna para veneração pública, junto ao Santuário da Guarda, em Sanremo na Itália.

O Papa Pio XII o denominou "pai dos pobres, benfeitor da humanidade sofredora e abandonada" e o Papa João Paulo II depois de tê-lo declarado beato em 26 de outubro de 1980, finalmente o canonizou em 16 de maio de 2004.

São Luís Orione, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES:

A SANTA LITURGIA, VEM PARA NÓS NO DIA DE HOJE, COM AÇÃO MUITO IMPORTANTE, A QUESTÃO DO MATRIMONIO, QUANDO JÁ NA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS, RELATA SOBRE A UNIÃO CONJUGAL, O RESPEITO E O AMOR DO ESPOSO PARA COM A SUA ESPOSA COMO CRISTO JESUS, AMA A SUA IGREJA.
ASSIM O ESPOSO DEVE BUSCAR A SANTIDADE EM SUA ESPOSA COMO BUSCA PARA O SEU CORPO. JESUS TRATA ASSIM A SUA IGREJA, COMO MEMBRO DE SEU CORPO.
O SALMISTA VEM DERRAMAR SOBRE NÓS A EXPRESSÃO:
"FELIZ TODOS OS QUE RESPEITAM O SENHOR!"
O SANTO EVANGELHO VEM NOS COLOCAR QUE A PEQUENEZ, PODE TORNAR GRANDE A GRAÇA DE DEUS, NA MEDIDA EM QUE AGIMOS EM NOSSO DIA-A-DIA, PELA AÇÃO SALVIFÍCA EM PROOL DO AMOR MISERICORDIOSO, COMO O EXEMPLO D PEQUENA SEMENTE DE MOSTARDA, QUE TÃO PEQUENA LANÇADA A TERRA, TORNA-SE UM ARBUSTRO CAPAZ DE ABRIGAR AS AVES DO CÉU, QUE EM SEUSA RAMOS VEM FAZER NINHOS. OUTRA QUESTÃO É A DO CRSCIOMENTO A MEDIDA, O FERMENTO, QUE COLOCADO NA MASSA A MEDIDA CORRETA, LEVA O BOLO AO SEU CRESCIMENTO IDEAL.
ASSIM SOMO NÓS, PRECISAMOS CRESCER NO REINO DE DEUS A MEDIDA DE NOSSAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS EM SEU AMOR MISERICORDIOSO.
AMÉM.
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TWERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SEP-SANTO EVARISTO -PAPA-
SLO-SÃO LUIS ORIONE.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOISSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-06:54 HS-

Nenhum comentário: