Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE: 11.10.10

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO DE 2010
28ª SEMANA DO TEMPO COMUM
III SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS ALEXANDRE SAULI -BISPO-
9º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

LITURGIA DA PALAVRA/REFLEXÕES:


Primeira leitura (Gálatas 4,22-24.26-27.31-5,1)
Segunda-Feira, 11 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum


A- A+



Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 4,22está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 26Porém, a Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe. 27Pois está escrito: “Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida”. 31Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 5,1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 112)
Segunda-Feira, 11 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum


A- A+



— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!
— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está cima das nações, sua glória vai além dos altos céus.
— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.



Evangelho (Lucas 11,29-32)
Segunda-Feira, 11 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum


A- A+



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


SANTO DO DIA:

Santo Alexandre Sauli
11 de Outubro


A- A+


Santo Alexandre Sauli nasceu em Milão no ano de 1530. Desde a infância foi cumulado com as mais abundantes bênçãos do céu. Consagrou-se sem reserva ao serviço de Deus na Congregação dos Barnabitas. Entregou-se com zelo ao ministério da Palavra e da Reconciliação, mortificando o corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias; e nem o cargo de professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia, fez Alexandre abandonar o ministério da Palavra e do Confessionário. Comunidades inteiras se colocaram sob a sua direção espiritual para aprender de tão abalizado mestre os meios para chegar à perfeição.

Ainda não tinha 32 anos quando foi eleito Superior Geral da Ordem. A capacidade com que desempenhou este cargo deu novo esplendor ao Instituto. Foi nomeado Bispo da Igreja de Aléria, na Ilha de Córsega, em 1570 pelo Papa Pio V.

O novo Bispo, apenas sagrado por São Carlos Borromeo, partiu com três padres da sua Ordem para o rebanho que o Senhor lhe confiara. Chegando em Aléria, encontrou nesta diocese inúmeras dificuldades: por toda a parte teve de cortar abusos, abolir costumes escandalosos, fundar igrejas e levantar as que estavam em ruínas, e prover à decência do culto. Necessitou de estabelecer colégios e fundar seminários onde se pudesse formar a juventude. Seus constantes trabalhos não lhe impediam os jejuns contínuos e a rigorosa abstinência. Apesar de seus poucos rendimentos, o santo Bispo não deixava de dar esmolas abundantes.

A veneração em que era tido o santo apóstolo de Córsega, levou as cidades de Trotona e de Gênova a pedi-lo para seu pastor, mas ele de modo nenhum queria deixar a sua primeira diocese, à qual tinha profunda afeição. No entanto, em 1591, teve de obedecer às ordens do Papa Gregório XIV, que o nomeou Bispo de Pavia. Uma vez ali, Santo Alexandre empreendeu logo a visita da sua nova diocese.

Contudo, Santo Alexandre adoeceu gravemente vindo a falecer a 11 de outubro de 1592. Atestaram a sua santidade diferentes milagres. Foi beatificado em 1741 pelo Papa Bento XIV e canonizado em 1904 por São Pio X.

Santo Alexandre Sauli, rogai por nós!



HOMILIA DE UM SACERDOTE:


Saborear o Sinal e os sinais
Postado por: padrepacheco
outubro 11th, 2010
A+A-1
tweet
retweet

Os escribas e fariseus pedem um sinal para Jesus, um milagre, para se certificarem de que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus Pai; eles não acreditavam nisso e, pior, não se abriam para a graça, para a experiência com o Messias.

Por mais surpreendente que pudesse ser o milagre, nenhum seria capaz de convencê-los, pois estavam totalmente fechados à experiência. Tamanho fechamento era que Jesus “apelou” em comunicar o maior milagre e sinal – depois d’Ele próprio, pois Ele é o sinal por excelência – que iria realizar: a Sua Ressurreição, apos três dias no ventre da terra, como Jonas esteve três dias dentro da baleia.

Nada é surpreendente ao que não quer crer; aquele que não quer acreditar nada sinaliza. Em contrapartida, aqueles que se abrem para a graça, para a experiência com o Senhor, são capazes de vir de longe – como a rainha de Sabá – e experimentar a maior graça na vida: a graça da conversão.

Devemos nos perguntar, seriamente, algo muito importante: se Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre, por que não estamos experimentando tamanhos milagres e sinais na nossa vida hoje? Será que Jesus deixou de realizar as grandes maravilhas? Não! O problema é que nos encontramos num total fechamento ao maior Sinal, que é o próprio Senhor, a exemplo dos fariseus e escribas. Só vê, presencia e saboreia milagre quem é simples, quem passa a ver a vida através da ótica de Jesus; quem olha com o olhar de Cristo, nunca presenciará somente a cruz, mas a ressurreição que está além da cruz e do sofrimento; quem vê bem, vê com o olhar do coração, pois a essência, o milagre e o sinal só podem ser vistos com o olhar do coração; ele é invisível aos olhos.

Onde se encontra o nosso olhar? É no Senhor, na Sua vontade? É nos irmãos com o intuito de servi-los e amá-los? Ou o nosso olhar está preso ao nosso umbigo? Às nossas coisinhas, aos nossos probleminhas? Quem olha para si e não para os outros, a começar pelo Senhor, nunca conseguirá enxergar a vida com a beleza que ela possui! Por isso, nunca conseguirá presenciar e saborear os grandes milagres, que humanamente falando, sempre são tão pequenos.

O teu corpo, o meu corpo, é uma ressonância de milagres. Quem bombeia o teu coração? Quem fez você acordar nesta manhã? Como pode tudo funcionar desta forma no teu organismo? Quem projetou isso? Saiamos de nós, dos nossos melindres e murmurações e partamos para um olhar mais profundo e maduro acerca da vida e das maravilhas que nos circundam. Quanta murmuração acerca da vida, das pessoas… desinstale-se! Tome posse e entre em comunhão definitiva com o grande Sinal – que é Cristo – para poder saborear os sinais à nossa volta, pois nenhum sinal nos será dado mais! Coragem!

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS:

LOUVOR E GLÓRIA SEJAM REVERENCIADAS DIARIAMENTE AO SENHOR NOSSO NOSSO DEUS.
A SANTA LITURGIA DE HOJE NOS REVELA COMO DEUS, MANIFESTA OS SEUS SINAIS AO HOMEM.
POR MEIO DE SUA BONDADE INFINITA E DE SEU AMOR MISERICORDIOSO, DEUS REVELA-SE PARA A HUMNANIDADE.
DAI A NOSSA FÉ, FUNCIONA COMO A JANELA DE NOSSO CORAÇÃO, QUE ABRE-O A ESTESW SINAIS, RECEBENDO DO PRÓPRIO DEUS, CRIADOR ONIPOTENTE, OPNIPRESENTE E ONISCIENTE DO UNIVERSO, DOS HOMENS DOS ANIMAIS E DE TODAS AS COISDA VISÍVEIS E INVISÍVEIS, O SEU SINAL MAIOR QUE É JESUS CRISTO, SEU FILHO UNIGÊNITO.
NÃO HÁ MAIOR SINAL DE DEUS PARA NÓS QUE O DE SEU FILHO E DE SUA PALAVRA REMISSOSSA E REDENTORA EM NOSSAS VIDAS.
ASSIM VAMOS RENOVANDO A ESTA EXPERIÊNCIA, COM OS EXEMPLOS QUE PERCEBEMOS COMO O DE NOSSO SANTO HOJE, SANTO ALKEXANDRE SAULI, QUE VIVEU TAMBÉM UMA GRANDE ENTREGA DE SUA VIDA POR CAUSA DO REINO DOS CÉUS.
LEIA TAMBÉM AS PALAVRAS DA HOMILIA DE PADRE PACHECO DA CANÇÃO NOVA, ELE INICIA DIZENDO E SE REFERENCIANDO AOS FARISEUS, QUE NÃO QUEREM UM SINAL DE DEUS, DE JESUS CRISTO, PARA ADORÁ-LO, MAS ESTES QUEREM PÔ-LO A PROVA E ENCONTRAR RAZÕES PARA ESCARNECÊ-LO.
JESUS É VERDAREIRAMENTE O MESMO DE ONTEM, HOJE E DE SEMPRE, E DELE NÃO NESCESSITAMOS COBRAR MAIS NEM OUTRO TIPO DE SINAL.
A PRIMEIRA LEITURA, VAI NARRA O EPISÓDIO DE ABRAÃO QUE TEVE DOIS FILHOS, O PRIMEIRO FILHO DE AGAR A ESCRAVA, POR ISSO ESTE FILHO É CONSIDERADO COMO QUE O FILHO DA ESCRAVIDÃO OU MELHOR ELE REPRESENTA A ESSA SITUAÇÃO, O SEU SEGUNDO FILHO, NASCIDO DA PROMESSA DE REBECA ISAC, ESSE VAI REPRESENTAR O FILHO DA LIBERDADE, ISTO É, A PRÓPRIA VIDA RENOVADA EM CRISTO JESUS.
O SALMISTA É CLARO AO CANTAR:
"BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR AGORA E PARA SEMPFRE"!
ASSIM CONCLUO A ESTA REFLEXÃO PROCLAMANDO:
DIANTE DOS FATOS DA VIDA, EIS QUEM É MAIOR QUE ESTES SINAIS, JESUS CRISTOS, EM SUA PALAVRA.
AMÉM!
LSNSJC-LOUVQADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE!
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ!
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS!
SASB-SANTO ALEXANDRE SAULI-BISPO-!
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!
ATGENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: