Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LITURTGIA DE 01.11.13


SEXTA-FEIRA, 01  DE NOVEMBRO DE 2013
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
IIª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
SOLENIDADES DE TODOS OS SANTOS (TRANSFERIDA PARA DOMINGO 03.11.13).
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 1não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência: 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça.
4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos – Deus bendito para sempre! – Amém!


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 147)
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.
— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Lc 14,1-6)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

01NOV2013

Que nada nos impeça de praticarmos o amor ao próximo

Não existe dia nem momento que nos impeça de praticarmos o amor ao próximo. Apliquemo-nos a viver isso, pois é algo fundamental na Lei de Deus.
“Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o” (Lc 14,4b).
Meus queridos irmãos e irmãs, iniciando este mês de novembro, quando meditamos sobre a nossa futura vida, a nossa vida eterna junto de Deus, queremos que a Palavra do Senhor penetre o nosso coração e vá, dia a dia, transformando a nossa vida.
Lembramos que a Festa de todos os Santos – que no mundo inteiro é celebrada no dia 1º de novembro – nós a celebraremos, aqui no Brasil, no próximo domingo.
No Evangelho de hoje, quando os fariseus tentam colocar Jesus mais uma vez à prova, perguntando se era permitido ou não fazer uma cura no dia de sábado, Jesus apenas fez silêncio, aproximou-se do hidrópico e o curou.
Jesus mesmo perguntou: “Vocês não fariam um bem ao boi, à vaca, ao porco, ao animal de vocês, se fosse um dia de sábado ou um dia qualquer?”. É como se Ele estivesse nos dizendo que não existe dia para praticar a caridade, não existe momento para salvar o irmão, para estender a mão para quem estiver precisando. Nós não podemos ser escravos da Lei, inclusive a religiosa. Ela deve estar a serviço da vida.
Nós devemos observar os mandamentos do Senhor, cumprir os preceitos da Igreja, ser fiéis aos nossos compromissos, e tudo aquilo que corresponde à nossa vida junta a Deus. Mas nós nunca devemos ter desculpas para praticar a caridade, para cuidar do outro, para atender os necessitados.
Você não pode deixar de cuidar do seu irmão, porque “tem muita coisa na Igreja para fazer”. Às vezes, ter muitos compromissos na Igreja nos tira do compromisso para com o próximo. Muitas vezes, você mulher ou você homem tem tantas reuniões na paróquia, na comunidade, e não tem tempo para seus filhos, para seu marido. Às vezes, o diálogo entre um e outro é tão difícil, porque cada um se ocupa com as outras coisas e não se ocupa com o essencial: o cuidado, o diálogo, a atenção que devemos ter uns para com os outros.
Eu lhe digo que você pode até participar de uma Missa, mas se, naquele momento, aconteceu alguma coisa em que você precisa socorrer alguém, socorra-a! Estenda sua mão, ajude! O que nós não podemos é ser escravos da Lei. Precisamos cumprir os nossos preceitos, mas esses precisam nos ensinar a viver a caridade no sentido mais prático da palavra.
Não existe dia nem momento que nos impeça de praticarmos o amor ao próximo. Apliquemo-nos a viver isso, pois é algo fundamental na Lei de Deus.
Que Deus abençoe você!

Solenidade de todos os Santos

Hoje, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de todos para a felicidade eterna.
“Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013).
Sendo assim, nós passamos a compreender o início do sermão do Abade São Bernardo: “Para que louvar os santos, para que glorificá-los? Para que, enfim, esta solenidade? Que lhes importam as honras terrenas? A eles que, segundo a promessa do Filho, o Pai celeste glorifica? Os santos não precisam de nossas homenagens. Não há dúvida alguma, se veneramos os santos, o interesse é nosso, não deles”.
Sabemos que desde os primeiros séculos os cristãos praticam o culto dos santos, a começar pelos mártires, por isto hoje vivemos esta Tradição, na qual nossa Mãe Igreja convida-nos a contemplarmos os nossos “heróis” da fé, esperança e caridade. Na verdade é um convite a olharmos para o Alto, pois neste mundo escurecido pelo pecado, brilham no Céu com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo, formando uma “constelação”, já que São João viu: “Era uma imensa multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap 7,9).
Todos estes combatentes de Deus, merecem nossa imitação, pois foram adolescentes, jovens, homens casados, mães de família, operários, empregados, patrões, sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares ou religiosos que se tornaram um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide a viver o Evangelho que atua na Igreja e na sociedade. Portanto, a vida destes acabaram virando proposta para nós, uma vez que passaram fome, apelos carnais, perseguições, alegrias, situações de pecado, profundos arrependimentos, sede, doenças, sofrimentos por calúnia, ódio, falta de amor e injustiças; tudo isto, e mais o que constituem o cotidiano dos seguidores de Cristo que enfrentam os embates da vida sem perderem o entusiasmo pela Pátria definitiva, pois “não sois mais estrangeiros, nem migrantes; sois concidadãos dos santos, sois da Família de Deus” (Ef 2,19).
Neste dia a Mãe Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: “O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos.” “A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada” (CIC 2028).
Todos os santos de Deus, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
INICIAMOS MAIS UM MÊS PARA QUE POSSAMOS RREALIZAR NA MISSÃO EVANGELIZADORA, A GRAÇA DE LEVAR A PALAVRA A PALAVRA DE DEUS AOS CONHECIMENTOS DE TODOS, COM AMOR E COM PRESTEZA DE CORAÇÃO.
ESTA LITURGIA GOSTARIA DE TRABALHAR COM 03 PONTOS BASTANTE SUGESTIVOS:
1.       VERDADE:
NA PRIMEIRA LEITURA O APÓSTOLO PAULO, NOS EXORTA A TRABALHAR UM ANÚNCIO COM A VERDADE, COM A CLAREZA, COM A SINCERIDADE, SEMPRE USAR A CONCIÊNCIA EM ANUNCIAR CRISTO JESUS, QUE NUNCA ENGANOU-SE, DEIXOU-SE ENGANAR, OMITIU-SE OU MESMO MENTIU, SEMPRE APOIADO PELO TESTEMIUNHO DO PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO DE DEUS ANUNCIA A VERDADE, MESMO SABENDO QUE A PALAVRA DA VERDADE PODE CAUSAR DORES, DORES QUE SEJAM CONÍNUAS, NA COMUNIDADE, NA VIDA PESSOAL, FAMILIAR, SOCIAL.
SÃO PAULO ASSUME NO FIRME PROPÓSITO DA VERDADE A RAZÃO DE QUE SE NECESSÁRIO FOR ATÉ SE COLOCA A MARGEM, SEPARA-SE,  DO QUE PODE TER COMO BENEFÍCIO PROPRIO E PESSOAL A FAVOR DOS IRMÃOS.
A VERDADE REQWUER VIVER A SINCERIDADE DA RENÚNCIA!
ESTAMOS NA MESMA CONDIÇÃO DE FILHOS E FILHOS DE DEUS PAI, ADOTIVOS EM CRISTO JESUS, POR MEIO DE SUA PROMESSA E SALVAÇÃO E UMA ALINÇA ETERNA QUE NOS COLOCA NESTA CONDIÇÃO DE ELEITOS A ESTE CONCEITO QUE JESUS CRISTO MESMO REFERENCIA A CADA UM DE NÓS,” FILHOS”, AGORA DEVEMOS PERCCEBER QUE ELE É A CABEÇA, NÃO AS MINHAAS OU SUAS RAZÕES.
2.       OBRAS:
NO SALMO DE HOJE O SALMISTA ENFATIZA BEM NO SALMO 147 QUE O SENHOR GLORIFICARÁ JERUSALÉM.
JERUSALÉM AQUI A TERRA PROMETIDA, PODE SER TAMBÉM A PESSOA QUE VIVE O TESTEMUNHO DA VERDADE ACIMA MENCIONADO, CONFORME O DESÍGNIO DO ESPÍRITO SANTO  DE DEUS.
POIS O REFORÇO MAIOR DE MEU E DE SEU TESTEMUNHO AO PAI, ESTA EM VIVERMOS A REALIZAÇÃO DAS OBRAS DE DEUS, COMO VONTADE MAIOR DELE, EM NOSSA CAMINHADDA.
PARA NOSSO LIMITES HUMANOS O SENHNOR DÁ-NOS A GARANTIA DE SEU SUSTENTO, COM A FINA FLOR DO TRIGO, POIS SABE DA REALIDADE QUE SEGUE HUMANA CONOSCO, DESDE A NOSSA FRAGILIDADE HIMANA ATÉ MESMO AS NOSSAS LIMITAÇÕES TEMPORAIS.
MAS A CERTEZA ESTA NO TRECHO FINAL DA CITAÇÃO DESTE LINDO SALMO:
“NENHUM POVO, RECEBEU TANTIO CARINHO E A NENHUM OUTRO REVELOU OS SEUS PRECEITOS”.
ESTE É O NOSSO DEUS.
3.       CURA E MILAGRES:
O SANTO EVANGELHO FALA DE MOMENTOS FAVORÁVEIS QUE JESUS CRISTO PERCEBE NA VIDA DE UM POVO QUE SE DIVIDE NAS OPINIÕES DA LEIS DE SUA ÉPOCA.
PRIMEIRO ELE JESUS CRISTO, ROMPE O PRECONCEITO QUANDO ELE PRÓPRIO ACEITA O CONVITE PARA ESTA EM UMA PARTILHA DE ALIMENTAÇÃO NA CASA DE UM FARISEU.
SENDO E SABENDO CRISTO QUE ALI OS OLHOS SE VOLTAM PARA ELE, NÃO APENAS PORQUE JÁ COMPREENDEM OU O RECEBEM COMO SENHOR E SALVADOR, MAS POR PURA ESPECULAÇÕES, QUANDO PERCEBE UM HOMEM HIDRÓPICO (UM HOMEM QUE SOFRE CONSEQUÊNCIAS POR ÁQUILO QUE HOJE CHAMAMOS DE BARRIGA D’ÁGUA E QUE CAUSAR SÉRIAS DANOS COMO INSUFICIÊNCIA CARDIPÁCA ATÉ), CHAMANDO PARA O MEIO REALIZA O MILAGRE DA CURA.
OBSERVADO, PRESCUTANDO OS PENSAMENTOS DOS QUE ALI ESTÃO SUBJUGANDO A SUA ATITUDE MISERICORDIOSA, JESUS CRISTO OS SURPRENDE COM UMA INDAGAÇÃO:
QUANDO VOCÊS TGEM UM BOI, (ANIMAL QUALQUER), ESTE CAI EM BURACO EM PERIGO DE MORTE, MESMO SENDO SÁBADO, VOCÊS TIRAM E SALVAM SUA VIDA OU NÃO SENDO DIA DE SÁBADO?
A REPOSTA FORA OP SILÊNCIO!
SILÊNCIO PORQUE ELES NÃO PERMITIAM JAMAIS A PERDA OU DANOS DE SEUS PERTENCES PESSOAIS.
SAÍ JESUS TOMA O HOMEM PELA MÃO, CURA, DÁ A BENÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS E O DESPEDE PARA GLORIFICAÇÃO DO REINO DE DEUS.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss Ss SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
SOLENIDADES DE TODOS OS SANTOS (TRANSFERIDA PARA DOMINGO 03.11.13).
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: