Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA 28.11.113


SEXTA-FEIRA,  29 DE NOVEMBRO DE 2013
34ª SEMANA DO TEMPO COMUM
2ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
Ss  São Francisco Antônio Fasani
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

34º Semana Comum – Sexta-feira 29/11/13

Leitura da Profecia de Daniel.
“Eu, Daniel, 2tive uma visão durante a noite: eis que os quatro ventos do céu revolviam o vasto mar, 3e quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, emergiam do mar. 4O primeiro era semelhante a um leão, e tinha asas de águia; ainda estava olhando, quando lhe foram arrancadas as asas; ele foi erguido da terra e posto de pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 5Eis que surgiu outro animal, o segundo, semelhante a um urso, que estava erguido pela metade e tinha três costelas nas fauces entre os dentes; ouvia-se dizer: ‘Vamos, come mais carne’. 6Continuei a olhar, e eis que assomou outro animal, semelhante a um leopardo; tinha no dorso quatro asas de ave e havia no animal quatro cabeças. E foi-lhe dado poder. 7Depois, eu insistia em minha visão noturna, e eis que apareceu o quarto animal, terrível, estranho e extremamente forte; com suas dentuças de ferro, tudo devorava e triturava, calcando aos pés o que sobrava; era bem diferente dos outros animais que eu vi antes, e tinha dez chifres. 8Eu observava estes chifres, e eis que apontou entre eles outro chifre pequeno, e, em compensação, foram arrancados três dos primeiros chifres; e eis que neste chifre pequeno havia uns olhos como olhos de homem e uma boca que fazia ouvir uma fala muito forte. 9Eu continuava olhando até que foram postos uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.
10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 11Eu estava olhando para o lado das palavras fortes que o mencionado chifre fazia ouvir, quando percebi que o animal tinha sido morto, e vi que seu corpo fora feito em pedaços e tinha sido entregue ao fogo para queimar;12percebi também que aos restantes animais foi-lhes tirado o poder, sendo-lhes prolongada a vida por certo tempo.
13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


34º Semana Comum – Sexta-feira 29/11/13

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
— Montes e colinas, bendizei o Senhor!
— Plantas da terra, bendizei o Senhor!
— Mares e rios, bendizei o Senhor!
— Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
— Baleias e peixes, bendizei o Senhor!
— Pássaros do céu, bendizei o Senhor!
— Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!


34º Semana Comum – Sexta-feira 29/11/13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Não perca a direção da eternidade

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lc 21,33). 
Amados irmãos e irmãs, em Nosso Senhor Jesus Cristo, nós continuamos meditando o sentido escatológico da fé. Jesus, hoje, nos chama à atenção para o discernimento das coisas, discernimento dos tempos e discernimento das situações que nós precisamos aprender a ter.
Sim, nós sabemos discernir, muitas vezes, que a aproximação de uma nuvem negra é sinal de que a chuva está vindo. Sabemos discernir quando o vento está se aproximando de nós, etc. A humanidade, para sobreviver e caminhar, precisa aprender a ler os sinais do tempo, das cores, do sol, da lua e de tudo o que há de direção para a vida humana. 
Da mesma forma, hoje, nós precisamos aprender a ler os sinais dos tempos, precisamos saber entender as manifestações de Deus no meio de nós; precisamos buscar a sabedoria d’Ele para saber como agir nesta ou naquela situação. Precisamos saber que, quando a tribulação é grande demais, a mão de Deus vai se manisfestar, a mão d’Ele vai tocar a realidade. 
Precisamos saber que, quando as coisas se tornam muito duras, Deus não está distante, o amor d’Ele se aproxima mais ainda para nos redimir e nos salvar. O que falta no meio de nós é justamente o discernimento. E uma vez que o discernimento de Deus vem ao nosso encontro, nós somos tomados por uma sabedoria; e esta sabedoria nos dá sobriedade, nos dá paciência, nos dá o fio da condução para não perdermos a direção da nossa vida; para caminharmos dirigidos pelo Senhor nosso Deus. 
É isso, meus irmãos, o céu e a terra passarão, mas a Palavra de Deus jamais passará! Tudo que nós vemos em nossa frente, você pode ter certeza de que um dia irá desaparecer, é tudo muito finito, limitado, tem tempo de duração, de validade. Mas a Palavra de Deus, não! Ela é eterna! É por isso que essa Palavra eterna alimenta a nossa vida e nos dá a convicção de que vamos nos apegar, nos entreter e nos ater àquilo que é eterno. 
Um mau sinal é quando perdemos a direção da eternidade, é quando falamos demais das coisas terrenas e materiais. Um sinal terrível de que estamos longe de Deus. E quando olhamos para as coisas apenas com uma visão material, humana, perdemos o sentido sobrenatural, o sentido do que é eterno, não sabemos ver, nas coisas, onde a mão de Deus pode agir e fazer acontecer. 
Nestes tempos – como já diz São Paulo – que são os últimos, que tenhamos a sabedoria e o discernimento para compreendermos onde Deus pode agir e está agindo, porque todas as coisas ocorrem para o bem daqueles que esperam n’Ele, que fazem d’Ele o seu refúgio e a sua confiança.
Que Deus abençoe você!


São Francisco Antônio Fasani

“Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações”, afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Fasani.
São Fasani apresenta-se-nos de modo especial como modelo perfeito de Sacerdote e Pastor de almas. Por mais de 35 anos, no início do século XVIII, São Francisco Fasani dedicou-se, em Lucera, e também nos territórios ao redor, às mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal.
Verdadeiro amigo do seu povo, ele foi para todos irmão e pai, eminente mestre de vida, por todos procurado como conselheiro iluminado e prudente, guia sábio e seguro nos caminhos do Espírito, defensor dos humildes e dos pobres. Disto é testemunho o reverente e afetuoso título com que o saudaram os seus contemporâneos e que ainda hoje é familiar ao povo de Lucera: ele, outrora como hoje, é sempre para eles o “Pai Mestre”.
Como Religioso, foi um verdadeiro “ministro” no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida.
São Francisco Antônio Fasani, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
CARO IRMÃO E LEITOR AMIGO, PAZ E BEM DA PARTE DE CRISTO JESUS E DE DEUS SOB A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
NOSSA CAMINHADA ACONTECE SEMPRE PELA FÉ!
MESMO QUANDO NOS APROXIMAMOS DE UM TEMPO TÃO IMPORTANTE COMO IO QUE VIVEMOS, ESSE TEMPO EM QUE AS LEITURAS VEM FALANDO DA ÉPOCA DA ESCATOLOGIA, OU SEJA DA ATUALIDADE  DE NOSSO TEMPO  ONDE AS LEITURAS NOS REMETEM A UMA REFLEXÃO TAMBÉM DO FIM DOS TEMPOS COMO A DE HOJE COM A VISÃO PROFÉTICA DE DANIEL, SÃO TEMPOS QUE NÃO NOS PODEM TAMBÉM IMPOR MEDO, MAS AO CONTRÁRIO NOS DEVE AINDA MAIS COLOCAR NA DIMENSÃO DA ESPERANÇA E DA FÉ.
VEJAMOS O QUE NOS RELATA Ss PAPA FRANCISCO EM SUA CARTA EXORTAÇÃO: EVANGELLI GLAUDIU OU EVANGELHO DA ALEGRIA:
  1. A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. (Ss PAPA FRANCISCO)
TÃO LOGO PODEMOS VER QUE O PAPA FRANCISCO, NOS LEVA A VIVER A ALEGRIA ESTA ESPERANÇA DE TEMPO TÃO MARAVILHOSO, QUE A VOLTA O ESTABELECER AQUI NESTA VIDA, EM MEU TEMPLO ISTO É EM MIM, A VOLTA DO FILHO DO HOMEM, PARA DISSIPAR AS TREVAS E O MAL, NESTA VIDA, PARA QUE AQUI NA TERRA DOS VIVENTES EU POSSA DAR MEU TESTEMUNHO DE SER TOTALTEMENTE DE DEUS.
NA PRIMEIRA LEITURA O PROFETA DANIEL, NOS REVELA MAIS UMA VISÃO EXTRAORDINÁRIA, E A VISÃO PROFÉTICA DOS QUATRO ANIMAIS, PARECIDA COM A VISÃO PROFÉTICA DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO, MAS UMA VISÃO ESCATOLÓGICA QUE REVELA EM NÓS SEM DÚVIDAS A MARCA DO JULGAMENTO, QUE NÃO PODE NOS DÁ MEDO, PRIMEIRAMENTE SE ACEITO A PEROPOSTA DE UM TEMPO NOVO A SER DE DEUS NESTA MINHA VIDA TERRENA, SEI QUE NESSA ÉPOCA DO JUÍZO FINAL SERÁ APENAS O SELAR DE DEUS A MINHA SALVAÇÃO PARA ETERNIDADE, AGORA O QUE CAUSAR NÃO SÓ MEDO MAS PAVOR, É NÃO ACEITAR A JESUS CRISTO, O SE PROJETO DE AMOR INCONDICIONAL POR NÓS NESTA VIDA E NO DIA DO JUÍZO TER QUE PASSAR PARA TRITURA, OU SEJA PELAS PRESAS AFIADAS DESSE QUANTO ANIMAL DEVORADOR DE CARNES.
ASSIM SERÁ O SEU, O MEU JULGAMENTO NO DIA DE JUÍZO.
ANTES DEVEMNOS ESTAR ATENTOS E VIGILANTES AQUI, POIS MUITOS VIRÃO FALANDO EM DEUS, MAS SEUS CVORAÇÕES ESTÃO MESMO COMO OS DE FERAS ALGOZES, É PRECISO SILENCIAR PARA OUVIR A VOZ DA VERDADE, E ESTA VOZ ENCONTRAMOS APENAS NA PALAVRA DE DEUS, NA SUA BÍBLIA SAGRADA MEU IRMÃO.
  1.   AINDA NOS FALA O PAPA FRANCISCO:
  1. O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes. Muitos caem nele, transformando-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida. Esta não é a escolha duma vida digna e plena, este não é o desígnio que Deus tem para nós, esta não é a vida no Espírito que jorra do coração de Cristo ressuscitado.
QUAIS SÃO OS RISCOS QUE EU E VOCÊ VIVEMOS EM NOSSO DIA A DIA, E QUE ACABAMOS POR NOS DEPARAR EM SITUAÇÕES CONFLITUOSAS COM A PAZ INTERIOR.
Ss PAPA FRANCISCO DIZ QUE NÃO PODEMOS VIVER FECHADOS AOS INTERESSES PESSOAIS, ISSO NÃO É DE FATO ESTAR ABERTO PARA UMA PROFECIA DE TAMANHA SALVAÇÃO COMO É A QUE SE REFERE A PRIMEIRA LEITURA DE HOJE.
O SALMISTA ASUME A CONDIÇÃO DE PROCLAMAR SE TODOS OS SERES VIVOS NO CÉU, NO MAR E NA TERRA BENDIZEM E LOUVAM AO SENHOR, A QUE SOMOS NÓS QUE NÃO O FAZEMOS TAMBÉM A DEUS?
CANTAR E SALMODIAR E DAR GRAÇAS E RECONHECER A DEUS PELO SEU INFINOTO AMOR, POR SUA CRIAÇÃO DENTRE ELA EU E VOCÊ.
SOMO CRIAÇÃO DE DEUS ONIPONTENTE, ONIPRESENTE E ONICIENTE.
  1. O SANTO EVANGELHO:
JESUS CRISTO, NO LEVA A CONDIÇÃO DA CONTEMPLATIVIDADE NA OBSERVÂNCIA HOJE DA FIGUEIRA ASSIM COMO TODAS AS ÁRVORES QUE ESTÃO BROTANDO, LOGO SDABEM OS QUE ESTA AI SE APROXIMANDO O VERÃO, ISTO É SINAL DO TEMPO, E ISTO REVELA SE NÃO A PROXIMIDADE DO FILHO DO HOMEM.
AGORA DIZ O SENHOR, TUDO ISSO VAI ACONTECER ANTES QUE PASSE ESTA GERAÇÃO.
TUDO ISTO ACONTECE, ESSA PERCEPÇÃO ACONTECERÁ A MIM E A VOCÊ, POIS EM NÓS TUDO VAI PASSAR, MENOS A PALAVRA DE DEUS, NEM MESMO QUE PASSE APENAS PARA CUMPRIR O QUE DEUS DESCRFEVE-LA POR ELA.
QUE DEUS DESCREVE-NOS DIARIAMENTE A SUA SENTENÇA DE SALVAÇÃO EU NÃO TENHO DÚVIDAS, CLARO VOCÊ TAMBÉM NÃO A TEM, AGORA DEVEMOS PRÁTICÁ-LA.
PRATICÁ-LA NO AMOR, NA CARIDADE, NA PACIENCIA, NA FRATERNA SOLIDARIEDADE UNS AOS OUTROS, O TEMPO ESTAR AI, O REINO DE DEUS VEM ASSIM MESMO, OSTENSIVAMENTE, PARA LIVRAR EM NÓS O QUE NÃO PERTENCE A DEUS.
SEJAMOS ÁVIDOS E HOMENS E MULHERES DE ORAÇÃO, VIGÍLIA PLENA!
ASSIM SEJA!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss São Francisco Antônio Fasani
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: