Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA 28.11.113


SEXTA-FEIRA,  29 DE NOVEMBRO DE 2013
34ª SEMANA DO TEMPO COMUM
2ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
Ss  São Francisco Antônio Fasani
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

34º Semana Comum – Sexta-feira 29/11/13

Leitura da Profecia de Daniel.
“Eu, Daniel, 2tive uma visão durante a noite: eis que os quatro ventos do céu revolviam o vasto mar, 3e quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, emergiam do mar. 4O primeiro era semelhante a um leão, e tinha asas de águia; ainda estava olhando, quando lhe foram arrancadas as asas; ele foi erguido da terra e posto de pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 5Eis que surgiu outro animal, o segundo, semelhante a um urso, que estava erguido pela metade e tinha três costelas nas fauces entre os dentes; ouvia-se dizer: ‘Vamos, come mais carne’. 6Continuei a olhar, e eis que assomou outro animal, semelhante a um leopardo; tinha no dorso quatro asas de ave e havia no animal quatro cabeças. E foi-lhe dado poder. 7Depois, eu insistia em minha visão noturna, e eis que apareceu o quarto animal, terrível, estranho e extremamente forte; com suas dentuças de ferro, tudo devorava e triturava, calcando aos pés o que sobrava; era bem diferente dos outros animais que eu vi antes, e tinha dez chifres. 8Eu observava estes chifres, e eis que apontou entre eles outro chifre pequeno, e, em compensação, foram arrancados três dos primeiros chifres; e eis que neste chifre pequeno havia uns olhos como olhos de homem e uma boca que fazia ouvir uma fala muito forte. 9Eu continuava olhando até que foram postos uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.
10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 11Eu estava olhando para o lado das palavras fortes que o mencionado chifre fazia ouvir, quando percebi que o animal tinha sido morto, e vi que seu corpo fora feito em pedaços e tinha sido entregue ao fogo para queimar;12percebi também que aos restantes animais foi-lhes tirado o poder, sendo-lhes prolongada a vida por certo tempo.
13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


34º Semana Comum – Sexta-feira 29/11/13

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
— Montes e colinas, bendizei o Senhor!
— Plantas da terra, bendizei o Senhor!
— Mares e rios, bendizei o Senhor!
— Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
— Baleias e peixes, bendizei o Senhor!
— Pássaros do céu, bendizei o Senhor!
— Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!


34º Semana Comum – Sexta-feira 29/11/13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Não perca a direção da eternidade

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lc 21,33). 
Amados irmãos e irmãs, em Nosso Senhor Jesus Cristo, nós continuamos meditando o sentido escatológico da fé. Jesus, hoje, nos chama à atenção para o discernimento das coisas, discernimento dos tempos e discernimento das situações que nós precisamos aprender a ter.
Sim, nós sabemos discernir, muitas vezes, que a aproximação de uma nuvem negra é sinal de que a chuva está vindo. Sabemos discernir quando o vento está se aproximando de nós, etc. A humanidade, para sobreviver e caminhar, precisa aprender a ler os sinais do tempo, das cores, do sol, da lua e de tudo o que há de direção para a vida humana. 
Da mesma forma, hoje, nós precisamos aprender a ler os sinais dos tempos, precisamos saber entender as manifestações de Deus no meio de nós; precisamos buscar a sabedoria d’Ele para saber como agir nesta ou naquela situação. Precisamos saber que, quando a tribulação é grande demais, a mão de Deus vai se manisfestar, a mão d’Ele vai tocar a realidade. 
Precisamos saber que, quando as coisas se tornam muito duras, Deus não está distante, o amor d’Ele se aproxima mais ainda para nos redimir e nos salvar. O que falta no meio de nós é justamente o discernimento. E uma vez que o discernimento de Deus vem ao nosso encontro, nós somos tomados por uma sabedoria; e esta sabedoria nos dá sobriedade, nos dá paciência, nos dá o fio da condução para não perdermos a direção da nossa vida; para caminharmos dirigidos pelo Senhor nosso Deus. 
É isso, meus irmãos, o céu e a terra passarão, mas a Palavra de Deus jamais passará! Tudo que nós vemos em nossa frente, você pode ter certeza de que um dia irá desaparecer, é tudo muito finito, limitado, tem tempo de duração, de validade. Mas a Palavra de Deus, não! Ela é eterna! É por isso que essa Palavra eterna alimenta a nossa vida e nos dá a convicção de que vamos nos apegar, nos entreter e nos ater àquilo que é eterno. 
Um mau sinal é quando perdemos a direção da eternidade, é quando falamos demais das coisas terrenas e materiais. Um sinal terrível de que estamos longe de Deus. E quando olhamos para as coisas apenas com uma visão material, humana, perdemos o sentido sobrenatural, o sentido do que é eterno, não sabemos ver, nas coisas, onde a mão de Deus pode agir e fazer acontecer. 
Nestes tempos – como já diz São Paulo – que são os últimos, que tenhamos a sabedoria e o discernimento para compreendermos onde Deus pode agir e está agindo, porque todas as coisas ocorrem para o bem daqueles que esperam n’Ele, que fazem d’Ele o seu refúgio e a sua confiança.
Que Deus abençoe você!


São Francisco Antônio Fasani

“Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações”, afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Fasani.
São Fasani apresenta-se-nos de modo especial como modelo perfeito de Sacerdote e Pastor de almas. Por mais de 35 anos, no início do século XVIII, São Francisco Fasani dedicou-se, em Lucera, e também nos territórios ao redor, às mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal.
Verdadeiro amigo do seu povo, ele foi para todos irmão e pai, eminente mestre de vida, por todos procurado como conselheiro iluminado e prudente, guia sábio e seguro nos caminhos do Espírito, defensor dos humildes e dos pobres. Disto é testemunho o reverente e afetuoso título com que o saudaram os seus contemporâneos e que ainda hoje é familiar ao povo de Lucera: ele, outrora como hoje, é sempre para eles o “Pai Mestre”.
Como Religioso, foi um verdadeiro “ministro” no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida.
São Francisco Antônio Fasani, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
CARO IRMÃO E LEITOR AMIGO, PAZ E BEM DA PARTE DE CRISTO JESUS E DE DEUS SOB A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
NOSSA CAMINHADA ACONTECE SEMPRE PELA FÉ!
MESMO QUANDO NOS APROXIMAMOS DE UM TEMPO TÃO IMPORTANTE COMO IO QUE VIVEMOS, ESSE TEMPO EM QUE AS LEITURAS VEM FALANDO DA ÉPOCA DA ESCATOLOGIA, OU SEJA DA ATUALIDADE  DE NOSSO TEMPO  ONDE AS LEITURAS NOS REMETEM A UMA REFLEXÃO TAMBÉM DO FIM DOS TEMPOS COMO A DE HOJE COM A VISÃO PROFÉTICA DE DANIEL, SÃO TEMPOS QUE NÃO NOS PODEM TAMBÉM IMPOR MEDO, MAS AO CONTRÁRIO NOS DEVE AINDA MAIS COLOCAR NA DIMENSÃO DA ESPERANÇA E DA FÉ.
VEJAMOS O QUE NOS RELATA Ss PAPA FRANCISCO EM SUA CARTA EXORTAÇÃO: EVANGELLI GLAUDIU OU EVANGELHO DA ALEGRIA:
  1. A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. (Ss PAPA FRANCISCO)
TÃO LOGO PODEMOS VER QUE O PAPA FRANCISCO, NOS LEVA A VIVER A ALEGRIA ESTA ESPERANÇA DE TEMPO TÃO MARAVILHOSO, QUE A VOLTA O ESTABELECER AQUI NESTA VIDA, EM MEU TEMPLO ISTO É EM MIM, A VOLTA DO FILHO DO HOMEM, PARA DISSIPAR AS TREVAS E O MAL, NESTA VIDA, PARA QUE AQUI NA TERRA DOS VIVENTES EU POSSA DAR MEU TESTEMUNHO DE SER TOTALTEMENTE DE DEUS.
NA PRIMEIRA LEITURA O PROFETA DANIEL, NOS REVELA MAIS UMA VISÃO EXTRAORDINÁRIA, E A VISÃO PROFÉTICA DOS QUATRO ANIMAIS, PARECIDA COM A VISÃO PROFÉTICA DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO, MAS UMA VISÃO ESCATOLÓGICA QUE REVELA EM NÓS SEM DÚVIDAS A MARCA DO JULGAMENTO, QUE NÃO PODE NOS DÁ MEDO, PRIMEIRAMENTE SE ACEITO A PEROPOSTA DE UM TEMPO NOVO A SER DE DEUS NESTA MINHA VIDA TERRENA, SEI QUE NESSA ÉPOCA DO JUÍZO FINAL SERÁ APENAS O SELAR DE DEUS A MINHA SALVAÇÃO PARA ETERNIDADE, AGORA O QUE CAUSAR NÃO SÓ MEDO MAS PAVOR, É NÃO ACEITAR A JESUS CRISTO, O SE PROJETO DE AMOR INCONDICIONAL POR NÓS NESTA VIDA E NO DIA DO JUÍZO TER QUE PASSAR PARA TRITURA, OU SEJA PELAS PRESAS AFIADAS DESSE QUANTO ANIMAL DEVORADOR DE CARNES.
ASSIM SERÁ O SEU, O MEU JULGAMENTO NO DIA DE JUÍZO.
ANTES DEVEMNOS ESTAR ATENTOS E VIGILANTES AQUI, POIS MUITOS VIRÃO FALANDO EM DEUS, MAS SEUS CVORAÇÕES ESTÃO MESMO COMO OS DE FERAS ALGOZES, É PRECISO SILENCIAR PARA OUVIR A VOZ DA VERDADE, E ESTA VOZ ENCONTRAMOS APENAS NA PALAVRA DE DEUS, NA SUA BÍBLIA SAGRADA MEU IRMÃO.
  1.   AINDA NOS FALA O PAPA FRANCISCO:
  1. O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes. Muitos caem nele, transformando-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida. Esta não é a escolha duma vida digna e plena, este não é o desígnio que Deus tem para nós, esta não é a vida no Espírito que jorra do coração de Cristo ressuscitado.
QUAIS SÃO OS RISCOS QUE EU E VOCÊ VIVEMOS EM NOSSO DIA A DIA, E QUE ACABAMOS POR NOS DEPARAR EM SITUAÇÕES CONFLITUOSAS COM A PAZ INTERIOR.
Ss PAPA FRANCISCO DIZ QUE NÃO PODEMOS VIVER FECHADOS AOS INTERESSES PESSOAIS, ISSO NÃO É DE FATO ESTAR ABERTO PARA UMA PROFECIA DE TAMANHA SALVAÇÃO COMO É A QUE SE REFERE A PRIMEIRA LEITURA DE HOJE.
O SALMISTA ASUME A CONDIÇÃO DE PROCLAMAR SE TODOS OS SERES VIVOS NO CÉU, NO MAR E NA TERRA BENDIZEM E LOUVAM AO SENHOR, A QUE SOMOS NÓS QUE NÃO O FAZEMOS TAMBÉM A DEUS?
CANTAR E SALMODIAR E DAR GRAÇAS E RECONHECER A DEUS PELO SEU INFINOTO AMOR, POR SUA CRIAÇÃO DENTRE ELA EU E VOCÊ.
SOMO CRIAÇÃO DE DEUS ONIPONTENTE, ONIPRESENTE E ONICIENTE.
  1. O SANTO EVANGELHO:
JESUS CRISTO, NO LEVA A CONDIÇÃO DA CONTEMPLATIVIDADE NA OBSERVÂNCIA HOJE DA FIGUEIRA ASSIM COMO TODAS AS ÁRVORES QUE ESTÃO BROTANDO, LOGO SDABEM OS QUE ESTA AI SE APROXIMANDO O VERÃO, ISTO É SINAL DO TEMPO, E ISTO REVELA SE NÃO A PROXIMIDADE DO FILHO DO HOMEM.
AGORA DIZ O SENHOR, TUDO ISSO VAI ACONTECER ANTES QUE PASSE ESTA GERAÇÃO.
TUDO ISTO ACONTECE, ESSA PERCEPÇÃO ACONTECERÁ A MIM E A VOCÊ, POIS EM NÓS TUDO VAI PASSAR, MENOS A PALAVRA DE DEUS, NEM MESMO QUE PASSE APENAS PARA CUMPRIR O QUE DEUS DESCRFEVE-LA POR ELA.
QUE DEUS DESCREVE-NOS DIARIAMENTE A SUA SENTENÇA DE SALVAÇÃO EU NÃO TENHO DÚVIDAS, CLARO VOCÊ TAMBÉM NÃO A TEM, AGORA DEVEMOS PRÁTICÁ-LA.
PRATICÁ-LA NO AMOR, NA CARIDADE, NA PACIENCIA, NA FRATERNA SOLIDARIEDADE UNS AOS OUTROS, O TEMPO ESTAR AI, O REINO DE DEUS VEM ASSIM MESMO, OSTENSIVAMENTE, PARA LIVRAR EM NÓS O QUE NÃO PERTENCE A DEUS.
SEJAMOS ÁVIDOS E HOMENS E MULHERES DE ORAÇÃO, VIGÍLIA PLENA!
ASSIM SEJA!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss São Francisco Antônio Fasani
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA 28.11.13


QUINTA-FEIRA,  28 DE NOVEMBRO DE 2013
34ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss  São Tiago da Marca
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

34º Semana Comum – Quinta-feira 28/11/13

Leitura da Profecia de Daniel.
Naqueles dias, 12aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. 13Foram ter com o rei e falaram a propósito do decreto: “Ó rei, acaso não assinaste um decreto segundo o qual toda pessoa que, nos próximos trinta dias, dissesse oração a qualquer divindade ou homem que não sejas tu, ó rei, seria atirada na cova dos leões?” O rei respondeu: “O que dizeis é verdade, como manda a lei dos medos e persas, e que não se pode violar”.
14Então eles disseram perante o rei: “Daniel, um dos cativos de Judá, não fez caso de ti, ó rei, nem do decreto que assinaste, mas três vezes por dia ele faz suas preces e orações”. 15Ao ouvir isto, o rei ficou muito desapontado e tomou a resolução de salvar Daniel, empenhando-se em libertá-lo antes do pôr do sol. 16Mas aqueles homens instaram com o rei e disseram: “Não te esqueças, ó rei, de que é lei dos medos e persas que não se pode mudar nenhum decreto que o rei tenha promulgado”.
17Então o rei deu ordem para buscar Daniel e lançá-lo na cova dos leões. E disse a ele: “O teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, haverá de salvar-te”.18Trouxeram uma pedra e puseram-na sobre a boca da cova, que o rei marcou com seu anel e os dos grandes da corte, para que nada se tentasse contra Daniel. 19O rei retirou-se para o palácio e foi dormir sem cear, e não quis que lhe trouxessem comida; além disso, não conseguiu conciliar o sono. 20Ao raiar do dia, levantou-se o rei e foi apressadamente à cova dos leões; 21aproximando-se da cova, chamou por Daniel com voz aflita, e disse: “Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, pôde salvar-te dos leões?” 22E Daniel respondeu ao rei: “Ó rei, vive para sempre! 23O meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões; os leões não me fizeram mal, porque, na presença dele foi provada a minha
inocência; tampouco pratiquei qualquer crime contra ti, ó rei”. 24Com isso, alegrou-se grandemente o rei; e mandou tirar Daniel da cova; quando o retiraram, nenhuma lesão mostrava ele, porque acreditara em seu Deus.
25O rei mandou vir os homens que acusaram Daniel e os fez lançar na cova dos leões, juntamente com seus filhos e suas mulheres; estes não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões caíam sobre eles, esmagando-lhes os ossos. 26Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que habitavam a terra: “Que vossa paz se multiplique. 27Está decretado por mim que, em todo o território do meu império, todos respeitem e temam o Deus de Daniel: ele é o Deus vivo que permanece para sempre, seu reino não será destruído e seu poder durará eternamente; 28ele é o libertador e salvador, que opera sinais e maravilhas no céu e na terra. Foi ele quem salvou Daniel das garras dos leões!”


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


34º Semana Comum – Quinta-feira 28/11/13

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
— Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!
— Geada e frio, bendizei o Senhor!
— Gelos e neves, bendizei o Senhor!
— Noites e dias, bendizei o Senhor!
— Luzes e trevas, bendizei o Senhor!
— Raios e nuvens, bendizei o Senhor!
— Ilhas e terra, bendizei o Senhor!



34º Semana Comum – Quinta-feira 28/11/13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

O Senhor virá estabelecer o Seu Reino glorioso no meio de nós

“Então eles verão o Filho do Homem, vindo de numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28).
Amados irmãos e irmãs, Nosso Senhor Jesus Cristo, no Evangelho escatológico de hoje, apresenta-nos situações tenebrosas e difíceis de serem encaradas, tribulações pelas quais a humanidade passa desde sua origem. Em um canto ou em outro, nós sempre vimos terremotos, abalos sísmicos, guerras, penumbras… Tantas pessoas sofrendo, sendo massacradas, os cristãos sendo perseguidos em várias partes do mundo.
Quando essas coisas começam a acontecer, nós já imaginamos, imediatamente, que é o fim do mundo. Não, óbvio que não! Mas, à medida que essas coisas se multiplicam, que esses desastres acontecem na natureza, dão sinais para nós de que o Filho do Homem está à porta. Ainda que isso demore anos, ou talvez séculos, para acontecer, a própria criação dá sinais, geme e suplica: “Vem, Senhor Jesus! Manifesta-te em nosso meio, vem salvar a Terra que o Senhor mesmo criou!”
Quando isso acontecer, meus irmãos, veremos sinais no Céu e na Terra. Se estivermos vivos para ver essa realidade, aprendamos uma coisa desde já: isso não é para causar temor, tremor ou tristeza no coração de nenhum de nós. A vinda do Senhor é apenas dureza para quem não O conhece, mas para nós é a libertação definitiva da humanidade, das suas dores, dos seus sofrimentos e das suas tragédias.
O Senhor virá para libertar e salvar aqueles que sãos Seus. Ele virá para dar o “não” definitivo ao mal e para destruir toda a iniquidade que possa existir entre nós. Por isso, é mais do que justo desejarmos que o Senhor venha. Vivamos a nossa vida, trabalhemos honestamente, corramos ao encontro daquilo que Deus nos prometeu. Mas que Ele, no Seu tempo, manifeste a Sua glória e que sejamos movidos pela esperança de que, um dia, o Senhor virá definitivamente reinar sobre o Céu e sobre a Terra, para estabelecer o Seu Reino glorioso no meio de nós. Será o dia do Filho do Homem, vindo de uma grande nuvem com poder e glória.
Maranatha! Vem, Senhor Jesus! O nosso coração anseia por Ti, deseja a Tua presença no meio de nós!
Deus abençoe você!

São Tiago da Marca

Quando despertou para a vocação à vida Consagrada, São Tiago pensou em entrar para os Cartuxos, mas ao viajar para Babiena, na Toscana, ficou tão edificado com os diálogos que travou com os franciscanos, que resolveu entrar para a Família de São Francisco de Assis. Recebeu o hábito, tomando o nome de Tiago, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, perto de Assis, onde, pouco tempo depois, fez profissão.
Dormia apenas três horas por noite; e passava o restante da noite na meditação das coisas celestes. Nunca comia carne, jejuava inviolavelmente as sete quaresmas de S. Francisco. Todos os dias se disciplinava com rigor. A única pena que sentia era não poder dedicar-se à pregação, único emprego que desejava na sua Ordem. Para conseguir o que tanto desejava, foi a Nossa Senhora do Loreto, celebrou a Santa Missa e, depois da consagração, a Santíssima Virgem apareceu-lhe a dizer que a sua oração tinha sido ouvida.
Começou a pregar com tanto fervor que nunca subia ao púlpito sem tocar os corações mais endurecidos, fazendo muitas conversões miraculosas. Foi associado a São João Capistrano para pregar a Cruzada contra os turcos que, tendo-se apoderado de Constantinopla, enchiam de terror toda a cristandade. Foi tal o seu zelo por esta ocasião que se lhe pode atribuir em grande parte o sucesso desta gloriosa empreitada.
Como sacerdote dedicou-se nas pregações populares onde, de modo simples, vivo e eficaz, evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica em diversas regiões da Europa. São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Por fim, São Tiago se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu a 28 de novembro de 1476, isto depois de ser atingido por uma doença mortal. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII.
São Tiago da Marca, rogai por nós!
 
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
A CADA PASSO CHEGAMOS  AO TEMPO DA PREPARAÇÃO DO NATAL, COM A CHEGADA DO ADVENTO DO NATAL DE NOSSO SENHOR QUE OCORRERÁ JÁ APARTIR DE PRÓXIMO DOMINGO, TEM,POP QUE ANCIOSAM,ENTE AGUARDAREMOS O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR E SALVADOR.
MAS ANTES É TEMPOP AINDA DE REFLEXÃO PROFUNDA!
A SANTA LITURGIA DE HOJE MOSTRA DANIEL FIRME E CONSTANTE NA DECISÃO DE NÃO CONTRARIAR AS LEIS DE DEUS, E MESMO SABENDO DO DECRETO INVIOLÁVEL DE UM REI PERSA, QUE FAZ, ORA A O DEUS DA VIDA E POR ISSO É PERSEGUIDO, CALUNIADO, E LAMNÇADO POR ESTE REI NA COVA DOS LEÕES. QUE DEUS PRONTAMENTE O SALVA ENVIANDO OS ANJOS PARA FECHAR A BOCA DOS LEÕES A FIM DE QUE ESTES NÃO FIRAM A DANIEL, QUE APÓS VIR CONFERIRI O REI O CHAMANDO PELO NOME É SURPRENDIDO QUANDO DANUIEL DIZ QUE O  DEUS DA VIDA O SALVOU E A PROVA DISTO QUE SAINDO DESTA COVA É LANÇADO LÁ OS PEERSEGUJIODORES E CALUNIADORE E OS LEÕES PRONTAMENTE OS DEVORA.
PRECISAMOS NOS LIBERTAR DE DETERMINADAS COVAS DE DETERMIONADOS LEÕES, SEJA O LEÃO DO AUTORISTARISMO, DO PECADO, DOS VÍCIOS, DA MENTIRA, DA INVEJA, DA FALTA FÉ ENTRE OUTROS LEÕES COMO ENFERMIDADES PSQUÍCAS OU MENTAIS ETC...
PRECISAMOS CRER NO DEUS VIVO!
O SANTO EVANGELHO RFEVELA OS SINAIIS DA VINDA DO FILHO DO HOMEM, QUE VIRÁ EM SUA GLÓRIA SOBRE AS NUVENS, E ALI NAQUELE DIA HAVERÁ SINAIS, FOGO, DESTRUIÇÃO, ATÉ AS MULHERE GRÁVIDAS SOFRERAM SUAS DORES DE PARTO, MUITOSD SERÃO PASSADOS AO FIO DA ESPADA.
SINAIS NO SOL E NA LUA, NAS ESTRELAS, MUJITO SFICARÃO ANGUSTIADOS.
MUITOS SERÃO ABALADOS!
MAS TENHAMOS O FIRME PROPÓSITO DE QUE O FILHO DO HOMEM VIRÁ EM SUA GLPÓRIA E PLENITUDE, PIOIS A LIBEERTAÇÃO ESTA PREPARADA A PRONTA PARA VÓS!

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss São Tiago da Marca
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

sábado, 23 de novembro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA DE: 23.11.13

SÁBADO,   23 DE NOVEMBRO DE 2013
33ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
Ss CLEMENTE E COLUMBANO
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

33º Semana Comum – Sábado 23/11/13

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus.
Naqueles dias, 1o rei Antíoco estava percorrendo as províncias mais altas do seu império, quando ouviu dizer que Elimaida, na Pérsia, era uma cidade célebre por suas riquezas, sua prata e ouro, 2e que seu templo era fabulosamente rico, contendo véus tecidos de ouro e couraças e armas ali deixadas por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que fora o primeiro a reinar entre os gregos.
3Antíoco marchou para lá e tentou apoderar-se da cidade, para saqueá-la, mas não o conseguiu, pois seus habitantes haviam tomado conhecimento do seu plano 4e levantaram-se em guerra contra ele. Obrigado a fugir, Antíoco afastou-se acabrunhado e voltou para a Babilônia. 5Estava ainda na Pérsia, quando vieram comunicar-lhe a derrota das tropas enviadas contra a Judeia. 6O próprio Lísias, tendo sido o primeiro a partir de lá à frente de poderoso exército, tinha sido posto em fuga. E os judeus tinham-se reforçado em armas e soldados, graças aos abundantes despojos que tomaram dos exércitos vencidos. 7Além disso, tinham derrubado a Abominação, que ele havia construído sobre o altar de Jerusalém. E tinham cercado o templo com altos muros, e ainda fortificado Betsur, uma das cidades do rei. 8Ouvindo as notícias, o rei ficou espantado e muito agitado. Caiu de cama e adoeceu de tristeza, pois as coisas não tinham acontecido segundo o que ele esperava. 9Ficou assim por muitos dias, recaindo sempre de novo numa profunda melancolia, e sentiu que ia morrer. 10Chamou então todos os amigos e disse: “O sono fugiu de meus olhos, e meu coração desfalece de angústia. 11Eu disse a mim mesmo: A que grau de aflição cheguei e em que ondas enormes me debato! Eu que era tão feliz e amado, quando era poderoso! 12Lembro-me agora das iniquidades que pratiquei em Jerusalém. Apoderei-me de todos os objetos de prata e ouro que lá se encontravam, e mandei exterminar sem motivo os habitantes de Judá. 13Reconheço que é por causa disso que estas desgraças me atingiram, e com profunda angústia vou morrer em terra estrangeira”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

33º Semana Comum – Sábado 23/11/13

— Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!
— Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!
— Senhor, de coração vos darei graças, as vossas maravilhas cantarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo!
— Voltaram para trás meus inimigos, perante vossa face pereceram. Repreendestes as nações, e os maus perdestes, apagastes o seu nome para sempre.
— Os maus caíram no buraco que cavaram, nos próprios laços foram presos os seus pés. Mas o pobre não será sempre esquecido, nem é vã a esperança dos humildes.

33º Semana Comum – Sábado 23/11/13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se,35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’.38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor


Não podemos perder aquilo que Deus preparou para quem O ama

“Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram” (Lc 20,34-36). 
Meus queridos irmãos e irmãs, vivemos a alegria de celebrar o amor misericordioso de Deus para conosco. Este mês de novembro, lembremo-nos da saudade dos nossos que já partiram e também de que é este o futuro que aguarda todos nós: a vida junto do Senhor na eternidade. 
Deus não quer que fiquemos na ignorância a respeito da nossa vida futura. Na outra vida, não teremos almas que ficarão na penumbra nem almas penadas ou qualquer coisa parecida que venha da nossa fantasia. O nosso Deus é o Deus da vida, e aqueles que morrem n’Ele vivem eternamente na Sua presença. Mas qual é a condição daqueles que vivem na presença do Senhor, que participam da eternidade junto d’Ele para sempre? É serem semelhantes aos anjos, terem uma vida plena. 
Alguém me perguntou esses dias: “Padre, lá na outra vida, eu vou me lembrar de quem eu sou e vou me lembrar de quem eram as outras pessoas? Claro que sim! Quem vai para o Céu somos nós, a nossa pessoa, a nossa personalidade. Algumas pessoas, por doenças degenerativas ou outros problemas emocionais, perdem a consciência, a memória aqui na Terra, mas não no Céu! 
No Céu, nós seremos plenos, e plenitude significa superação de toda imperfeição. Quem morre criança assume sua plenitude no Céu. Quem morre adulto, debilitado, já com idade avançada, no Céu é plenificado. 
Óbvio que não podemos pensar em coisas futuras com cálculos humanos, com a mentalidade humana. O que Deus preparou para nós é inexplicável, de tão bondoso e maravilhoso que é o que Ele preparou para aqueles que O amam na vida futura. A verdade é uma só: ‘Nós ressuscitaremos com o Senhor e seremos semelhantes a Ele’. 
Nosso corpo pode ser todo dilacerado, mas, na ressurreição, teremos um corpo glorioso. Tudo aquilo que lembra a imperfeição e o limite humano, na eternidade, junto de Deus, experimentará a plenitude. 
Quero apenas lembrar a você que não podemos ficar de fora dessa festa, não podemos perder aquilo que Deus preparou para quem O ama. Que, pela nossa vida, nós possamos participar da vida futura. Que nós nos esforcemos, aqui na Terra, sem nos esquecermos de buscar as coisas do Alto, mas é de lá que Ele nos espera para a morada eterna. 
Que Deus abençoe você!


São Clemente I

Sobressai no seu pontificado um documento de primeira grandeza, fundamental a favor do primado universal do Bispo de Roma: a carta aos Coríntios, escrita no ano de 96.
Perturbada por agitadores presumidos e invejosos, a comunidade cristã de Corinto ameaçava desagregação e ruptura.
São Clemente escreve-lhe então uma extensa carta de orientação e pacificação, repassada de energia persuasiva, recomendando humildade, paz e obediência à hierarquia eclesiástica já então definida nos seus diversos graus: Bispos, Presbíteros e Diáconos.
Esta sua intervenção mostra que Clemente, para além de Bispo de Roma, sentia-se responsável e com autoridade sobre as outras Igrejas.
E saliente-se que, nessa altura, vivia ainda o Apóstolo São João, o que nos permite concluir que o Primado não foi de modo algum uma ideia meramente nascida de circunstâncias favoráveis, mas uma convicção clara logo desde o início. Se assim não fosse, nunca São Clemente teria ousado meter-se onde, por hipótese, não era chamado.
João, como Apóstolo de Cristo, era sem dúvida uma figura venerável. Mas era ao Bispo de Roma, como sucessor de São Pedro, que competia o governo da cristandade.
Uma tradição, que remonta ao fim do século IV, afirma que São Clemente terminou sua vida com o martírio. Seu nome ficou incluído no Cânon Romano da Missa.
São Clemente I, rogai por nós.
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
A SANTA GRAÇA DE DEUS PAI, NA COMUNHÃO DO ESPÍRITO DE DEUS E NA FORÇA SALVADORA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEJA DERRAMADA AINDA MAIS O ENTENDIMENTO EM NOSSOS CORAÇÕES.
HOJE A SANTA LITURGIA TRATA DE DOIS PONTOS IMPORTANTES, PARA A VIDA EM SEU CURSO E SEGUIMENTO.
SEJA SEGUIMENTO PARA VIDA ETERNA COM RESSURREIÇÃO OU PARA MORTE.
NA PRIMEIRA LEITURA NO LIVRO DE MACABEUS, PERCEBEMOS COMO PODEREMOS AINDA NESTA VIDA SE NÃO BUSCARMOS OS CAMINHOS VERDADEIROS DO AMOR E DA MISERICÓRDIA DE DEUS, ENTRAMOS NO CAMINHO DA MORTE, MORTE NO PECADO, NO EGOÍSMO, NA DEPRESSÃO DA LAMA COMO SOFREU O REI ANTÍOCO.
EM VIDA O REI ANTÍOCO BUSCOU SOMENTE PRAZERES, FUTILIDADES, RIQUEZAS, EXPLORAÇÃO DOS TESOUROS QUE PER TECIAM AOS POVOS DE SEU TEMPO, ASSIM FOI ACUMULANDO RIQUEZAS FRÍVOLAS, E PERDENDO PORTANTO A NOÇÃO DO VERDADEIRO CONHECIMENTO DA VERDADE E DA VIDA, NÃO APORTUNANDO A VOZ PROFÉTICA QUE SE APRESENTAVA EM VEZES EM SEU REINO, MAS AO CONTRÁRIO POR VEZES DEPLORANDO, MATANDO OS FILHOS DE DEUS.
CAIU EM PROFUNDA ANGUSTIA E DEPRESSÃO, SÓ AI FOI PERCEBER, QUANDO CHAMOU OS AMIGOS PARA PARTILHAR SEU SOFRIMENTO E SUAS DERROTAS.
MAS O TEMPO JÁ ERA TARDIO A ELE.
E PARA MIM E PARA VOCÊ COMO OBSERVAMOS A PRESENÇA DO TEMPO DE DEUS?
NO SANTO EVANGELHO A CONOTAÇÃO FALA DE DUAS CAUSAS, A RESSURREIÇÃO PARA VIDA, E A MORTE.
TOMA O EXEMPLO DOS SETE IRMÃOS QUE APARTIR DO PRIMEIRO UM A UM FOI CASANDO-SE COM A MESMA MULHER, SUBSTITUINDO A BUSCA DE UM FAZER AO OUTRO QUE PADECIA DE MORTE UMA TENTATIVA DE DEIXAR GERAÇÃO, ATÉ QUE TAMBÉM MORREU A MULHER.
OS DISCÍPULOS PERGUNTAM A JESUS CRISTO:
MESTRE NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, DE QUEM SERÁ A MULHER UMA VEZ QUE TODOS OS SETE IRMÃOS SE CASARAM COM ELA?
JESUS EXPLICA QUE NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, SEREMOS TODOS COMO ANJOS, FILHOS DE DEUS PAI, POIS NO CÉU NÃO SE TOMA E NEM SE DÁ EM CASAMENTO.
A VIDA PRESENTE DEVE SER JÁ MARCADA, COM SINAL DO AMOR E DA MISERICÓRDIA, DA REDENÇÃO, PARA QUE HAJA PLENITUDE NO REINO DE DEUS.
SOMOS ANJOS DE DEUS, A VIVER NESTE TEMPO DA GRAÇA, PARA FAZER TAMBÉM ATRAVÉS DE NOSSO TESTEMUNHO DE FÉ E DE VIDA NO SENHOR, QUE NOVAS VIDAS SE ENCONTREM COM A RESSURREIÇÃO E A VIDA QUE O PRÓPRIO CRISTO JESUS.
CANTAREI DE ALEGRIA Ó SENHOR, POIS ME LIVRASTES!
É QUE NARRA O ESTROFE DO SALMISTA PARA NOSSO DIA.
CANTEMOS A ALEGRIA DO SENHOR, SEMPRE, POIS ELE É QUEM DIOTURNAMENTE, NOS LIVRA E NOS LIBERTA DO LAÇO DO CAÇADOR.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss CLEMENTE E COLUMBANO
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-