Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 23 de julho de 2013

LITURGIA DIÁRIA: 23.07.13

 





TERÇA-FEIRA,  23 DE JULHO DE 2013
16ª SEMANA DO TEMPO COMUM
IVª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
Ss BRÍGIDA
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

Primeira Leitura (Êx 14,21-15,1)
Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 14,21 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e duran­te toda a noite o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte; e as águas se dividiram. 22Então, os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto, enquanto as águas formavam como que uma muralha à direita e à esquerda. 23 Os egípcios puseram-se a persegui-los, e todos os cavalos do Faraó, carros e cavaleiros os seguiram mar adentro. 24 Ora, de madru­gada, o Senhor lançou um olhar, desde a coluna de fogo e da nuvem, sobre as tropas egípcias e as pôs em pânico. 25 Bloqueou as rodas dos seus carros, de modo que só a muito custo podiam avançar. Disseram, então, os egípcios: “Fujamos de Israel! Pois o Senhor combate a favor deles, contra nós”. 26 O Senhor disse a Moisés: “Estende a mão sobre o mar, para que as águas se vol­tem contra os egípcios, seus carros e cavaleiros”. 27 Moisés es­tendeu a mão sobre o mar e, ao romper da manhã, o mar voltou ao seu leito normal, enquanto os egípcios, em fuga, corriam ao encontro das águas, e o Senhor os mergulhou no meio das on­das. 28 As águas voltaram e cobriram carros, cavaleiros e todo o exército do Faraó, que tinha entrado no mar em perseguição de Israel. Não escapou um só. 29 Os filhos de Israel, ao contrário, tinham passado a pé enxuto pelo meio do mar, cujas águas lhes formavam uma muralha à direita e à esquerda. 30 Naquele dia, o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios, e Israel viu os egíp­cios mortos nas praias do mar, 31 e a mão poderosa do Senhor agir contra eles. O povo temeu o Senhor, e teve fé no Senhor e em Moisés, seu servo. 15,1 Então, Moisés e os filhos de Israel can­taram ao Senhor este cântico:

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Êx 15)
— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!
— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!
— Ao soprar a vossa ira amontoaram-se as águas, levantaram-se as ondas e formaram uma muralha, e imóveis se fizeram, em meio ao mar, as grandes vagas.
— O inimigo tinha dito: “Hei de segui-los e alcançá-los! Repartirei seus despojos e minh’alma saciarei; arrancarei da minha espada e minha mão os matará!”
— Mas soprou o vosso vento, e o mar os recobriu; afundaram como chumbo entre as águas agitadas. Estendestes vossa mão, e a terra os devorou.
— Vós, Senhor, o levareis e o plantareis em vosso Monte, no lugar que preparastes para a vossa habitação, no Santuário construído pelas vossas próprias mãos.


Evangelho (Mt 12,46-50)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46 enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48 Jesus pergun­tou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Santa Brígida

Ao casar-se com Wulfon, Santa Brígida assumiu, com orações e sacrifícios, a missão de lutar pela conversão de seu esposo, um homem entregue aos vícios e paixões desregradas.
Santa Brígida alcançou esta graça. E, juntamente com seu esposo (agora convertido) numa vida com muitas práticas de piedade, foram a diversas peregrinações, até que aos 32 anos Wulfon veio a falecer.
Agora viúva e mãe de 8 filhos, Santa Brígida dedicou-se inteiramente ao serviço dos mais necessitados, cuidando dos enfermos (dentro de um hospital fundado por ela mesma e por seu esposo). E tudo isto sem perder de vista a formação cristã de seus filhos.
Devota do Sagrado Coração de Jesus e da Santíssima Virgem, Santa Brígida passava horas em adoração a Jesus Sacramentado. Inspirada pelo Espírito Santo, fundou uma Ordem feminina e outra masculina. Consagrou-se na vida religiosa, e em meio a sofrimentos e inspirações reveladoras do próprio Jesus, aprofundou-se no mistério do Cristo crucificado, até que mergulhasse definitivamente neste mistério, quando em Roma, aos 71 anos, entrou na eternidade.
Santa Brígida, rogai por nós!
                                                                 
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
LOUVOR E GRAÇA A DEUS, PAI E CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, SENHOR JESUS CRISTO, QUE NA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NOS CONCEDE NESTE TEMPO TÃO ESPECIAL, TEMPO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, TEMPO EM QUE NOSSA TERRA O BRASIL É ABENÇOADO COM A PRESENÇA FÍSICA E PATERNA DE NOSSO PASTOR AQUI NA TERRA O SUCESSOR DE PEDRO SS PAPA FRANCISCO. VIVA O PAPA, VIVA A IGREJA, VIVA A JUVENTUDE, VIVA A VIDA, VIVA A JESUS CRISTO!
NA SUA FALA PRIMEIRA EM DISCURSO NA SEDE DO GOVERNO DO RIO DE JANEIRO, DIANTE OS CHEFES DE ESTADO E DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF, SUA SANTIDADE DESTACOU DOIS PONTOS IMPORTANTES QUE NÃO ME SAI MAIS DA IDÉIA:
  1. “CRISTO BOTA FÉ NA JUVENTUDE!”
  2. “OS JOVENS SÃO UMA JANELA ABERTA PARA O FUTURO!”.
QUANTA GRAÇA A QUE DEUS DERRAMA PELA NOSSA NASÇÃO E PELO MUNDO CRISTÃO, ONDE TODOS ESTARÃO REUNIDOS E UNIDOS EM TORNO DAS REFLEXÕES DE SS PAPA FRANCISCO, DOS PROJETOS E AÇÕES QUE SERÃO VERDDEIRAMENTE CONCLUÍDOS EM FAVOR DO POVO DE DEUS PARA TODO MUNDO NESTA JIORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE.
ASSIM SÃO TAMBÉM A PROSPOSTA DA LITURGIA DE HOJE:
- UMA PROPOSTA DE LIBERTAÇÃO PARA VIDA.
NA PRIMEIRA LEITURA TEMOS O EPISÓDIO DA NARRATIVA DO LIVRO DO EXÔDO NO CÁPITULO 14, 21-15,1 (...), ACIMA CITADO, QUANMDO MOISÉS AO OUVIR A VOZ DE DEUS, FAZ O QUE SUGERIU O SENHOR E LEVA O POVO EGÍPICIO ORA CATIVO PELO FARAÓ, PARA QUE ATRAVESSANDO AS ÁGUAS DO MAR VERMELHO, POSSA ENTRAR DEFINITIVAMENTE NA TERRA QUE O SENHOR LHES PROMETERA COMO TERRA DA LIBERTAÇÃO.
MOISÉS TOCOU COM SEU CAJADO NAS ÁGUA DO MAR E AS ÁGUAS SE DIVIDIRAM FORMANDO DUAS GRANDES MURALHAS E ASSIM O POVO PODE PASSAR A PÉ ENXUTO, SENDO SEMPRE ACOMPANHADO PELA NUVEM OU COLUNA DE FOGO, MAS OS SOLDADOS DO FARAÓ NÃO DESISTIAM DA PERSEGUIÇÃO ATÉ QUE PELA MADRUGADA O SENHOR COMEÇOU A BLOQUEAR AS RODAS DE CARROS, DENTRO DA MURALHA ABERTA, E ASSIM MANDOU QUE MOISÉS LANÇASSE NOVAMENTE SEU CAJADO NAS ÁGUAS ONDE AS MURALHAS SE ROMPERAM, JUNTARAM-SE AS ÁGUAS NOVAMENTE, ATÉ QUE ASSIM SUCUBIUI OS PERSEGUIDORES E O POVO DE DEUS ASSIM PODE CANTAR A LIBERTAÇÃO CONFORME NARRA O SALMISTA.
— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!
— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

CANTAR A DEUS É SIMPLESMENTE FAZER NASCER EM SÍ O BRILHO DA GLÓRIA DE DEUS.
NO SANTO EVANGELHO, JESUS ESTAVA A FALAR AS MULTIDÕES DE SEU TEMPO, QUANDO ALGUÉM SE APROXIMA DELE E O DIZ:
-“SUA MÃE E SEUS IRMÃOS ESTÃO AI DO LADO DE FORA, QUERENDO FALAR COM ELE.”
JESUS O RESPONDE QUE SEUS IRMÃOS E SUA MÃE SÃO ÀQUELES QUE ESTÃO NA SUA PRESENÇA E A REALIZAR A VONTADE DE SEU PAI.
NÃO QUE A SUA FAMÍLIA BIOLÓGICA ALI NA PRESENÇA DE SEUS PRIMOS E DE SUA MÃE NOSSA SENHORA NÃO REALIZASSE A VONTADE DEUS, MAS ÀQUELES QUE OUVEM E PRATICAM OS SEUS ENSINAMENTOS TÃO DE PERTO, PARA QUE O REINO DE AZMOR POSSA SER AINDA MAIS DIFUNDIDO NOS CORAÇÕES.
ASSIM É VONTADE DE DEUS PARA TODOS NÓS!
QUE ASSIM SEJAMOS EM NOSSA MISSÃO PEREGRINA, JUNTAMENTE COM NOSSO PAPA AQUI NA TERRA.
VAMOS A CAMINHADA, SEM PARAR MAS ACREDITANDO QUE ANDAR FAZ SENTIDO PARA QUE POSSAMOS CADA VEZ MAIS CONSTRUIR O REINO DE AMOR AQUI NA TERRA.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss BRÍGIDA
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Nenhum comentário: