Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 12 de julho de 2013

LITURGIA DA PALAVRA DE: 11 DE JULHO DE 2013

 





SEXTA-FEIRA,  12 DE  JULHO DE 2013
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
Ss  SÃO JOÃO GUALBERTO
DIVINA MISERICÓRDIA
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:
12JUL2013

14ª Semana Comum – Sexta-feira 12/07/13

Primeira Leitura (Gn 46,1-7.28-30)
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 1 Israel partiu com tudo o que tinha. Ao chegar a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai, Isaac. 2 Deus falou a Israel em visão noturna, dizendo-lhe: “Jacó! Jacó!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 3 E Deus lhe falou: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não tenhas medo de descer ao Egito, pois lá farei de ti uma grande nação. 4 Eu mesmo descerei contigo ao Egito e te reconduzirei de lá quando voltares; e é José que te fechará os olhos”.
5 Jacó levantou-se e deixou Bersabeia, e seus filhos o puseram, com as crianças e as mulheres, sobre os carros que o Faraó enviara para os transportar. 6 Levaram, também, tudo o que possuíam na terra de Canaã; e foram para o Egito, Jacó com toda a sua família, 7 com seus filhos e netos, suas filhas e toda a sua descendência.
28 Jacó enviou Judá na frente para avisar José e fazê-lo vir ao seu encontro em Gessen. E chegaram à terra de Gessen. 29 José mandou atrelar seu carro e subiu a Gessen ao encontro do pai. Logo que o viu, lançou-se ao seu pescoço e, abraçado a ele, chorou longamente. 30 Israel disse a José: “Agora, morrerei contente, porque vi a tua face e te deixo com vida”.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus.

14ª Semana Comum – Sexta-feira 12/07/13

Responsório (Sl 36)
— A salvação vem de Deus!
— A salvação vem de Deus!
— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.
— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.
— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.
— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.


12JUL2013

14ª Semana Comum – Sexta-feira 12/07/13

Evangelho (Mt 10,16-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18 Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19 Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20 Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21 O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22 Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não aca­bareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

12JUL2013

A prudência é própria dos que estão a serviço de Deus

Ser prudente é saber que para tudo existe um momento
“Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10, 16)
Jesus está nos mandando para o mundo, pois, no meio dele, seremos testemunhas do Evangelho, desse amor misericordioso de Deus que, um dia, nos conquistou e mudou nossa vida.
Como devo me comportar no meio do mundo uma vez que sou portador do Evangelho? A primeira coisa é ser muito prudente, assim como as cobras o são, sabendo o momento de recolher e o momento de dar o bote.
Não precisamos ter uma rapidez exagerada ao querer pregar o Evangelho de uma só vez, ao converter toda nossa família no primeiro momento nem querer converter o mundo todo de uma só vez. É necessário ter a sede de que isso aconteça, mas sabendo também esperar o tempo de cada um.
Ser prudente é saber que para tudo existe um momento, é não se deixar abater pela frustração diante das dificuldades que nos serão impostas.
Uma vez que somos prudentes, também somos mansos, capazes de saber esperar o momento e a graça de Deus. Sabendo se conformar até mesmo quando as coisas não vão bem.
Que Deus nos dê a prudência e a mansidão para que, no meio do mundo, sejamos testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Comunidade Canção Nova


12JUL2013

São João Gualberto

Com muita alegria nos deparamos com a santidade de vida de São João Gualberto, que pertenceu a uma nobre família de Florença, a qual muito bem o educou na cultura, porém, deixou falhas no essencial, ou seja, na vida religiosa. Por isso, facilmente, ele foi se entregando às liberdades perigosas e às vaidades do mundo.
Aconteceu que, com o assassinato do seu irmão, João Gualberto – como o pai – revoltou-se a ponto de jurar o causador de morte; mas um certo dia, numa estreita estrada, Gualberto encontrou-se com o assassino desarmado, por isso arrancou sua espada para vingar o irmão, quando de repente a súplica: “Por amor de Jesus que neste dia morreu por nós, tem piedade de mim, não me mates!”.
Era uma Sexta-feira Santa, e assim, tocado pela misericórdia de Deus, João Gualberto não só acolheu o malvado com seu perdão, mas também ao entrar numa igreja, recebeu aos pés do Crucificado a graça do perdão e a vida nova.
No processo de conversão de São João Gualberto, Deus o encaminhou à vida religiosa, à vida eremítica e depois à fundação de uma nova Ordem, chamada de Vallombrosa, na qual São João Gualberto tornou-se pai do monges e modelo, já que, antes de entrar na Vida Eterna em 1073, com 73 anos partilhou para os irmãos: “Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado”.
São João Gualberto, rogai por nós!



                                                                      
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
LOUVOR E GRAÇA A TI SENHOR, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, Á E GRAÇA E SAÚDE, HONRA A DEUS QUE ESTA DISPOSTO A NOS ABENÇOAR.
QUANDO DEUS NOS DÁ UMA MISSÃO , É PORQUE ELE ESPERA QUE POSSAMOS SER PARTICIPANTES DE SEU PLANO DE AMOR E DE SALVAÇÃO.  JESUS CRISTO, QUANDO ESCOLHE OS DOZE APÓSTOLOS OS CAPACITA E OS ENVIA, , SIM PORQUE ELE QUER QUE O SEU REINO SEJA DIFUNDIDO EM TODA A TERRA DE MANEIRA QUE FAÇAM OS HOMENS VIVEREM O SEU PLANO DE SALVAÇÃO, VIVEREM O AMOR, PERDÁO, A MISERICÓRDIA. MAS JESUS AVISA AOS APÓSTOLOS:
- “EIS QUE VOS ENVIO COMO OVELHAS NO MEIO DE LOBOS, SEJAM PRUDENTES E SEJAM SIMPLES”.
NESTA  FRASE DO EVANGELHO ACIMA CITADO, ESTA SEM DÚVIDAS O MANDATO DE JESUS CRISTO, PARA TODOS OS SEUS DISCÍPULOS, PARA QUE AO ENCONTRAR EM SEUS CAMINHOS A FRAGILIDADE DA HUMANIDADE POSSAM SER ATRAVÉS DA MISERICÓRDIA E DO AMOR, A PRESENÇA DA SALVAÇÃO DO PRÓPRIO CRISTO JESUS.
POR ISSO A PERGUNTA QUE FORA LANÇADO POR DEUS A JACÓ, QUANDO O DIZ JACÓ, JACÓ,  NA PRIMEIRA LEITURA TEM UMA RESPOSTA IMEDIATA, -“AQUI ESTOU”!
SEJAMOS ÁVIDOS EM DAR-MOS ESTA RESPOSTA AO DEUS PELO NOSSO CHAMADO POIS A GARANTIA DO SEU ESPÍRITO SANTO SOBRE NÓS É FECUNDIDADE, É PLENIFICAÇÃO DE SANTIDADE.
DEUS AO LONGO DA HISTÓRIA E DA CRIAÇÃO SEMPRE ACREDITOU NA CAPACIDADE DO HOMEM SUA CRIAÇÃO M,AIOR, POR ISSO MESMO O FEZ SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.
SAIBAMOS ZELAR A ESTE CONCEITO DE AMOR, SEMPRE.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss  SÃO JOÃO GUALBERTO
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Nenhum comentário: