Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sábado, 20 de novembro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE: 20.11.10

20 de novembro de 2010 — Sábado
33ª Semana Comum
I SEMANA DO SALTÉRIO
SS FÉLIX VALÓIS
EDMUNDO – REI E MÁRTIR
Nossa Senhora – 1
(Cor Branca)

Primeira leitura (Apocalipse 11,4-12)
Sábado, 20 de Novembro de 2010
33ª Semana Comum

A- A+

Leitura do Livro do Apocalipse de São João.

Disseram a mim, João: 4Essas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros, que estão diante do Senhor da terra. 5Se alguém quiser fazer-lhes mal, um fogo sairá da boca delas e devorará seus inimigos. Sim, se alguém quiser fazer-lhes mal, é assim que vai morrer. 6Elas têm o poder de fechar o céu, de modo que não caia chuva alguma enquanto durar a sua missão profética. Elas têm também o poder de transformar as águas em sangue. E quantas vezes elas quiserem, podem ferir a terra com todo o tipo de praga. 7Quando elas terminarem o seu testemunho, a besta que sobe do Abismo vai combater contra elas, vai vencê-las e matá-las. 8E os cadáveres das duas testemunhas vão ficar expostos na praça da grande cidade, que se chama, simbolicamente, Sodoma e Egito, e na qual foi crucificado também o Senhor delas. 9Gente de todos os povos, raças, línguas e nações, verão seus cadáveres durante três dias e meio, e não deixarão que os corpos sejam sepultados. 10Os habitantes da terra farão festa pela morte das testemunhas; felicitar-se-ão e trocarão presentes, pois estes dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra. 11Depois dos três dias e meio, um sopro de vida veio de Deus, penetrou nos dois profetas e eles ficaram de pé. Todos aqueles que os contemplavam, ficaram com muito medo. 12Ouvi então uma voz forte vinda do céu e chamando os dois: “Subi para aqui!” Eles subiram ao céu, na nuvem, enquanto os inimigos ficaram olhando.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 143)
Sábado, 20 de Novembro de 2010
33ª Semana Comum

A- A+

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!
— Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.
— Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi.

Evangelho (Lucas 20,27-40)
Sábado, 20 de Novembro de 2010
33ª Semana Comum

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns sa duceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se,35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


20 de novembro - São Félix de Valois
( Cerfroid, França, 1212) Era príncipe da Casa real francesa. Vivia como ermitão numa floresta quando São João da Mata o convidou para, juntos, fundarem uma ordem religiosa que se destinasse a libertar cristãos prisioneiros dos maometanos. Foi assim que nasceu a Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cativos.

Santo Edmundo
20 de Novembro

A- A+

Reinava Offa nos Estados ingleses. Desejando terminar seus dias em Roma, no exercício da piedade e da penitência, passou a coroa para Edmundo, de quinze anos de idade, descendente dos antigos reis anglo-saxões da Grã-Bretanha.

Edmundo, segundo os seus historiadores, foi coroado no dia de Natal de 885. Suas qualidades morais tornaram-no modelo dos bons reis. Tinha grande aversão aos lisonjeiros; toda a sua ambição era manter a paz e assegurar a felicidade dos súditos. Daí o grande zêlo na administração da justiça e na implantação dos bons costumes nos seus Estados. Foi o pai dos súditos, sobretudo dos pobres, protetor das viúvas e dos órfãos, sustento e apoio dos fracos. O fervor no serviço de Deus realçava o brilho das suas outras virtudes. A exemplo dos monges e de várias outras pessoas piedosas, aprendeu o saltério de cor.

No décimo quinto ano do seu reinado, foi atacado pelos Dinamarqueses Hínguar e Hubla, príncipes desta nação, verdadeiros piratas, que foram desembarcar na Inglaterra. Edmundo, a princípio, manteve-se sereno, confiando num tratado que tinha feito com os bárbaros logo que vieram para o seu país. Mas quando viu que não respeitaram o tratado, reuniu o seu exército. Mas os infiéis receberam auxílios. Perante este reforço do inimigo, Edmundo sentia-se impotente para o combater.

Então os bárbaros fizeram-lhe várias propostas que recusou, por serem contrárias à religião e à justiça que devia aos súditos. Preferiu expor-se à morte a trair sua consciência. Carregaram-no de pesadas cadeias e levaram Edmundo à tenda do general inimigo. Fizeram-lhe novas propostas. Respondeu com firmeza que a religião lhe era mais cara do que a vida, e que nunca consentiria em ofender a Deus, que adorava. Hínguar, enfurecido com esta resposta, mandou açoitá-lo cruelmente.

O santo sofreu todos os maus tratos com paciência invencível, invocando o Sagrado Nome de Jesus. Por fim, foi condenado a ser decapitado, recebendo a palma do martírio a 20 de novembro de 870.

Os ingleses consideraram-no mártir e dedicaram-lhe numerosas igrejas.

Santo Edmundo, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES:
INICIAREI MINHAS COLOCAÇÕES NESTE DIA, COM UM CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS A DEUS E A MARIA SANTÍSSIMA:
CÂNTICO: QUANDO EU ORAR, OCÉU INTEIRO VAI SE ABRIR (...)
MARIA SANTÍSSIMA, NÃO CESSA DE INTERCEDER JUNTO A DEUS E RECEBER A INTERCESSÃO DOS SANTOS DE DEUS, POR NÓS.
NA LITURGIA DA VIDA, SIM PORQUE HOJE ELA VEM NOS APRESENTAR CLARAMENTE, COMO SERÁ A RESSUREIÇÃO ETERNA, JESUS NOS COLOCA EM NOSSO DEVIDO LUGAR GARANTIDO POR ELE MESMO NA CRUZ.
SEREMOS COMO ANJOS DE LUZ, FILHOS DE DEUS.
DAÍ A QUESTÃO DO SANTO EVANGELHO EM QUE JESUS RESPONDE AOS SADUCEUS, SOBRE A QUESTÃO DO CASAMENTO EM QUE OS SETE IRMÃOS UM APÓS O OUTRO SEM DEIXAR NENHUM FILHO, CASOU-SE COM A MESMA VIÚVA.
TODOS AO MORREREM INCKLUSIVE A MULHER, TEM A GRAÇA COMPREENDIDA DE IREM PARA O CÉU.
LÁ AO RESSUCITAREM, NÃO SE DÃO E NEM SE TOMAM EM CASAMENTO, POIS A GRANDE GRAÇA NO CÉU E DE CONTEMPLAR A FACE INFINITA DE DEUS PAI CRIADOR.
A LEITURA DE APOCALIPSE, NOS REANIMA AINDA MAIS A SERMOS TESTEMUNHAS DE JESUS CRISTO, DE SEU REINO DE AMOR E DE MISERICÓRDIA, DE PAS E SOLIDARIEDADE, ENTRE TODOS OS POVOS, PARA QUE NÃO ACONTEÇA QUE AO CONTRÁRIO SEJAMOS LANÇADOS NO FOGO DEVORADOR, COMO ACONTECEU COM A BESTA, DIANTE DAS TESTEMUNHAS DE JESUS CRISTO. JESUS CRISTO É O SENHOR DO CÉU E DA TERRA E DE TODOS OS NOSSOS PROJETOS.
É PRECISO ANUNCIAR COM OUSADIA E PARÚSIA, O PROFETA É AQUELE QUE DEVE INCOMODAR.
CANTEMOS COMO O SALMISTA, QUE SE ALEGRA E BENDIZ A DEUS COMO O SEU SENHOR E SEU ROCHEDO.
DEUS NÃO É DEUS DOS MORTOS, MAS DOS VIVOS! (LC 20, 38).
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SFV-SÃO FÉLIX VALOIS.
SER-SÃO EDMUNDO REI.
NS-NOSSA SENHORA.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMNINE!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: