17 de novembro de 2010 — Quarta-feira
33ª SEMANA DO TEMPO COMUM
I SEMANA DO SALTÉRIO
Santa Isabel da Hungria
(Rlg., Mem., Cor Branca)
Santa Isabel, filha do rei André II da Hungria, teve uma vida breve. Obrigada a assumir um casamento, ficou viúva aos 20 anos de idade. Mas fez deste uma oportunidade para o amor: “Se eu amo tanto uma criatura mortal, quanto não deverei amar ao Senhor!” Trabalhou intensamente com os pobres, com os doentes, defendeu a justiça para seu povo. Na Ordem Terceira Franciscana dedicou-se com humildade aos doentes. Aprendamos com ela a fazer da vida uma oblação.
Deus nos fala
Quando estamos atentos na fé, descobrimos o amor de Deus por nós, e o que Ele nos fala nos fatos e acontecimentos. Os dons concedidos a nós por Ele precisam ser colocados a serviço do Reino.
Primeira Leitura (Ap 4,1-11)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
Eu João, 1vi uma porta aberta no céu, e a voz que antes eu tinha ouvido falar-me como trombeta, disse: “Sobe até aqui, para que eu te mostre as coisas que devem acontecer depois destas”.2Imediatamente, o Espírito tomou conta de mim. Havia no céu um trono e, no trono, alguém sentado.3Aquele que estava sentado parecia uma pedra de jaspe e cornalina; um arco-íris envolvia o trono com reflexos de esmeralda. 4Ao redor do trono havia outros vinte e quatro tronos; neles estavam sentados vinte e quatro anciãos, todos eles vestidos de branco e com coroas de ouro nas cabeças. 5Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. 6Na frente do trono, havia como que um mar de vidro cristalino. No meio, em redor do trono, estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por detrás. 7O primeiro Ser vivo parecia um leão; o segundo parecia um touro; o terceiro tinha rosto de homem; o quarto parecia uma águia em pleno vôo. 8Cada um dos quatro Seres vivos tinha seis asas, cobertas de olhos ao redor e por dentro. Dia e noite, sem parar, eles proclamavam: “Santo! Santo! Santo! Senhor Deus Todo-Poderoso! Aquele que é, que era e que vem!” 9Os Seres vivos davam glória, honra e ação de graças ao que estava no trono e que vive para sempre. 10E cada vez que os Seres vivos faziam isto, os vinte e quatro anciãos se prostravam diante daquele que estava sentado no trono, para adorar o que vive para sempre. Colocavam suas coroas diante do trono de Deus e diziam: 11“Senhor, nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque tu criaste todas as coisas. Pela tua vontade é que elas existem e foram criadas”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Responsório (Sl 150)
— Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente!
— Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente!
— Louvai o Senhor Deus no santuário, louvai-o no alto céu de seu poder! Louvai-o por seus feitos grandiosos, louvai-o em sua grandeza majestosa!
— Louvai-o com o toque da trombeta, louvai-o com a harpa e com a cítara! Louvai-o com a dança e o tambor, louvai-o com as cordas e as flautas!
— Louvai-o com os címbalos sonoros, louvai-o com os címbalos de júbilo! Louve a Deus tudo o que vive e que respira, tudo cante os louvores do Senhor!
Aclamação (Jo 15,16)
— Aleluia, aleluia, aleluia.
—Aleluia, aleluia, aleluia.
— Eu vos escolhi, a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure.
Evangelho (Lc 19,11-28)
— O Senhor esteja convosco.
—Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse:
“Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado.
16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. 18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’.
22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA:
17 de novembro - Santa Isabel da Hungria
( Turíngia, Alemanha, 1231) Era filha de André II, rei da Hungria, e foi casada com o piedoso duque Luís IV, soberano da Turíngia. Tinha 20 anos e era mãe de três filhos pequenos quando ficou viúva; o marido, que havia partido em Cruzada, morreu quando estava a caminho da Terra Santa. Hostilizada cruelmente pela família do marido, foi abandonada com os filhos na mais negra miséria. Sofreu com admirável paciência toda espécie de humilhações, pois até mendigos que ela outrora socorrera tinham agora a baixeza e a ingratidão de a insultarem, porque sabiam que não se encontrava nas boas graças da Corte. Ofereceu-se para ajudar num hospital de leprosos e ali praticou atos de caridade heróica. Quando os cruzados que haviam acompanhado seu marido retornaram à Alemanha, ficaram indignados com o tratamento inqualificável de que estava sendo objeto aquela que, até pouco antes, fora soberana do país, e conseguiram reconduzi-la à Corte, onde faleceu pouco depois, aos 24 anos.
MINHAS REFLEXÕES:
LOUVOR E GRAÇA E PAZ, DA PARTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
CAROS IRMÃOS, QUÃO RIQUEZA, PODEMOS OBSERVAR A SANTA LITURGIA DESTA QUART-FEIRA, DA 33ª TERCEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM, TÃO BREVE DE ESTARMOS NO TEMPO DO ADVENTO, JESUS CRISTO A NOS SURPREENDER MAIS AINDA COM A SUA DOUTRINA CATEQUÉTICA, POR MEIO DE SEU EVANGELHO E DE SEUS APÓSTOLOS, NAS LEITURAS E SALMO PRESENTE.
A SANTA LITURGIA DE HOJE, NOS EXORTA A DUAS PERCEPÇÃO IMPORTANTÍSSIMA:
PRIMEIRA: A CORTE CELESTE NO LIVRO DO APOCALIPSE.
A SEGUNDA: A FIDELIDADE NAS PEQUENAS COISAS E NO ZÊLO POR AQUILO AO QUE NOS É CONFIADO.
NA PRIMEIRA LEITURA, O APÓSTOLO SÃO JOÃO DESCREVE SOBRE A MAJESTADE E A GRADEZA DO PODER DA CORTE CELESTIAL, O REINO DE DEUS, SEUS APARATOS EM TODO O SENTIDO DE GRAÇA A PODER!
A VISÃO CELESTIAL, É COMO QUE A ANTECIPAÇÃO PARA NÓS MO DIUA DE HOJE, DE COMO SERÁ O GRANDIOSÍSSIMO DIA DO SENHOR.
A GRANDE GRAÇA INICIAL, É QUANDO O APÓSTOLO, SE DEIXA TOMAR PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
VOCÊ JÁ FEZ A ESTA EXPERIÊNCIA?
JÁ DEIXOU TOMAR PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS?
ESTA VISÃO O CONTEMPLA COM A GRANDE MARAVILHA DE PODER PERCEBER COMO SERÁ O REINO DE DEUS, COM SEU TRONO MAJESTOJO, SEUS ANJOS, SEUS ANCIÃOS, AQUI REPRESENTADOS COMO ENTENDÍ E BUSCO DISCERNIR SEGUNDO A VONTADE DO ESPÍRITO SANTO NESTE MOMENTO:
O TRONO: SIGNIFICA SE NÃO O PODER E O DOMÍNIO DE DEUS SOBRE TODAS AS COISAS VÍSIVEIS E INVÍSIVEIS NO CEU E NA TERRA, ENTRE TUDOS, NOS OS SERES VIVOS. TAMBÉM AINDA PERCEBEMOS A GRANDEZA E A MAJESTADE DAS MULTICORES QUE SÃO AS VESTIMANTADAS ORNADAS SIMBOLIZANDO O IMPÉRIO DA VIDA, E NÃO DO PODER MATERIALISTA.
OS ANJOS: ME PREFIGURAM COMO QUE AS PESSOAS QUE NOS ANTECEDERAM A PÁTRIA CELESTE, E QUE JÁ SE ENCONTRAM EM SUA PÁSCOA DEFINITIVA COM O SENHOR DOS EXÉRCITOS.
ANCIÃOS = PREFIGURADOS AQUI NA LEITURA POR 24, REPRESENTAM ASSIM AS TRIBOS , AS DOZE DE ISRAEL E AS DOZE DE JACÓ, ELEITAS E CONSTITUÍDAS PELO SENHOR, COMO SUA ESCOLHA DEFINITIVA PARA VIVEREM A PÁSCOA FELIZ DA ETERNA SALVAÇÃO.
OS QUATRO ANIOMAIS VIVOS:
LEÃO = VEJO QUE COMO O EVANGELISTA SÃO MATEUS, EM SEU ANÚNCIO DO REINO, PARÁBOLAS E SUA EXATIDÃO REPRESENTANDO ASSIM O GRANDE LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, PROCLAMADO A NÓS COMO O CRISTO AQUELE QUE É E SEM PRE SEMPRE SERÁ O MESMOM ONTEM, HOJE E SEMPRE!
TOURO = RETRATA COMO QUE A FORTALEZA, A SABEDORIA DE DO EVANGELISTA LUCAS, QUE FICA DA ANUNCIAÇÃO ATÉ O MÁRTIRIO DE JESUS CRISTO ACOMPANHADO OS PASSOS DE SUA MISSÃO, A NOS DAR A CERTTEZA DE Q NOSSA ESPERANÇA ESTA NAS MÃOS DE JESUS CRISTO E SEMPRE ETERNAMENTE SENHOR DO CEU E DA TERRA.
ROSTO DO HOMEM = REVELA-ME AINDA A PALAVBRA DO EVANGELKISTA MARCOS, E O VERBO DE DEUS SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS. HABITA COM SEU PODER, HONRA E MAJESTADE, PARA NOS GARANTIR A SEGURANÇA E A PAZ DURADOURA.
ÁGUIA = PARA MIM RFEPRESENTA O EVANGELISTA JOÃO, COM SEU OLHAR PENETRANTE E CONFIANTE, SABENDO FIXAR O SEU OLHAR NA CRUZ, SABENDO FIXAR O SEU OLHAR NAQUILO QUE É NESCESSÁRIO E NÃO DISPERDIÇANDO A SUA META CONFIADA.
POR ISSO O SAMISTA PROCLAMA A CANTAR:
“SANTO, SANTO, SANTO, SENHOR DEUS ONIPOTENTE!”!
NO SANTO EVANGELHO, O SENHOR QUE USA A DINÂMICA DA PARABOLA DO REINO DE DFEUS, QUANDO AO NESCESSITAR AUSENTAR DE SEU REINO DESTRIBUI PARTE DOS BENS AOS SEUS SERVOS, PARA QUE ESTES POSSAM ADMINISTRAR, ATÉ QUE ELE VOLTE, A UM PRIMEIRO DA CEM MOEDAS O MESMO AO SEGUNDO E SUSCESSIVAMENTE AO TERCEIRO, E OS ENVIA A VINHA.
ISTO, É, OS ENVIA A MISSÃO DE GERAR DE PRODUZIR, DE DOBRAR ATÉ AQUILÇO O QUE LHES FOI LHE CONFIADO.
O PRIMEIRO SABENDO DE QUE SEU SENHO AGE COM SEVERIDADE, ASSIM TAM,BÉM O SEGUNDO ELES PASSAM AO IMEDIATO, A BUSCAREM A MULTIPLICARO QUE LHE FORRA CONFIANDO, ENQUANTO QUE O TERCEIRO, GUARDA COM MEDO DE DESPERDIÇAR OU DE PERDER O QUE LHE FORA CONFIADO E ESTE NÃO TER COM QUE DEVOLVER.
AO RETORNAR DE SUA VIAGEM O SENHOR CHAMAS OS TRÊS SERVOS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS:
O PRIMEIRO AO PRESTAR SUAS CONTAS ACRESCENTA MAIS 100 AO QUE LHE HAVIA SIDO CONFIADO. O SEGUNDO LHE APRENTA MAIS CINCO VEZES O VALOR, ENQUANTO QUE P TERCEIRO DEVOLCVE O VALOR ENROLADO EM PANO.
O SENHOR MANDAR ACRESCENTAR GOVERNOS DE REINOS, ISTO É, DE CIDADES EM TOTAL PREFIGURATIVOS AO QUES LHES TINHAM RENDIDO, ENQUANTO QUE AO TERCEIRO LHE TIRADO TUDO E ATÁ O QUE POSSUI.
ASSIM ACONTECERÁ NOS FINS DOS TEMPOS QUANDO JESUS VOLTAR IRMÃOS:
OBSERVAMOS EM NOSSO SERVIÇO, COMO TGEMOS PRODUZIDOS OS FRUTOS PARA O REINO DE DEUS.
DE QUEM MUITO É CONFIADO DESTE MUITO LHE SERÁ COBRADO, E ATÉ MESMO DE QUE POUCO NA MESMA PROPORÇÃO.
CASO NÃO SEJAMOS FIÉIS, O SENHOR TIRARA DOS INFIÉIS E ACRESCENTARÁ ÀQUELES QUE DISPOSERAM DA PRESTAZA DO REINO DE DEUS.
É PORTANTO DEVER NOSSO COMO ARAUTOS DO SENHOR, TRABALHARMOS COM ÊXITO PARA A EFETIVAÇ~ÇAO DO REINO DE DEUS.
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SIH-SANTA ISABEL DA HUNGRIA.
SCJ-SAGRA DO CORAÇÃO DE JESUS.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISSTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário