6 de novembro de 2010 — Sábado
31ª Semana Comum
III SEMANA DO SALTÉRIO
SS LEONARDO DE NOBLAC –EREMITA-
BEATO NONCO ÁLVAREZ PEREIRA
Nossa Senhora – 2
(Cor Branca)
O Evangelho nos fala da fidelidade que devemos ter. Mostra-nos que é impossível ser fiel nas grandes coisas, nos grandes empreendimentos, se não somos fiéis em coisas pequenas, rotineiras. A fidelidade faz-nos escolher a Deus em primeiro lugar, a servi-lo nas coisas humildes e pequenas. Nossa Senhora é para todos os cristãos esse modelo inspirador de fidelidade e de serviço a Deus e aos irmãos. Que ela nos ajude a viver nossa fidelidade de amor e de serviço.
Deus nos fala
O apóstolo agradece os benefícios que recebeu das pessoas, mas muito mais por serem fiéis ao ensinamento do evangelho. Deus, em seu Filho Jesus, entregou-nos muitos bens, como os do Reino, para que os vivêssemos na fidelidade. A fidelidade nos traz vida e salvação.
Primeira Leitura (Fl 4,10-19)
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.
Irmãos, 10grande foi minha alegria no Senhor, porque afinal vi florescer seu afeto por mim. Na verdade estava sempre vivo mas faltava-lhe oportunidade de manifestar-se. 11Não é por necessidade minha que vos digo, pois aprendi muito bem a contentar-me em qualquer situação. 12Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando saciado ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade. 13Tudo posso naquele que me dá força. 14No entanto fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades. 15Filipenses, bem sabeis que, no início da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma Igreja, a não ser a vossa, se juntou a mim numa relação de crédito. 16Já em Tessalônica, mais de uma vez, me enviastes aquilo de que eu precisava.17Não que eu procure presentes, porém, o que eu busco é o fruto que cresça no vosso crédito. 18Agora, tenho tudo em abundância. Tenho até de sobra, desde que recebi de Epafrodito o vosso donativo, qual perfume suave, sacrifício aceito e agradável a Deus. 19O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Responsório (Sl 111)
— Feliz aquele que respeita o Senhor!
— Feliz aquele que respeita o Senhor!
— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!
— Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!
— Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos. Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.
Aclamação (2Cor 8,9)
— Aleluia, aleluia, aleluia.
—Aleluia, aleluia, aleluia.
— Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos, mediante sua pobreza.
Evangelho (Lc 16, 9-15)
— O Senhor esteja convosco.
—Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
—Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.
— Palavra da Salvação.
—Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA:
6 de novembro - Beato Nunco Álvares Pereira
( Lisboa, 1431) Condestável do Reino de Portugal, venceu brilhantemente os castelhanos nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde, assegurando assim à nação lusa a independência e a fidelidade ao verdadeiro Papa. Rico e poderoso, tinha o senhorio de aproximadamente um terço do território português, mas a tudo renunciou por amor de Deus, ingressando como irmão leigo no Mosteiro do Carmo de Lisboa, que ele mesmo edificara, e adotando o nome religioso de Frei Nuno de Santa Maria. Sua espada sempre invicta, que tinha gravada na lâmina o santo nome de Maria, foi depositada no altar, nas mãos do Profeta Elias, fundador da Ordem carmelita. Uma filha do Santo Condestável casou com D. Afonso, filho do rei D. João I de Portugal. Desse casal procede a Sereníssima Casa de Bragança, que reinou em Portugal até 1889 e no Brasil até 1889.
MINHAS REFLEXÕES:
ESTAMOS DIANTE DA LITURGIA, QUE MEMORIZA A PASSAGEM DE NOSSA SENHORA, É O IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, QUE NA SUA SINGELEZA, PURIFICA-NOS COM SEU FIAT, FAÇA-SE MARIANO, EM NOSSO CORAÇÕES O GRANDE DESEJO DE CONSAGRAÇÃO E DE VIDA CONSAGRADA EM PERFEIÇÃO.
MARIA É O MODELO FIEL DE TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, ONDE NÓS NOS COLOCAMOS DE FORMA DILETA EM SEU MÕDELO DE EVANGELIZAÇÃO, PARA QUE A EXEMPLO DE SEU TESTEMUNHO, SEJAMOS TODOS NÓS DÍSCIPULOS E MISSIONÁRIOS DO PAI.
ASSIM A LITURGIA RESERVA HOJE VIRTUDES COMO:
ALEGRIA;
ABUNDÂNCIA;
PODER: 13“TUDO POSSO NAQUELE QUE ME DÁ FORÇA”.(FIL 4, 13).
UNIDADE;
DOAÇÃO;
SACRIFÍCIO;
TODAS ESSA VIRTUDES QUE O APÓSTOLO PAULO, REVELA A TER, ELE AS TEM TAMBÉM NO MÉRITO DE NOSSA SENHORA, QUE PELOS ESCRITOS DE SÃO PAULO À COMUNIDADE DE FILIPOS, REGISTRA NO FINALZINHO DO TEXTO:
19 “O MEU DEUS PROVERÁ ESPLENDIDAMENTE COM SUA RIQUEZA A TODAS AS VOSSAS SUAS NESCESSIDADES EM CRISTO JESUS.
PERCEBEMOS ACIMA COMO EM MARIA SANTÍSSIMA O CRISTÃO CATÓLICO TUDO ALCANÇA.
SOMENTE ASSIM O SALMISTA CANTA:
“FELIZ AQUELE QUE RESPEITA O SENHOR”
NO SANTO EVANGELHO, JESUS CRISTO, OFERECE O DOM DA FIDELIDADE:
10 “QUEM É FIEL NAS PEQUENAS COISAS, TAMBÉM SERÁ FIEL NAS GRANDES COISAS”.
ASSIM FOI NOSSA SENHORA, FIEL NA PEQUENEZ.
ONDE PRECISAMOS OBSERVAR O DOM DA FIDELIDADE A DEUS, QUE HOJE TÃO BEM RELACIONA FIDELIDADE COM PRÉSTIMO E ZÊLO.
EXEMPLIFICA A ADMINISTRAÇÃO, DO DINHEIRO, PARA QUE ASSIM NÃO SEJA JAMAIS USADO PARA CONQUISTAS,A NÍVEL DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS E DE AMIZADES CONQUISTADAS.
O EVANGELISTA SÃO LUCAS E CLARO NOS ESCRITOS SAGRADOS DEIXADOS POR CRISTO JESUS:
13 “NINGUÉM, PODE SERVIR A DOIS SENHORES, PORQUE OU ODIARÁ A UM E AMARÁ O OUTRO”. (LC 16, 13).
E MAIS:
13 b “VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO” . (LC 16, 13b).
DEUS CONHECE OS CORAÇÕES, POIES NELE HABITA TODA A JUSTIÇA!
ATENÇÃO PARA O QUE GERALMENTE TORNA-SE IMPORTANTE PARA DEUS, NÃO VENHA OCASIONAR DESPRAZER PARA DEUS.
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SLN-SÃO LEONARDO DE NOBLAC.
BNAP-BEATO NUNCO ÁLVAREZ PEREIREIRA.
SFNSJC-SAGRADAC FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-
Nenhum comentário:
Postar um comentário