Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

domingo, 10 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE: 10.10.10

DOMINGO, 10 DE OUTUBRO DE 201O
28º DOMINGO DO TEMPO COMUM
IV SEMANA DO TEMPPO DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS DANIEL COMBONI -BISPOO-
HOJE:
8º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
MÊS MISSIONÁRIO
TEMA: EM TUDO DAI GRAÇAS AO SENHOR!

Primeira leitura (2º Reis 5,14-17)
Domingo, 10 de Outubro de 2010
28º Domingo do Tempo Comum


A- A+



Leitura do Segundo Livro dos Reis.

Naqueles dias, 14Naamã, o sírio, desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.
15Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel! Por favor, aceita um presente de mim, teu servo”.
16Eliseu respondeu: “Pela vida do Senhor, a quem sirvo, nada aceitarei”. E, por mais que Naamã insistisse, ficou firme na recusa.
17Naamã disse então: “Seja como queres. Mas permite que teu servo leve daqui a terra que dois jumentos podem carregar. Pois teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outros deuses, mas somente ao Senhor”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 97)
Domingo, 10 de Outubro de 2010
28º Domingo do Tempo Comum


A- A+



— O Senhor fez conhecer a salvação/ e às nações revelou sua justiça.
— O Senhor fez conhecer a salvação/ e às nações revelou sua justiça.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e o seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!

Confira: sugestão de melodia e cifra do salmo deste dia

Segunda leitura (2º Timóteo 2,8-13)
Domingo, 10 de Outubro de 2010
28º Domingo do Tempo Comum


A- A+



Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo: 8Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna.
11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (Lucas 17,11-19)
Domingo, 10 de Outubro de 2010
28º Domingo do Tempo Comum


A- A+



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”
14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

MINHAS REFLEXÕES:

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
PARA SEMPRE SEJA LOUVADO, E NOSSA MÃE MARIA SANTÍSSIMA.

São Daniel Comboni
10 de Outubro


A- A+


São Daniel Comboni nasceu em Limone (Itália), em 1831. Único sobrevivente de oito irmãos. Aos dez anos ingressou num internato de Verona. Quando tinha dezessete anos, ouvindo contar as vicissitudes dos missionários na África, decidiu dedicar sua vida à evangelização dos africanos.
Em 1854 é ordenado sacerdote, quando contava 23 anos de idade. Depois de uma cuidadosa preparação, estudando árabe, medicina, música etc., partiu para África em 1857.
Estando lá, impressionou-se com a terrível situação dos escravos. A prática do tráfico de escravos estava de tal maneira arraigada que, no Egito e no Sudão, o único local onde os escravos encontravam asilo eram as missões de Daniel Comboni.
Após dois anos, teve de regressar à Itália. Mas Comboni não desanima e idealiza um projeto que ele chamou "Plano para a regeneração da África". A idéia central do projeto era salvar a África por meio dos próprios africanos. Propunha-se fundar escolas, hospitais, universidades, ao longo de toda a costa africana. Nestes centros formariam-se os futuros cristãos, professores, enfermeiros, sacerdotes e religiosas, que depois penetrariam no interior, a fim de evangelizar as populações africanas e promover o seu desenvolvimento.
Fundou em 1867 o Instituto para as Missões na África que deu lugar ao que hoje são os Missionários Combonianos.
Em 1877 é ordenado Bispo da África Central e logo a seguir ordena sacerdote um antigo escravo, primeiro padre africano daqueles lugares, quando na Europa alguns ainda negavam ao africano a evidência de ser pessoa.
Grande missionário, Comboni era capaz de atravessar o deserto para fundar um centro missionário no sul do Sudão, como também empenhava-se em falar para associações missionárias, Bispos, em Paris, Colônia (Alemanha) etc, com o objetivo de arrecadar auxílio econômico e de pessoal, organizando grupos e equipes de missionários para a Missão na África Central.
Morreu aos 50 anos, a 10 de outubro de 1881, no meio desta gente que tanto amou. No momento da morte abençoa os seus companheiros dizendo: "Não temais; eu morro, mas a minha obra não morrerá".
Beatificado por João Paulo II a 17 de março de 1996, São Daniel Comboni foi canonizado pelo mesmo Sumo Pontífice em 5 de outubro de 2003.


São Daniel Comboni, rogai por nós!

A SANTA LITURGIA DESTE 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM ESTA MUITO RICA DE INFORMAÇÕES E FORMAÇÃO, PARA CADA DE UM DE NÓS, QUIE QUEREMOS NOS APROFUNDAR AINDA MAIS, NO CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO DE NOSSA SANTA MADRE IGREJA, DE NOSSA CATEQUESE APLICADA PELO PRÓPRIO CRISTO JESUS EM SEU EVANGELHO E NAS DEMAIS LEITURAS QUE ACOMPANHAMOS EM SUAS NARRATIVAS CONFORME CADA PROFETA FOI VIVENCIANDO E AQUI CITANDO A VONTADE DO PAI, PLANO DE SUA SALVAÇÃO POR MEIO DE JESUS CRISTO N OSSO SENHOR, A CADA UM DE NÓS.
NA PRIMEIRA LEITURA JA PODFEMOS PERCEBER, QUE PELA FÉ, PELA OBIDIÊNCIA AO QUE NOS É PROPOSTO, PODEMOS ALCANÇAR O MILAGRE DE NOSSA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR E PESSOAL, VAMOS ACOMPANHAR ANTES O QUE NOS RFELATA PADRE PACHECO DA CANÇÃO NOVA.

A palavra de Deus, no evangelho de hoje, nos apresenta o episódio da cura dos dez leprosos. Mas a pergunta é: será que verdadeiramente foram os dez que ficaram curados da lepra, conforme narra São Lucas? Se não foram os dez que foram curados, o evangelho está se contradizendo? Não! Entendamos todo o processo e o projeto de Deus para a cura de cada um de nós.

Em primeiro lugar, se queremos ser curados pelo Senhor, precisamos tomar umas decisões fundamentais para que sejamos curados, pois a cura e a libertação estão dentro do grande projeto de Deus para a nossa vida.

É preciso, se queremos ser curados, que venhamos a clamar pela cura em comunidade; enquanto cada leproso estava preocupado consigo, nada adquiriram, pois o Senhor escuta a oração da comunidade e não a oração egoísta, individualizada. Quando eles resolveram se unir em oração, a graça aconteceu.

Eles resolveram buscar o Deus da cura e não somente a cura de Deus – fato este que comprova a cura, ou seja, só é curado que busca o Deus da cura. Eles se apresentam para Jesus, Jesus inicia o processo de cura e os convida para irem se apresentar aos sacerdotes. Por que se apresentarem aos sacerdotes? Porque não existe como sermos curados sem nos colocarmos a serviço da comunidade e dos irmãos. Eles vão para testemunharem a graça da cura; muito mais que falarem acerca do que Deus fez, com a vida, testemunhar as maravilhas de Deus.

Uma coisa sempre intrigou o meu coração, no que diz respeito ao fato da exigência de Jesus acerca dos outros nove que não se apresentam a Ele, a exemplo daquele samaritano. Sempre me perguntei: será que Jesus, ao fazer o milagre, era necessitado de um agradecimento? Vejo, obviamente, que não. Mas então, o que está por traz desta exigência para com os outros nove que não vieram agradecer?

Jesus exige uma satisfação do samaritano que havia sido curado, a respeito dos outros nove, pois estes, não retornaram. Para agradecer? Não, mas para se colocar a serviço. Jesus percebe que algo ficou inacabado, ou seja, verdadeiramente, somente um foi curado: o samaritano. Por que veio agradecer? Não. Porque, pelo agradecimento, se colocou no seguimento de Jesus. Os outros nove, ficaram no processo de cura, mas tal cura ficou inacabada, pois a cura se completa na vida da pessoa, quando ela tem o objetivo de, sendo curada, se colocar a serviço, ou seja, no seguimento de Jesus.

Aqui está o grande motivo pelo qual não somos curados; queremos, muitas vezes, ser curados para continuarmos a levar a nossa vidinha de forma egoísta, insignificante, sem compromisso, sem comunhão com aquele que é o senhor da cura.

Queremos ser curados? Então busquemos o Deus da cura e não a cura de Deus; nos unamos em comunidade para o clamor; decidamos, sendo curados, a gastar a vida no seguimento e no serviço ao Reino de Deus.

Padre Pacheco,
Comunidade Canção Nova.

ASSIM VAMOS OBSERVAR QUE DEUS, É QUEM TEM O PRÍNCIPIO DE TODA A CURA, MAS PARA ISSO NESCESSITAMOS, IR AO SEU ENCONTRO, LEVANDO CONOSCO A CERTEZA DE QUE EM TUDO DEVEMOS DAR GRAÇAS A DEUS.
EU PRECISO AQUI RELATAR PARA TODOS NÓS, QUE SABER AGRADEÇER, É UM ATO DE DOM, É UMA GRAÇA QUE APRENDEMOS DE DEUS.
GOSTO QUANDO O PADRE RELATA ACIMA, QUEREMOS SER CURADOS?
ENTÃO BUSQUEMOS O DEUS DA CURA E NÃO A CURA DE DEUS!
A MAIS SUBLIME AÇÃO DE GRAÇAS QUE PODEMOS RECONHECER A DEUS, ESTA EM CELEBRARMOS A EUCARÍSTIA, NA EUCARÍSTIA PODEMOS VIVER E TOCAR EM JESUS CRISTO VIVO E RESSUCITADO, JESUS QUE EM SEU EVANGELHO HOJE AO PERGUNTAR PELOS OUTGROS NOVE AO LEPROSO QUE RETORNA AGRADECIDO, É PORQUE ELE QUER QUE A SUA CURA CHEGUE E PERMANEÇA PARA SEMPRE EM TODOS.
ELE É O VERDADEIRO SACERDOTE, QUE PLENIFICA A NOSSQA EXISTÂNCIA.
HOJE TAMBÉM AS IGREJAS CRISTÃS EM NOSSO PAÍS CELEBRAM NÃO APENAS A CURA DA LEPRA MAS SUA ERRADIFICAÇÃO.
VAMOS EM ALGUNS PONTOS DA AÇÃO LITURGIACA:
1) NAAMÃ O ESTRANGEIRO, CURADO DA LEPRA, RECONHEÇE O DEUS VERDADEIRO PELA SUA FÉ.
2)AS DOENÇAS AQUI CITADAS NA PRIMEIRA LEITURA E NO EVANGELHO, CHAMADAS DE LEPRAS OU HANSENÍASE, ERA O MITIVO DE EXCLUSÃO DAS PESSOAS DO MEIO DA SOCIEDADE, QUANDO AS PORTAVA.
3) NAAMÃ O SÍRIO DIZ A ELISEU : 15 "AGORA EU SEI QUE NÃO HÁ OUTRO DEUS COMO O DEUS DE ISRAEL". (2ª RE 5, 15)
4)NO EVANGELHO VAMOS OBSERVAR QUE JESUS CUROU A DEZ LEPROSOS, MAS APENAS UM, ESTRANGEIRO DA SAMARIA, RETORNA PARA AGRADECER A ELE PELO MILAGHRE ACONTECIDO.
5)ASSIM TANTO NAAMÃ O SÍRIO COMO AOS LEPROSOS CURADOS, SÃO CHAMADOS A PASSAR POR UM RITO, O PROIMEIRO A MERGULHAR SETE VCEZES NO JORDÃO ATÉ QUE SUAS LEPRAS TODAS CAEM, E OS DEMAIS SÃO CONVIDADOS A PRESENTAREM-SE AO SACERDOTE, PARA CERTIFICAÇÃO DE SUAS GRAÇAS EM SUAS VIDAS.
PERCEBEMOS COMO EM TUDO PRECISAMOS SER AUTÊNTICOS E DARMOS GRAÇAS A DEUS!
NESTE DIA NACIONAL PELA LUTA CONTRA A HANSENÍASE, QUEREMOS COLOCAR PRESENTES A VIDA DAQUELES QUE LUTAM PELA SUA HERRADIFICAÇÃO, TRAZENDO PARA NÓS QUE É POSSÍVEL O CONVIO SOCIAL COM AMOR FRATERNO, TAMBÉM POR NOSSOS IRMÃO QUE DE ALGUMA FORMA SOFREM COM A EWNFERMIDADE, HOJE A HANSENÍASE TEM CURA, O QUE PRECISAMOS POR FIM CURARMOS EM NOS MESMOS É P PRECONCEITO.
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SDCB-SÃO DANIEL COMBONI-BISPO-.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DUES NOS ILUMINEM!
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCSICO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: