Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE: 25.10.10

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2010
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS SANTO ANTONIO SANT'ANNA GALVÃO -PRESBÍTERO E RELIGIOSO-

LITURGIA DIÁRIA:


Primeira leitura (Efésios 4,32-5,8)
Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2010
Santo Antonio de Sant’Anna Galvão


A- A+



Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 4,32sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor. 3A devassidão, ou qualquer espécie de impureza ou cobiça sequer sejam mencionadas entre vós, como convém a santos. 4Nada de palavras grosseiras, insensatas ou obscenas, que são inconvenientes; dedicai-vos antes à ação de graças. 5Pois, sabei-o bem, o devasso, o impuro, o avarento – que é um idólatra – são excluídos da herança no reino de Cristo e de Deus. 6Que ninguém vos engane com palavras vazias. Tudo isso atrai a cólera de Deus sobre os que lhe desobedecem. 7Não sejais seus cúmplices. 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 1)
Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2010
Santo Antonio de Sant’Anna Galvão


A- A+



— Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.
— Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.



Evangelho (Lucas 13,10-17)
Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2010
Santo Antonio de Sant’Anna Galvão


A- A+



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era en­cur­vada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.
15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?”
17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Santo Antônio de Sant'Anna Galvão
25 de Outubro


A- A+


Conhecido como "o homem da paz e da caridade", Antônio de Sant'Anna Galvão, nasceu no dia 10 de Maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá, São Paulo.

Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. O ambiente familiar era profundamente religioso. Antônio viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais gozavam de prestigio social e influência política.

O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou Antônio, com a idade de 13 anos, à Bahia a fim de estudar no seminário dos padres jesuítas.

Em 1760 ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo.

Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.

Cheio do espírito da caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades. A caridade de Frei Galvão brilhou, sobretudo, como fundador do mosteiro da Luz, pelo carinho com que formou as religiosas e pelo que deixou nos estatutos do então recolhimento da Luz. São páginas que tratam da espiritualidade, mas em particular da caridade de como devem ser vivida a vida religiosa e tratadas as pessoas de dentro e de fora do "recolhimento".

Às 10 horas do dia 23 de dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz de São Paulo, havendo recebido todos os Sacramentos, adormeceu santamente no Senhor, contando com seus quase 84 anos de idade. Foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro da Luz, e sua sepultura, ainda hoje continua sendo visitada pelos fiéis.

Sobre a lápide do sepulcro de Frei Galvão está escrito para eterna memória: "Aqui jaz Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, ínclito fundador e reitor desta casa religiosa, que tendo sua alma sempre em suas mãos, placidamente faleceu no Senhor no dia 23 de dezembro do ano de 1822". Sob o olhar de sua Rainha, a Virgem Imaculada, sob a luz que ilumina o tabernáculo, repousa o corpo do escravo de Maria e do Sacerdote de Cristo, a continuar, ainda depois da morte, a residir na casa de sua Senhora ao lado de seu Senhor Sacramentado.

Frei Galvão é o religioso no qual o coração é de Deus, mas as mãos e os pés são dos irmãos. Toda a sua pessoa era caridade, delicadeza e bondade: testemunhou a doçura de Deus entre os homens. Era o homem da paz, e como encontramos no Registro dos Religiosos Brasileiros: "O seu nome é em São Paulo, mais que em qualquer outro lugar, ouvido com grande confiança e não uma só vez, de lugares remotos, muitas pessoas o vinham procurar nas suas necessidades".

O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na Liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão em 1998 em Roma. Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, a 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.


Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, rogai por nós!


Curados para o seguimento!
Postado por: padrepacheco
outubro 25th, 2010
A+A-0
tweets
retweetJesus, diante dos “grandes números”, das “multidões incontáveis”, fica preocupado. Ele descreve os seus discípulos – também cada um de nós – como “um pequeno rebanho”(Lc 12,32), como um “pouco de sal” (Mt 5,13), ou de “fermento” (Mt 13,33), como um “grão de mostarda” (Mt 13,31). Não deve causar surpresa, no entanto, se Ele fica admirado por ver que há “muita gente que o acompanha”. Com certeza, Jesus Cristo pensa: ou não entenderam nada acerca do seguimento, ou eu não me expressei bem.

Esta verdade deve nos levar a perguntar – principalmente a nós mesmos – o que leva tantos a buscarem a cura em Jesus? É o desejo de - sendo curadas - seguirem a Jesus? Qual é a motivação principal para a cura? É o seu seguimento? O que é seguir Jesus - realidade fundante para que a cura aconteça? Muitos seguem não a Jesus, mas aquilo que Ele pode vir a dar: saúde, prosperidade, bom emprego, sucesso, fama, status… Quanto aquilo que Jesus pode dar há muitos seguidores; quanto ao fato de seguir Jesus e sua conseqüências, poucos O seguem.

Jesus é taxativo: “Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, sua Irma e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo”. Diante de tamanha exigência, ainda podemos afirmar que tamanha multidão que se diz católico, cristão, é verdadeiramente discípulo de Jesus? Há, meus irmãos: não subestimemos nossa inteligência! Por favor!

A pergunta que não quer calar para este dia é esta: O que nos motiva para o seguimento de Jesus Cristo? É Jesus ou o interesse que tenho por Ele, por aquilo que Ele pode me proporcionar? O discípulo de verdade é aquele que segue o mestre e não o que ele pode oferecer; este é mercenário! Há poucos discípulos e muitos mercenários – aqueles que só fazem algo por interesse e não por amor.

Que palavra tão forte esta: odiar aqueles que nós amamos. O que Jesus quer dizer por odiar, sendo que devemos – segundo Ele próprio, amar e não odiar, principalmente nossos inimigos? Odiar neste contexto significa romper até os laços mais íntimos, quando estes constituem um impedimento para o amor.

Quantas pessoas se dizem discípulas e discípulos de Jesus, mas, no entanto, ainda continuam apegadas a pessoas, a interesses, a cargos, às suas vontades.

Por isso, antes de nos colocarmos no seguimento de Jesus, nos perguntemos acerca das nossas motivações, ou seja, façamos os cálculos como falou Cristo na parábola. Quantas desistências no meio do caminho; será causa de Jesus ter chamado de forma enganosa? Será que eu escutei mal? Não, Jesus não se enganou e você não escutou mal. O problema foi a falta de cálculo, ou seja, a decisão de romper com tudo aquilo que coloca Deus em segundo plano, pondo em primeiro plano as pessoas que amamos, nossa própria vida e os bens matérias.

Quando colocamos tudo isso na frente do Senhor no seguimento, tudo está fadado ao fracasso e o demônio será o primeiro a jogar na nossa cara e na cara de Deus – ao menos ele tentará largar na cara de Deus – o nosso fracasso. Agora, quando dou o meu “sim”, pondo Jesus e Sua vontade como o centro, tudo dará certo; isso não quer dizer que não teremos cruzes, sofrimentos e dificuldades; aliás, quem não quer sofrer, não deve seguir Jesus, pois seguir Jesus é o maior ato de amor que existe, e amar dói; o amor começa quando começa a doer a carne; não existe amor sem dor; não quer sofrer, não ame!

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova



MINHAS REFLEXÕES:

NO DIA EM QUE CELEBRAMOS A GRAÇA DO ANIVERSÁRIO DE CANONIZAÇÃO DO PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO, SANTO ANTONIO SANT'ANNA GALVÃO, QUE FOI CANONIZADO PELO PAPA BENTO XVI, EM SÃO PAULO, BRASIL, PELO PARA BENTO XVI, CONFORME ESCRITOS ACIMA SOBRE A VIDA DO SANTO, A LITURGIA DA PALAVRA, VEM NOS ALERTAR MAIS UMA VEZ AO SENTIDO DO AMOR, DA JUSTIÇA E DA CARIDADE.
O AMOR, NÃO APENAS PREGADO, MAIS VIVIDO PELO APÓSTOLO SÃO PAULO, QUANDO O MESMO DIZ:
É PRECISO SERMOS BONDOSOS E COMPASSIVOS UNS COM OS OUTROS, VIVEMOS INSERIDOS NA COMPAIXÃO E NO PERDÃO MÚTUO.
O AMOR, NÃO DEVE SE TOMADO EM CONTA MAIS COMO SENTIMENTO, QUE NÃO PROVOQUE MUDANÇA, MAIS COMO SENTIDO QUE GERA A VIDA, GERA A FELICIDADE PLENA E VERDADEIRA AO HOMEM.
SOMO FILHO GERADOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS PAI, POR ISSO MESMO, DEVEMOS AMAR, SERMOS SEUS IMITADORES, ABRAÇARMOS A CAUSA DO PERDÃO, QUE CRIA NOS HOMENS UM CICLO DE CONVÍVIO PACÍFICO, HARMONIOSO.
O AMOR DEVE SER UMA ENTREGA SEM RESERVAS. COMO FOI A ENTREGA DE DEUS, NOS DOANDO SEU FILHO UNIGÊNITO JESUS CRISTO, PARA PADECER E NO LIBERTAR DE TODAS AS AMARRAS DE SATANÁS, QUANDO SE OFERECEU A MORTE DA CRUZ RESSUSCITANDO AO TERCEIRO DIA.
PARA ÀQUELES QUE ESTÃO EM DEUS, NÃO A ENGANO COM PALAVRAS VAZIAS,PORQUE EM DEUS SOMO GERADOS PARA LUZ!
NO SENHOR ASSIM CRIADOS PARA LUZ, SEJAMOS POIS REFLEXO DE SUA BENFASEJA!
O SALMISTA VEM TAMBÉM APLICAR OS DOI CAMINHOS:
É FELIZ O HOMEM QUE NÃO TRILHA O CAMINHO DOS ÍMPIOS E NÃO SE SENTA NAS MESAS DOS ESCARNECEDORES, MAS QUE EM DEUS CONFIA A JUSTIÇA, A SUA VIDA, OS SEUS PROJETOS, OS SEUS CAMINHOS.
"SEJAMOS, POIS, IMITADORES DO SENHOR, COMO CONVÉM AOS AMADOS FILHOS SEUS!"
QUANDO ENTRAMOS NA DINÂMICA DO SANTO EVANGELHO, O SENHOR VEM OPERAR SEUS PRODÍGIOS EM FAVOR DA VIDA E MOSTRANDO QUE ELE É O SENHOR DE TODOS OS TEMPOS E PERIODOS, A MULHER ENCURVADA, É SE NÃO TAMBÉM A SEELHANÇA DA HEMORRAISA, ESTA HÁ DEZOITO ANOS, ENCURVADA, IMPEDIDA DE PODER REALIZAR QUALQUER TAREFA MESMOS AS MAIS SIMPLES, QUANTAS BUSCAS DAQUELA MULHER NÃO LHE TROUXERAM NEHUM RESULTADO, BASTO O SALVADOR SE APROXIMAR DELE E LE TOCÁ-LO POR SUA FÉ.
12b "MULHER ESTAS LIVRE DA SUA DOENÇA". (LC 13, 12b).
É PRECISO QUE JAMAIS DEIXEMOS COM QUE A HIPOCRESIA QUE É A MENTIRA, TOME SENTIDO ALGUM EM NOSSA VIDA, SEJAMOS SEMPRE SINCEROS, NAQUILO QUE SENTIMOS OU QUE FALAMOS, QUE VIVEMOS.
JESUS CRISTO, EXORTOU A HIPOCRISIA DOS DESCRENTES DE SUA ÉPOCA COM VEEMÊNCIA, PARA QUE A VERDADE SEMPRE PREVALECESSE.
DIANTE DA QUESTÃO DE DÚVIDA E DE DESCRENÇA DO CHEFE DA SINAGOGA,JESUS CRISTO, APLICA A HISTÓRIA DO BOI, DA RÊS, NO SENTIDO DE QUE SE FOSSE POR MOTIVO DE SER SÁBADO APENAS, DEIXARIA AQUELE ANIMAL APEADO OU SEJA AMARRADO, SEM ÁGUA OU ALIMENTO?
ENTÃO ESTA DEFINITIVAMENTE CERTIFICADO QUE COM SUA ATITUDE, JESUS CRISTO, É O SENHOR DA VIDA E DO TEMPO.
NÃO IMPORTA O DIA, HORÁRIO, O MOMENTO É ESTE!
PROCLAME EM SUA VIDA:
-JESUS CRISTO MEU SENHOR E MEU DEUS!
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SASG-SANTO ANTONIO SANT'ANNA GALVÃO.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: