QUINTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2010
28ª SEMANA DO TEMPO COMUM
IV SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS CALIXTO I -PAPA E MÁRTIR-
SS EUCARÍSTIA
LITURGIA DA PALAVRA:
Primeira leitura (Efésios 1,1-10)
Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum
A- A+
Início da Carta de São Paulo aos Efésios.
1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos os seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo (Salmos 97)
Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum
A- A+
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte a santo alcançaram-lhe a vitória!
— O Senhor fez conhecer a salvação, e as nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!
Evangelho (Lucas 11,47-54)
Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum
A- A+
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a
criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armaram ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
São Calisto I
14 de Outubro
A- A+
Os Papas da Igreja são por excelência os Príncipes do Cristianismo, e hoje lembramos um dos Príncipes da Fé que mais se destacou entre os primeiros Papas: São Calisto I.
Filho de uma humilde família romana, nasceu em 160. Administrador dos negócios de um comerciante, Calisto passou por grandes dificuldades, pois algo saiu de errado no trabalho, chegando a ser flagelado e deportado para a ilha da Sardenha, onde como condenação enfrentou trabalhos forçados nas minas, juntamente com cristãos condenados por motivos de fé.
Sem dúvida, com a convivência com os cristãos que enfrentavam o martírio, pois o Cristianismo era considerado religião ilegal, Calisto decidiu seguir a Jesus. Mais tarde muitos cristãos foram resgatados do exílio e a comunidade cristã o libertou.
O Santo de hoje colaborou com o Papa Vítor e depois como diácono ajudou o Papa Zeferino em Roma, pois assumiu, com muita sabedoria, a administração das catacumbas, na Via Ápia, que eram aqueles cemitérios cristãos, que se encontravam no subsolo por motivos de segurança, e também serviam para celebrações litúrgicas, além de guardar para a ressurreição os corpos dos mártires e dos primeiros Papas.
Com a morte do Papa Zeferino, o Clero e o povo elegeram Calisto como o sucessor deste, apesar de sua origem escrava. Foi perseguido, caluniado e morreu mártir, quando acabou condenado ao exílio. Segundo a tradição mais segura, morreu numa revolta popular contra os cristãos e foi lançado a um poço.
Durante os seis anos de pastoreio zeloso e santo, São Calisto I condenou a doutrina que se posicionava contra a Santíssima Trindade. Até o seu martírio defendeu a Misericórdia de Deus, que se expressa pela Igreja, que perdoa os pecados dos que cumprem as condições de penitência, assim, combatia Calisto os rigoristas que condenavam os apóstatas adúlteros e homicidas.
São Calisto I, rogai por nós!
Homecancaonova.comSanto do diaLiturgia diáriaPedido de oraçãoClube da Evangelização
outubro 2010 S T Q Q S S D
« set
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
No tags were found that match the criteria given.
Assine o RSS
Para a vida, uma vocação acertada
Postado por: padrepacheco
outubro 14th, 2010
A+A-0
tweets
retweet
A vocação – seja qual for ela -, objetivamente é o maior valor que podemos possuir, pois ela é o caminho da plenitude da felicidade e realização de cada um de nós; por meio dela se manifesta o plano do amor de Deus na vida de cada um de nós. No entanto, subjetivamente – a partir de cada um de nós, a vocação terá o valor e a qualidade para cada um, fundamentados naquilo que viemos a deixar, para que pudéssemos viver esta vocação. Explico.
Objetivamente: a vocação é o grande dom de Deus a nós; é o chamado de Deus feito a nós, para que, percorrendo um caminho específico venhamos a nos realizar plenamente em todos os sentidos da nossa vida.
Subjetivamente: o que deixamos, para seguir este caminho, frente ao convite de chamado do Senhor? Deixamos muitas ou poucas coisas? Isso que deixamos possui um valor incomensurável? Pois quanto mais valioso é aquilo que deixamos, tanto mais valioso vai se tornar a vocação para nós.
Nunca me esqueço daquilo que fui convidado a deixar para seguir o caminho do sacerdócio: estava prestes a me casar, quando tive de sublimar um relacionamento com uma noiva maravilhosa; um futuro brilhante no exército; fui para o seminário, deixei o meu pai, que estava canceroso, em casa; tive que deixar a minha família e tantas outras coisas, minhas “riquezas”, para ir em busca do tesouro de maior valor, aquele “terreno” do Evangelho.
Hoje, percebo que seria muito feliz e realizado se não tivesse dado meu “sim” para Deus e tivesse constituído uma família no Senhor. Todavia, não seria plenamente feliz e realizado; plenamente feliz e realizado estou hoje: como pessoa, como sacerdote, como missionário na Canção Nova, pelo fato de estar na vontade de Deus.
Muitas vezes, me deu vontade de desistir. Mas por que não consegui desistir? Porque tudo aquilo que me impulsionava a desistir era infinitamente menor aos valores que deixei, fazendo com que minha vocação se tornasse o maior tesouro, maior até mesmo que tudo o que havia deixado.
Aquilo que deixamos, com amor e de forma generosa, quando fazemos para alegrar o Coração de Deus, é justamente isso que dará valor – para nós – à vocação a qual o Senhor nos chama. Para dizer que vale a pena deixar nossas preciosidades para adquirirmos a riqueza por excelência: Deus e Sua vontade em nossa vida.
Quantos resolveram optar pelas suas preciosidades e as deixaram de trocar pelo tesouro maior que é Deus e Sua vontade e, por isso, trazem por toda vida uma decepção profunda de não poder estar no lugar certo, sendo aquilo para o qual o Senhor os chamou. Sim, são felizes. Por isso, não são plenos; sempre trazem consigo a certeza de que se tivessem respondido de forma diferente seriam plenamente felizes.
Vocação acertada é certeza absoluta de vida plenamente feliz e realizada! Como sabermos se estamos na vocação certa e qual a nossa vocação? Sendo de Deus, íntimos d’Ele! Como consequência desta intimidade acontecerá a manifestação de um Deus que é Pai e que manifesta Seu plano de amor para cada um de nós.
Por que acabo de escrever tudo isso a vós, em relação ao evangelho de hoje? Porque, meus irmãos e irmãs, quando acertamos a nossa vocação, nos tornamos instrumentos de Deus para a salvação das almas e a nossa salvação; do contrário, a exemplo dos escribas, fariseus e doutores da Lei, quando não estamos dentro do chamdo de Deus - vocação - nos tornamos instrumentos de perseguição e morte na vida dos outros; não entramos e não deixamos ninguém entrar no Reino de Deus. Deus nos livre de estarmos fora do chamado de Dele, a exemplo dos fariseus, escribas e doutores da Lei.
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova
MINHAS REFLEXÕES:
PERCEBEMOS COMO A GRAÇA DE DEUS, ENRIQUECE A VIDA!
A CADA DIA NOS SURPREENDEMOS MAIS COM OS TESTEMUNHOS DE FÉ, COMO O PRÓPRIO TESTEMUNHO HOJE DA VIDA DE NOSSO SANTO MÁRTI SÃO CALIXTO I -PAPA DA NOSSO IGREJA-, SEU MÁRTIRIO COMO TODA A SUA ENTREGA E DOAÇÃO, QUE SE VÊ TÃO REFLEXIVA NA VIDA DO SACERDOTE QUE NOS ESCREVE A HOMILIA DE HOPJE PADRE PACHECO, O QUE ELE TEVE DE DEIXAR, RENUNCIAR PELA SUA VOCASÇÃO ACERTADA, AO QUAL ELE PRÓPRIO DISSE QUE DEIXOU AS SUAS RIQUEZAS EM BUSCA DE SEU TESOURO MAIOR E VERDADEIRO QUE FOI EXATAMENTE O EVANGELHO DO REINO.
NA VIDA DEVEMOS ENFRFENTAR COM SABEDORIA AS NOSSAS ESCOLHAS.
O EVANGELHO VEM DIZER EXATAMENBTE A ISSO QUANDO, ELE COLOCA AI DE VÓS MESTRES DA LEI QUE TOMAM A PALAVRA DE CIÊNCIA. (LC 11, 52).
TOMAR A PALAVRA CDE CIÊNCIA SIGNIFICA,TAMBÉM ALÉM DE ESCUTAR A PALAVRA DE SABEDORIA, COLOCÁ-LA EM PRÁTICA, DEIXANDO COM QUE O MERGULHO NA FÉ E NA CONDIÇÃO DE TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS, POSSAM CONDUZIR A NOSSA ESCOLHA MAIOR QUE É O AMOR E A NOSSA VOCAÇÃO.
QUAL A SUA VOCAÇÃO?
SE FOR A DE SER PAI, MÃE, PROFISSIONAL LIBERAL, MÉDICO, PROFESSOR, ADSVOGADO, JUIZ, CARPITEIRO, ENTRE TANTOSD COMERCIÁRIOS, SACERDOTE, RELIGIOSO, CONSAGRADO, NÃO IMPORTA, E SIM COMO VOCÊ TOMA A ESTE CHAMADO DE DEUS NO AMOR.
POR ISSO NA PRIMEIRA LEITURA O APÓSTOLO PAULO À COMUNIDADE DE ÉFESO, LEVANTA A SUA VOZ E COLOCA-SE COMO ÀQUELE QUE LOUVA A DEUS COMO PRÍNCIPI9O DE TODA INICIAÇÃO EM SUA VIDA, BENDITO SEJA DEUS PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POR QUE NA SUA BENÇÃO, E EM VIRTUDE DE JESUS CRISTO ELE NOS ESCOLHEU, NOS PREDESTINOU A SERRMOS EXTAMENTE O QUE SOMOS.
NESCESSITAMOS DAR-MOS SEMPRE NOSSO GRITO DE AÇÃO DE GRAÇAS AO NOSSO CRIADOR.
SOMENTE ASSIM PODEREMOS CANTAR COMO O SALMISTA NO SALMO 97 (98), NESTE DIA:
"O SENHOR FEZ CONHECER SEU PODER SALVADOR PERANTE AS NASÇÕES".
NO DIA EM QUE SOMOS CONVIDADOS A SUBIR AO ALTAR DA EUCARÚISTIA, PARA ADORARMOS AO NOSSO SENHOR E SALVADOR, PRECISAMOS IR AO SEU ENCONTRO PARA DELE OUVIRMOS E FAZÊ-LO SENHOR EM TODOS OS NOSSOS PROJETOS E PLANOS, AÇÕES E ATITUDES.
NÃO DEVEMOS MAIS ESTAR A EDIFICAR OS TÚMULOS DOS PROFETAS, MAIS AQUI NÃO TÚMULOS SUBTERRENEOS, MAS SIM OS TÚMULOS QUE CRIAMOS EM NOSSOS PRÓPRIOS CORAÇÕES QUANDO NOS DEBRUÇAMOS AO EGOÍSMO, A INDIVISÃO AO PECADO.
É POR ISSO QUE HOJE A SABEDORIA DE DEUS ESTA EVIDENTE NO SEU SANTO EVANGELHO, É COMO SE DEUS QUISESSE REALMENTE NOS CHAMAR A ATENÇÃO, PARA UMA REALIDADE NOVA, UMA ESCOLHA SANTA E NOVA, NOSSA PRÓPRIA VOCAÇÃO DE SER O AMOR POR EXEMPLO.
ASSIM COMO O PADRE PACHECO, COMO NARROU A PEQUENA MAIS RICA HISTÓRIA DA VIDA DO PAPA SÃO CALISTO I, EU TAMBÉM ME DEPARO TODOS OS DIAS NO MEU PRIMWEIRO CHAMADO, E VOU ASSIM RENOVANDO A MINHA CONDIÇÃO DE CONSAGRADO A DEUS, POR SER UM ADORADOR PARA VIVER O AMOR.
TENHAMOS A ATENÇÃO PARA NÃO CAIERMOS NAS CILADAS QUE O PECADO OU QUE A CARNE NOS ANTEVÉM.
REZEMOS A NOSSA REGRA DE OURO.
CONFIEMOS POR MEIO DE MARIA SANTÍSSIMA E DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE, NOSSAS VIDAS.
ASSIM SEJA!
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADOI SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SCPM-SÃO CALIXTO I PAPA E MÁRTIR.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário