Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE 29.10.10

QUINTA FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2010
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS NARCISO –BISPO-

LITURGIA DIÁRIA::
Primeira leitura (Filipenses 1,1-11)
Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum

A- A+

Início da Carta de São Paulo aos Filipenses.

1Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os seus bispos e diáconos; 2graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3Dou graças ao meu Deus, todas as vezes que me lembro de vós. 4Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, 5por causa da vossa comunhão convosco na divulgação do evangelho, desde o primeiro dia até agora.6Tenho certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus. 7É justo que eu pense assim a respeito de vós todos, pois a todos trago no coração, porque, tanto na minha prisão como na defesa e confirmação do Evangelho, participais na graça que me foi dada. 8Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. 9E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, 10para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo,11cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 110)
Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum

A- A+

— Grandiosas são as obras do Senhor!
— Grandiosas são as obras do Senhor!

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.
— Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

Evangelho (Lucas 14,1-6)
Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Narciso
29 de Outubro

A- A+

O santo de hoje, São Narciso, foi Bispo de Jerusalém e, quando se deu tal fato, devia ter quase cem anos de idade. Narciso não era judeu e teria nascido no ano 96. Homem austero, penitente, humilde, simples e puro, sabe-se que presidiu com Teófilo de Cesareia a um concílio onde foi aprovada a determinação de se celebrar sempre a Páscoa num Domingo.

Eusébio narra que em certo dia de festa, em que faltou o óleo necessário para as unções litúrgicas, Narciso mandou vir água de um poço vizinho, e com sua bênção a transformou em óleo. Conta também as circunstâncias que levaram Narciso a demitir-se das suas funções.

Para se justificarem de um crime, três homens acusaram o Bispo Narciso de certo ato infame. "Que me queimem vivo - disse o primeiro - se eu minto". "E a mim, que me devore a lepra", disse o segundo. "E que eu fique cego", acrescentou o terceiro. O desgosto de ser assim caluniado despertou em Narciso o seu antigo desejo pelo recolhimento e, por isso, sem dizer para onde ia, perdoou os caluniadores e saiu de Jerusalém em direção ao deserto. Considerando-o definitivamente desaparecido, deram-lhe por sucessor a Dio, ao qual por sua vez sucederam Germânio e Górdio. Todavia, os três caluniadores não tardaram a sofrer os castigos que em má hora tinham invocado, pois o primeiro pereceu num incêndio com todos os seus, o segundo morreu de lepra e o terceiro cegou à força de tanto chorar o seu pecado.

Alguns anos depois, Narciso reapareceu na cidade episcopal. Nunca tinha sido posta em dúvida a santidade do seu procedimento.; por isso, foi com imensa alegria que Jerusalém recebeu seu antigo pastor. Segundo diz Eusébio, continuou Narciso a governar a diocese até a idade de 119 anos, auxiliado por um coadjutor chamado Alexandre. Faleceu cerca do ano de 212.

São Narciso, rogai por nós!

Jesus tem um amor preferencial
Jesus encontra-se na casa de fariseus e aí está, para tomar refeição com eles. Interroga-os acerca da atitude de se curar alguém em dia de sábado ou não. Mediante o solêncio deles, Jesus toma o enfermo e cura-o na presença de todos. Jesus Tem um amor preferencial pelo doentes, marginalizados, excluídos… da salvação.
Por que essa preferência de Jesus pelos marginalizados da salvação? “Não têm necessidade de médicos os sãos, mas os doentes. Ide, aprendei o que significam essas palavras: Eu quero misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,12b-13). Eis aqui a explicação da conduta de Jesus e o substrato de todo o Seu ministério de encarnação na raça humana, a razão de toda a Sua vida e do Seu Evangelho, a finalidade da Sua morte e ressurreição.
Jesus provoca intencionalmente o escândalo dos puritanos tomando partido dos pecadores para mostrar a misericórdia de Deus, que os acolhe e perdoa como o pai do filho pródigo o faz. Mais ainda: avisou aos chefes religiosos do povo judeu de que publicanos e prostitutas lhes antecederiam no caminho do Reino de Deus. De fato, foram os pecadores e ignorantes, os pequenos e os pobres, os doentes e os marginalizados que captaram a mensagem libertadora de Cristo melhor que os justos e os sábios, os grandes e os entendidos.
Ninguém, pois, deve escandalizar-se; porque a misericórdia de Deus não é cumplicidade e laxismo permissivo, mas procura do homem para o promover e o redimir. Mateus era um marginalizado da salvação e um discriminado social, como o são hoje tantos homens e mulheres. Não obstante, ou precisamente por isso, Cristo dignifica-o e restabelece-o na sua condição de pessoa e de filho de Deus com o voto de confiança que supôs o convite do “segue-me”. Sugestão que, por certo, contava com todos os pressupostos em contrário. Mas para o Senhor a pureza religiosa autêntica não é a legal, mas a conversão ao amor, à piedade e à misericórdia.

MINHAS REFLEXÕES:

NA SANTA LITURGIA DESTA MANHÃ, VOU INICIANDO MEU OU MELHOR NOSSO DIÁLOGO COM DEUS, TRAZENDO O MONTANTE DO QUE REFERE-SE A CENTRALIDADE DA PALAVRA DE DEUS, EM TESE DA PRIMEIRA LEITURA COM A CARTA DE SÃO PAULO À COMUNIDADE DE FILIPOS.
PAULO SE CVOLOCA EM ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS E DE LOUVOR A DEUS, DEUS DA VIDA, POR LEMBRAR-SE DE VÓS EM SUAS ORAÇÕES PESSOAIS.

COMO É BOM, PODERMOS REZAR PELO NOSSO PRÓXIMO!
COMO É AGRADÁVEL VIVER EM PERFEITA HARMONIA DE COMUNHÃO A DEUS, E DE PERFEITA HARMONIA COM NOSSO PRÓXIMO.
ATRAVÉS DA PALAVRA DO EVANGELHO, ENCURTAMOS OS CAMINHOS, AS DISTÂNCIAS, CRENÇAS, NÓS MERGULHAMOS NA AÇÃO MISERICORDIOSA DE JESUS CRISTO, QUE VEIO JUSTAMENTE PARA FAZER O BEM AOS MENOS FAVORECIDOS, DOENTES, POBRES E MARGINALIZADOS.
EIS ENTÃO O AMOR PREFERÊNCIALÇ DE JESUS CRISTO, POR TODOS NÓS.
PAULO REFERE-SE QUE NA ORAÇÃO CHEGA A SENTIR SAUDADES, DAQUELES A QUEM LHES CONFIAM SUAS VIDAS, PARA QUE NA ESPIRITUALIDADE ELE POSSA SER INTERCEDOR E FORMADOR.
CENTRANDO É CLARO, SEMPRE O BEM MAIOR QUE A VONTADE DE DEUS CRIADOR DE TODAS AS COISAS, POR MEIO DO ANÚNCIO DE JESUS CRISTO, EM SEU EVANGELHO.
ASSIM JÁ CANTA O SALMISTA:
“GRANDIOSAS SÃO AS OBRAS DO SENHOR”!
O EVANGELHO, VAMOS PERCEBENDO QUE JESUS FAZ SUA ESCOLHA, ELE BUSCA CLARAMENTE, OS MARGINALIZADOS, OS HIDRÓPICOS, COXOS, DOENTES, MENOS FAVORECIDOS, EXATEMENTE PORQUE JESUS CRISTO, QUER, MOSTRAR QUE O QUE REGE A VIDA É A LEI DO AMOR E DA MISERICÓRDIA, DO PERDÃO, DA CONVERSÃO, DA VIDA NOVA!
NÃO PRECISA ESCANDALIZAR-SE PORQUE O SENHOR VAI A CASA DE UM FARISEU E EM DIA DE SÁBADO OPERA ALI O MILAGRE, EM UM HOMEM HIDRÓPICO, QUE SUA MÃO SECA, E ESTE PASSA A SEGUÍ-LO.
A LEI FARISAICA ERA QUE NESCISSITAVA DE UMA REFORMA ACENTUADA E URGENTE.
MAS JESUS CRISTO, NÃO PARA DIANTE AS OBJEÇÕES DOS FARISEUS, DOS PUBLICANOS, DOS HIVEUS, DOS ITEUS, AO CONTRÁRIO, ELE SEGUE CURANDO, ELE SEGUE MISERICORDIANDO PELA LEI DO AMOR E DA MISERICÓRDIA.
A PALAVRA DIZ:
ELES NÃO FORAM CAPAZES DE COMPREEENDER ESTE FATO.
AGORA EU E VOCÊ QUE CONHECEMOS A V ERDADE E QUE DEIXAMOS A VCERDADE NOS LIBERTAR, NESCISSITAMOS TESTEMUNHAR E TESTEMUNHAR COM NOSSA PROÓPRIA VIDA.
QUE DEUS EM SUA ONIPOTÊNCIA, ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA, POSSA CADA VEZ MAIS, NOS MOSTRAR E NOS INDICAR SEMPRE O CAMINHO DA CARIDADE E DA MANSIDÃO.
ASSIM SEJA.
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SNB-SÃO NARCISO-BISPO-
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM.
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE 28.10.10

QUINTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2010
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERMELHA
SS SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU –APÓSTOLOS-

LITURGIA DA PALAVRA:

Primeira leitura (Efésios 2,19-22)
Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2010
São Simão e São Judas Tadeu

A- A+

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem mi grantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornar des morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 18)
Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2010
São Simão e São Judas Tadeu

A- A+

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Salmo (Salmos 18)
Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2010
São Simão e São Judas Tadeu

A- A+

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Lucas 6,12-19)
Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2010
São Simão e São Judas Tadeu

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Simão e São Judas Tadeu
28 de Outubro

A- A+

Celebramos na alegria da fé os apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. Os apóstolos foram colunas e fundamento da verdade do Reino.

São Simão:

Simão tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa "zeloso".

Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. São Fortunato, Bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem Simão e Judas enterrados na Pérsia.

Isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita.

Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos.

Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.

São Judas Tadeu:

Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22).

Temos uma epístola de Judas "irmão de Tiago", que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente". Orígenes achava esta epístola "cheia de força e de graça do céu".

Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia.

Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu.

Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.

São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.


São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES:
QUERO INICIAR LEMBRANDO UM TRECHO DE FAMOSO CÂNTICO:
“SOU ESTRANGEIRO AQUI, O CÉU É O MEU LUGAR, É DE LÁ QUE VENHO É PRA LA QUE VOOU, PRA ONDE O SENHOR ME LEVAR” (MISSIONÁRIOS SHALOM).
PORQUE VEJO UMA LIGAÇÃO PROFUNDA, COM A LITURGIAZ DE HOJE, NO MONTANTE DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO À COMUNIDA DE ÉFESO.
19 VÓS NÃO SOIS MAIS ESTRAGEIROS, NEM MIGRANTES, MAS CONCIDADÃOS DO CÉU.
ISSO É MUITO PROFUINDO, QUER NOS DIZER ALGO MAIS QUE REAL, PARA NÓS QUE CAMINHAMOS EM BUSCA DO CÉU, DAS COISAS DE DEUS, DA PROMESSA DO PAI.
TORNAR-SE FAMILIA DE DEUS, ISTO É, AO NOS CONSAGRAMOS PELO BATISMO, CONSAGHRAÇÃO RELIGIOSA, ORDENAÇÃO, LACAIA, NOS TORNAMOS MEMBROS HERDEIROS DESTA PROMESSA, SABENDO QUE TODO EDIFÍCIO ESPIRITUAL TEM COMO PEDRA FUNDAMENTAL JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR.
É NELE, COM ELE, E PARA ELE QUE NÓS FORMAMOS TODOS JUNTOS O GRANDE TEMPLO ESPIRITUAL DO SENHOR, ASSIM SOMO NELE E POR ESCOLHIDOS PARA ISTO.
ASSIM O SALMISTA VEM NESTE DIA ANUNCIAR:
“SEU SOM RESSOA E SE ESPALHA EM TODA A TERRA”
NO SANTO EVANGELHO DE HOJE, JESUS CRISTO, PERFCEBE UMA NOITE INTEIRA NA ORAÇÃO CONTINUA, PARA QUE PELA MANHÃ POSSA TOMAR A FIRME DECISÃO DE SUA ESCOLHA, QUE SERÁ OS SEUS DOZE APÓSTOLOS, DENTRE OS DISCÍPULOS.
ASSIM MOTIVADOS PELO PRÓPRIO JESUS CRISTO, VAMOS VENDO QUE CADA APÓSTOLO TOMA O MOLDE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO, IR PELO MUNDO AFORA E CURAR E BATIZAR, EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO.
A MULTIDÃO TODA SEMPRE BUSCAVA FICAR COM JESUS CRISTO, PORQUE DELE SAIA UMA GRANDE FORÇA, ASSIM ACONTECE COM OS SEUS ELEITOS.
DEVEMOS SEMPRE NOS APROXIMAR DE JESUS CRISTO, POR MEIO DO MÔDELO JUSTO DOS APÓSTOLOS QUE HOJE CELEBRAMOS, POIS ELES SÃO MOLDE DE TESTEMUNHO DE VIDA, DE CAMINHADA ESMÊRA, DIANTE OS DESAFIOS QUE A VIDA NOS PROPÕEM.
SÃO SIMÃO, O ZELOTA, E SÃO JUDAS TADEU, HOMENS SIMPLES, QUE SAIRAM DO MEIO DO POVO, TORNARAM APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO. SIMÃO LOGO FOI APELIDADO POR LUCAS O ZELOTA, VER (LC 6,15), (AT1,13), MARCO E MATEUS O CHAMOU DE CANANEU, E SÃO JUDAS CHAMADO TAMBÉM DE TADEU, FOI QUEM INTERROGOU JESUS CRISTO NA ÚLTIMA CEIA, VER (JO 14,22-24), SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO SENHOR AOS APÓSTOLOS E NÃO AO MUNDO.
TRAGO ACIMA UM TEXTO QUE FALA UM POUCO SOBRE CADA UM DOS DOIS APÓSTOLOS QUE CELEBRAMOS HOJE.
QUE A VIDA E O TRERSTEMUNHO DE CADA UIM DELES POSSAM EM ESPÍRITO E VERDADE NOS CONDUZIR AO CÉU. AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SS E SJT-SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOER JESUS CRSTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE: 27.10.10

QUARTA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO DE 2010
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS FRUMÊNCIO –BISPO-
PELA CONSERVAÇÃO DA PAZ E DA JUSTIÇA
ORAÇÕES INICIAIS:
• SINAL DA CRUZ;
• VINDE ESPÍRITO SANTO;
• CREDO;
• PAI NOSSO;
• ANGELUS DE NOSSA SENHORA;
• GLÓRIA;
CÂNTICO: EU NAVEGAREI.
LITURGIA DA PALAVRA:

Primeira leitura (Efésios 6,1-9)
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum

A- A+

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

1Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois isto é que é justo. 2”Honra teu pai e tua mãe” – é o primeiro mandamento – que vem acompanhado de uma promessa: 3”A fim de que tenhas felicidade e longa vida sobre a terra”. 4Vós, pais, não revolteis os vossos filhos contra vós, mas, para educá-los, recorrei à disciplina e aos conselhos que vêm do Senhor. 5Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e tremor, de coração sincero, como a Cristo, 6não para servir aos olhos, como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo, que se apressam em fazer a vontade de Deus. 7Servi de boa vontade, como se estivésseis servindo ao Senhor, e não aos homens.8Vós o sabeis: o bem que cada um tiver feito, seja ele escravo ou livre, tornará a recebê-lo do Senhor. 9E vós, senhores, fazei o mesmo com os escravos. Deixai de lado a ameaça; vós sabeis que o Senhor deles e vosso está nos céus e diante dele não há acepção de pessoas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 144)
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum

A- A+

— O Senhor cumpre sempre suas promessas!
— O Senhor cumpre sempre suas promessas!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e o vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

Evangelho (Lucas 13,22-30)
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que pra ticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Gonçalo de Lagos
27 de Outubro

A- A+

Este santo português nasceu em Lagos, no Algarve, por volta do ano de 1370.

Tomou o hábito de Santo Agostinho no convento da Graça, em Lisboa, aos 20 anos.

Dedicou-se à uma vida de jejuns e de penitências enquanto aplicava-se às letras, aos estudos.

Homem zeloso na vivência da Regra Religiosa, virtuoso e cheio de pureza, Gonçalo dedicou-se também à pregação chegando a ser superior de alguns mosteiros da sua Ordem.

O último mosteiro foi o de Torres Vedras, onde morreu em 1422, depois de exortar aos que viviam com ele no mosteiro à observância religiosa e à uma vida virtuosa.


São Gonçalo de Lagos, rogai por nós!


MINHAS REFLEXÕES:
AMADOS, SABEMOS QUE A LUTA PELA PAZ E PELA JUSTIÇA SOCIAL, DEVE SER UMA QUESTÃO QUE PRECISA SER REZADA E VIVIDA POR CADA UM DE NÓS EM COMUM. ESSA CAUSA DEVEM SER COMPREENDIDAS, PELAS RAZÕES SOCIAIS MAIS DIVERSAS QUE SE APRESENTAM EM MEIO À COMUNIDADE, QUE PRECISA DE REPRESENTANTES QUE COMPROMETAM VERDADEIRAMENTE COM O SOCIAL, QUE ABRAGE A TRODAS AS CLASSES SOCIAIS E PÇRINCIPALMENTE OS MAIS POBRES E MENOS FAVORECIDOS.
ONDE PODEMOS ENTÃO COMEÇAR ESSA LUTA POR JUSTIÇA E PAZ SOCIAL?
DENTRO DE NOSSAS CASAS, ENTRE NOSSAS FAMÍLIAS, FAZENDO VALER O DIREIRO MAIS COMPREENDENDO O DEVER DE CADA UM TAMBÉM.
AO SER PERGUNTADO SOBRE SE ERA VERDADE QUE SÃO POUCOUS OS QUE SALVAM, JESUS CRISTO RESPONDEU:
- SIM É VERDADE, 24“FAZEI TODO ESFORÇO PARA ENTRAR PELA PORTA ESTREITA, PORQUE EU VOS DIGO QUE MUITOS TENTARÃO ENTRAR E NÃO CONSEGUIRÃO” (LC 13, 24).
UMA DAS PORTAS MAIS ESTREITAS, MINUCIOSAS E DELICADA DIGA-SE DE PASSAGEM, É SEM DÚVIDAS A PORTA DA RAZÃO FAMILIAR.
O APÓSTOLO PAULO DESTACA BEM JÁ NA PRIEMIRA LEITURA NA CARTA À ÉFESO, SOBRE TUDO ISTO:
- 1 “FILHOS, OBEDECEI AOS VOSSOS PAIS, NO SENHOR”. (EFE 6,1).
ESTE É O PRIMEIRO DOS MANDAMENTOS, QUE ACOMPANHA-SE DA PROMESSA DE DEUS, QUE REGE AOS OBIDIENTES A GRAÇA DE QUE TENHAIS FELICIDADE E LONGA VIDA SOBRE A TERRA.
ASSIM TAMBÉM ELE EXORTA AOS PAIS:
- 4 PAIS, NÃO REVOLTEIS AOS VOSSOS FILHOS, MAS EDUCÁ-LOS E RECORREI A DISCÍPLINA QUE VEM DO SENHOR”. (EFE 6, 4)
EIS EM MINHA OPINIÃO UM CAMINHO FÉRTIL PARA INICIARMOS A UM PROCESSO DE JUSTIÇA E PAZ!
POIS COMO REVELA O SALMISTA:
“O SENHOR CUPRE SEMPRE A SUA PROMESSA”!
DAÍ TEMOS O SANTO EVANGELHO, E A PERGUNTA QUE OS DICÍPULOS DE JESUS CRISTO O FAZE:
- 23b “SENHOR É VERDADE QUE SÃO POUCOS OS QUE SE SALVAM”?
O SENHOR DÁ AOS DISCÍPULOS A RESPOSTA QUE SUBESCREVI INICIALMENTE, DEVE-SE FAZER TODO ESFORÇO PARA ENTRAR PELA POERTA ESTREITA, PORQUE MUITOS TENTARÃO E POUCOUS CONSEGUIRÃO.
AGORA A CHAVE CENTRAL ESTA A PARTIR DO MOMENTO EM QUE NOS RECONHEÇEMOS A NESCESSIDADDE DA AJUDA DE JESUS CRISTOI E PASSAMOS A COMPREENDER O SENTIDO DESTA SÚPLICA:
25e ‘SENHOR, ABRE-NOS A PORTA”!
AGORA EI A QUESTÃO QUE RETOMO AO PRINCIPIO DESTA REFLEXÃO:
- COMO ESTAMOS EM NOSSO CONVÍVIO SOCIAL APARTIR DA NOSSA IGREJA DOMÉSTICA?
SE TUDO BEM, TRANQUILO E HARMONIOSO, TEREMOS ASSIM A GRAÇA DA ESCOLHA DO BEM E PARTICIPAREMOS DO BEM NO BANQUETE ETERNO, SE AO CONTRÁRIO, PRECISAMOS JÁ URGENTEMENTE, VIVERMOS UMA RFEFLEXÃO MAIS DETALGHADA, PARA NÃO SERMOS DESCONHECIDOS PELO SENHOR.
PORQUE FORA DELE HAVERÁ CHORO E RANGER DE DENTES.
SEJAMOS SEMPRE DÓCEIS A SERMOS OS ÚLTIMOS, POIS NO REINO DE DEUS OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEUROS.
AMÉM.
LSNSJC-LO9UVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DWE CALCUTÁ.
SFA-SÃO GFRANCISCO DE ASSIS.
SFB-SÃO FRUMÊNCIO BISPO.
SGL-SÃO GONÇALO DE LAGOS.
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

terça-feira, 26 de outubro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE: 26.10.10

TERÇA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2010
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS EVARISTO -PAPA-

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira leitura (Efésios 5,21-33)
Terça-Feira, 26 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum


A- A+


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 21vós, que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 127)
Terça-Feira, 26 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum


A- A+


— Felizes todos os que respeitam o Senhor!
— Felizes todos os que respeitam o Senhor!

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


Evangelho (Lucas 13,18-21)
Terça-Feira, 26 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Luís Orione
26 de Outubro


A- A+

O Papa João Paulo II, em 1980, colocou diante dos nossos olhos um grande exemplo de santidade expressa na caridade: Luís Orione.

Nasceu em Pontecurone, um pequeno município na Diocese de Tortona, no Norte da Itália, no dia 23 de junho de 1872. Bem cedo percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio. Ao entrar no Oratório, em Turim, recebeu no coração as palavras de São Francisco de Sales lançadas pelo amado São João Bosco: "Um terno amor ao próximo é um dos maiores e excelentes dons que a Divina Providência pode conceder aos homens".

Concluiu o ginásio, deixou o Oratório Salesiano, voltou para casa e depois entrou no seminário onde cursou filosofia, teologia, até chegar ao sacerdócio que teve como lema: "Renovar tudo em Cristo".

Luís Orione, sensível aos sofrimentos da humanidade, deixou-se guiar pela Divina Providência a fim de aliviar as misérias humanas.

Sendo assim, dedicou-se totalmente aos doentes, necessitados e marginalizados da sociedade. Também fundou a Congregação da "Pequena Obra da Divina Providência". Em 1899, Dom Orione deu início a mais um Ramo da nova Congregação: os "Eremitas da Divina Providência".

Em 1903, Dom Orione recebeu a aprovação canônica aos "Filhos da Divina Providência", Congregação Religiosa de Padres, Irmãos e Eremitas da Família da Pequena Obra da Divina Providência. A Congregação e toda a Família Religiosa propunha-se a "trabalhar para levar os pequenos os pobres e o povo à Igreja e ao Papa, mediante obras de caridade".

Dom Orione teve atuação heróica no socorro às vítimas dos terremotos de Reggio e Messina (1908) e da Marsica (1915). Por decisão do Papa São Pio X, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Messina por 3 anos. Vinte anos depois da fundação dos "Filhos da Divina Providência", em 1915, surgiu como novo ramo a Congregação das "Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade", Religiosas movidas pelo mesmo carisma fundacional.

O zelo missionário de Dom Orione cedo se manifestou com o envio de missionários ao Brasil em 1913 e, em seguida, à Argentina, ao Uruguai e diversos países espalhados pelo mundo. Dom Orione esteve pessoalmente como missionário, duas vezes, na América Latina: em 1921 e nos anos de 1934 a 1937, no Brasil, na Argentina e no Uruguai, tendo chegado até ao Chile. Foi pregador popular, confessor e organizador de peregrinações, de missões populares e de presépios vivos. Grande devoto de Nossa Senhora, propagou de todos os modos a devoção mariana e ergueu santuários, entre os quais o de Nossa Senhora da Guarda em Tortona e o de Nossa Senhora de Caravaggio; na construção desses santuários será sempre lembrada a iniciativa de Dom Orione de colocar seus clérigos no trabalho braçal ao lado dos mais operários civis.

Em 1940, Dom Orione atacado por graves doenças de coração e das vias respiratórias foi enviado para Sanremo. E ali, três dias depois de ter chegado, morreu no dia 12 de Março, sussurrando suas últimas palavras: "Jesus! Jesus! Estou indo."

Vinte e cinco anos depois, em 1965, seu corpo foi encontrado incorrupto e depositado numa urna para veneração pública, junto ao Santuário da Guarda, em Sanremo na Itália.

O Papa Pio XII o denominou "pai dos pobres, benfeitor da humanidade sofredora e abandonada" e o Papa João Paulo II depois de tê-lo declarado beato em 26 de outubro de 1980, finalmente o canonizou em 16 de maio de 2004.

São Luís Orione, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES:

A SANTA LITURGIA, VEM PARA NÓS NO DIA DE HOJE, COM AÇÃO MUITO IMPORTANTE, A QUESTÃO DO MATRIMONIO, QUANDO JÁ NA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS, RELATA SOBRE A UNIÃO CONJUGAL, O RESPEITO E O AMOR DO ESPOSO PARA COM A SUA ESPOSA COMO CRISTO JESUS, AMA A SUA IGREJA.
ASSIM O ESPOSO DEVE BUSCAR A SANTIDADE EM SUA ESPOSA COMO BUSCA PARA O SEU CORPO. JESUS TRATA ASSIM A SUA IGREJA, COMO MEMBRO DE SEU CORPO.
O SALMISTA VEM DERRAMAR SOBRE NÓS A EXPRESSÃO:
"FELIZ TODOS OS QUE RESPEITAM O SENHOR!"
O SANTO EVANGELHO VEM NOS COLOCAR QUE A PEQUENEZ, PODE TORNAR GRANDE A GRAÇA DE DEUS, NA MEDIDA EM QUE AGIMOS EM NOSSO DIA-A-DIA, PELA AÇÃO SALVIFÍCA EM PROOL DO AMOR MISERICORDIOSO, COMO O EXEMPLO D PEQUENA SEMENTE DE MOSTARDA, QUE TÃO PEQUENA LANÇADA A TERRA, TORNA-SE UM ARBUSTRO CAPAZ DE ABRIGAR AS AVES DO CÉU, QUE EM SEUSA RAMOS VEM FAZER NINHOS. OUTRA QUESTÃO É A DO CRSCIOMENTO A MEDIDA, O FERMENTO, QUE COLOCADO NA MASSA A MEDIDA CORRETA, LEVA O BOLO AO SEU CRESCIMENTO IDEAL.
ASSIM SOMO NÓS, PRECISAMOS CRESCER NO REINO DE DEUS A MEDIDA DE NOSSAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS EM SEU AMOR MISERICORDIOSO.
AMÉM.
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TWERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SEP-SANTO EVARISTO -PAPA-
SLO-SÃO LUIS ORIONE.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOISSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-06:54 HS-

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE: 25.10.10

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2010
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS SANTO ANTONIO SANT'ANNA GALVÃO -PRESBÍTERO E RELIGIOSO-

LITURGIA DIÁRIA:


Primeira leitura (Efésios 4,32-5,8)
Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2010
Santo Antonio de Sant’Anna Galvão


A- A+



Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 4,32sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor. 3A devassidão, ou qualquer espécie de impureza ou cobiça sequer sejam mencionadas entre vós, como convém a santos. 4Nada de palavras grosseiras, insensatas ou obscenas, que são inconvenientes; dedicai-vos antes à ação de graças. 5Pois, sabei-o bem, o devasso, o impuro, o avarento – que é um idólatra – são excluídos da herança no reino de Cristo e de Deus. 6Que ninguém vos engane com palavras vazias. Tudo isso atrai a cólera de Deus sobre os que lhe desobedecem. 7Não sejais seus cúmplices. 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 1)
Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2010
Santo Antonio de Sant’Anna Galvão


A- A+



— Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.
— Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.



Evangelho (Lucas 13,10-17)
Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2010
Santo Antonio de Sant’Anna Galvão


A- A+



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era en­cur­vada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.
15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?”
17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Santo Antônio de Sant'Anna Galvão
25 de Outubro


A- A+


Conhecido como "o homem da paz e da caridade", Antônio de Sant'Anna Galvão, nasceu no dia 10 de Maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá, São Paulo.

Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. O ambiente familiar era profundamente religioso. Antônio viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais gozavam de prestigio social e influência política.

O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou Antônio, com a idade de 13 anos, à Bahia a fim de estudar no seminário dos padres jesuítas.

Em 1760 ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo.

Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.

Cheio do espírito da caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades. A caridade de Frei Galvão brilhou, sobretudo, como fundador do mosteiro da Luz, pelo carinho com que formou as religiosas e pelo que deixou nos estatutos do então recolhimento da Luz. São páginas que tratam da espiritualidade, mas em particular da caridade de como devem ser vivida a vida religiosa e tratadas as pessoas de dentro e de fora do "recolhimento".

Às 10 horas do dia 23 de dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz de São Paulo, havendo recebido todos os Sacramentos, adormeceu santamente no Senhor, contando com seus quase 84 anos de idade. Foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro da Luz, e sua sepultura, ainda hoje continua sendo visitada pelos fiéis.

Sobre a lápide do sepulcro de Frei Galvão está escrito para eterna memória: "Aqui jaz Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, ínclito fundador e reitor desta casa religiosa, que tendo sua alma sempre em suas mãos, placidamente faleceu no Senhor no dia 23 de dezembro do ano de 1822". Sob o olhar de sua Rainha, a Virgem Imaculada, sob a luz que ilumina o tabernáculo, repousa o corpo do escravo de Maria e do Sacerdote de Cristo, a continuar, ainda depois da morte, a residir na casa de sua Senhora ao lado de seu Senhor Sacramentado.

Frei Galvão é o religioso no qual o coração é de Deus, mas as mãos e os pés são dos irmãos. Toda a sua pessoa era caridade, delicadeza e bondade: testemunhou a doçura de Deus entre os homens. Era o homem da paz, e como encontramos no Registro dos Religiosos Brasileiros: "O seu nome é em São Paulo, mais que em qualquer outro lugar, ouvido com grande confiança e não uma só vez, de lugares remotos, muitas pessoas o vinham procurar nas suas necessidades".

O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na Liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão em 1998 em Roma. Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, a 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.


Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, rogai por nós!


Curados para o seguimento!
Postado por: padrepacheco
outubro 25th, 2010
A+A-0
tweets
retweetJesus, diante dos “grandes números”, das “multidões incontáveis”, fica preocupado. Ele descreve os seus discípulos – também cada um de nós – como “um pequeno rebanho”(Lc 12,32), como um “pouco de sal” (Mt 5,13), ou de “fermento” (Mt 13,33), como um “grão de mostarda” (Mt 13,31). Não deve causar surpresa, no entanto, se Ele fica admirado por ver que há “muita gente que o acompanha”. Com certeza, Jesus Cristo pensa: ou não entenderam nada acerca do seguimento, ou eu não me expressei bem.

Esta verdade deve nos levar a perguntar – principalmente a nós mesmos – o que leva tantos a buscarem a cura em Jesus? É o desejo de - sendo curadas - seguirem a Jesus? Qual é a motivação principal para a cura? É o seu seguimento? O que é seguir Jesus - realidade fundante para que a cura aconteça? Muitos seguem não a Jesus, mas aquilo que Ele pode vir a dar: saúde, prosperidade, bom emprego, sucesso, fama, status… Quanto aquilo que Jesus pode dar há muitos seguidores; quanto ao fato de seguir Jesus e sua conseqüências, poucos O seguem.

Jesus é taxativo: “Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, sua Irma e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo”. Diante de tamanha exigência, ainda podemos afirmar que tamanha multidão que se diz católico, cristão, é verdadeiramente discípulo de Jesus? Há, meus irmãos: não subestimemos nossa inteligência! Por favor!

A pergunta que não quer calar para este dia é esta: O que nos motiva para o seguimento de Jesus Cristo? É Jesus ou o interesse que tenho por Ele, por aquilo que Ele pode me proporcionar? O discípulo de verdade é aquele que segue o mestre e não o que ele pode oferecer; este é mercenário! Há poucos discípulos e muitos mercenários – aqueles que só fazem algo por interesse e não por amor.

Que palavra tão forte esta: odiar aqueles que nós amamos. O que Jesus quer dizer por odiar, sendo que devemos – segundo Ele próprio, amar e não odiar, principalmente nossos inimigos? Odiar neste contexto significa romper até os laços mais íntimos, quando estes constituem um impedimento para o amor.

Quantas pessoas se dizem discípulas e discípulos de Jesus, mas, no entanto, ainda continuam apegadas a pessoas, a interesses, a cargos, às suas vontades.

Por isso, antes de nos colocarmos no seguimento de Jesus, nos perguntemos acerca das nossas motivações, ou seja, façamos os cálculos como falou Cristo na parábola. Quantas desistências no meio do caminho; será causa de Jesus ter chamado de forma enganosa? Será que eu escutei mal? Não, Jesus não se enganou e você não escutou mal. O problema foi a falta de cálculo, ou seja, a decisão de romper com tudo aquilo que coloca Deus em segundo plano, pondo em primeiro plano as pessoas que amamos, nossa própria vida e os bens matérias.

Quando colocamos tudo isso na frente do Senhor no seguimento, tudo está fadado ao fracasso e o demônio será o primeiro a jogar na nossa cara e na cara de Deus – ao menos ele tentará largar na cara de Deus – o nosso fracasso. Agora, quando dou o meu “sim”, pondo Jesus e Sua vontade como o centro, tudo dará certo; isso não quer dizer que não teremos cruzes, sofrimentos e dificuldades; aliás, quem não quer sofrer, não deve seguir Jesus, pois seguir Jesus é o maior ato de amor que existe, e amar dói; o amor começa quando começa a doer a carne; não existe amor sem dor; não quer sofrer, não ame!

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova



MINHAS REFLEXÕES:

NO DIA EM QUE CELEBRAMOS A GRAÇA DO ANIVERSÁRIO DE CANONIZAÇÃO DO PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO, SANTO ANTONIO SANT'ANNA GALVÃO, QUE FOI CANONIZADO PELO PAPA BENTO XVI, EM SÃO PAULO, BRASIL, PELO PARA BENTO XVI, CONFORME ESCRITOS ACIMA SOBRE A VIDA DO SANTO, A LITURGIA DA PALAVRA, VEM NOS ALERTAR MAIS UMA VEZ AO SENTIDO DO AMOR, DA JUSTIÇA E DA CARIDADE.
O AMOR, NÃO APENAS PREGADO, MAIS VIVIDO PELO APÓSTOLO SÃO PAULO, QUANDO O MESMO DIZ:
É PRECISO SERMOS BONDOSOS E COMPASSIVOS UNS COM OS OUTROS, VIVEMOS INSERIDOS NA COMPAIXÃO E NO PERDÃO MÚTUO.
O AMOR, NÃO DEVE SE TOMADO EM CONTA MAIS COMO SENTIMENTO, QUE NÃO PROVOQUE MUDANÇA, MAIS COMO SENTIDO QUE GERA A VIDA, GERA A FELICIDADE PLENA E VERDADEIRA AO HOMEM.
SOMO FILHO GERADOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS PAI, POR ISSO MESMO, DEVEMOS AMAR, SERMOS SEUS IMITADORES, ABRAÇARMOS A CAUSA DO PERDÃO, QUE CRIA NOS HOMENS UM CICLO DE CONVÍVIO PACÍFICO, HARMONIOSO.
O AMOR DEVE SER UMA ENTREGA SEM RESERVAS. COMO FOI A ENTREGA DE DEUS, NOS DOANDO SEU FILHO UNIGÊNITO JESUS CRISTO, PARA PADECER E NO LIBERTAR DE TODAS AS AMARRAS DE SATANÁS, QUANDO SE OFERECEU A MORTE DA CRUZ RESSUSCITANDO AO TERCEIRO DIA.
PARA ÀQUELES QUE ESTÃO EM DEUS, NÃO A ENGANO COM PALAVRAS VAZIAS,PORQUE EM DEUS SOMO GERADOS PARA LUZ!
NO SENHOR ASSIM CRIADOS PARA LUZ, SEJAMOS POIS REFLEXO DE SUA BENFASEJA!
O SALMISTA VEM TAMBÉM APLICAR OS DOI CAMINHOS:
É FELIZ O HOMEM QUE NÃO TRILHA O CAMINHO DOS ÍMPIOS E NÃO SE SENTA NAS MESAS DOS ESCARNECEDORES, MAS QUE EM DEUS CONFIA A JUSTIÇA, A SUA VIDA, OS SEUS PROJETOS, OS SEUS CAMINHOS.
"SEJAMOS, POIS, IMITADORES DO SENHOR, COMO CONVÉM AOS AMADOS FILHOS SEUS!"
QUANDO ENTRAMOS NA DINÂMICA DO SANTO EVANGELHO, O SENHOR VEM OPERAR SEUS PRODÍGIOS EM FAVOR DA VIDA E MOSTRANDO QUE ELE É O SENHOR DE TODOS OS TEMPOS E PERIODOS, A MULHER ENCURVADA, É SE NÃO TAMBÉM A SEELHANÇA DA HEMORRAISA, ESTA HÁ DEZOITO ANOS, ENCURVADA, IMPEDIDA DE PODER REALIZAR QUALQUER TAREFA MESMOS AS MAIS SIMPLES, QUANTAS BUSCAS DAQUELA MULHER NÃO LHE TROUXERAM NEHUM RESULTADO, BASTO O SALVADOR SE APROXIMAR DELE E LE TOCÁ-LO POR SUA FÉ.
12b "MULHER ESTAS LIVRE DA SUA DOENÇA". (LC 13, 12b).
É PRECISO QUE JAMAIS DEIXEMOS COM QUE A HIPOCRESIA QUE É A MENTIRA, TOME SENTIDO ALGUM EM NOSSA VIDA, SEJAMOS SEMPRE SINCEROS, NAQUILO QUE SENTIMOS OU QUE FALAMOS, QUE VIVEMOS.
JESUS CRISTO, EXORTOU A HIPOCRISIA DOS DESCRENTES DE SUA ÉPOCA COM VEEMÊNCIA, PARA QUE A VERDADE SEMPRE PREVALECESSE.
DIANTE DA QUESTÃO DE DÚVIDA E DE DESCRENÇA DO CHEFE DA SINAGOGA,JESUS CRISTO, APLICA A HISTÓRIA DO BOI, DA RÊS, NO SENTIDO DE QUE SE FOSSE POR MOTIVO DE SER SÁBADO APENAS, DEIXARIA AQUELE ANIMAL APEADO OU SEJA AMARRADO, SEM ÁGUA OU ALIMENTO?
ENTÃO ESTA DEFINITIVAMENTE CERTIFICADO QUE COM SUA ATITUDE, JESUS CRISTO, É O SENHOR DA VIDA E DO TEMPO.
NÃO IMPORTA O DIA, HORÁRIO, O MOMENTO É ESTE!
PROCLAME EM SUA VIDA:
-JESUS CRISTO MEU SENHOR E MEU DEUS!
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SASG-SANTO ANTONIO SANT'ANNA GALVÃO.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

domingo, 24 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE 24.10.10

DOMINGO, 24 DE OUTUBRO DE 2010
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM
II SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS ANTONIO MARIA CLARET -BISPO-
DIA MUNDIAL DAS MISSÕES
TEMA: O SENHOR RECONCILIOU O MUINDO EM CRISTO

LITURGIA DIÁRIA:
Primeira leitura (Eclesiástico 35,15b-17.20-22a)
Domingo, 24 de Outubro de 2010
30º Domingo do Tempo Comum

A- A+

Leitura do livro do Eclesiástico.

15bO Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. 16Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; 17jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas.
20Quem serve a Deus como ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens. 21A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, 22afaça justiça aos justos e execute o julgamento.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (2º Timóteo 4,6-8.16-18)
Domingo, 24 de Outubro de 2010
30º Domingo do Tempo Comum

A- A+

Leitura da segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo: 6Quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.
8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.
16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta.
17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.
18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 33)
Domingo, 24 de Outubro de 2010
30º Domingo do Tempo Comum

A- A+

— O pobre clama a Deus e ele escuta:/ o Senhor liberta a vida dos seus servos.
— O pobre clama a Deus e ele escuta:/ o Senhor liberta a vida dos seus servos.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!
— Mas ele volta a sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança./ Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta.
— Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera.

Confira: sugestão de melodia e cifra do salmo deste dia

Evangelho (Lucas 18,9-14)
Domingo, 24 de Outubro de 2010
30º Domingo do Tempo Comum

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros:
10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.
11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’
14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo Antônio Maria Claret
24 de Outubro

A- A+

O santo lembrado hoje foi de muita importância para a Igreja que guarda o testemunho de sua santidade, que mereceu a frase do Papa Pio XI que disse: "Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, como apóstolo infatigável". Nasceu em 1807 em Sallent (Província de Barcelona - Espanha), ao ser batizado recebeu o nome de Antônio João, ao qual ele veio depois acrescentar o de Maria como sinal de sua especial devoção à Santíssima Virgem: "Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo".

Antônio Maria ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos, quando entrou para o seminário de vida, pois almejava um sacerdócio santo e como padre desejou consagrar-se nas difíceis missões da Espanha. Ao ver a pobreza dos missionários e as portas se abrindo, Antônio Maria, com amigos, tratou de fundar a "Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria", conhecidos como Claretianos.

O Carisma era evangelizar todos os setores, por meio da caridade de Cristo que constrangia, por isso dizia: "Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!" Mal tinha fundado a Congregação, o Espírito o nomeou para Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos, conta-se que ao chegar às terras cubanas foi logo visitar e consagrar o apostolado à Nossa Senhora do Cobre.

Com os amigos o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret, evangelizou milhares de almas, isto através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras. Fundador das Religiosas de Maria Imaculada, voltou a Espanha, também tornou-se confessor e conselheiro particular da rainha Isabel II; participou do Concílio Vaticano I, e ao desviar-se de calúnias retirou-se na França onde continuou o apostolado até passar pela morte e chegar na glória em 24 de outubro de 1870.

Foi beatificado em 1934 pelo Papa Pio XI e canonizado por Pio XII em 1950. Pelo seu amor ao Imaculado Coração de Maria e pelo seu apostolado do Rosário, tem uma estátua de mármore no interior da Basílica de Fátima.

Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES:
NO DIA EM QUE SOMOS CONVIDADOS E NÃO APENAS A ISSO, MAS QUE SOMOS CONVOCADOS A EXPOR-MOS NOSSOS DONS A SERVIÇO DA COMUNIDADE, VIVENCIAMOS TAMBÉM O DONM DA GRAÇA DA INFÂNCIA MILIONÁRIA,
É ASSSIM QUE SOMOS CHAMADOS A TRASNPOR-MOS A NOSSA AÇÃO MISSIONÁRIA, NESTE DIA NACIONAL DAS MISSÕES.
POIS SABEMOS QUE DEUS QUER RECONCILIAR O MUNDO EM QUE VIVEMOS POR MEIO DE NOSSO ANÚNCIO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEU FILHO UNIGÊNITO E POR MEIO DA AÇÃO SALVIFÍCA DO ESPÍRITO SANTO SANTIFICADOR.
EM ECLESIÁSTICO, NA PROIMEIRA LEITURA, PERCEBEMOS COMO O PAI MANIFESTA POR MEIO TAMBÉM DE JESUS CRISTO, MAS SEMPRE LEVANDO A INTERCESSÃO DE MARIA SANTÍSSIMA, SEU AMOR PARA CONOSCO, POIS ELE É UM JUIZ QUE NÃO DISTINGUI PESSOAS.
ASSIMTEMOS A CERTEZA DE QUE NOSSA ORAÇÃO, ULTRAPASSA AS NUVENS, E CHEGA A DEUS, E ANTES DE TUDO É ACOLHIDA.
POR ISSO MESMO O SAMISTA PROCLAMA NO SALMO 33:
-“O POBRE CLAMA A DEUS E ELE ESCUTA: O SENHOR LIBERTA A VIDA DE SEUS SERVOS.”
NA SEGUNDA LEITURA LEITURA O APÓSTOLO PAULO VEM NOS APRESENTAR A DINÂNMICA DE QUE PERSEVERA POR MEIO DA FÉ.
“COMBATÍ O BOM CONBATE, COMPLETEI A CORRIDA, GUARDEI A FÉ.”
POIS É O SENHOR DEUS, QUE SEMPRE ESTAR AO NOSSO LADO, QUEM NOS IMPULSINA POR MEIO DE SEU SANTO ESPÍRITO, E QUEM SEMPRE NOS DAR EM CRISTO JESUS AS FORÇA NESCESSÁRIA, PARA LUTARMOS ANTES AS ADVERSIDADES.
O SANTO EVANGELHO, CATEQUESI-NAS A FORMA PRÓPRIA E AMANEIRA DE FALARMOS A DEUS, A ORAÇÃO QUE É REALMENTE UM ATO DE DIÁLAGO, ÍNTIMO COM DEUS, CLAMATIVA, NÃO PRECISA EM NENHUM INSTANTE QUE A NOSSA ORAÇÃO APRESENTE UMA TÉCNICA COMO QUE COBRATIVA OU QUE QUEIRA IMPOR O QUE SOMOS OU QUE FAZEMOS OU SE MERECEMOS COMO FAZ O FARISEU. NOVAMENT O PUBLICANO, APRENSENTA-SE FAVORÁVEL EM SUA ORAÇÃO, E COLOCA-SE COMO ÀQUELE, QUE NÃO SABE ORARA, NÃO SABE PEDIR, MAS EM SUA CONFERSA ABERTA, FRANCA, SILENCIOSA A DEUS, ELE O AGRADA E VOLTA PARA SUA CASA JUSTIFICADO.
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM HOMEM OU UMA MULHER JUSTIFICADO A DEUS!
ISSO BASTA.
AMÉM.

Postado por: padrepacheco
outubro 24th, 2010
A+A-
1tweetretweet
Neste final de semana, o grande tema da liturgia é acerca da oração. Jesus conta uma parábola, para nos explicar o comportamento que devemos ter para com Deus, pois Ele acolhe com amor e misericórdia, somente aqueles que se aproximam com o coração sincero e livre, reconhecendo suas misérias, sem busca de sustificação pelo que se faz de bom. Nas atitudes, devemos ser como o fariseu - íntegros e corretos, mas na oração, devemos ser como o publicano, ou seja, alma aberta, transparente diante de Jesus.
Mas precisamos confessar uma coisa: não é fácil rezar! Aliás, rezar é uma das coisas mais difíceis para o cristão, simplesmente pelo fato de trazermos, dentro de nós, fruto do pecado original, uma indisposição para rezar. Todavia, é fundamental que venhamos, num primeiro momento, entender o que, verdadeiramente, significa oração. O que é oração?
Para responder a esta pergunta, somo convidados a recorrer a definição de Santa Tereza D’Avila acerca da oração: oração é um diálogo entre duas pessoas que se amam. Ana, a mãe de Ismael (1Sm 1,1ss) também traz uma definição espetacular do que é oração, quando interpelada pelo sacerdote Eli, quando a questiona sobre sua atitude – aparentemente – estranha no templo: meu senhor, eu simplesmente derramo a minha alma na presença do Senhor. A atitude dos maiores homens e mulheres da Sagrada Escritura também nos mostram sobre o que é oração, pois sempre tiveram a coragem de rasgar as vestes na presença de Deus, ou seja, tinham a coragem de rasgar o coração, arrancar as mascaras e desnudarem-se diante de Deus, numa profunda transparência e verdade diante do Pai. Isso é oração!
Ora, se oração é intimidade diante de Deus, é rasgar o coração diante D’Ele, é derramar a alma sobre Ele, aqui está o grande motivo pelo qual não conseguimos rezar. Por quê? Porque somos acostumados a ir para a oração e querer colocar máscaras diante de Deus, pois achamos que Ele vai nos atender se formos bonzinhos, pois o mundo só nos aceita os bonzinhos, aqueles que não possuem dificuldades; então para ser aceito pelas pessoas, eu preciso disfarçar minhas misérias e pecados; o mesmo comportamento temos diante de Deus. Aqui está o ponto pelo qual não somos atendidos por Deus: queremos usar máscaras diante de Deus.
Os Padres do Deserto vão dizer que, a alma da oração não é a piedade – estar inteiro na oração; isso é conseqüência da oração. A alma da oração não é a fidelidade – todos os instantes, momentos e dias, estou em oração; isso é conseqüência. Para os Padres de Deserto, a alma da oração é a verdade, ou seja, tudo aquilo que está dentro de mim, que não tenho a coragem de partilhar com ninguém. Aliás, o Senhor quer conversar neste diálogo de amor – a oração – acerca de tudo aquilo que não veio D’Ele, ou seja, nossa miséria, nosso pecado.
Tudo aquilo que temos de bom, de virtudes e talentos em nós, na oração o Senhor quer que, no máximo, venhamos a agradecer e colocar tudo isso a serviço dos irmãos. O que Ele quer conversar conosco é sobre aquilo que não veio D’Ele: nossas misérias, nossos pecados, nossas feridas, pois Ele quer transformar, tudo isso, em carisma, em dom, em vida para a vida dos outros. Para isso, é preciso rasgar o coração e suplicar com confiança, pois a confiança é a mãe da oração; a confiança é este vaso que colhe a misericórdia de Deus que se derrama do Coração Misericordioso de Jesus, do Seu lado aberto da cruz redentora.
Padre Pacheco,
Comunidade Canção Nova.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

LITURGISA DIÁRIA DE: 22.10.10

29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
I SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS ABÉRCIO DE HIERÁPOLIS -BISPO-


Primeira leitura (Efésios 4,1-6)
Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2010
29ª Semana Comum

A- A+

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também uma só é a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 23)
Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2010
29ª Semana Comum

A- A+

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração.
— Quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.

Evangelho (Lucas 12,54-59)
Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2010
29ª Semana Comum

A- A+

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Gaudêncio
22 de Outubro

A- A+

O nome do santo que lembramos neste dia, é Gaudêncio, que vem do latim "gaudere", que significa alegrar-se. Muito sugestivo, pois é com alegria que contemplamos a vida deste santo Bispo de Bréscia, na Itália.

Provavelmente, era natural daquela cidade que conheceu no século II o Cristianismo, e onde fazia parte do seu Clero diocesano. Muito conhecido e respeitado pela santidade, zelo pastoral e eficácia na pregação, São Gaudêncio foi amigo de vários outros Bispos santos (principalmente Santo Ambrósio de Milão).

No ano 400, como peregrino, foi conhecer a Igreja de Cristo e as grandes igrejas da antiguidade. Nesta viagem, fez amizade com o Patriarca de Constantinopla, São João Crisóstomo, e também no Oriente adquiriu relíquias de mártires, que levou para sua cidade episcopal, a fim de motivar a pureza da fé.

Admirado pela oratória, deixou como riqueza numerosos sermões, tratando do mistério pascal, festas litúrgicas e comentários sobre o Evangelho. Após uma vida muito frutuosa no culto e no cuidado das ovelhas do Bom Pastor, principalmente de amor aos pobres, Gaudêncio entrou no Céu no ano de 410.

Desde logo recebeu o culto de veneração que a Igreja ratificou em seu Martirológio. Suas relíquias conservam-se na Igreja de São João Evangelista em Bréscia.

São Gaudêncio, rogai por nós!
Saibamos perceber o Sinal maior
Postado por: padrepacheco
outubro 22nd, 2010
A+A-
2tweetsretweet
Os fariseus são especialistas em saber acerca dos sinais que estão fora de si, ou seja, os sinais naturais; mas não conseguem ter um discernimento e uma visão sadia e correta a respeito do maior sinal existente naquele momento de suas vidas: Jesus Cristo, o grande e mais perfeito Sinal revelador do Pai.
A falsa ideia de Deus, a visão distorcida e doentia dEle deixa o ser humano doente. Aqui está a razão de haver tantas pessoas adoecidas no mundo. Quando as pessoas têm uma imagem distorcida de Deus, a primeira coisa que fazem é se distanciarem d’Ele, pois quando se distanciam, está aí decretado o meu fracasso em todas as áreas da minha vida.
A imagem distorcida dos fariseus acerca de Deus faz com que estejam doentes e queiram, em suas atitudes, adoecer outros por causa de suas normas e princípios estúpidos. Jesus repudia completamente tudo isso, mostrando que o deus deles não é o Deus verdadeiro, revelado por Ele – Cristo.
Visão distorcida de Deus: este é o grande problema que existe em nossa vida. Quantos não conseguem crescer na vida pelo fato de não criarem uma comunhão com o Senhor, pois acham que Ele é um ser distante, totalmente indiferente à nossa vida. Muito ocupado em ver nossos erros, para, no momento oportuno, nos dar o castigo que merecemos, por termos feito coisas erradas. Agora, se fizermos algo certo, nada fizemos além de nossa obrigação. Que visão doentia de Deus! Que fonte de cisão para a vida humana!
Compreendamos definitivamente uma coisa, meus irmãos e irmãs: Deus nos ama por aquilo que somos e não por aquilo que fazemos. Se o Altíssimo se entristece – e Ele se entristece –, não é porque fizemos coisas erradas, pois o mal não O atinge, mas Ele se entristece pelo fato de Seus filhos estarem tristes. Deus se alegra pelo fato de Seus filhos estarem alegres.
Somos amados por aquilo que somos. E o que somos? Filhos e filhas amados de Deus! O Senhor nos pôs como administradores da criação e não como escravos dela. A lei acerca do sábado é um reflexo da distorção do coração dos fariseus; muitas vezes, o nosso coração também é fariseu, ou seja, achamos que Deus vai nos amar pelas coisas boas que viermos a fazer. Não! Deus Pai não vai nos amar ; Ele já nos ama desde de toda a eternidade!
Este amor é explicado de forma surpreendente na parábola do filho pródigo. Não é o filho quem vê o Pai, mas o Pai quem vê o filho de longe; corre ao seu encontro e o abraça, enchendo-o de beijos. O Pai aperta o filho não perguntando o que fez e por que o fez, mas o aperta em seus braços, abraçando o filho que acaba de voltar, expressando um coração misericordioso e saudoso.
O Pai ama o filho e não quer saber o que ele fez, mas quer saber da sua atitude de volta, de retorno, de arrependimento. É isso que conta para o coração do Pai. Quando nos vemos da mesma forma como Deus nos vê, passamos a vê-Lo de forma correta; como consequência, passamos a ver os outros e a nós mesmos com dignidade e misericórdia. Mas caso o contrário ocorra, ou seja, se temos uma visão distorcida acerca de Deus, de nós e dos outros, nos tornamos insensíveis, “um trator” na vida dos outros; nós os atropelamos sem dó nem piedade.
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

MINHAS REFLEXÕES:
A SANTA LITURGIA DE HOJE, REFERE-SE AO NOSSO EWMPENHO DE DISCERNIMEWNTO PESSOAL, NO QUE DIZ RESPEITO A ENTENDER AS COISAS DE DEUS E NÃO AS COISAS QUE O MUNDO PODE QUERER NOS OFERECER.
JESUS VEM ALERTAR A CADA UM DE NÓS, COM SEU FUNDAMENTO DE CATEQUESE APLICADA NO QUE QUER, A NOSSA ATENÇÃO AOS SINAIS DOS TEMPOS SIM, MAS TAMBÉM AOS SINAIS DAS COISA DE DEUS PAI.
OS SINAIS DE DEUS , POR MEIO DE SEU FILHO JESUS CRISTO, É CERTEZA DA PRESENÇA DO REINO DE AMOR E MISERCIÓRDIA ENTRE TODOS NÓS.
SOMENTE NO ESPÍRITO DE DEUS PODEREMOS SABER ENTERDER O QUE É DE DEUS E O QUE NÃO É DE DEUS.
É ESTA UMA TAREFA SEMPRE URGENTE NA NOSSA ESPIRITUALIDADE. DESCOBRIR O QUE É AO NOSSO FAVOR OU O QUE É CONTRÁRIO A VONTADE DE DEUS PARA NÓS.
QUAL A NOSSA OPÇÃO?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA DE 20.10.10

QUARTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2010
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
I SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
SS MARIA BERTÍLIA BOSCARDIN -RELIGIOSA-
SS SÃO PEDRO ALCANTARA

LITURGIA DA PALAVRA:

Primeira leitura (Efésios 3,2-12)
Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2010
29ª Semana Comum


A- A+



Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 2se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3como, por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente. 4Ao ler-me, podeis conhecer a percepção que eu tenho do mistério de Cristo. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens de gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 7Disto eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu no exercício de seu poder. 8Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo. 10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximar de Deus com toda confiança.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Isaías 12,2-3)
Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2010
29ª Semana Comum


A- A+



— Com alegria bebereis do manancial da salvação.
— Com alegria bebereis do manancial da salvação.

— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.
— E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”.



Evangelho (Lucas 12,39-48)
Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2010
29ª Semana Comum


A- A+



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



São Pedro de Alcântara
20 de Outubro


A- A+


"Aqueles que são de Cristo crucificaram a própria carne com os seus vícios e concupiscências" (Gal 5,24)

Esta Palavra do Senhor se aplica muito bem a São Pedro de Alcântara, o qual lembramos hoje, pois soube vencer o corpo do pecado através de muita oração e mortificações. Pedro nasceu em Alcântara, na Espanha, em 1499.

Menino simples, orante e de bom comportamento, estudou na universidade ainda novo, mas soube, igualmente, destacar-se no cultivo das virtudes cristãs, até que, obediente ao Mestre, o casto e caridoso jovem entrou para a Ordem de São Francisco, embora seu pai quisesse para ele o Direito. Pedro foi ordenado sacerdote e tornou-se modelo de perfeição monástica e ocupante de altos cargos, o qual administrou até chegar, com vinte anos, a superior do convento e, mais tarde, eleito provincial da Ordem.

Franciscano de espírito e convicção, era sempre de oração e jejum, poucas horas de sono, hábito surrado, grande pregador e companheiro das viagens. Como provincial, visitou todos os conventos da sua jurisdição, promovendo uma reforma de acordo com a regra primeira de São Francisco, da qual era testemunho vivo. Conhecido, sem desejar, em toda a Europa, foi conselheiro do imperador Carlos V e do rei João III, além de amigo dos santos e diretor espiritual de Santa Teresa de Ávila; esta, sobre ele, atestou depois da morte do santo: "Pedro viveu e morreu como um santo e, por sua intercessão, conseguiu muitas graças de Deus".

Considerado um dos grandes místicos espanhóis do séc. XVI e dos que levaram a austeridade até um grau sobre-humano, entrou no Céu com 63 anos, em 1562, após sofrer muito e receber os últimos Sinais do Amor (Sacramentos), que o preparou para um lindo encontro com Cristo.

São Pedro de Alcântara, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES:

IRMÃOS (ÃS), A GRAÇA DE N OSSO SENHOR JESUS CRISTO, NOS CUMULA DE TODOS OS BENS, DETODOS OS DONS ESPERITUAUIS E INTELECTUAIS, TAMBÉM, PARA QUE ASSIM POSSAMOS COMPREENDER, QUAL A VONTADE DE DEUS PARA NÓS.
A SANTA LITURGIA DE HOJE VEM NOVAMENTE NOS FALAR DO SENTIDO QUE PRECISAMOS DAR A NOSSA VIDA, A NOSSA ORAÇÃO, NOSSA CAMINHADA DE CONSAGRADOS DE FILHOS E FILHAS DE DEUS, POR MEIO DA VIGILÂNCIA.
ESTAIS VICILANTES É O QUE O SENHOR NOS PEDE, E NOS PEDE COM INSISTÊNCIA MAS QUE A FAÇAMOS COM CONFIANÇA.
O DISCÍPULO ´PE AQUE LE QUE DEVE ESTAR SEMPRE PREPARADO PARA ACOLHER O SEU SENHOR. ELE CHEGA À HORA INESPERADA, COMO ASSIM, MUITAS VEZES, EM QUE MENOS ESTAMOS PREPARADOS, O SENHOR NESCESSIA DE NÓS, ASSIM PRECISAMOS ESTAR VIGILANTES PARA NÃO DEIXARMOS O SENHOR A NOSSA ESPERA.
O DISCIPOULO NÃO PERDE O SEU TEMPO COM COISAS FÚTEIS, AO CONTRÁRIO EMPREGA O SEU TEM PO AO USO DA CARIDADE PARA COM O PRÓXIMO E AINDA O FAZ COM ESPÍRITO DE MANSIDÃO E SINGELEZA DE CORAÇÃO.
AS LEITURAS DE HOJE SÃO PROPICIAS A ESTA REFLEXÃO.
QUE POSSAMOS JUNTOS MEDITÁLAS EM NOSSO DIA.
BUSCANDO DEIXAR COM QUE A VONTADE DEUS SE CONCRETIZE EM NOSSA AÇÃO.
A MINHA MISSÃO E SUA MISSÃO É A DE NOS TORNARMOS EVANGELIZADORES DO AMOR E DCXA CARIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
TODA A HUMANIDADE É CHAMADA A VIVER ESSE EVANGELHO, AGORA PARA QUE ELE ACONTEÇA PRECISAMOS SER SEUS PROPAGADORES.
QUE VIVAMOS A NOSSA UNIDADE BENFASEJA, HOJE E EM TODOS OS NOSSO RELACIOMENTOS.
ASSIM SEJA!
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SMBB-SANTA MARIA BERTÍLIA BOSCARDIN.
SPA-SÃO PEDRO ALCANTARA.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM
ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

LITURGIA DIA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE: 18.10.10

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2010
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
I SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERMELHA
SS LUCAS -EVANGELISTA-

LITURGIA DIÁRIA:

II Timóteo, 4,10-17b (...)

10. Demas me abandonou, por amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia.
11. Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério.
12. Tíquico enviei-o para Éfeso.
13. Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade na casa de Carpo, e também os livros, principalmente os pergaminhos.
14. Alexandre, o ferreiro, me tratou muito mal. O Senhor há de lhe pagar pela sua conduta.
15. Tu também guarda-te dele, porque fez oposição cerrada à nossa pregação.
16. Em minha primeira defesa não houve quem me assistisse; todos me desampararam! (Que isto não seja imputado.)
17. Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos.

SL 144 (145)(...)
Salmos, 144

1. Louvor. De Davi. Ó meu Deus, meu rei, eu vos glorificarei, e bendirei o vosso nome pelos séculos dos séculos.
2. Dia a dia vos bendirei, e louvarei o vosso nome eternamente.
3. Grande é o Senhor e sumamente louvável, insondável é a sua grandeza.
4. Cada geração apregoa à outra as vossas obras, e proclama o vosso poder.
5. Elas falam do brilho esplendoroso de vossa majestade, e publicam as vossas maravilhas.
6. Anunciam o formidável poder de vossas obras e narram a vossa grandeza.
7. Proclamam o louvor de vossa bondade imensa, e aclamam a vossa justiça.
8. O Senhor é clemente e compassivo, longânime e cheio de bondade.
9. O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras.
10. Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis.
11. Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder,
12. para darem a conhecer aos homens a vossa força, e a glória de vosso reino maravilhoso.
13. Vosso reino é um reino eterno, e vosso império subsiste em todas as gerações. O Senhor é fiel em suas palavras, e santo em tudo o que faz.
14. O Senhor sustém os que vacilam, e soergue os abatidos.
15. Todos os olhos esperançosos se dirigem para vós, e a seu tempo vós os alimentais.
16. Basta abrirdes as mãos, para saciardes com benevolência todos os viventes.
17. O Senhor é justo em seus caminhos, e santo em tudo o que faz.
18. O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade.
19. Ele satisfará o desejo dos que o temem, ouvirá seus clamores e os salvará.
20. O Senhor vela por aqueles que o amam, mas exterminará todos os maus.
21. Que minha boca proclame o louvor do Senhor, e que todo ser vivo bendiga eternamente o seu santo nome.

LC 10,1-9(...)

São Lucas, 10

1. Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2. Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!
6. Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.
7. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.

O SANTO DO DIA:

São Lucas
18 de Outubro


A- A+

Estamos em festa na liturgia da Igreja, pois lembramos a vida e o testemunho do evangelista São Lucas. Uma figura simpática do Cristianismo primitivo, homem de posição e qualidades, de formação literária e de profundo sentido artístico divino. Nasceu em Antioquia da Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Colaborador no apostolado, o grande apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração. Ambos fazem várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano. Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária, resultando no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos. No Evangelho segundo Lucas, encontramos o Cristo, amor universal, que se revela a todos e chama Zaqueu, Maria Madalena, garante o Céu para o "bom" ladrão e conta as lindas parábolas do pai misericordioso e do bom samaritano. Nos Atos dos Apóstolos, que poderia também se chamar Atos do Espírito Santo, deparamos com a ascensão do Cristo, que promete o batismo no Espírito Santo, fato que se cumpre no dia de Pentecostes, e é inaugurada a Igreja, que desde então vem evangelizando com coragem, ousadia e amor incansável todos os povos.

Uma tradição - que recolheu no séc. XIV Nicéforo Calisto, inspirado numa frase de Teodoro, escritor do séc. VI - diz-nos que São Lucas foi pintor e fala-nos duma imagem de Nossa Senhora saída do seu pincel. Santo Agostinho, no séc. IV, diz-nos pela sua parte que não conhecemos o retrato de Maria; e Santo Ambrósio, com sentido espiritual, diz-nos que era figura de bondade. Este é o retrato que nos transmitiu São Lucas da Virgem Maria: o seu retrato moral, a bondade da sua alma. O Evangelho de boa parte das Missas de Maria Santíssima é tomado de São Lucas, porque foi ele quem mais longamente nos contou a sua vida e nos descobriu o seu Coração. Duas vezes esteve preso São Paulo em Roma e nos dois cativeiros teve consigo São Lucas, "médico queridíssimo". Ajudava-o no seu apostolado, consolava-o nos seus trabalhos e atendia-o e curava-o com solicitude nos seus padecimentos corporais. No segundo cativeiro, do ano 67, pouco antes do martírio, escreve a Timóteo que "Lucas é o único companheiro" na sua prisão. Os outros tinham-no abandonado. O historiador São Jerônimo afirma que Lucas viveu a missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio. Por isso, no hino das Laudes rezamos: "Cantamos hoje, Lucas, teu martírio, teu sangue derramado por Jesus, os dois livros que trazes nos teus braços e o teu halo de luz". É considerado o Padroeiro dos médicos, por também ele ter exercido esse ofício, conforme diz São Paulo aos Colossenses (4,14): "Saúda-vos Lucas, nosso querido médico".

São Lucas, rogai por nós!


HOMILIA DE PADRE PACHECO-CANÇÃO NOVA-


Postado por: padrepacheco
outubro 18th, 2010
A+A-

Jesus, após ter chamado Seus apóstolos – chama outros setenta e dois discípulos – e os convida para que sejam; o fazer será consequência. Ser o quê? Íntimos de Jesus, amigos de Jesus; vida mergulhada na vida de Jesus – é daí que nasce a intimidade. Fazer o quê? Quanto a isso não devemos nos preocupar, pois o Senhor nos dirá e nos orientará quanto ao que fazer e como fazer.
Como se não bastasse, o Senhor, além de nos mostrar o que fazer na obra da evangelização, nos capacita e nos presenteia com todos os meios para a missão; meios estes que são os dons, os ministérios, os talentos, os carismas e frutos do Espírito Santo de Deus. A nossa felicidade consistirá em sermos canais de cura, libertação e realização na vida das pessoas; para isso: ser – íntimo de Deus - e fazer, como consequência – a vontade de Deus.
Para esta missão tão sublime de discípulos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo, na qual somos chamados, Cristo nos faz dois pedidos fundamentais, dentre tantos, não menos importantes:
1º Pobreza evangélica: não podemos, diante da missão a nós confiada, nos preocupar, perder a atenção, o foco, daquilo que Deus quer fazer por intermédio de nós na vida das pessoas na ação evangelizadora. O missionário precisa ter como única bagagem de missão, como único valor, como única riqueza, a vontade de Deus, Sua Palavra e a disponibilidade em servir. Para isso, não podemos nos prender a nada e a ninguém, pois tudo nos será dado, tendo em vista que o missionário é digno do seu sustento, do seu salário. A única riqueza precisa ser o Senhor. Aliás, quem precisa muito fora é porque muito pouco possui de Deus dentro de si; então o coração precisa buscar fora o que não consegue encontrar dentro. Dentro de nós, no mais íntimo de nosso interior, está Deus.
2º Dê de graça o que recebeste de graça: na vida, tudo é graça; inclusive os encalços e dificuldades, que não vêm de Deus, mas Deus permite. Permite para que venhamos a crescer, a amadurecer. Crescimento e amadurecimento: eis as maiores graças na vida de uma pessoa. Todos os dons, talentos, virtudes, a própria vocação, tudo isso o Todo-poderoso nos deu, não porque necessitava, mas por pura graça e bondade. Ele nos deu tudo isso, para que, através disso, na vocação, pudéssemos ser felizes. Colocando tudo isso a serviço dos outros, eis a certeza de felicidade, de santidade. Como é bom, quando nos propomos a servir com gratuidade aqueles que o Senhor nos confia. Isso é evangelizar por excelência.
Para isso, é preciso que reforcemos o caminho: ser (íntimo de Deus e de Sua Palavra, vivendo da providência) e servir (de forma gratuita e alegre, pois de graça recebemos e de graça devemos ser canais da Graça na vida dos irmãos).
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

MINHAS NOTIFICAÇÕES:

NESTE DIA, OPTO A FICA COM AS NOTIFICAÇÕES QUE AQUI SÃO CITADAS E REZO NA INTERCESSÃO AO DEUS DA VIDA, QUE NOS FAÇA MERECEDORES DO REINO DE AMOR E DE JUSTIÇA.
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SLE-SÃO LUICAS EVANGELISTA.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

LITURGIA DA PALAVRA DE 14.10.10

QUINTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2010
28ª SEMANA DO TEMPO COMUM
IV SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
SS CALIXTO I -PAPA E MÁRTIR-
SS EUCARÍSTIA

LITURGIA DA PALAVRA:

Primeira leitura (Efésios 1,1-10)
Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum


A- A+



Início da Carta de São Paulo aos Efésios.

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos os seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 97)
Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum


A- A+



— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte a santo alcançaram-lhe a vitória!
— O Senhor fez conhecer a salvação, e as nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!




Evangelho (Lucas 11,47-54)
Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010
28ª Semana Comum


A- A+



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque cons­truís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a
criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não en­trastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armaram ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



São Calisto I
14 de Outubro


A- A+


Os Papas da Igreja são por excelência os Príncipes do Cristianismo, e hoje lembramos um dos Príncipes da Fé que mais se destacou entre os primeiros Papas: São Calisto I.

Filho de uma humilde família romana, nasceu em 160. Administrador dos negócios de um comerciante, Calisto passou por grandes dificuldades, pois algo saiu de errado no trabalho, chegando a ser flagelado e deportado para a ilha da Sardenha, onde como condenação enfrentou trabalhos forçados nas minas, juntamente com cristãos condenados por motivos de fé.

Sem dúvida, com a convivência com os cristãos que enfrentavam o martírio, pois o Cristianismo era considerado religião ilegal, Calisto decidiu seguir a Jesus. Mais tarde muitos cristãos foram resgatados do exílio e a comunidade cristã o libertou.

O Santo de hoje colaborou com o Papa Vítor e depois como diácono ajudou o Papa Zeferino em Roma, pois assumiu, com muita sabedoria, a administração das catacumbas, na Via Ápia, que eram aqueles cemitérios cristãos, que se encontravam no subsolo por motivos de segurança, e também serviam para celebrações litúrgicas, além de guardar para a ressurreição os corpos dos mártires e dos primeiros Papas.

Com a morte do Papa Zeferino, o Clero e o povo elegeram Calisto como o sucessor deste, apesar de sua origem escrava. Foi perseguido, caluniado e morreu mártir, quando acabou condenado ao exílio. Segundo a tradição mais segura, morreu numa revolta popular contra os cristãos e foi lançado a um poço.

Durante os seis anos de pastoreio zeloso e santo, São Calisto I condenou a doutrina que se posicionava contra a Santíssima Trindade. Até o seu martírio defendeu a Misericórdia de Deus, que se expressa pela Igreja, que perdoa os pecados dos que cumprem as condições de penitência, assim, combatia Calisto os rigoristas que condenavam os apóstatas adúlteros e homicidas.

São Calisto I, rogai por nós!



Homecancaonova.comSanto do diaLiturgia diáriaPedido de oraçãoClube da Evangelização

outubro 2010 S T Q Q S S D
« set
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

No tags were found that match the criteria given.




Assine o RSS




Para a vida, uma vocação acertada
Postado por: padrepacheco
outubro 14th, 2010
A+A-0
tweets
retweet

A vocação – seja qual for ela -, objetivamente é o maior valor que podemos possuir, pois ela é o caminho da plenitude da felicidade e realização de cada um de nós; por meio dela se manifesta o plano do amor de Deus na vida de cada um de nós. No entanto, subjetivamente – a partir de cada um de nós, a vocação terá o valor e a qualidade para cada um, fundamentados naquilo que viemos a deixar, para que pudéssemos viver esta vocação. Explico.

Objetivamente: a vocação é o grande dom de Deus a nós; é o chamado de Deus feito a nós, para que, percorrendo um caminho específico venhamos a nos realizar plenamente em todos os sentidos da nossa vida.

Subjetivamente: o que deixamos, para seguir este caminho, frente ao convite de chamado do Senhor? Deixamos muitas ou poucas coisas? Isso que deixamos possui um valor incomensurável? Pois quanto mais valioso é aquilo que deixamos, tanto mais valioso vai se tornar a vocação para nós.

Nunca me esqueço daquilo que fui convidado a deixar para seguir o caminho do sacerdócio: estava prestes a me casar, quando tive de sublimar um relacionamento com uma noiva maravilhosa; um futuro brilhante no exército; fui para o seminário, deixei o meu pai, que estava canceroso, em casa; tive que deixar a minha família e tantas outras coisas, minhas “riquezas”, para ir em busca do tesouro de maior valor, aquele “terreno” do Evangelho.

Hoje, percebo que seria muito feliz e realizado se não tivesse dado meu “sim” para Deus e tivesse constituído uma família no Senhor. Todavia, não seria plenamente feliz e realizado; plenamente feliz e realizado estou hoje: como pessoa, como sacerdote, como missionário na Canção Nova, pelo fato de estar na vontade de Deus.

Muitas vezes, me deu vontade de desistir. Mas por que não consegui desistir? Porque tudo aquilo que me impulsionava a desistir era infinitamente menor aos valores que deixei, fazendo com que minha vocação se tornasse o maior tesouro, maior até mesmo que tudo o que havia deixado.

Aquilo que deixamos, com amor e de forma generosa, quando fazemos para alegrar o Coração de Deus, é justamente isso que dará valor – para nós – à vocação a qual o Senhor nos chama. Para dizer que vale a pena deixar nossas preciosidades para adquirirmos a riqueza por excelência: Deus e Sua vontade em nossa vida.

Quantos resolveram optar pelas suas preciosidades e as deixaram de trocar pelo tesouro maior que é Deus e Sua vontade e, por isso, trazem por toda vida uma decepção profunda de não poder estar no lugar certo, sendo aquilo para o qual o Senhor os chamou. Sim, são felizes. Por isso, não são plenos; sempre trazem consigo a certeza de que se tivessem respondido de forma diferente seriam plenamente felizes.

Vocação acertada é certeza absoluta de vida plenamente feliz e realizada! Como sabermos se estamos na vocação certa e qual a nossa vocação? Sendo de Deus, íntimos d’Ele! Como consequência desta intimidade acontecerá a manifestação de um Deus que é Pai e que manifesta Seu plano de amor para cada um de nós.

Por que acabo de escrever tudo isso a vós, em relação ao evangelho de hoje? Porque, meus irmãos e irmãs, quando acertamos a nossa vocação, nos tornamos instrumentos de Deus para a salvação das almas e a nossa salvação; do contrário, a exemplo dos escribas, fariseus e doutores da Lei, quando não estamos dentro do chamdo de Deus - vocação - nos tornamos instrumentos de perseguição e morte na vida dos outros; não entramos e não deixamos ninguém entrar no Reino de Deus. Deus nos livre de estarmos fora do chamado de Dele, a exemplo dos fariseus, escribas e doutores da Lei.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

MINHAS REFLEXÕES:

PERCEBEMOS COMO A GRAÇA DE DEUS, ENRIQUECE A VIDA!
A CADA DIA NOS SURPREENDEMOS MAIS COM OS TESTEMUNHOS DE FÉ, COMO O PRÓPRIO TESTEMUNHO HOJE DA VIDA DE NOSSO SANTO MÁRTI SÃO CALIXTO I -PAPA DA NOSSO IGREJA-, SEU MÁRTIRIO COMO TODA A SUA ENTREGA E DOAÇÃO, QUE SE VÊ TÃO REFLEXIVA NA VIDA DO SACERDOTE QUE NOS ESCREVE A HOMILIA DE HOPJE PADRE PACHECO, O QUE ELE TEVE DE DEIXAR, RENUNCIAR PELA SUA VOCASÇÃO ACERTADA, AO QUAL ELE PRÓPRIO DISSE QUE DEIXOU AS SUAS RIQUEZAS EM BUSCA DE SEU TESOURO MAIOR E VERDADEIRO QUE FOI EXATAMENTE O EVANGELHO DO REINO.
NA VIDA DEVEMOS ENFRFENTAR COM SABEDORIA AS NOSSAS ESCOLHAS.
O EVANGELHO VEM DIZER EXATAMENBTE A ISSO QUANDO, ELE COLOCA AI DE VÓS MESTRES DA LEI QUE TOMAM A PALAVRA DE CIÊNCIA. (LC 11, 52).
TOMAR A PALAVRA CDE CIÊNCIA SIGNIFICA,TAMBÉM ALÉM DE ESCUTAR A PALAVRA DE SABEDORIA, COLOCÁ-LA EM PRÁTICA, DEIXANDO COM QUE O MERGULHO NA FÉ E NA CONDIÇÃO DE TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS, POSSAM CONDUZIR A NOSSA ESCOLHA MAIOR QUE É O AMOR E A NOSSA VOCAÇÃO.
QUAL A SUA VOCAÇÃO?
SE FOR A DE SER PAI, MÃE, PROFISSIONAL LIBERAL, MÉDICO, PROFESSOR, ADSVOGADO, JUIZ, CARPITEIRO, ENTRE TANTOSD COMERCIÁRIOS, SACERDOTE, RELIGIOSO, CONSAGRADO, NÃO IMPORTA, E SIM COMO VOCÊ TOMA A ESTE CHAMADO DE DEUS NO AMOR.
POR ISSO NA PRIMEIRA LEITURA O APÓSTOLO PAULO À COMUNIDADE DE ÉFESO, LEVANTA A SUA VOZ E COLOCA-SE COMO ÀQUELE QUE LOUVA A DEUS COMO PRÍNCIPI9O DE TODA INICIAÇÃO EM SUA VIDA, BENDITO SEJA DEUS PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, POR QUE NA SUA BENÇÃO, E EM VIRTUDE DE JESUS CRISTO ELE NOS ESCOLHEU, NOS PREDESTINOU A SERRMOS EXTAMENTE O QUE SOMOS.
NESCESSITAMOS DAR-MOS SEMPRE NOSSO GRITO DE AÇÃO DE GRAÇAS AO NOSSO CRIADOR.
SOMENTE ASSIM PODEREMOS CANTAR COMO O SALMISTA NO SALMO 97 (98), NESTE DIA:
"O SENHOR FEZ CONHECER SEU PODER SALVADOR PERANTE AS NASÇÕES".
NO DIA EM QUE SOMOS CONVIDADOS A SUBIR AO ALTAR DA EUCARÚISTIA, PARA ADORARMOS AO NOSSO SENHOR E SALVADOR, PRECISAMOS IR AO SEU ENCONTRO PARA DELE OUVIRMOS E FAZÊ-LO SENHOR EM TODOS OS NOSSOS PROJETOS E PLANOS, AÇÕES E ATITUDES.
NÃO DEVEMOS MAIS ESTAR A EDIFICAR OS TÚMULOS DOS PROFETAS, MAIS AQUI NÃO TÚMULOS SUBTERRENEOS, MAS SIM OS TÚMULOS QUE CRIAMOS EM NOSSOS PRÓPRIOS CORAÇÕES QUANDO NOS DEBRUÇAMOS AO EGOÍSMO, A INDIVISÃO AO PECADO.
É POR ISSO QUE HOJE A SABEDORIA DE DEUS ESTA EVIDENTE NO SEU SANTO EVANGELHO, É COMO SE DEUS QUISESSE REALMENTE NOS CHAMAR A ATENÇÃO, PARA UMA REALIDADE NOVA, UMA ESCOLHA SANTA E NOVA, NOSSA PRÓPRIA VOCAÇÃO DE SER O AMOR POR EXEMPLO.
ASSIM COMO O PADRE PACHECO, COMO NARROU A PEQUENA MAIS RICA HISTÓRIA DA VIDA DO PAPA SÃO CALISTO I, EU TAMBÉM ME DEPARO TODOS OS DIAS NO MEU PRIMWEIRO CHAMADO, E VOU ASSIM RENOVANDO A MINHA CONDIÇÃO DE CONSAGRADO A DEUS, POR SER UM ADORADOR PARA VIVER O AMOR.
TENHAMOS A ATENÇÃO PARA NÃO CAIERMOS NAS CILADAS QUE O PECADO OU QUE A CARNE NOS ANTEVÉM.
REZEMOS A NOSSA REGRA DE OURO.
CONFIEMOS POR MEIO DE MARIA SANTÍSSIMA E DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE, NOSSAS VIDAS.
ASSIM SEJA!
AMÉM!
LSNSJC-LOUVADOI SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
STMJSF-SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BMTC-BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SFA-SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SCPM-SÃO CALIXTO I PAPA E MÁRTIR.
SFNSJC-SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!
AMÉM!