Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA DE 11.11.13

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2013
32ª SEMANA DO TEMPO COMUM
IVª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss SÃO MARTINHO TOURS
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:
Sab 1, 1-7 (...)
1 Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração,*
2 porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança;
3 com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos.*
4 A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado;
5 o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniqüidade que sobrevém o repelirá.
6 Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios, porque Deus lhe sonda os rins, penetra até o fundo de seu coração, e ouve as suas palavras.
7 Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz.

Sl 138 (...)

1 Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Senhor, vós me perscrutais e me conheceis,*
2 sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos.
3 Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos.
4 A palavra ainda me não chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda.
5 Vós me cercais por trás e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mão.
6 Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa, ele é tão sublime que não posso atingi-lo.
7 Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar?
8 Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também.
9 Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar,
10 é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará.
11 Se eu dissesse: Pelo menos as trevas me ocultarão, e a noite, como se fora luz, me há de envolver.
12 As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz.*
13 Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe.
14 Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma.
15 Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.
16 Cada uma de minhas ações vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse.*
17 Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios! E quão imenso é o número deles!
18 Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar; se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda.
19 Oxalá extermineis os ímpios, ó Deus, e que se apartem de mim os sanguinários!*
20 Eles se revoltam insidiosamente contra vós, perfidamente se insurgem vossos inimigos.
21 Pois não hei de odiar, Senhor, aos que vos odeiam? Aos que se levantam contra vós, não hei de abominá-los?
22 Eu os odeio com ódio mortal, eu os tenho em conta de meus próprios inimigos.
23 Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos.
24 Vede se ando na senda do mal, e conduzi-me pelo caminho da eternidade
Evangelho segundo São Lucas 17, 1-6 (...)
1 Jesus disse também a seus discípulos: É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm!
2 Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos.
3 Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe.
4 Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás.
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta-nos a fé!
6 Disse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá.
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
LOUVOR E GRAÇA PARA DEUS PAI CRIADOR CRIADO DO UNIVERSO E NOSSO JESUS CRISTO SALVADOR E AO ESPÍRITO SANTO SANTIFICADOR.
CADA CRISTÃO, ESTA COMPROMETIDO COM A FRATERNIDADE DO MUNDO, COM A PAZ, JUSTIÇA E COM A DIVULGAÇÃO DO AMOR DE DEUS, POR MEIO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO.
OLHANDO NO ASPECTO DA EVOLUÇÃO COMO O MUNDO CRESCEU, COMO AVANÇOU EM TECNOLOGIAS, COMO TEM SIDO CADA VEZ MAIS CAPAZ DE EM SUES HABITANTES BUSCAR UM DESENVOLVIOMENTO QUE SEJA CAPAZ DE NOS ENTREGAR AO PROGRESSO QUE É CONTINUO.
MAS O MUNDO CRESCE NESTE ASPECTO FÍSICO, MAS NÃO CRESCE MAIS NA ESPIRITUALIDADE, NA FRATERNIDADE, NA PAZ, NA JUSTIÇA, NO AMOR, NA SABEDORIA DIVINA.
CADA VEZ MAIS O MUNDO É CAUSADOR PASSIVO E ATIVO DOS MAIORES ESCÂNDALOS, DAS MAIORES DESVENTURAS A VIDA HUMANA, MAS PORQUE, PORQUE NÃO ESTAMOS SENDO SÁBIOS, ENTÃO DIRIA AQUI ACUKLPA NÃO É DO MUNDO, MAS DAS PESSOAS QUE SE AFASTAM DE DEUS, A COMEÇAR PELOS QUE SÃO ELEITOS A GOVERNAR, A DIRIGIR AAS CIDADES, ESTADOS, NASÇÕES EM TODAS AS SUAS ETAPAS DE GOVERNO SEJA PODER LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO OU EXECUTIVO, QUE INFELIZMENTE, AINDA TEMPESSOAS NESTES CARGOS DE CONFIANÇA DEIXADOS E DADOS POR DEUS, QUE SOMENTE VISAM O INTERRESSE PESSOAL.
A SANTA LITURGIA DESTE DIA VEM NOS ALERTAR A ORAÇÃO.
E AINDA ACREDITAMOS QUE TEMOS MUITOS BONS POLITÍCOS QUE POSSAM SIM COMPROMETER COM O SOCIAL NO GERAL.
POR ISSO O LIVRO DA SABEDORIA DE SALOMÃO VEM NOS ALERTAR:
É PRECISO AMAR A JUSTIÇA E NELA REZAR, PARA ÀQUELES QUE SÃO CONDUZIDOS AOS CARGOS PÚBLICOS, PARA QUE ESTES POSSAM ADERIR DE DEUS, TODA A SABEDORIA BENFASEJA, PARA PÇODEREM GOVERNAR COM SOLICITUDE ESTE MUNDO QUE DESEJADO POR DEUS PARA NÓS, NESCESSITAMOS AINDA MAIS CONTAR COM A SUA GRAÇA NO DIA A DIA.
É PRECISO BANIR OS QUE TEM PENSAMENTOS PERVERSOS DO PODER.
O ESPÍRITO SANTO NÃO HABITA NOS PENSAMENTOS E NOS CORAÇÕES DE CORRUPITOS, DE INSENSATOS.
PORQUE O ESPÍRITO SANTO MANTÉM A SONDAGEM E A JUSTIÇA NO AMOR DE DEUSD, PARA  ÀQUELES QUE CONSEGUEM TRABALHAR COM ÊXITO PARA ENCHER AS NASÇÕES DE AMOR DE PAZ E DE JUSTIÇA, COM SABEDORIA E COM SOLIDARIEDADE PARA TODOS.
ASSIM CANTA O SALMISTA:
“CONDUZE-ME NO CAMINHO PARA VIDA, SENHOR!”
E O SANTO EVANGELHO VEM ALERTAR COM A EXOTAÇÃO SÁBIA NO DIA DE HOJE, QUE NESCESSITAMOS NÃO COMPARTILHAR OU PRATICAR OU MESMO COLABORAR COM ESCANDÁLOS.
AOS QUE ASSIM VIVEM AGINDO MELHOR SERIA QUE AMARRASSEM UMA PEDRA DE MIONHO NO PESCOÇO E FOSSEM LANÇADOS NO MAR.
É PRECISO PUNIR, LUTAR A FAVOR DOS PEQUENINOS DE DEUS, E OS PEQUENINOS DE DEUS, SÃO OS QUE LUTAM POR JUSTIÇA, POR SAÚDE, POR EDUCAÇÃO, POR EMPREGO, POR UM TETO, POR UM PRATO DE ALIMENTO, COISAS TÃO SIMPLES, QUE SOCIALMENTE NOSSAS NASÇÕES, NOSSOS GOVERNANTES TEM SE ESQUECIDOS SEIM, ALIÁS LEMBRAM-SE APENAS DO CONFORTO PESSOAL. E COMO DIZ UM CRONISTA CEARENSE QUE JÁ FOI SENADOR DA REPÚBLICA E DIGA-SE DE PASSSAGEM UM GRANDE SENADOR, EM SUA CRÔNICA NAS CADEIAS DE RÁDIO E INTERNET SEMPRE POR VILTA DE 13:00 HS DA TARDE MAIS OU MENOS, DOA A QUEM DOER!
SIM DOA A QUEM A DOER, ASSIM AOS QUE ESTÃO SENDO TOCADOS POR ESSA ORAÇÃO E PREGAÇÃO AGORA, PORQUE O ESCREVO NÃO É CRÔNICA NEM DISCURSO, MAS TESTEMUNHO DE VIIDA PORQUE VEM DA PALAVRA DE DEUS, QUEM SABE SENTINDO ESSE PEQUENO TOQUE, POPIS DEUS AGE NAS COISAS PEQUENAS, E INCOMODA SEI BEM DISSO, ACORDEM PARA A REALIDADE DA NESCESSIDADE DOS FILHOS DE DEUS.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss SÃO MARTINHO TOURS
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Nenhum comentário: