Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

domingo, 10 de novembro de 2013

LITURGIA DA PALAVRA DE DOMINGO 10.11.13


DOMINGO, 10 DE NOVEMBRO DE 2013
32ª SEMANA DO TEMPO COMUM
IVª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: VERDE
Ss São Leão Magno
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

32º Domingo do Tempo Comum – Domingo 10/11/13


Leitura do Segundo Livro dos Macabeus:
Naqueles dias, 1aconteceu que foram presos sete irmãos, com sua mãe, aos quais o rei, por meio de golpes de chicote e de nervos de boi, quis obrigar a comer carne de porco, que lhes era proibida.
2Um deles, tomando a palavra em nome de todos, falou assim: “Que pretendes? E que procuras saber de nós? Estamos prontos a morrer, antes que violar as leis de nossos pais”.
9O segundo, prestes a dar o último suspiro, disse: “Tu, ó malvado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do universo nos ressuscitará para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis”.
10Depois deste, começaram a torturar o terceiro. Apresentou a língua logo que o intimidaram e estendeu corajosamente as mãos. 11E disse, cheio de confiança: “Do Céu recebi estes membros; por causa de suas leis os desprezo, pois do Céu espero recebê-los de novo”.
12O próprio rei e os que o acompanhavam ficaram impressionados com a coragem desse adolescente, que considerava os sofrimentos como se nada fossem.
13Morto também este, submeteram o quarto irmão aos mesmos suplícios, desfigurando-o. 14Estando quase a expirar, ele disse: “Prefiro ser morto pelos homens tendo em vista a esperança dada por Deus, que um dia nos ressuscitará. Para ti, porém, ó rei, não haverá ressurreição para a vida!”


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 16)


— Ao despertar, me saciará vossa presença e verei a vossa face!
— Ao despertar, me saciará vossa presença e verei a vossa face!
— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa,/ escutai-me e atendei o meu clamor!/ Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!
— Os meus passos eu firmei na vossa estrada,/ e por isso os meus pés não vacilaram./ Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis,/ inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
— Protegei-me qual dos olhos a pupila/ e guardai-me, à proteção de vossas asas./ Mas eu verei, justificado, a vossa face/ e ao despertar me saciará vossa presença

Segunda Leitura (2Ts 2,16-3,5)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
Irmãos: 16Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna e feliz esperança, 17animem os vossos corações e vos confirmem em toda boa ação e palavra.
3,1Quanto ao mais, irmãos, rezai por nós, para que a palavra do Senhor seja divulgada e glorificada como foi entre vós. 2Rezai também para que sejamos livres dos homens maus e perversos, pois nem todos têm fé!
3Mas o Senhor é fiel; ele vos confirmará e vos guardará do mal. 4O Senhor nos dá a certeza de que vós estais seguindo e sempre seguireis as nossas instruções. 5Que o Senhor dirija os vossos corações ao amor de Deus e à firme esperança em Cristo.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Evangelho (Lc 20,27-38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão.
29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos.
32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se,35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor de ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’.38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
10NOV2013

O que vai acontecer com a minha vida depois da morte?

“Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para Ele” (Lc 20,38).
Neste domingo, quando celebramos o 32º Domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus nos leva a refletir sobre o sentido da nossa vida futura, a qual está e estará para sempre nas mãos d’Ele. É muito comum as pessoas se perguntarem: “O que vai acontecer com a minha vida depois da morte?”.
É obvio que depois da morte haverá o julgamento. Se formos dignos, pela vida que levamos aqui na Terra, participaremos da vida futura. Mas algumas coisas são importantes de saber para que não criemos fantasias a respeito da vida que nos espera junto de Deus no Céu.
Aqueles que forem dignos de participar desta vida não irão se casar e não se darão em casamento. A realidade do casamento, do enamoramento, da ligação do homem com a mulher é para esta vida, é para satisfazer as carências de amor, de afeto que temos nesta Terra. Depois, não teremos mais necessidade de procriação, de gerar mais filhos. Aqui o fazemos para povoar a Terra conforme o plano original de Deus. Viveremos no Céu para sempre na presença do Senhor. Lá não mais nos multiplicaremos, porque seremos uma multidão que, para sempre, subsistirá diante da presença do Senhor.
Aqueles que participarem da vida futura serão como anjos de Deus. Uma vez nessa condição, não poderemos mais morrer. Nós teremos a vida eterna e plena em nós. A nossa primeira condição será a espiritual, pois a nossa vida material, carnal, passará e será substituída pela vida no Espírito. Assim como Deus é puro Espírito, assim como os anjos de Deus são seres espirituais, nós também o seremos.
É por isso que a Palavra nos convida a refletir sobre essa questão: prepararmo-nos para a vida plena que Deus nos dará, a qual fará de nós semelhantes aos anjos. É por isso que, enquanto caminharmos na Terra não poderemos levar uma vida somente no sentido material. Não podemos nos esquecer de que fomos feitos para a eternidade, e quanto mais alimentarmos o nosso espírito, quanto mais buscarmos as coisas do Alto, mais plenificados ficaremos do amor de Deus e começaremos a sentir o Céu presente no meio de nós.
Deus abençoe você!
São Leão Magno

Ao ser eleito Papa, em 440, teve que evangelizar e governar a Igreja numa época brusca do Império Romano, pois já sofria com as heresias e invasões dos povos bárbaros, com suas violentas invasões. São Leão enfrentou e condenou o veneno de várias mentiras doutrinais, porém, combateu com intenso fervor o monofisismo que defendia, mentirosamente, ter Jesus Cristo uma só natureza e não a Divina e a humana em uma só pessoa como é a verdade. O Concílio de Calcedônia foi o triunfo da doutrina e da autoridade do grande Pontífice. Os 500 Bispos que o Imperador convocara, para resolverem sobra a questão do monofisismo, limitaram-se a ler a carta papal, exclamando ao mesmo tempo: “Roma falou por meio de Leão, a causa está decidida; causa finita est”.
Quanto à dimensão social, Leão foi crescendo, já que com a vitória dos desordeiros bárbaros sobre as forças do Império Romano, a última esperança era o eloquente e santo Doutor da Igreja, que conseguiu salvar da destruição, a Itália, Roma e muitas pessoas. Átila ultrapassara os Alpes e entrara na Itália. O Imperador fugia e os generais romanos escondiam-se. O Papa era a única força capaz de impedir a ruína universal. São Leão sai ao encontro do conquistador bárbaro, acampado às portas de Mântua. É certo que o bárbaro abrandou-se ao ver diante de si, em atitude de suplicante, o Pontífice dos cristãos e retrocedeu com todo o seu exército.
Dentre tantas riquezas em obras e escritos, São Leão Magno deixou-nos este grito: “Toma consciência, ó cristão da tua dignidade, já que participas da natureza Divina”.
Entrou no Céu no ano de 461.
São Leão Magno, rogai por nós!

 
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
A SANTA LITURGIA DESTE DOMINGO, REMETE-NOS A UM PENSAMENTO DE QUE COMO SERÁ NOSSAS VIDAS NO FUTURO.
AS LEITURAS DE II MACABEUS E DO EVANGELHO VEM NOS DIMENSIONAR DUAS REALIDADES MUITO SEMELHANTES NA CAMINHADA RUMO AO REINO DE DEUS.
PRIMEIRO EM JUDAS MACABEUS OS SETE FILHOS QUE DIANTE DE SUA PRÓPRIA MÃE E DE DEUS, NÃO HESITAM EM DESOBEDECER AOS MANDAMENTOS DE DEUS, POIS O REI QUERIA QUE ELES COMESSEM CARNE DE PORCO O QUE NA ÉPOCA ERA PROÍBIDO, MAS MESMOS SENDO UM A UM MUTILADOS, ELES NÃO NEGARAM A DEUS.
NO SANTO EVANGELHO A HISTORIA SE ASSEMELHA QUANDO SETE IRMÃOS UM A UM TAMBÉM CASAM COM A MESMA MULHER A FIM DE DEIXAREM A DESCENDÊNCIA UM DO OUTRO E ISSO NÃO ACONTECE, E A QUESTÃO SERIA, NO CÉU (NO FUTURO), DE QUEM SERÁ A MULHER, UMA VEZ QUE OS SETE COM ELA SE CASARAM?
JESUS RESPONDE QUE NOCÉU NÃO SE DÃO NEM SE TOMAM EM CASAMENTO, MAS QUE SEREMOS COMO FILHOS DE DEUS.
NA SEGUNDA LEITURA NA SEGUNDA CARTA AOS TESSALONISENSSES, O SENHOR PEDE QUE SEJAMOS ANIMADOS, E QUE A NOSSA VIDA SEJA CONFIRMADA PELA PALAVRA QUE BOA E PELO TESTEMUNHO.
POR ISSO:
VAMOS A MISSÃO NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA NO SETOR III DA PARÓQUIA NIOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE PAJUÇARA EM MARACANAÚ-CE.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss São Leão Magno
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: