Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 11 de julho de 2013

QUINTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2013
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM
IIª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss  São Bento, abade
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:
11JUL2013

São Bento, abade – Quinta-feira 11/07/13

Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 18 Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo, disse: “Perdão, meu Senhor, permite a teu servo falar com toda a franqueza, sem que se acenda a tua cólera contra mim. Afinal, tu és como um faraó! 19 Foi meu Senhor quem perguntou a seus servos: ‘Ainda tendes pai ou algum outro irmão?’ 20 E nós respondemos ao meu senhor: ‘Temos um pai já velho e um menino nascido em sua velhice, cujo irmão morreu; é o único filho de sua mãe que resta, e seu pai o ama com muita ternura’. 21 E tu disseste a teus servos: ‘Trazei-o a mim, para que eu possa vê-lo. 23b Se não vier convosco o vosso irmão mais novo, não vereis mais a minha face’.
24 Quando, pois, voltamos para junto de teu servo, nosso pai, contamos tudo o que o meu senhor tinha dito. 25 Mais tarde disse-nos nosso pai: ‘Voltai e comprai para nós algum trigo’. 26 E nós lhe respondemos: ‘Não podemos ir, a não ser que o nosso irmão mais novo vá conosco. De outra maneira, sem ele, não nos podemos apresentar àquele homem’. 27 E o teu servo, nosso pai, respondeu: ‘Bem sabeis que minha mulher me deu apenas dois filhos. 28 Um deles saiu de casa e eu disse: um animal feroz o devorou! E até agora não apareceu. 29 Se me levardes também este, e lhe acontecer alguma desgraça no caminho, fareis descer de desgosto meus cabelos brancos à morada dos mortos’”.
45,1 Então José não pode mais conter-se diante de todos os que o rodeavam e gritou: “Mandai sair toda a gente!” E, assim, não ficou mais ninguém com ele, quando se deu a conhecer aos irmãos. 2 José rompeu num choro tão forte, que os egípcios ouviram e toda a casa do Faraó. 3 E José disse a seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda vive?” Mas os irmãos não podiam responder-lhe nada, pois foram tomados de um enorme terror. 4 Ele, porém, cheio de clemência, lhes disse: “Aproximai-vos de mim”. Tendo-se eles aproximado, disse: “Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. 5Entretanto, não vos aflijais, nem vos atormenteis, por me terdes vendido a este país. Porque foi para a vossa salvação que Deus me mandou adiante de vós, para o Egito”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

11JUL2013

São Bento, abade – Quinta-feira 11/07/13

— Lembrai as maravilhas do Senhor!
— Lembrai as maravilhas do Senhor!
— Mandou vir, então, a fome sobre a terra e os privou de todo pão que os sustentava; um homem enviara à sua frente, José que foi vendido como escravo.
— Apertaram os seus pés entre grilhões e amarraram seu pescoço com correntes, até que se cumprisse o que previra, e a palavra do Senhor lhe deu razão.
— Ordenou, então, o rei que o libertassem, o soberano das nações mandou soltá-lo; fez dele o senhor de sua casa, e de todos os seus bens o des­pen­seiro.



11JUL2013

São Bento, abade – Quinta-feira 11/07/13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9 Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hos­pedai-vos com ele até a vossa partida.
12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14 Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

11JUL2013

Ressuscitar os mortos e curar os doentes. Essa é a nossa missão!

“O Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos e expulsai os demônios” (Mt 10, 7-8)
Essa é a ordem de Jesus para Seus discípulos, para aqueles que entram na lógica e na dinâmica do Reino do Senhor, o qual está próximo e cada vez mais dentro de nós.
Colocar em prática os elementos desse Reino – orar pelos que estão doentes e enfermos – é nossa obrigação. Não podemos, simplesmente, nos conformar, mas suplicar a graça de Deus sobre cada um.
Ressuscitar aqueles que estão longe do Senhor, por causa dos pecados ou algum mal que possa tê-los atingido, purificar os leprosos e expulsar os demônios é maravilhoso, porque a lepra deixa a carne com um cheiro horrível e a pessoa em situação de impureza, como diziam os antigos.
A graça de Deus vem para nos limpar e nos renovar por meio do amor. Nós somos mensageiros dessa Palavra que transforma, cura e limpa as pessoas, libertando-as de todo mal. 
Que possamos, no meio desse mundo, ser testemunhas do Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Comunidade Canção Nova

11JUL2013

São Bento

Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.
A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima “Ora et labora”. Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.
São Bento, rogai por nós!




                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
Graças e Louvores sejam dadas a todos os momentos ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento.
Quinta-feira de Adoração!
Dia em que devemos todos mergulharmos no Mistério maior da nossa Fé, Adorarmos o Corpo e o Sangue de Nosso Jesus Cristo, pela Eucaristia.
Mistério profundo de amor do Pai, que por meio de Jesus Cristo em comunhão com o Espírito Santo, fez daquela Santa Ceia, a ponte eterna para estar sempre presente com o homem, pela Eucaristia,.
“Fazei isto em Memória de Mim”(1ª Cor 111, 25).
Adorar com a vida, sem reservar nada, mas com uma entrega profunda do ser, se abandonar verdadeiramente, neste Mistério que é Presença Real de Jesus Cristo.
A Santa Liturgia de hoje, nos faz um convite todo especial a refletimos melhor ainda sobre a presença de Jesus na nossa vida, assim como a história e o testemunho acima mencionado de nosso Santo dia São Bento-abade-.
Na primeira leitura vejamos:
- Diante do fato da presença dos ir mão de José (Primeiro Ministro do Egito), Judá o irmão mais velho ao se aproximar dele, menciona o pedido de perdão, pois quer falar com franqueza, para não instigar a cólera do seu senhor.
É preciso sim que diante de Jesus, relacionando este primeiro versículo com a nossa realidade de vida hoje, antes de tudo na Presença de Jesus Cristo Eucarístico, pedir perdão, para livres podermos Adorá-Lo, e sermos assim transformados em novas criaturas, novo céu e novo terra como é a propôs ta de S. João em Ap 21.
Nós temos sim um Pai que nos Ama, e temos ainda um Irmão que foi capaz de esvaziar na Cruz como narra Is 53, para nos redimir.
Os irmão de José vão ao Egito para comprarem o trigo, para fazer deste o alimento do corpo, nós na Adoração, não vamos comprar nada, ao contrário, o valor já foi pago, com o Próprio Corpo do Senhor que esta ali no altar Vivo e Ressuscitado na Eucaristia, se doando a cada um de nós, para nossa Salvação.
Na leitura após a concepção do pedido de perdão de perdão de Judá, José manda que todos saíssem da área de seus aposentos, fechou a sala e ficou na presença dos irmão que ainda não o havia reconhecido e se declarou se revelando ser ele José do Egito que fora vendido como escravo por eles mesmos, e caiu em profundo choro.
É Necessário que tenhamos ciência de que precisamos por vezes nos entregar totalmente e se preciso for chorar mesmo, para revelarmos ao Senhor o nosso desejo de sermos Novos e homens e mulheres de fé nascidos pelo caminho da Conversão.
José disse aos seus irmão:
“Eu sou José, vosso irmão, mas fora preciso que eu estivera aqui a vossa frente para vos preparar a Salvação”. (Gn 45, 5).
Vamos assim em busca de sermos uma oferenda agradável a Deus, exercendo na fé o que canta o Salmista:
Responsório (Sl 104,16-21)
— Lembrai as maravilhas do Senhor!
— Lembrai as maravilhas do Senhor!

Dentro destas Maravilhas exercer o que nos pede o Santo Evangelho.
Por onde andardes, em vosso caminho anunciai o Evangelho a toda criatura, curando os doentes, ressuscitando os mortos, purificando os leprosos, expulsando os demônios. Isto tudo deve ser feito de graça, pois de graça recebemos de nosso Pai.
A condição da missão é simples, não vos inquieteis com bagagens, ouro, reservas pessoais, pois o operário tem direito a seu sustento, nas casas em que entrardes devereis sim saudá-las com a Paz de Cristo, se ela for digna a paz permanece nela mas se não for a paz retorna para si e ao sair dali até a poeira das sandálias deve batida contra aos que não aceitarem
Eis a graça de Deus Pai, Criador para nós neste dia.
Comunguemos nesta Adoração.
Existe uma Capela, Igreja ou Santuário bem próximo de você e lá Jesus esta te esperando na Pessoa do Sacerdote, se Reconcilie,  se confesse ainda é tempo de viver o Amor!
Amém.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss São Bento, abade
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Nenhum comentário: