Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

terça-feira, 16 de julho de 2013

LITURGIA DA PALAVRA DE: 16.07.13

 





TERÇA-FEIRA,  16 DE  JULHO DE 2013
15ª SEMANA DO TEMPO COMUM
III ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss NOSSA SENHORA DO CARMO
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:
16JUL2013

Nossa Senhora do Carmo – Terça-feira 16/07/13

Leitura do Profeta Zacarias.
14 “Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15 Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.
16 O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17 Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


16JUL2013

Nossa Senhora do Carmo – Terça-feira 16/07/13

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
— O Poderoso fez por mim ma­ravilhas, e Santo é o seu nome.
— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.
— Pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e santo é o seu nome!
— Seu amor, de geração em geração, chega a todos os que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.
— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.


16JUL2013

Nossa Senhora do Carmo – Terça-feira 16/07/13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Ma­teus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46 enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.
48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A verdadeira devoção a Maria nos leva a amar Deus sobre todas as coisas

“‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos’” (Mt 12, 48-49)
Hoje, com muita alegria, celebramos Nossa Senhora do Carmo. Isso nos faz lembrar que o Monte Carmelo foi o local onde o profeta Elias, de uma forma contemplativa, defendeu o culto ao Deus único e verdadeiro. Por isso nos unimos a Nossa Senhora do Carmo, pois ela quer nos levar ao monte que é o próprio Cristo. 
Uma vez que chegamos nesse monte, queremos adorar o Deus único e verdadeiro.
Algumas pessoas têm dificuldades de amar Maria por achar que cultuá-la nos afasta de Deus. Porém, é o contrário, pois a verdadeira devoção a Nossa Senhora nos leva a amar Deus sobre todas as coisas.
A devoção a Maria não para nela, pois é conduzida para Jesus Cristo. Ela é para nós modelo e seta que nos indica o único Salvador: Jesus. Nossa Senhora é uma obra pronta do amor de Deus, por isso subimos ao Monte Carmelo para contemplar essa obra que foi apresentada aos nossos olhos. 
Que Nossa Senhora do Carmo interceda por nós e por nossas famílias, ensinando-nos a adorar e amar o Deus único, a fim de que a obra, plena em Maria, também se plenifique em nossa vida.
Deus abençoe você!
16JUL2013

Nossa Senhora do Carmo

Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45). Estes profetas foram “participantes” da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.
Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”. Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:


HOJE É UM DIA DE UM SIGNIFFICADO MUITO IMPORTANTE, POIS CELEBRAMOS NESTE SANTA LITURGIA A VENERAÇÃO À NOSSA SENHORA DO CARMO. MÃE DE DEUS, NOSSA MÃE E MÃE DE TODA A ORDEM CARMELITA, NOSSA SENHORA É AQUELE QUE SABENDO SE COLOCAR NA RESERVA DE SI, FAZ COM QUE O PLANO DE SALVAÇÃO DA PARTE DE DEUS ACONTEÇA PARA NÓS, POR JESUS CRISTO VOSSO AMADO FILHO.
CARMO- DO HEBRAICO, SIGNIFICA VINHA, NOSSA SENHORA TEM NA SUA ORIGEM ÀQUELA QUE APRESENTA O FRUTO DESTA VINHA DO REINO DE DEUS, JESUS CRISTO, QUE É CAPAZ DE SACIAR E DE ALIMENTAR A TODA UMA RAÇÃO, NASÇÃO POVOS.
Ss Pp PIO XII, DESCREVE EM SEUS ESCRITOS SOBRE NOSSA SENHORA DO CARMO:
“Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”
ASSIM MESMO DEVEMOS MANTER ESTA TRADIÇÃO TÃO IMPORTANTE, ONDE HOJE COM MUITA ALEGRIA DESCREVO QUE NO DISTRITO DE CANGATI-SOLONOPPOLES-CE; NA IGREJINHA (CAPELA), DE NOSSA SENHORA DO CARMO EU RECEBI MEU SANTO BATISMO NO ANO DE 1967, PELA IMPOSIÇÃO SACRAMENTAL DO SAUDOSO PE. AGENOR.
VAMOS A LLITURGIA:
NA PRIMEIRA LEITURA PERCEBEMOS:
A PROFECIA DE ZACARIAS, NOS CONVOCA A TERMOS UM JÚBILO E REGOZIJO E SERMOS ALEGRES, PIOIS O SENHOR HABITA EM NOSSO MEIO.
ISTO SIGNIFICA QUE HABITAR EM NOSSO MEIO DIZ: -ESTAR DENTRO DE NÓS PERMANENTEMENTE,  FOI REALMENTE O SENHOR DOS EXÉRCITOS QUE NOS DÁ GRAÇA DESTE ENVIO.
E O SENHOR ACABA A LEVANTAR, A ERGUER, A SUA HABITAÇÃO, QUE É O NOSSO CORAÇÃO.
ASSIM CANTA O SALMISTA:
— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
— O Poderoso fez por mim ma­ravilhas, e Santo é o seu nome.

JÁ O SANTO EVANGELHO, JESUS ESTA A PREGAR PARA UM NÚMERO DE FIÉIS, E ALGUÉM SE APROXIMANDO DELE, O DIZ:
MESTRE A SUA MÃE E OS SEUS IRMÃOS ESTAO AI DO LADO DE FORA E QUEREM LHE FALAR. (MT 12, 47).
JESUS OS RESPONDE:
- A MINHA MÃE, OS MEUS IRMÃOS,  SÃO ESTES, SE NÃO ÀQUELES QUE FAZEM A VONTADE DE MEU PAI.(MT 12, 49).
NÃO QUE JESUS MENOSPREZASSE ALI A SUA FAMÍLIA, OU SUA MÃE, MAS ELE QUIS ENSINAR E ASSIM O BEM FEZ, QUE PRECISAMOS PARTICIPAR CONJUNTAMENTE DA MISSÃO DA ESCUTA, DA EXPERIÊNCIA DO APRENDIZADO, COMO DEUS O QUER.
QUE A VIRGEM DO CARMO NOS AJUDE A VIVER E PRATICAR OS SANTOS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss NOSSA SENHORA DO CARMO.
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLÂNIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Nenhum comentário: