Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Liturgia da Palavra: Sexta-Feira, 05 de Junho de 2013

SEXTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013
13ª SEMANA DO TEMPO COMUM
I SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss SANTO ANTONIO MARIA ZACARIA
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Léctio Divina ( Liturgia da Palavra)


Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*


1ª Sexta-feira do Mês – Sexta-feira 05/07/13

Evangelho (Mt 9,9-13)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10 Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11 Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12 Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor. – Sexta-feira 05/07/13








Primeira Leitura (Gn 23,1-4.19;24,1-8.62-67)
Leitura do Livro do Gênesis.
23,1 Sara viveu cento e vinte e sete anos, e morreu em Cariat Arbe, que é Hebron, em Canaã. Abraão veio fazer luto por Sara e chorá-la. Depois levantou-se de junto da morta e falou aos hititas: “Sou um estrangeiro e hóspede no vosso meio. Cedei-me como propriedade entre vós um lugar de sepultura, onde possa sepultar minha esposa que morreu”.
19 Assim, Abraão sepultou Sa­ra, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Mambré, que é Hebron, na terra de Canaã. 24,1 Abraão já era velho, de idade avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo. A­braão disse ao servo mais antigo da sua casa, administrador de todos os seus bens: “Põe a mão debaixo da minha coxae jura-me pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu moro; mas tu irás à minha terra natal, buscar entre os meus parentes uma mulher para o meu filho Isaac”.
E o servo respondeu: “E se a mulher não quiser vir comigo para esta terra, deverei levar teu filho para a terra de onde saíste?” Abraão respondeu: “Guarda-te de levar meu filho de volta para lá. O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e da minha terra natal, e que me falou e jurou, dizendo: ‘À tua descendência darei esta terra’, ele mesmo enviará seu anjo diante de ti e trarás de lá uma mulher para meu filho.Porém, se a mulher não quiser vir contigo, ficarás livre deste juramento; mas de maneira alguma levarás meu filho de volta para lá”.
62 Isaac tinha voltado da região do poço de Laai-Rói e morava na terra do Negueb. 63Ao cair da tarde, Isaac saiu para o campo a passear. Levantando os olhos, viu camelos que chegavam. 64 Re­beca também, erguendo os olhos, viu Isaac. Desceu do Camelo,65 e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo, ao nosso encontro?”
O servo respondeu: “É o meu Senhor”. Ela puxou o véu e cobriu o rosto. 66 Então o servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. 67 Ele introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe, e recebeu-a por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

1ª Sexta-feira do Mês – Sexta-feira 05/07/13

Responsório (Sl 105,1-5)
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece?
— Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!
— Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança.





Não podemos discriminar ninguém




Não podemos discriminar ninguém; ao contrário, precisamos acolher a todos. 
Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’” (Mt 9,12-13).
Hoje, as pessoas estão escandalizadas em volta de Jesus. Primeiro, porque Ele acolheu Mateus – o qual se tornou o evangelista do Evangelho que estamos meditando. No entanto, Mateus era um cobrador de impostos, e você sabe que isto era muito mal visto, porque, na verdade, ele cobrava tributos indevidos do povo, o que fazia com que os cobradores fossem muito mal vistos pela população.
A forma como o cobrador gastava esse dinheiro era vergonhosa. E o povo sofria por causa disso. Mas esse cobrador de impostos, chamado Mateus, conheceu Jesus e Este mudou sua vida. Por isso Jesus diz a ele: ‘Segue-me!’. A partir disso, ele deixou tudo para seguir o Senhor.
Sabe, meu irmão, minha irmã, nós, muitas vezes, queremos condenar a proximidade com que a Igreja e todos nós precisamos ter com os pecadores.
Não podemos discriminar ninguém; ao contrário, precisamos acolher a todos. Mas é claro que não basta só acolher, pois amar é a primeira e a mais importante das decisões que precisamos ter para com todos os filhos de Deus.
Todos aqueles que vivem em pecados grandes dentro de casa – como o pai que não compreende o filho, porque não o aceita como ele é; às vezes, drogados, sujos, com isto ou com aquilo – é para esses que o Senhor veio.
Os que já estão limpos, justificados, já tem Deus. Ele veio para aqueles que ainda não O têm, e nós precisamos levar Deus, saber que Ele, em primeiro lugar, quer estar com esses que ainda não conhecem o Seu amor e a Sua misericórdia.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

05JUL2013

Santo Antônio Maria Zaccaria




Santo Antônio Maria Zaccaria
O santo de hoje foi um grande apaixonado por Jesus Eucarístico e pela Virgem Maria, por isso, santificado e “santificador” de muitos. Antônio Maria, nasceu em Cremona, no norte da Itália em 1502 e, ao perder o pai muito cedo teve de sua mãe o grande gesto de amor que consistiu em dedicar-se somente para sua educação, tanto assim que, com apenas 22 anos, já era médico.
Ele fazia de sua profissão um apostolado, por isso não cuidava só do corpo, mas também da alma dos seus pacientes que eram tratados como irmãos deste médico corajoso, pois viviam em um ambiente impregnado pelo humanismo sem Deus.
Chamado por Cristo, ampliou seu apostolado ao ser ordenado sacerdote e, desta forma, pôde testemunhar Jesus e a unidade da Igreja num tempo em que as ciências de fundo pagão, a decadência das ordens religiosas, do clero, pediam não uma Reforma Protestante, mas sim uma santidade transformadora.
Fundador dos Clérigos Regulares de São Paulo e, com a ajuda de uma condessa, da Congregação das Angélicas de São Paulo, Antônio viveu, comunicou vida num dos períodos mais difíceis da Igreja de Cristo. Depois de muito propagar a devoção a Jesus Eucarístico, por ter trabalhado demais, veio com 37 anos “dormir” nos braços de sua mãe terrestre e acordar nos braços de sua Mãe Celeste.
Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós!
MEUS CONCEITOS PESSOAIS:
Caminhamos dentro do Ano da Fé. Uma caminhada Instituída por Ss. Papa Bento XVI, para que seja vivido este ano a Luz da Palavra e do Espírito Santo de 11 de outubro de 2012 à 24 de novembro de 2013. Na cit. 9 o Papa proclama que é este Ano da Fé o meio de todo crente, viver o anseio de confessar a fé plenamente, com renovada convicção, com confiança e convicção.
Essa confiança já quero iniciar abordando aqui, como foi a de Abraão, que após chorar o luto por sua esposa Sara, soube confiar na providência de Deus, mesmo estando em terras estranhas consegue um lugar junto a caverna de Macpela, para ali sepultar o seu corpo.
Outro momento importante é a certeza, certeza pela mesma Fé, de enviar após juramento de seu servo mais amigo, que este iria a terra de seus pais, para que de lá pudesse sair a esposa de seu Filho Isaac.
Detalhes como estes dois ponto parecem tão sem importância, mas tem um significado de imensa dimensão espiritual e de Fé.
Precisamos Confiar!
Pe. Roger em sua homilia acima colocada, refere-se a este ponto também como sendo vivido por plenitude de amor.
Isaac, agora crescido esta no campo e ao retornar é observado também e é visto por Rebeca.
Quem é aquele homem que vem pelo campo?
Esta pergunta, tem na dimensão do servo uma resposta convicta, resposta de fé:
É o meu Senhor.
Temos sido também nós um campo, onde o Senhor possa passar e operar em nós o seu milagre, seja no campo da cura espiritual, física, etc...
Na Carta de Ss. Papa Bento XVI, ressalta uma frase de Santo Agostinho, "fortifique-se acreditando", (cit 7).
Por isso mesmo canta o Salmista:
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
Sim o Senhor é bom, somente Dele percebe-se a plenitude da Misericórdia.
O Santo Evangelho, revela outra vez uma atitude profunda de amor e de Fé.
O chamado de Mateus, que sentado em sua coletoria de impostos, vive essa dimensão da renúncia, porque tem neste amor e na Fé em Cristo a certeza do caminho novo se abre, que se faz em busca de valores que agora não serão mais lhe tirados.
"Segue-me"!
-Chamado de Jesus Cristo para nós nesta sexta-feira do S. Coração de Jesus. Na Carta do Ano da Fé o papa destaca ainda um outro ponto importantíssimo:
-"Será este ano para nós um convite autêntico e renovado à  conversão, ao Senhor, único Salvador do mundo, que nos dá Batismo, para que Nele nos sepultemos e ressuscitemos para Glória de Deus Pai".
"Quero a Misericórdia e não o Sacrifício, de fato não vim chamar os justo mas sim os pecadores". (Mt 9, 13).
Com esta citação Jesus encerra o seu Evangelho neste dia.
Essa dimensão de Jesus, só gera em nós essa confiança, para que possamos a cada dia saborear no irmão, o amor do Pai.
Nesta mesma Fé os Seminaristas Francisco e Evanilson, na noite de hoje, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, pela imposição das mãos de nosso Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tose Marques, tornar-se-ão Diáconos da Igreja, para viverem a radicalidade desta Renúncia, na Fé, na confiança, na coragem.
Amém!
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
Beata Madre Teresa de Calcutá.
São Francisco.
São Pio X.
Beato Pp João Paulo II.
Santo Antonio Maria Zacaria.
Que a Face de Deus nos iluminem!
Amém!
Salmo 115
3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

Atenciosamente.
Francisco Erlânio Pinheiro Machado-CFFA


Nenhum comentário: