Santo Afonso Maria de Ligório - Bispo e Doutor da Igreja

Santo Afonso Maria de Ligório, pastoreou com prudência e santidade o povo de Deus

Celebramos, neste dia, a memória de um santo Bispo e Doutor da Igreja que se tornou pelo seu testemunho “Patrono dos confessores e teólogos de doutrina moral”. Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família que, ao saber das qualidades do menino prodígio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de levá-lo à fama.

Com 16 anos doutorou-se em direito civil e eclesiástico e já se destacava em sua posição social quando se deparou, involuntariamente, sustentando uma falsidade, isto levou Afonso a profundas reflexões, a ponto de passar três dias seguidos em frente ao crucifixo. Escolhendo a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo.

Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses; isto até contagiar vários e fundar a Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Depois de percorrer várias cidades e vilas do sul da Itália convertendo pecadores, reformando costumes e santificando as famílias, Santo Afonso de Ligório, com 60 anos, foi eleito Bispo e assim pastoreou com prudência e santidade o povo de Deus, mesmo com a realidade de ter perdido a amizade do Papa e sido expulso de sua fundação.

Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre a Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido: “As Glórias de Maria”.

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS

Bispo e Doutor de nossa Igreja, Snto Afonso Maria de Ligório, defendeu a Teologia como sendo o Centro e Moral de toda a Doutrina.

De Nápoles e de uma família nobre tornou-se Doutor em Eclesiologia, após três dias em profunda fé diante do crucifixo, renunciou a vida profissional para viver sua entrega total a Deus.

A Santa liturgia de hoje, mostra como Mousés agora ja cria a Arca para colocar a Aliança do Senhor na Tenda da Reunião para que todos possam vivenciar suas orações e a cada vez de dia ao entear na Tenda via-se a nuvem de fumaça uma vez que à noite um fogo se apoderava da Tenda das Reuniões.

Por isso cantamos no Salmo: "Quão amável, ó Senhor, é a vossa casa.

No Santo Evangelho, Jesus Cristo, explica ainda outra semelhança sobre o reino de Deus.

O Reino de Deus é como a rede lançada a0o Mar, os pescadores lançam as suas redes e quando ja bem próximo, por fim è tb,  como os pescadorez que vão escolher os peixes, o bom é recolhido em cestos e o mal, passa a ser também teste do recolhimento final para que a todo o bom alimento provoque em todo povo de Deus.

LSNSJC (...).

STMJSF (...).

SAML (...).

NSM (...).

QUE A SANTA FACE DO SENHOR NOS ILUMINE!

SAL (...) A BUSCA EM SER SAL OU LUZ DO MUNDO PARA QUE SEJA ASSIM MANTIDO.

AMÉM!".


.