São Justo e São Pastor


Com alegria, toda a Igreja festeja neste dia, a Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, a qual se encontra testemunhada nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Neste fato bíblico, nós nos deparamos com o segredo da santidade para todos os tempos: “Este é o meu Filho bem-amado, aquele que me aprove escolher. Ouvi-o!” (Mc 9,7)

Sem dúvida, os santos que estamos lembrando hoje, somente estão no Eterno Tabor, por terem vivido esta ordem do Pai. Conta-se que eram jovens cristãos e estavam na escola, quando souberam que o perseguidor e governador Daciano acabara de entrar na cidade. Sendo assim, os santos Justo e Pastor, fugiram, mas foram pegos e entregues por pagãos ao grande perseguidor dos cristãos.

Diante do governador que estava sobre o seu cavalo, os corajosos discípulos de Cristo não recuaram diante das ameaças, tanto assim que, frente à possibilidade do martírio, a resposta de São Justo e Pastor foi um canto de felicidade. O governador, ridicularizado pela fé que transfigurava aqueles jovens, mandou que lhes cortassem as cabeças, isto ocorreu em Alcalá de Henares, em Castela, no ano de 304.

Santos Justo e Pastor, rogai por nós!

MINHAS REFLEXÕES PESSOAL:

Com o testesmunho ocular de Pedro, Tiago e João, inicío as minhas palavras nesta manhã, onde percebemos a magnitude da presença de Deus, em meio a nuvem a falar que Aquele que alí está é o seu Filho Amado, por isso o seu testemunho e as suaa palavras precisam ser ouvidas. Ouvidas para a prática da vida. Compreendidas através de seus ensinamentos. A cena da Transfiguração revela e nos antecipa como e quão maravilhosa é a glória de Deus.

Deus a estabelece pensando em todos os homens. De todas as raçaa e classes sociais, Deus não extingue a nem um.

Uma glória palpável que podemos alcançar ainda aqui na terra, depende de cada um de nós, depende de nossas atitudes e de nossos feitos. Basta que se deixwmos conduzir por Ele, na sua vontade, vivermos os carismas e oa sinais de sua presença ja estabelecida para nossas vidas. Deus é assim em seu amor.

Olhando para a Santa Liturgia vejamos o que narra-nos a primeira leitura que foi extraída do livro de Daniel:

- Olhando e continuando a visão havia como que um trono, neste trono um ancião de muitos dias. De seu trono um rio de fogo saia e milhares de milhares os serviam.

Foram ali abertos os livros e ao Flho do homem foram lhe dado poder honra e glória.

Por isso o salmo:

Deus é Altíssimo e esta muito acima do Universo.

No Santo Evangelho o Senhor leva os seus discípulos Pedro, João e Tiago, para antecipar na Transfiguração a manifestação da glória e di Reino de Deus. A visão revela como que a magnitude deste Reino, um reino que quer se não mover em cada um de nos o desejo como que dos Apóstolos:

-"É bom estarmos aqui e assim podemis construir três tendas, uma para Ti, outra para Elias e outra para Moisés.

Por isso neste dia, dedpertamos pois a glóriade Deus se manifestará em nossas vidas.

Amém!

LSNSJC (...).

STMJSF (...).

STC (...).

SFA (...).

SJPII (...)

QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE!

AMÊM!