Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

LITURGIA DE 20.12.13

SEXTA-FEIRA,  20 DE DEZEMBRO DE 2013
3ª SEMANA DO TEMPO COMUM
2ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: ROXA
Ss  São Domingos de Silos
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

20 de Dezembro – Sexta-feira 20/12/13

·        
·        
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

20 de Dezembro – Sexta-feira 20/12/13

·        
·        
Responsório (Sl 23)
— O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!
— O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!
— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
— O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!
— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

20 de Dezembro – Sexta-feira 20/12/13

·        
·        
Evangelho (Lc 1,26-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Aquele que está com o Senhor vence todo o medo

”Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lc 1, 30-31).
Os três Evangelhos desta semana começam com essa forte exortação: “Não tenhas medo!”. O anjo que aparece a José diz a ele: “Não tenhas medo, José!”. O Anjo Gabriel diz a Zacarias: “Não tenhas medo, Zacarias!”. E o mesmo anjo diz hoje a Maria: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus!”. 
Meus irmãos, não precisa nem um anjo aparecer a nós; temos um anjo da guarda que é nosso companheiro. Mas, os anjos de Deus estão no meio de nós para poder nos dizer a cada dia, no fundo da nossa alma, no fundo do nosso coração, da nossa fé: “Não tenhais medo!”. É o primeiro obstáculo que nós precisamos vencer para nos aproximarmos d’Ele. 
O medo é terrível, para não ser muito duro, mas eu preciso dizer que o medo é uma desgraça! Ele nos destrói e nos corrói por dentro; o medo não nos permite dar passos firmes na fé, não nos permite ir adiante. O medo nos leva a enterrarmos os próprios talentos que Deus nos deu e faz de nós pessoas desconfiadas e incrédulas. Por isso, quando Deus nos visita, a primeira ordem d’Ele é justamente esta: não ter medo. O contrário de não ter medo significa confiar, ter a certeza, ter a convicção, a fé única neste Deus que é por nós.
 Hoje, Deus deseja entrar em nosso coração da forma como visitou a Virgem Maria, visitou José, como visitou Zacarias, Ele também deseja hoje nos vistar e dizer: “Não tenhas medo, minha filha! Não temas, meu filho! Eu estou contigo. Ainda que você tenha que atravessar o vale tenebroso da sombra da morte Eu estarei contigo!”.
Nós somos movidos pelos nossos medos, muitas vezes; medo de doenças, medo da morte, medo de algo não dar certo, medo de não conseguir. Medo dos nossos próprios fracassos, medo dos nossos erros, das nossas incertezas, das pessoas, da violência. Esse sentimento [medo] é o verdadeiro fantasma que está nos assombrando por dentro e por fora.
Neste tempo de graça, que é o tempo do Natal do Senhor, Ele vem nos visitar para vencer todo o medo que há em nós. Confiança, meu filho! Confiança, minha filha! Aquele que está com o Senhor vence todo o medo!
 Que Deus abençoe você!

São Domingos de Silos

Quando o pai do pastorinho de ovelhas Domingos enxergou a inclinação do filho para os estudos religiosos, tratou logo de encaminhar Domingos para a formação que o levou – por vocação – ao Sacerdócio. Ordenado Sacerdote, passou mais de um ano na família e depois viveu dezoito meses na solidão. Com o passar do tempo entrou para a família beneditina, ingressando no mosteiro de Santo Emiliano, onde logo foi feito mestre dos noviços pelo abade do mosteiro. Em seguida, foi encarregado de restaurar o priorado de Santa Maria de Cañas. Após isso, foi feito prior do mosteiro de Santo Emiliano. Um dia, o príncipe de Navarra, sem dinheiro para as suas guerras, veio ao mosteiro exigir uma contribuição exorbitante. Os monges estavam dispostos a ceder, mas o prior deu uma recusa humilde e categórica. Fugindo da vingança do príncipe, Domingos exilou-se em Burgos onde Fernando Magno, rei de Castela e Aragão, recebeu o fugitivo em seu palácio. São Domingos retirou-se, todavia, para um eremitério fora da cidade. O rei pensou então no mosteiro de São Sebastião de Silos, quase abandonado, e deu-o ao recém-chegado, a 14 de janeiro de 1041.
Na Ordem de São Bento, São Domingos de Silos descobriu seu chamado a uma contemplação profunda e ações que salvassem almas, sendo assim recebeu de um anjo em sonho a promessa de 3 coroas que significavam: uma por ter abandonado o mundo mal e se ter encaminhado para a vida perfeita; outra por ter construído Santa Maria de Cañas e ter observado castidade perfeita; e a terceira pela restauração de Silos. De fato, esta última coroa se realizou perfeitamente, pois durante os 30 anos de pai (abade) no mosteiro de São Sebastião em Silos, este local tornou-se centro de cultura e cenáculo de evangelização para a Igreja e o Mundo. O abade de Silos faleceu a 20 de dezembro de 1073, entre os seus numerosos filhos espirituais e assistido pelo Bispo de Burgos. Foi sepultado no claustro.
São Domingos amado pelo povo e respeitado por reis e rainhas, operou em vida e também depois da morte muitos milagres, os quais provaram com clareza o quanto se encontra no Céu tão íntimo, quanto buscava ser aqui na terra. Em 1076, o Bispo de Burgos transferiu o corpo de São Domingos para a igreja de São Sebastião. E a abadia foi perdendo pouco a pouco o nome de São Sebastião para adotar o de São Domingos.
São Domingos de Silos, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
ESTAMOS A CADA DIA MAIS PRÓXIMOS DO NATAL, MAIS PERTO DE CONCEBERMOS EM NOSSAS FAMÍLIAS E EM NOSSO CORAÇÕES O MENINO DEUS, QUE ESTA SENDO ANUNCIADO A CADA LITURGIA, COMO ÀQUELE QUE VIRA PARA COCEBER AOS HOMENS DE BOA FÉ, A SALVAÇÃO. PARA NOS LLIGARMOS A HISTÓRIA E O TEMPO DA SALVAÇÃO, A CADA DIA TEMOS O MEMORIAL DE CRISTO, VIVIDOS EM NOSSAS VIDAS PELA EUCARISTIA. EM DIVERSOS MOMENTOS JPÁ TEMOS PERCEBIDOS COMO AGE DEUS, ELE SEMPRE QUIS ESTA BEM PERTO DE NÓS, POR ISSO MESMO ESCOLHEU DE FORMA HUMANA SE FAZER PRESENTE CONOSCO NA VIDA NASCENDO DA MESMA FORMA QUE O HOMEM, SE FAZENDO IGUAL A NÓS EM TUDO COM EXCESSÃO AO PECADO.
SINAIS SÃO APRESENTADOS NA SANTA LITURGIA DE HOJE:
  1. PELA PROFECIA DE ISAIAS NA PRIMEIRA LEITURA PERCEBEMOS:
·         DIÁLAGO DO SENHOR COM ACAZ, SACERDOTE DO TEMO E DO TEMPLO,.
ESTE DEVE PEDIR AO SENHOR TEU DEUS, UM SINAL, QUER PROVENHA DAS PROFUNDEZAS DA TERRA OU VENHA DAS ALTURAS DO CÉU, AO QUE ACAZ ENTENDE COMO NÃO SENDO DEVER DELE TENTAR AO SENHOR NOSSO DEUS, ACHANDO ASSIM QUE OS HOMENS A SI JÁ SE ENCOMODAM E QUEREM COM ISSO TAMBÉM INCOMODAR A DEUS.
MAS É O PRÓPRIO DEUS, QUEM NOS DARÁ UM SINAL. O SINAL DA VIRGEM EM NAZARÉ, QUE CONCEBERÁS E DARÁ A LUZ UM MENINO, QUE ENVOLTO A FAIXAS SERÁS ENCONTRADO E TERÁS O NOME DE EMANUEL, SIGNIFICANDO DEUS ESTA CONOSCO!
ASSIM DEVE SER CESSADO TODO MEDO, POIS A AÇÃO PODEROSA DE DEUS, PARTICULARMENTE APONTA PARA A GRANDEZA DE MARIA SANTÍSSIMA, NO SANTO EVANGELHO:
  1. MARIA ACEITA A FAZER PARTE DO PLANO DA SALVAÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA DOS HOMENS:
·         O SANTO EVANGEKLHO NARRADO POR SÃO LUCAS HOJE TRAZ SE NÃO A CONCEPÇÃO DESTE ACEITAÇÃO HISTÓRICA, UM ANJO DE DEUS, GABRIEL É ENVIADO A NAZARÉ, A UMA VIRGEM DE NOME MARIA PROMETIDA EM CASAMENTO A JOSÉ HOMEM JUSTO, ESTE SENDO DESCEDENTE DA CASA DE DAVI.  AO CHEGAR ATÉ MARIA O ANJO A DIZ:
NÃO TEMAS MARIA, POIS ENCONTRATES GRAÇAS DIANTE DE DEUS, DOS HOMENS, EIS QUE CONCEBERÁS E DARÁS A LUZ UM FILHO, MESMO PERTUBADA, MARIA CONCEBE ESTA GRAÇA EM SEU SEIO, E O ANJO CONTINUA A EXPLICAR QUE EESTE SER QUE VAI NASCER DELA, SERÁ GRANDE E CHAMAR-SEÁ FILHO DO ALTISSÍMO E O SEU PAI JÁ TEM COMO PROMESSA PARA ELE O TRONO DE SEU PAI DAVI, ONDE ESTE REINO NÃO TERA FIM.
A VIRGEM AINDA EM EXTASE PELA ANUNCIAÇÃO PERGUNTA AO ANJO GABRIEL COMO ACONTECERÁ ISTO SE ELE NÃO CONECE A HOMEM ALGUM, MAS GABRIEL REPONDE PARA QUE ELA, QUE É O PRÓPRIO ESPÍRTO SANTO DE DEUS QUEM IRA ERELIZAR TODAS ESTAS MARAVILHAS NA VIDA. A SOMBRA DO ALTÍSSIMO VIRA SOBRE TI.
POR ISSO O MENINO QUE IRA NASCER SERÁ CHAMADO FILHO DE DEUS.
COMO PROFECIA É MILAGRE E PODER DE DEUS, AINDA AVISA A MARIA QUE ISABEL, SUA PARENTA JÁ EM IDADE AVANÇADA E TIDA COMO ESTÉRIL, TAMBÉM VAI DAR A LUZ UM MENINO E ESTE TEMPO JÁ É O SEXTO MÊS PARA AQUELA QUE ERA ESTÉRIL.
MARIA RECEBE A CONCEPÇÃO DDESTA ANUNCIAÇÃO, E LIGEIRO RESPONDE SEU FIAT, SEU SIM, POR SABE AGORA QUE PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL.
EIS AQUI A SERVA DO SENHOR, FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A SUA PALAVRA.
É POR ISSO QUE NO SALMO DE HOJE SE CANTA:
  1. O SENHOR VAI ENTRAR, É O REI GLORIOSO!
·         SIM JESUS CRISTO É O REI QUE DESTEMISA A TODO MEDO, TODA ANGUSTIA, QUE ESCOLHE NASCER NO CORAÇÃO DOS PEQUENINOS, SEM POMPAS, MAS QUE NASCE EM MEIO A HUMILDADE, PARA MOSTRAR QUE SE GRANDE É TER CORAÇÃO PEQUENO, CAPAZ DE ACOLHER E DE DOAR-SE POR TODOS.
QUE AÇÃO DESTE NATAL, SEJA UM TEMPO EM QUE HAJA NOS CORAÇÕES O SENTIDO DA VERDADEIRA RENOVAÇÃO, QUE HAJA CORAÇÕES MAIS ABERTOS  AO AMOR, A SOLIDARIAEDADE A PARTILHA, AO BEM COMUM. POR ISSO NA LITURGIA DE HOJE SE COMENTA, NATAL É TEMPO DE ATITUTE!
QUE ASSIM SEJA EM NOSSOS CORAÇÕES.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss São Domingos de Silos
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.
FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-


Nenhum comentário: