Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

LITURGIA DA PÁLAVRA 18.12.13

QUARTA-FEIRA,  18 DE NOVEMBRO DE 2013
3ª SEMANA DO TEMPO COMUM
3ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: ROXA
Ss Nossa Senhora do Ó
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

18 de Dezembro – Quarta-feira 18/12/13

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8 — mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países’, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


18 de Dezembro – Quarta-feira 18/12/13

— Nos seus dias a justiça florirá e a paz em abundância para sempre.
— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém!

18 de Dezembro – Quarta-feira 18/12/13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



Leve Maria para sua casa

“Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: ‘José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo’” (Mt 1,20). 
Você que na narração do Evangelho, segundo São Mateus, ele nos conta como foi o nascimento de Jesus, a origem d’Ele, e como Maria – grávida por obra e por ação do Espírito Santo – totalmente cheia do Espírito, ela pôde conceber Jesus. 
Mas José não tinha pleno conhecimento daquilo que estava acontecendo com Maria, da obra que Deus estava realizando na vida e no ventre dela, os segredos de Deus que agora se realizavam plenamente na Bem-Aventurada, a sempre Virgem Maria. 
José, por querer ser justo e não querer ver a sua esposa ser difamada e apedrejada, ou seja, ser realmente condenada pelos homens, resolve fazer isso de forma secreta. Ele não foi procurar saber dela o que, de fato, havia acontecido com ela. Mas a Santíssima Virgem Maria, de tão maravilhada daquilo que Deus realizava nela, se recolheu no silêncio da contemplação, para contemplar aquilo que o Todo-poderoso realizava em sua vida. 
Ah, José! Ele teve medo, receio, dúvida, incerteza… Mas a palavra do anjo foi poderosa nesse momento: “Não temas, José! Não tenhas medo de receber Maria, porque o que nela está sendo concebido é obra e ação do Espírito Santo”. Daquela hora em diante, José recebeu Maria em sua casa. 
Deixe-me dizer a você: não tenha também medo de receber Maria. Não tenha medo de amar Maria. Não tenha medo de estar próximo – mas bem próximo mesmo! – e amar, do fundo do seu coração e da sua alma, aquela que Deus escolheu para ser templo da morada do Eterno no meio de nós, templo da morada do Seu Filho no meio de nós. Tudo o que se realiza no ventre da Virgem Maria é obra do Espírito Santo. 
Receba Maria na sua casa. Leve-a para sua casa como fez José. E você não precisa ter receio, porque amar Nossa Senhora não é nenhum pecado. Quem primeiro amou Maria foi Deus! Foi Deus quem a escolheu, foi Deus quem a fez plena do Espírito para poder conceber Jesus. 
Eu hoje, como São José, quero receber Maria. Quero abrir as portas da minha casa, do meu coração e da minha vida para que aquela, que foi escolhida para ser a Mãe de Jesus, também possa ser a minha Mãe. Cuidar de mim, tomar-me em seus braços maternos, me acolher, orientar e conduzir. 
Preparando o Natal do Senhor, eu convido você a receber aquela que trouxe para nós a Luz Eterna, que é Jesus Cristo. Não tenha medo de receber a Virgem Maria na sua casa e na sua vida. 
Deus abençoe você!


Nossa Senhora do Ó

As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes desde hoje até a Véspera do Natal e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó (“Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”), como expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de “Nossa Senhora do Ó”. É ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus, posta à frente da imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor.
A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume e pela presença simultânea de três santos de origem espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso.
Primeiro comemorava-se hoje a Anunciação de Nossa Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de “Expectação do parto”. Assim ficou sendo na Hispânia e passou a muitas Igrejas da França, etc. Ainda hoje é celebrada na Arquidiocese de Braga.
Nossa Senhora do Ó, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
A FORÇA DA FÉ, NOS LEVA A O ENCONTRO DA EUCARISTIA, Q EU RENOVA EM CADA UM DE NÓS O DESEJO DA ESPERA PELO DEUS CONOSCO! O DEUS DE EMANUEL!
NA FESTA DE NOSSA SENHORA DO Ó, GERADA PELA LITURGIA ATRAVÉRS DA EXPECTRAÇÃO DO PARTO DE NOSSA SENHORA, INSTITUÍDA NO SÉCULO VI PELO X CONCÍLIO DA IGREJA EM TOLEDO, VIVEMOS SENÃO MAIS DE PERTO ESSA ESPERANÇA, O NASDCIMENTO DO MENINO JESUS, QUE VEM PARA NÓS PARA SER EM MIM E EM VOCÊ O SENHOR E SALVADOR DE NOSSAS VIDAS.
NESTE TEMPO EM QUE NOS PREPARAMOS PÁRA O NATAL, É PRECISO QUE TENHAM,OS TOTAL EXPERIÊNCIA COM MARIA, QUE ASSUME A MISSÃO DA COMUNIDADE, CHAMANDO O SEU ESPOSO JOSÉ A DAR COM ELA O SIM PARA VIDA.
  1. NA PRIMEIRA LEITURA, VAMOS CONOTANDO BEM A EXPERIÊNCIA DESTE NASCIMENTO:
O PROFETA FALA DE DIAS QUE VIRÃO: - NESTE DIA HÁ DE NASCER PARA VÓS UM SALVADOR.
ESTE SALVADOR É DA DESCENDÊNCIA DE DAVI SERÁ REI, SÁBIO, E NESTE TEMPO EM QUE SUA PRESENÇA ESTIVER NA VIDA DOS HOMENS SERÁ ETERNIZADA A SUA SALVAÇÃO.
POIS ELE SERÁ UM DEUS E DEUS DA JUSTIÇA!
  1. O SALMISTA CANTA ENTRE AS SUAS ACLAMAÇÕES:
NOS SEUS DIAS, A JUSTIÇA FLÇORIRÁ E A PAAZ EM ABUNDÂNCIA PARA SEMPRE!
  1. POR ISSO SUA ORIGEM ESTA DESCRITA NO AUTOR SDAGRADO HOJE NO SANTO EVANGELHO DE SÃO MATEUS.
A ORIGEM DE JESUS CRISTO, DÁ-SE PELO DESPOJAMENTO DE MARIA SANTÍSSIMA COM SÃO JOSÉ, HOMEM JUSTO DESTA EXTIRPE DE DAVI.
APÓS A ANUNCIAÇÃO DO ANJO GABRIEL, A MARIA QUE ELA CONCEBERIA PELO ESPÍRITO SANTO A GEREAÇÃO DO NASCIMENTO DO FILHO DE DEUS, JOSÉ NÃO QUERENDO DENUNCIÁ-LA, A REJEITA EM SILENCIO, MAS É O MESMO GABRIEL ANJO DE DEUS, QUE VAI EM NOITE DE SOBNHO A JOSÉ AVISÁ-LO PARA QUE ESTE NÃO ABADONE MARIA POIS O QUE NELA FORA GERADO É A VONTADE DE DEUS POR OBRA DE SEU SANTO ESPÍRITO.
JOSÉ QUANDO DESPERTADO DO SONO, RESOLVE PROCURAR MARIA E VIVE COM ELA SEM CONBE-LÁ COMO MULHER ANTES, DURANTE E APÓS O PARTO DA CRIANÇA.
VIVEM A CASTIDADE, EM FAVOR DA SALVAÇÃO.
ESCUTA DO ANJO: ESTE MENINO SERÁ REI, SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTISSÍMO E SEU PAI LHE PORAS O NOME DE EMANUEL, QUE SIGNIFICA DEUS CONOSCO.
POIS SEU DESRTINO É SALVAR O SEU POVO.
JOSÉ FEZ CONFORME O ANJO LHE ANUNCIARÁ.
PERCEBEMOS ASSIM COMO É A ORIGEM DE JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR E SALVADOR.
TUDO ACONTECEU PELA ANUNCIAÇÃO.
QUE NOSSA SENHORA DO Ó, QUE TRAZ O NOME DE UMA FAMOSO BAIRRO PAULLISTA, FREGUESIA DO Ó, CUBRA-NOS COM SEU MANTO DE AMOR E DE TERNURA.
ASSIM SEJA!
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss Nossa Senhora do Ó
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: