Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sábado, 20 de julho de 2019

Léctio Divina 20.07.2019

SÁBADO, 20 DE JULHO DE 2019
15ª SEMANA DO TEMPO COMUM
COR: VERDE

Primeira Leitura (Êx 12,37-42)
Naqueles dias, 37os filhos de Israel partiram de Ramsés para Sucot. Eram cerca de seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças. 38Além disso, uma multidão numerosa subiu com eles, assim como rebanhos consideráveis de ovelhas e bois.
39Com a massa trazida do Egito fizeram pães ázimos, já que a massa não pudera fermentar, pois foram expulsos do Egito, e não tinham podido esperar, nem preparar provisões para si.
40A permanência dos filhos de Israel no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41No mesmo dia em que se concluíam os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. 42Aquela foi uma noite de vigília para o Senhor, quando os fez sair da terra do Egito: essa noite em honra do Senhor deve ser observada por todos os filhos de Israel em todas as suas gerações.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 135)
— Eterna é a sua misericórdia.
— Eterna é a sua misericórdia.
— Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: porque eterno é seu amor! De nós, seu povo, humilhado, recordou-se: porque eterno é seu amor! De nossos inimigos libertou-nos: porque eterno é seu amor!
— Ele feriu os primogênitos do Egito porque eterno é seu amor! E tirou do meio deles Israel: porque eterno é seu amor! Com mão forte e com braço estendido: porque eterno é seu amor!
— Ele cortou o Mar Vermelho em duas partes: porque eterno é seu amor! Fez passar no meio dele Israel: porque eterno é o seu amor! E afogou o Faraó com suas tropas: porque eterna é sua misericórdia.
Evangelho (Mt 12,14-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo Aurélio

A Igreja da África, durante os anos de 392 até 429, foi agraciada com o governo santo do primeiro Bispo de Cartago, que santificou-se tornando seu povo também santo. Santo Aurélio nasceu no século IV e desde diácono se destacava pela caridade, zelo, pureza de vida e pelo culto da Liturgia.
O grande Aurélio esteve como Bispo responsável por toda uma região e todos o chamavam – por respeito – de “Santo Papa Aurélio”. Não possuía grandes dotes intelectuais, porém, na Providência Divina, tinha grande amizade com o sábio e Bispo de Hipona: Santo Agostinho. Unido ao Doutor da Graça, pôde combater a autossuficiência do Pelagianismo e outras heresias que encontraram a condenação no seu tempo.
Muito do que sabemos hoje de Santo Aurélio foi o próprio Santo Agostinho quem informou, pois este admirava a prudência, a piedade e a humildade deste pastor e pai, que tudo fazia pela salvação das almas e pureza da doutrina cristã. Santo Aurélio passou da Igreja militante, para a Igreja triunfante pouco tempo antes de Santo Agostinho, isto em 429.
Santo Aurélio, rogai por nós!

Acolher a Palavra é acolher Jesus

Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito” (Mateus 12,18).
Quando Jesus toma posse da profecia de Isaías e faz com que a Palavra se cumpra nele, Ele está nos dizendo que precisamos tomar posse da Palavra de Deus. Precisamos, de fato, nos apossar da Palavra para que ela também se aposse de nós, para que ela esteja em nós e possamos realizar a missão de Jesus.
Não basta sabermos ou conhecermos a Palavra, precisamos deixar que ela seja viva em nós. Os fariseus conheciam as Leis e as Escrituras, mas não tinham a Palavra de Deus viva neles, por isso o Evangelho começa narrando que eles saíram e fizeram um plano para matar Jesus.
Jesus é a Palavra de Deus viva e encarnada. Quando não acolhemos a Palavra, quando não vivemos por intermédio dela, quando ela não dirige nem ordena os nossos passos e a nossa vida, nós a condenamos, opomo-nos a ela e somos indiferentes à Palavra. E de, alguma forma, damos as nossas escusas, razões humanas e intelectuais para nos opor aquilo que é a força viva da Palavra de Deus no meio de nós.

Precisamos acolher Jesus acolhendo a sua Palavra, porque só Ele tem palavras de salvação

Opor-se à Palavra é opor-se a Jesus. Opor-se à Palavra é colocar-se contra Jesus. Acolher a Palavra é acolher Jesus, pois nela repousa o Espírito, para que Ele anuncie às nações a Palavra do Senhor. Esse mesmo Espírito também repousa sobre nós, está em nós, porque em Jesus fomos batizados para que como Ele, com Ele e n’Ele realizemos a missão profética, que é anunciar e proclamar a Palavra com todas as consequências que ela tem. 
É a Palavra que cura, liberta, salva, restaura, renova e faz o Reino de Deus acontecer. Aproximamo-nos de Deus, porque a Sua Palavra se aproxima de nós e nos coloca em comunhão com Ele, por isso precisamos acolher Jesus acolhendo a Sua Palavra, porque só Ele tem palavras de salvação, palavras que curam, libertam e restauram.
Hoje, colocamo-nos na presença d’Ele e dizemos: “Senhor, que a Sua Palavra se realize em mim, e que eu me torne também servo da Sua Palavra. Eu sou o servo que o Senhor escolheu, o servo amado do Pai, mas que o Seu Espírito esteja em mim, para que eu leve a Palavra aos corações, às nações, onde eu estiver e para onde o Senhor me enviar”.
Deus abençoe você!
MINHAS REFLEXÕES PESSOAIS:
Os filhos de Israel, partem agora para a terras de Sucot e levam consigo as massas para fazerem o sustento físico, O amor de Deus é misericórdia plena na vida deles, assim também a libertação é alcançada pela travessia a pé enxuto no mar vermelho. Resguardos pela amor de Deus, mesmo depois de ter sido feridos os seus primogênitos, o povo aclama ao Senhor dizendo, que Eterna é a sua Misericórdia.
A ligação do santo Evangelho esta também no sentido de que Jesus percebendo as multidões que sufocadas e oprimidas pela massa farisaica, opera a libertação tirando-os de sua escravidão e ainda podemos contemplar a maravilha maior do Evangelho quando percebemos o chamado de Deus para nossas vidas também:
-"Eis o meu Filho amado a quem escolhi e em quem ponho a minha afeição, Ele jamais grita na rua, não quebra o caniço rachado, não apaga o pavio que ainda fumega.
Por fim Jesus em Jesus sempre estamos unidos e prontos para , a multiplicação no amor e na misericórdia.
STMJSF - Rogai por nós!
SFA - Rogai por nòs!
NSM - Rogai por nós!
SA - Rogai por nós!
SJPII - Rogai por nós!
Que a Face de Deus nos ilumine! 
Amém.



Nenhum comentário: