Santa Marta

Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa “senhora”.

No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: “… Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa” (Lc 10,38).

Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.

A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.

Santa Marta, rogai por nós

MINHAS REFLEXÕES:

Rezar a Santa Liturgia diariamente é se comprometer com o que reza-se hoje. O amor é vínculo de que possamos ainda mais estarmos inseridos através da misericórdia e da mansidão de Deus ao nosso próximo.

Amemos uns aos outros assim como Deus nos amou e Deus nos amou por primeiro. E o seu amor nos faz conhecê-Lo e sermos oor Ela conhecidos. O amor de Deus é manifestado ao mundo para que os que no mundo estando sejamos todos salvos por Ele.

E por sermos testemunhas Dele, deuxemos que nossas ações seja a manugestação de nosso amor pelo nosso próximo.

Assim santa os com o salmista: "Bendirei ao Senhor Deus por todo tempo".

O Santo Evangelho revela como Jesus ao entrar em um povoado, entra na casa de Maria e de Marta, ambas com suas características pessoais mas Maria sentada ao ouvir a Palavra de Jesus, e Marta na ocupação do serviço da casa e até mesmo do servir ao Senhor, estão sempre a disposição do Reino de Deus.

Claro que Maria ocupada com a melhor parte escuta de Jesus que ela mesma se preocupou em estar próxima de podet solucionar os desígnios de Deus. Marta que celebramos no dia de hoje, também se faz presente ao Reino mas também se faz presente aos cuidados da vida secular, das coisas do dia-a-dia.

LSNSJ (...).

STMJSF (...).

SFA (...).

NSM (...).

SM (...).

SJPII(...).

Que a Face de Deus nos ilumine.

Amém!