Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

LITURGIA DA PALAVRA DE: 17.01.14

 





SEXTA-FEIRA, 17 DE DEJANEIRO DE 2014
1ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss ANTÃO
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

Santo Antão – Sexta-feira 17/01/2014

·        
·        
·        
Conheça a história de Santo Antão
Primeira Leitura (1Sm 8,4-7.10-22a)
Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
Naqueles dias, 4todos os anciãos de Israel se reuniram, foram procurar Samuel em Ramá, 5e disseram-lhe: “Olha, tu estás velho, e teus filhos não seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece sobre nós um rei, para que exerça a justiça entre nós, como se faz em todos os povos”.
6Samuel não gostou, quando lhe disseram: “Dá-nos um rei, para que nos julgue”. E invocou o Senhor. 7O Senhor disse a Samuel: “Atende a tudo o que o povo te diz. Porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine mais sobre eles”.
10Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedira um rei 11e disse: “Estes serão os direitos do rei que reinará sobre vós: Tomará vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará correr à frente do seu carro. 12Fará deles chefes de mil, e de cinquenta homens, e os empregará em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de suas armas e de seus carros.
13Fará de vossas filhas suas perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14Tirará os vossos melhores campos, vinhas e olivais e os dará aos seus funcionários. 15Das vossas colheitas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo, e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados. 16Tomará também vossos servos e servas, vossos melhores bois e jumentos, e os fará trabalhar para ele. 17Exigirá o dízimo de vossos rebanhos, e vós sereis seus escravos.
18Naquele dia, clamareis ao Senhor por causa do rei que vós mesmos escolhestes, mas o Senhor não vos ouvirá”. 19Porém, o povo não quis dar ouvidos às razões de Samuel, e disse: “Não importa! Queremos um rei, 20pois queremos ser como todas as outras nações. O nosso rei administrará a justiça, marchará à nossa frente e combaterá por nós em todas as guerras”.
21Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor.22aMas o Senhor disse-lhe: “Faze-lhes a vontade, e dá-lhes um rei”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Santo Antão – Sexta-feira 17/01/2014

·        
·        
·        
Responsório (Sl 88)
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome, dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.
— Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória, é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça. Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção, ele reina sobre nós, é o Santo de Israel!

Santo Antão – Sexta-feira 17/01/2014

·        
·        
·        
Evangelho (Mc 2,1-12)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.
3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.
5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.
8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?
10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”
12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo Antão

Pai do monaquismo cristão, Santo Antão nasceu no Egito em 251 e faleceu em 356; viveu mais de cem anos, mas a qualidade é maior do que a quantidade de tempo de sua vida, pois viveu com uma qualidade de vida santa que só Cristo podia lhe dar. Com apenas 20 anos, Santo Antão havia perdido os pais; ficou órfão com muitos bens materiais, mas o maior bem que os pais lhe deixaram foi uma educação cristã. Ao entrar numa igreja, ele ouviu a proclamação da Palavra e se colocou no lugar daquele jovem rico, o qual Cristo chamava para deixar tudo e segui-Lo na radicalidade. Antão vendeu parte de seus bens, garantiu a formação de sua irmã, a qual entrou para uma vida religiosa. Enfim, Santo Antão foi passo-a-passo buscando a vontade do Senhor. Antão deparou-se com outra palavra de Deus em sua vida “Não vou preocupeis, pois, com o dia de amanhã. O dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”(Mt 6,34). O Espírito Santo o iluminou e ele abandonou todas as coisas para viver como eremita. Sabendo que na região existiam homens dedicados à leitura, meditação e oração, ele foi aprender. Aprendeu a ler e, principalmente a orar e contemplar. Assim, foi crescendo na santidade e na fama também.
Sentiu-se chamado a viver num local muito abandonado, num cemitério, onde as pessoas diziam que almas andavam por lá. Por isso, era inabitável. Ele não vivia de crendices; nenhum santo viveu. Então, foi viver neste local. Na verdade, eram serpentes que estavam por lá e , por isso, ninguém se aproximava. A imaginação humana vê coisas onde não há. Santo Antão construiu muros naquele lugar e viveu ali dentro, na penitência e na meditação. As pessoas eram canais da providência, pois elas lhe mandavam comida, o pão por cima dos muros; e ele as aconselhava. Até que, com tanta gente querendo viver como Santo Antão, naquele lugar surgiram os monges. Ele foi construindo lugares e aqueles que queriam viver a santidade, seguindo seus passos, foram viver perto dele. O número de monges foi crescendo, mas o interessante é que quando iam se aconselhar com ele, chegavam naquele lugar vários monges e perguntavam: “Onde está Antão?”. E lhes respondiam: “Ande por aí e veja a pessoa mais alegre, mais sorridente, mais espontânea; este é Antão”.
Ele foi crescendo em idade, em sabedoria, graça e sensibilidade com as situações que afetavam o Cristianismo. Teve grande influência junto a Santo Atanásio no combate ao arianismo. Ele percebeu o arianismo também entre os monges, que não acreditavam na divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Antão também foi a Alexandria combater essa heresia. Santo Antão viveu na alegria, na misericórdia, na verdade. Tornou-se abade, pai, exemplo para toda a vida religiosa. Exemplo de castidade, de obediência e pobreza.
Santo Antão, rogai por nós
                                                                   
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
GRAÇA DO PAI EM MAIS UM DIA PODEMOS NOS ENCONTRAR PELA REFLEXÃO DA PALAVRA DE DEUS, MEUS QUERIDOS IRMÃO E INTERNAUTAS.
É SEMPRE ALEGRIA COMO A DE MARIA, DE IZABEL, DE ZACARIAS, QUANDO PUDERAM LIVREMENTE EM SEUS CORAÇÕES ANUNCIAR A SALVAÇÃO, ATRAVÉS DA PALAVRA QUE RESTAURA E QUE CURA, QUE LIBERTA E QUE EDIFICA VIDAS.
A SANTA LITURGIA DE HOJE NOS FAZ VIVER DESAFIOS NOVOS!
  • PRIMEIRAMENTE O DESAFIO DE PODERMOS VENCER AS PRISÕES PESSOAIS, NOSSOS CATIVEIROS HUMANIZADOS E ANUNCIAR A PRESENÇA LIBERTADORA DE JESUS CRISTO, COMO NOSSO SENHOR E SALVADOR.
ISSO NOS LEVA A UM COMPROMETIMENTO ÍNTIMO COM A VERDADE.
ASSIM DESCREVE O NARRADOR DA HISTÓRIA DA VIDA DE NOSSO SANTO DO DIA, SANTO ANTÃO (251-356), HOMEM QUE VIVEU UMA BUSCA CONTÍNUA INTERIOR E E DEPOIS DE ENCONTRAR EXTERNOU ESSE ENCONTRO PESSOAL QUE TEVE COM O SENHOR A TODOS DE SUA ÉPOCA, REVELANDO-SE SIMPLES, HUMILDE, SEM INTERESSES PESSOAIS, SEM GANÂNCIA AO PODER, AS RIQUEZAS, AS POSSES, AOS CARGOS QUE LHE POSSAM TER SIDO ATRIBUÍDOS.
FIEL, A DOUTRINA QUE APRENDEU NA CATEQUESE, A LEVOU CONSIGO ATÉ O ÚLTIMO DIA DE SUA VIDA, NÃO DESVIOU POR CAMINHOS SECUNDÁRIOS.
A SANTA LITURGIA INICIA TAMBÉM ESSE PREÂMBULO PARA NÓS NESTE DIA:
  • NÃO DEVEMOS DESVIAR NOSSO FOCO QUE É JESUS, JÁ ENCONTRADO, POR CAMINHOS QUE NOS LEVAM AO PECADO.
  • NA PRIMEIRA LEITURA PODEMOS OBSERVAR COMO AGIU O POVO DE ISRAEL, QUE APÓS TER PASSADO POR VÁRIAS PROVAS, REVOLTA-SE NÃO CONTRA SAMUEL, MAS CONTRA O PRÓPRIO DEUS, POIS ELES REIVINDICAÇÃO UM REI. REI ESTE QUE ELES JÁ POSSUÍAM, MAS A CEGUEIRA DO PODER, DA GANÂNCIA, DAS POSSES DOS STATUS POR CARGOS, O DIVISIONAL OU DIVIDIRAM-SE ENTRE SI OPINIÕES QUE CONTAMINANDO A OPINIÃO DO POVO DE ISRAEL, POR PARTES DAQUELES QUE SE SENTIAM LÍDERES, AGORA LUTAM POR UMA LIBERTAÇÃO APENAS FACIAL AO MEU VER, POIS ISSO PASSA.
AO BEM DA VERDADE É QUE COSTUMO MENCIONAR:
-SE VOÊ OU EU QUEREMOS DESVENDAR OS MISTÉRIOS DO PENSAMENTO E DO CORAÇÃO DE HOMEM, BASTA A ELE OFERECERMOS, CARGOS, PODERES...(ERLANIO PINHEIRO).
SIM, POIS, É O QUE ACABAMOS DE LER NA PRIMEIRA LEITURA DE HOJE.
ATÉ PORQUE QUANDO OS ISRAELITAS RECORREM A SAMUEL QUERENDO UM REI ELES SE DESCULPAM COLOCANDO A QUESTÃO DE ELE SAMUEL JÁ ESTA EM IDADE AVANÇADA, MAS VEJAMOS: - PARA SERVIRMOS A DEUS, CUMPRIMOS OS SEUS MANDAMENTOS AS NORMAS E REGRAS DE UMA CONSAGRAÇÃO A DEUS, NÃO EXISTE LIMITE DE IDADES. FAZER O BEM, NO AMOR, NA CARIDADE, PODE-SE VIVÊ-LO EM TODO INSTANTE, É DEVER DE TODO CRISTÃO E DE TODO CONSAGRADO. (ERLANIO PINHEIRO).
POR ISSO O SALMISTA JÁ CANTA:
-Ó SENHOR EU CANTAREI ETERNAMENTE O SEU LOUVOR!
PORQUE É NO LOUVOR A DEUS, QUE CONSEGUIMOS A GLÓRIA.
GLÓRIA ESTA QUE CONSEGUIU NA SIMPLICIDADE E NA COMPAIXÃO REVELAR O PRÓPRIO SENHOR NA EXPLANAÇÃO DO SEU SANTO EVANGELHO.
·         JESUS JÁ ESTAVA EM UMA MISSÃO, PREGANDO ALÉM JORDÃO, EM CAFARNAUM, SUA FAMA JÁ TOMAVA PARTE DO CORAÇÃO DOS PEQUENOS E SOFREDORES DE SEU TEMPO, ENTÃO DIANTE A UMA PORTA ANUNCIAVA A SUA PALAVRA.
QUAL PORTA ERA ESSA QUE O SENHOR ANUNCIAVA A SUA PALAVRA?
SIM, ISTO MESMO! – A PORTA DE NOSSOS CORAÇÕES... – O SENHOR ANUNCIAVA NA PORTA POIS NÃO PODIA SEQUER ENTRAR ALI, DEVIDO ENCONTRAR CORAÇÕES CHEIO DE ORGULHO, SOBERBA, DESEJOS DE PODERES, DE POSSES MATERIAIS, DE CARGOS NAS COMUNIDADES, NOS GRUPOS ETC... ESSA PORTA MESMO QUE ENTRE ABERTA O SENHOR CONSEGUE POR MEIO DE SUA COMPAIXÃO ENTRAR.
QUANDO JESUS ENTRA NESTE LUGAR SELADO, COMEÇA A ANUNCIAR A LIBERTAÇÃO, A CURA, O PERDÃO DOS PECADOS, DAÍ OS CORAÇÕES FLEXÍVEIS AO AMOR, AGORA COMEÇAM A ENTENDER QUE O REINO QUE DEVEMOS PEDIR A DEUS, POR MEIO DE JESUS CRISTO É O REINO DO AMOR, DA COMPAIXÃO, DA CURA E DA MISERICÓRDIA.
ASSIM COMEÇAM  A ENTRAR NO ENTENDIMENTO AQUILO QUE NO PARALISA.
A ENTRADA DO PARALÍTICO PELO TELHADO DA CASA QUER SIMBOLIZAR ESSE NOVO ENTENDIMENTO QUE TAMBÉM ACESA A NOSSA VIDA.(ERLANIO PINHEIRO).
ASSIM TRAZEM DEVIDO A MULTIDÃO AQUELE HOMEM PARALÍTICO E ABRE UMA PASSAGEM PELO TELHADO E COLOCAM ELE MESMO DEFRONTE AONDE JESUS ESTA.
NO MESMO INSTANTE O HOMEM PEDE AO SENHOR:
-JESUS AO VER O HOMEM, AO PERCEBER EM SEU OLHAR O SEU PEDIDO SILENCIOSO, RESPONDE:
-FILHO TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS! (MC 2, 5b).
JESUS PERCEBE QUE O PEDIDO DE UMA HOMEM SÓ, NÃO É COMO O PEDIDO DE UM GRUPO, OU DE UM POVO:
ELES QUERIAM UM GRANDE REI, FORTE, GOVERNADOR, ETC...
JESUS PERCEBE QUE ESTE HOMEM QUER A CURA!
ESTE HOMEM QUER A LIBERTAÇÃO DOS PECADOS!
E A CURA DE JESUS SE OPERA PELA LIBERTAÇÃO DOS PECADOS.
DAÍ O SENHOR DIZ:
- FILHO, VÁ EM PAZ, PEGA O LEITO, TUA CAMA, E ANDA!!! (MC 2, 9).
ENTENDEMOS O QUE É PEDIR, UM REI EM NOSSAS VIDAS?
REFLITAMOS UM POUCO NA PALAVRA E VEJAMOS AS NOSSAS ATITUDES NO DIA A DIA.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss ANTÃO
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: