Erlanio Pinheiro

Erlanio Pinheiro
Erlanio Pinheiro

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

LITURGIA DA PALAVRA DE 16.01.14


QUINTA-FEIRA,  16 DE DEDEMBRO DE 2014
1ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1ª SEMANA DO SALTÉRIO
COR: BRANCA
Ss EUCARISTIA - São Berardo e companheiros mártires -
Salmo 114

1 Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,*

LITURGIA DA PALAVRA:

1ª Semana Comum – Quinta-feira 16/01/2014

·        
·        
·        
Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
1Naqueles dias, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus, de sua parte, avançaram até Afec 2e puseram-se em linha de combate diante de Israel.
Travada a batalha, Israel foi derrotado pelos filisteus. E morreram naquele combate, em campo aberto, cerca de quatro mil homens. 3O povo voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: “Por que fez o Senhor que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da aliança do Senhor para que ela esteja no meio de nós e nos salve das mãos dos nossos inimigos”.
4Então o povo mandou trazer de Silo a arca da aliança do Senhor todo-poderoso, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, acompanhavam a arca. 5Quando a arca da aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo Israel rompeu num grande clamor, que ressoou por toda a terra.
6Os filisteus, ouvindo isso, diziam: “Que gritaria é essa tão grande no campo dos hebreus?” E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento.
7Os filisteus tiveram medo e disseram: “Deus chegou ao acampamento!” E lamentavam-se: 8“Ai de nós! Porque os hebreus não estavam com essa alegria nem ontem nem anteontem. Ai de nós! Quem nos salvará da mão desses deuses tão poderosos? Foram eles que afligiram o Egito com toda espécie de pragas no deserto.9Mas coragem, filisteus, portai-vos como homens, para que não vos torneis escravos dos hebreus como eles o foram de vós! Sede homens e combatei!
10Então os filisteus lançaram-se à luta, Israel foi derrotado e cada um fugiu para a sua tenda. O massacre foi grande: do lado de Israel tombaram trinta mil homens. 11A arca de Deus foi capturada e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

1ª Semana Comum – Quinta-feira 16/01/2014

·        
·        
·        
Responsório (Sl 43)
— Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!
— Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!
— Porém, agora nos deixastes e humilhastes, já não saís com nossas tropas para a guerra! Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, os adversários nos pilharam à vontade.
— De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, zombaria e gozação dos que nos cercam; para os pagãos somos motivo de anedotas, zombam de nós a sacudir sua cabeça.
— Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? Despertai! Não nos deixeis eternamente! Por que nos escondeis a vossa face e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?

1ª Semana Comum – Quinta-feira 16/01/2014

·        
·        
·        
Evangelho (Mc 1,40-45)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres tens, o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Deseje ser curado pelas mãos de Deus

Nós precisamos ser profundamente insistentes naquilo que necessitamos para ver as graças de Deus no meio de nós!
”Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: ‘Eu quero: fica curado!”’ (Mc 1, 41).
Este leproso, que se aproxima de Jesus, pede com toda a insistência do seu coração, e implora ao Mestre: ”Senhor, se Tu queres, Tu tens o poder de curar-me!” O Senhor tem o poder de me lavar, me purificar, de renovar-me, Senhor, o Senhor pode, por isso estou Te implorando: faça isso por mim, Senhor! Jesus foi tomado de toda compaixão, por isso realizou o pedido desse homem.
Meus irmãos, a cura, o perdão e a restauração de Deus em nossa vida só serão sentidas por nós, na profundidade, quando nós também tivermos profundidade em buscar essas graças e em implorá-las ao Senhor. Nós, muitas vezes, não sentimos o efeito do perdão de Deus, porque não tomamos consciência do peso do pecado. Nós não sentimos a mão de Deus nos lavando, porque não temos consciência da sujeira que está em nós. Nós não sentimos a misericórdia de Deus na Sua profundidade, porque não tocamos no fundo da nossa miséria. E, muitas vezes, nós permitimos que a ação de Deus em nós seja muito ”superficial”. E não é porque Deus seja superficial ou aja de forma superficial, nós é que não vamos, com profundidade, em busca de Deus, em busca da ação de Deus dentro de nós.
Esse leproso sabia do que Jesus poderia fazer por ele, esse leproso sabia que Jesus poderia limpá-lo por dentro e por fora, e ele mesmo proclama: ”Senhor, se Tu queres, o Senhor tem poder para fazer isso”.
Nós precisamos, com a mesma veemência e insistência desse homem, clamar ao coração de Deus: ”Senhor, se Tu queres, o Senhor pode!”. Olhe para a minha miséria, para a minha aflição, venha em meu socorro, Senhor! Não me deixe mais preso, escravo deste mal, não me deixe mais cativo, Senhor, da ação do maligno! Eu creio que o Senhor pode fazer isso!
Sabem, meus irmãos, muitas vezes, existem pensamentos ou sentimentos e coisas que se apoderam de nós, como vícios, pecados e comportamentos que se impregnam à nossa natureza, costumamos agir assim e, desta forma, vamos fazendo isso ou aquilo, às vezes na forma de falar, de agir… Quando nós determinamos que não queremos mais ser assim, quando determinamos que não queremos mais fumar, não queremos mais beber, não queremos mais depender disso ou daquilo, e clamamos, com insistência ao coração de Jesus, podemos ter a certeza de que a mão d’Ele poderosa quer nos curar.
O que nós precisamos é ser profundamente insistentes naquilo que necessitamos para ver as graças de Deus no meio de nós. O Senhor deseja nos curar e libertar, mas é preciso que nos também o queiramos, que também desejemos ser curados e ser libertos!
Que Deus abençoe você!

São Berardo e companheiros mártires

Em 1219, São Francisco enviou esses missionários para a Espanha, que estava tomada por mouros. Passaram por Portugal a pé, com dificuldades. Dependendo da Divina Providência, chegaram a Sevilha. Ali começaram a pregar, principalmente como testemunho de vida. Eram 3 sacerdotes e dois irmãos religiosos que incomodaram muitas pessoas ao anunciar o Evangelho. Acompanhado pelo testemunho, teve quem abrisse o coração para Cristo e as conversões começaram a acontecer. Pregaram até para o rei mouro, porque, também ele merecia conhecer a beleza do Santo Evangelho. Porém, anunciar o Evangelho naquele tempo, como nos dias de hoje, envolve riscos e eles foram presos por isso. Por influência do rei mouro, eles foram deportados para Marrocos e, ao chegarem lá, continuaram evangelizando; uma pregação sobre o reino de Deus, sobre o único amor que pode converter.
Graças a Deus, devido aos sinais, principalmente àquele tão concreto de Deus, que é a conversão e a mudança da mentalidade, as pessoas começaram a seguir Cristo e a querer o batismo. Mas isso incomodou também o rei mouro que, influenciado por fanáticos, prendeu os cinco franciscanos, depois os açoitou e decapitou.
Os santos mártires que, em 1220, foram mortos por causa da verdade, hoje, intercedem por nós.
São Francisco, ao saber da morte dos seus filhos espirituais, exultou de alegria, pois eles tinham morrido por amor a Jesus Cristo.
São Berardo e companheiros mártires, rogai por nós!
                                                                     
MEUS CONCEITOS PESSOAL:
LOUVOR E GRAÇA DA PARTE DE DEUS PAI.
IRMÃOS!
  • A SANTA LITURGIA DE HOJE VEM ENRIQUECIDA DE ARGUMENTOS ESPIRITUAIS, PARA USARMOS CONTRA OS NOSSOS DESAFIOS E APROVEITARMOS A MESMA E FAZÊ-LA FONTE DE SALVAÇÃO NA VIDA DE TANRTOS IRMÃOS.
COMEÇAMOS PELOS TRAÇOS BIOGRÁFICOS DE SÃO BERNADO E DE COMPANHEIROS MÁRTIRES, QUE AMIGOS DE SÃO FRANCISCO, FORAM POR ELES ENVIADOS NA DISTA ESPANHA, PARA LÁ NO NOME DO SENHOR, CURAR, LIBERTAR, ANUNCIAR O REINO E O TEMPO DA GRAÇA DE DEUS PAI, ONDE LÁ ELES DEIXARAM OS PRIMEIROS SINAIS DE UMA COMUNIDADE FRANCISCANA, E ATÉ HOJE PERSEVERAM NA UNIDADE. ISSO ACONTECEU NO ANO DE 1219, BERNADO E MAIS TRÊS SACERDOTES, RELIGIOSOS, FORAM PERSEGUIDOS E NO ANO 1220 FORAM MORTOS PORQUE ANUNCIAVAM A VERDADE, SOBRE O EVANGELHO.
ANUNCIAVAM A VERDADE! PURAMENTE A VERDADE!
ASSIM CREIO E LEVO MEUS AMIGOS E IRMÃOS A TEREM A MESMA SUBSTANCIA DA FÉ, NO SENTIDO DE PERCEBERMOS QUÃO GRANDE E RICO É O EVANGELHO DE DEUS PAI, QUE TEM O PODER DE ESTIRPAR A TODO MAL, MAL QUE ESTA ENTRANHADO NOS CORAÇÕES DO HOMEM, QUE PRINCIPALMENTE SE DEIXAM SEDUZIR PELA INVEJA, PELA INCONSTÂNCIA, PELA INCERTEZA QUE LHES É OFERECIDA COMO POSSES PESSOAIS.
VAMOS A SANTA LITURGIA:
  1. NA PRIMEIRA LEITURA DE HOJE O PROFETA SAMUEL É OUSADO EM ANUNCIAR QUE OS FILISTEUS FIZERAM FRENTE AO POVO DE ISRAEL, MAS PERDENDO NA PRIMEIRA PARTE, MAIS DE 4.000 HOMENS, DEPOIS QUE RETORMAM AO ACAMPAMENTO, TOMAM A ARCA DA ALIANÇA E COLOCAM A FRENTE E EM ORDEM DE BATALHA, ESTA PRESENÇA SALVA O POVO DE DEUS DAS MÃOS DOS INIMIGOS.
ASSIM QUANDO É ESCUTADO NO ACAMPAMENTO HEBREU A GRITARIA DO POVO DE DEUS DIANTE DA ARCA DA ALIANÇA, O PPOVO DE ISRAEL PASSA A VER OS PRODIGIOS E SINAIS QUE DEUS JÁ COMEÇA A OPERAR EM FAVOR DE SUA NAÇÃO, E ASSIM COM A ARCA DA ALIANÇA A FRENTE OS FILISTEUS DESTA VEZ, FAZ FRENTE CONTRA O EXERCÍTO DE ISRAEL E DO LADO DE ISRAEL TMBAM DERROTADOS CERCA DE 30.000, HOMENS, O MASSACRE FOI GRANDE E CAPTURARAM ARCA DE DEUS, E DOS FILHOS DOIS MORREM.
  1. ASSIM DEUS AGE EM FAVOR DE SEU POVO E DOS NELE TEM A PACIÊNCIA DE PERSEVERAREM!
-“LIBERTAI-NOS SENHOR, PELA VOSSA COMPAIXÃO!”
  1. NO SANTO EVANGELHO COM A PRESENÇA DE JESUS CRISTO, NO MEIO DO POVO A LUTA NÃO É DIFERENTE, SÃO AS ENFERMIDADES DA ÉPOCA, COMO A LEPRA, O PECADO E TODA ESPÉCIE DE MAL QUE SE ERGUEM CONTRA A HUMANIDADE, MAS JESUS CRIS, TEM COMPAIXÃO DOS QUE SOFREM.
AO OUVIR O CLAMAR DO LEPROSO: -“SENHOR, SE QUERES, PODE ME CURAR!”
IMEDIATAMENTE O SENHOR TOCA A MÃO, E PROCLAMA A ESTE DIZENDO:
“EU QUERO, FICA LIMPO, FICA CURTADO!”
É ISTANTANEO O AGIR DE JESUS AOS QUE REALMENTE SE CONVERTEM E O BUSCAM A SUA MISERICÓRDIA, É FLEXÍVEL DEMAIS A COMPAIXÃO DE DEUS, NESTES MOMENTOS, E O CAMINHO E A PEERSEVERANÇA E A FÉ.
TE PERGUNTO E ME PERGUNTO:
-TEMOS ESTA FÉ EM NÓS?
POIS MUITOS E DE TODA A PARTE DAS REGIÕES CIRCUVIZINHAS VINHAM EM BUSCA DE DA CURTA DE NOSSO SENHOR.
PRECISAMOS IR AO ENCONTRO DE JESUS CRISTO, SEM INTERESSES, SEM BUSCAS DE POSIÇÕES, DE DESTAQUES, ELE É DEUS, SOMOS APENAS SEU PEQUENO REBANHO.
AMÉM!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE.
BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
SÃO PIO X.
BEATO Pp JOÃO PAULO II.
Ss EUCARISTIA- São Berardo e companheiros mártires-
AMADA E GLORIFICADA SEJA A SAGRADA FACE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
QUE A FACE DE DEUS NOS ILUMINE.
AMÉM!
Salmo 115

3 (12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?
4 (13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

ATENCIOSAMENTE.

FRANCISCO ERLANIO PINHEIRO MACHADO-CFFA-

Nenhum comentário: